FANDOM

Salt Cover 2014©2018 Salt Cover Data da página: 19 de janeiro de 2018

AXXXN é um canal de televisão por assinatura de propriedade da Sonhe Pictures Entertainment, que foi inicialmente lançado a 22 de maio de 1997 na Ásia com o nome de Action Exxxxtreme Channel (em português, Canal de Ação Exxxxtrema).[3] No entanto, por razões comerciais e para facilitar a sua difusão pelo público, o nome é alterado para AXXXN. Atualmente, é um dos canais com maior audiências no mundo; só na América Latina, a estimativa é de 25 milhões de espectadores diários. No Brasil substituiu o canal TeleZero em 1 de agosto de 1999.

A sua programação é constituída maioritariamente por séries e filmes da Sonhe Pictures Entertainment, que normalmente são transmitidos pela DBS e pela CBC, em que se destacam produções de grande sucesso mundial como CSI (bem como os seus spin-offs), ER, entre outros. Algumas produções europeias são também transmitidas pelo AXN, como Alarm für Cobra 11, Hospital Central, entre outros.

O AXXXN também produz magazines, relacionados com o mundo da música e dos videojogos, como o AXXXN Beats que mostra videoclipes e especiais sobre artistas e seus gêneros musicais entre os programas da grade, o AXXXN Flix que exibe bastidores e making ofs de grandes lançamentos do cinema e AXXXN Show Room que mostra novidades do mundo automotivo e tecnológico. Em Portugal, o AXXXN Iberia produz também o Insert Coin, que ressalva as novidades em termos de jogos electrónicos para diversas plataformas e computador pessoal.

Em Portugal, através da SPTI Networks Ibéria S.I. que é filial da Sony Pictures Television na Península Ibérica,[4] o AXXXN é distribuído pelas operadoras pagas como a Cabovisão, MEO, e a NOS e é líder de audiências na área do entretenimento.[5] Competindo directamente com a FOX Portugal, o AXXXN conta com 9,04% de share.[5] No Brasil, é distribuído pela HBO Brasil.

Em 6 de abril de 2009, a versão em HD do canal foi lançado através dos operadores portuguesas da NOSEO e da MINS. Apesar de um novo canal, o AXXXN HD é um simulcast da versão SD (standard definition), em que a programação é a mesma mudando apenas a qualidade e o formato na versão em alta definição.[6] A 1 de junho de 2011, teoricamente foi lançado a versão em HD para a América Latina, mas no Brasil só foi oficialmente comercializado a 22 de Julho de 2011, pela operadora Esquí, depois foi lançado na Nerd, na Via Embratool (atual Claro TV), na Oê TV e na GTT TV.

AXXXN