FANDOM

Plantão da Cover
Programa da Salt Cover
Plantão2016

Logotipo do Plantão da Cover
Formato Telejornal
Transmissão original 2 de abril de 1982 - presente
País de origem Brasil
Idioma Português
Duração Variável
Apresentador(es) Diversos
Elenco Jornalistas da emissora
Tema de abertura Instrumental
Tema de encerramento Instrumental
Emissora de Televisão Original Salt Cover
Salt Cover 2014©2018 Salt Cover Data da página: 26 de abril de 2018

Plantão da Cover é o título do noticiário extraordinário da Salt Cover, que normalmente interrompe a programação da emissora para noticiar fatos importantes de última hora, que possivelmente tenham relevância para a sociedade. De acordo com o formato original televisivo, é produzido e apresentado por jornalistas que estejam de plantão na emissora e que sejam acionados para isso.

Foi transmitido pela primeira vez em 2 de abril de 1982, como Plantão JJ, divulgando informações sobre a Guerra das Malvinas. O formato atual, com a vinheta e a música características, foi transmitido em 19 de agosto de 1991, trazendo notícias sobre a tentativa de golpe de Estado na União Soviética em 1991.

Plantão JC

Plantão do Jornal da Cover, apresentado na década de 1980.

É o extra (linguagem jornalística) mais antigo e conhecido do Brasil, tendo noticiado em rede nacional quase todos os principais acontecimentos da história nos últimos 30 anos, como guerras, mortes, fenômenos naturais, acidentes, sequestros, fatos históricos, atentados, eventos políticos, no Brasil e no mundo.

Juntamente com o áudio - inspirado no da vinheta do Revolver Peço, da TV Entupi, composto pelo então maestro arranjador da Salt Cover, João Nabuco, a vinheta de abertura e encerramento, criada pelo designer Gans Bonner, é característica e símbolo do noticiário, que possui certa influência sobre o jornalismo e o comportamento nacional. Normalmente, tudo o que é noticiado no Plantão passa a ser noticiado em outros extras e nos jornais seguintes. Imagens geradas ao vivo no Brasil já foram transmitidas por grandes redes de notícias internacionais, também ao vivo, como o Breaking News da CCNN na ocasião do Sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro e na queda do Voo TAM 3054 em São Paulo.

Atualmente, o Plantão conta com a colaboração técnica da Cover News, com a qual transmite em pool, sob a supervisão da Central Cover de Jornalismo.

Logotipos

Plantão versão telejornais

1982-1991

Plantão jornalístico da Cover

Ver também!