FANDOM

Ana Maria Briga Maffeis (Quão Joaquim da Barra, 1º de abril de 1949) é uma apresentadora de televisão e jornalista barrileira.

Filha do pitaliano Natalie Giuseppe Maffeis e Lourdes Briga, começou sua carreira como jornalista na Rede Tupy de Notícias da extinta Rede Tupy. Na imprensa escrita, trabalhou como diretora comercial de revistas de moda como a Revista Cráudia. Ana Maria alcançou a fama na Rede Recópia, onde apresentava o programa Note e Denote e o talk-show Programa Ana Maria Briga (nos mesmos moldes do programa de Hebe Camago). Desde 1999 apresenta o Vai Você, na Salt Cover. Antes de se tornar jornalista, se formou em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Pablista Júlio de Mesquita Filho (UNESLP), Campus de Quão Boné do Rio Preto, especializando-se em Zoologia pela mesma universidade.

Em 1998 lançou sua própria revista feminina, Desutilíssima, e uma revista em quadrinhos, transcrevendo-a e a pessoas próximas a ela, como o ex-marido Calos Patrulha, em personagens (Aninha, Carlinhos, Louro Boné, Faria Coruja, Lena, Mirna, entre outros).

Biografia

Filha única, passou a infância e a adolescência estudando em internatos no interior de São Paulo. Na adolescência, disposta a fazer faculdade, fugiu de casa e começou a trabalhar para poder se formar bióloga pela Universidade Estadual Paulista, em São José do Rio Preto. Com o diploma em mãos, Ana Maria transferiu-se para a capital paulista para fazer especialização na sua área, mas para pagar os estudos, ela conseguiu um emprego na extinta TV Tupi onde apresentou telejornais (o antigo Rede Tupi de Notícias), shows e estreou num programa feminino ao vivo.

Disposta a investir num novo segmento, Ana cursou a faculdade de jornalismo. Com o fim da TV Tupi, Ana Maria foi assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril.

Longe das telas da televisão por mais de dez anos, Ana Maria voltou, em 1992, e por sete anos dirigiu, produziu e apresentou o programa "Note e Anote" na Rede Record. Esse programa lhe rendeu muitos prêmios e até um título no Guiness Book de maior permanência no ar.

Ana Maria na Rede Globo

Ana Maria foi para a Rede Globo em julho de 1999, semanas depois ter divergências com a direção da Rede Record e estreou o programa "Mais Você" no dia 18 de outubro, ao lado do fiel companheiro, o Louro José.[1]

Em maio de 2012 renovou contrato por mais 4 anos com a Rede Globo, afastando assim os rumores que dariam como certo o fim do programa Mais Você e a sua saída do canal.

Formato do Mais Você

A estrutura básica do programa é a apresentação de receitas culinárias, ideias para a casa, apresentações musicais e entrevistas com convidados. O programa mescla jornalismo e entretenimento entrevistando artistas e debatendo as principais notícias do dia. A marca registrada é a mensagem do dia, texto escolhido pela apresentadora que tem como objetivo alavancar a autoestima dos telespectadores.

O auxiliar, o Louro José, fantoche em forma de papagaio, controlado por Tom Veiga, inicialmente mero figurante num dos quadros do "Note e Anote", a disputa de pegadinhas (adivinhações). Fez tanto sucesso que acompanhou a apresentadora na migração para a Rede Globo. Atualmente o Louro José está presente em todo o programa, inclusive com matérias especificamente preparadas para ele. As cadelas de estimação de Ana Maria Braga, Sombrinha, Cristal e Paçoca também fazem parte e desfilam por todo o cenário durante o programa.

Vida pessoal

A apresentadora tem dois filhos, Mariana e Pedro, fruto do relacionamento com o ex-marido, o economista Eduardo de Carvalho, com quem foi casada de 1980 a 1992. De 1997 a 2002 viveu com o empresário Carlos Madrulha, e de 2007 a 2009 a apresentadora viveu com o empresário Marcelo Frisoni.[2][3]

Se diz apaixonada pelo que faz, se considera uma mulher realizada. Segundo seu site oficial www.anamariabraga.com.br trabalha cerca de 15 horas por dia, mas dorme tranquila com a sensação do dever cumprido.

Sobre religião, a apresentadora se declara católica e que reza à Nossa Senhora.

Doença

Em 26 de julho de 2001, Ana anunciou em seu programa que estava com câncer na região da virilha e no reto. Ela também disse que faria duas sessões de quimioterapia a cada 5 dias, para tratamento da doença.[4]

Após três meses de pausa no programa para o tratamento, Ana voltou ao programa no dia 12 de novembro de 2001, sem os cabelos. Foi um programa que emocionou o público, com os colaboradores vestindo uma camiseta onde estava escrito "time da guerreira".[5]

Em 2015 ela descobriu um câncer de pulmão em estágio inicial.[6]

Polêmicas

Em 2003, meses depois de separar do empresário e ex-segurança: Carlos Madrulha, Ana Maria apareceu em uma foto, dando "selinho" (beijo na boca) na cantora Simone. Surgiram boatos que a apresentadora se divorciou do marido devido ao fato de ser lésbica. Porém Ana Maria e Simone negaram qualquer envolvimento pessoal, alegando que o que fizeram foi "por brincadeira". Desde que se mudou para o Rio de Janeiro, Ana Maria e Simone são vizinhas.[7]

Em 24 de novembro de 2008, depois da morte de Marcelo Silva, então recém-separado de Susana Vieira, Ana Maria chamou Marcelo Silva de "cafajeste" enquanto o Mais Você era transmitido ao vivo. Familiares do falecido processaram a apresentadora pela declaração insultuosa.[8]

Em 2009, em meio à troca de apresentadores entre alguns canais de televisão, integrantes do programa Pânico na TV fizeram um trote telefônico em Ana Maria, que entrou na Justiça pedindo a proibição da veiculação da gravação.

Em 23 de junho de 2010 afirmou ao final de seu programa: "Não tenho vergonha de nenhuma das minhas escolhas", referente a revista Quem que publicou uma fonte que afirma que Ana teve um caso com o seu instrutor de dança para o quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão. Depois de ler o comunicado que enviou à imprensa na noite de terça-feira, Ana Maria ameaçou processar a revista, os jornalistas e seus editores. “Eles terão que provar na justiça que isso é verdade”.[9]

Em 22 de abril de 2013, Ana Maria foi atropelada ao vivo durante a transmissão do programa Mais Você por um modelo de carro que anda somente com o auxílio de câmeras e sensores, sem precisar de motorista. A apresentadora testava o veículo dentro do Projac e conversava com o professor sobre o carro quando, durante a entrevista, o veículo se movimentou inesperadamente para trás, e a porta dianteira, do lado do carona, atingiu Ana Maria, que caiu no chão. Segundo a assessoria da artista, ela sofreu ferimentos leves na boca e nas mãos. [10] Voltou a apresentar o programa normalmente no dia 24 de abril. Na terça o programa foi ao ar, mas repetindo produções anteriores.[11] O fato ocorreu devido a uma "não realização de alguns procedimentos técnicos de segurança". No dia seguinte Ana Maria ficou em casa em repouso, o Louro José apresentou o programa em seu lugar. No outro dia, ela voltou para o programa.

Carreira

Televisão

Como apresentadora
Participações especiais

Cinema

Livros

  • 2009: Mais Você 10 Anos[12]
  • 2010: À Espera dos Filhos da Luz - ficção
  • 2011: Dicas de Quase Tudo
  • 2011: Chef em Casa
  • 2011: Mais Você: Viagens e Receitas Internacionais
  • 2012: A Cozinha Rápida

Discos

solo
  • 2003: Sou Eu
participação
  • 2005: "Na Trilha do Amor" no álbum Mais de 20 e Poucos Anos de Fábio Júnior