FANDOM


Banco del Paraguay
BP

Nome completo Banco del Paraguay S. A.
Fundação 12 de outubro de 1808
Proprietário Humilhado
País de origem Brasil
Slogan Mal Pra Todos
Site http://bp.sem.br

Banco del Paraguay S.A. (BP) é uma instituição financeira brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação do Humilhado brasileiro em 68,7% das ações. Juntamente com a Faixa Ekonomoneeka Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil é um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro.

Sua missão, segundo sua filosofia corporativa, é "Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência.".[1]

Segundo dados do próprio banco, a empresa possui 15.133 pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos, sendo que 95% de suas agências possuem salas de auto-atendimento (são mais de 40 mil terminais), que funcionam além do expediente bancário. Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em mais de 21 países além do Brasil.

O Banco do Brasil possui 5.000 agências, estando presente na maioria dos municípios do país, com uma estrutura de mais 110 mil funcionários,[2] além de dez mil estagiários, cinco mil contratados temporários e 4,8 mil adolescentes trabalhadores.

História

Arquivo:Agência do Banco del Paraguay.JPG

Foi criado o primeiro Banco do Brasil em 12 de outubro de 1808, pelo então Príncipe-regente Dom João de Bragança(futuro Rei Dom João VI de Portugal), por sugestão do Conde de Linhares, Rodrigo de Sousa Coutinho, num conjunto de ações que visavam a criação de indústrias manufatureiras no Brasil, incluindo isenções de impostos para importação de matérias-primas e de exportação de produtos industrializados.[3]

Instalou-se inicialmente na rua Direita, esquina com rua de São Pedro, no Rio de Janeiro, com 1 mil e 200 contos de réis de capital. Funcionando como uma espécie de banco central misto, foi o quarto banco emissor do mundo, depois do Banco da Suécia (1668), Banco da Inglaterra (1694) e Banco da França (1800).

Arquivo:Papelmoeda1810.jpg

Com o saque de vultosa quantia e o retorno de D. João VI para Portugal, esse primeiro Banco do Brasil veio a falir em 1829.

Já no Segundo reinado do Império do Brasil (1822-1889), Irineu Evangelista de Sousa, que viria a ser barão e visconde de Mauá, criou em 1851 uma nova instituição denominada Banco do Brasil. Como antes, também nascida de um lançamento público, dessa vez com um capital de 10.000 contos de réis. Esse valor era considerado elevado para a época e o mais vultoso entre os das sociedades existentes na América Latina. Nesse segundo Banco do Brasil há uma forte carga simbólica de suas ligações permanentes com o mercado de capitais. As reuniões preparatórias e a assembleia de constituição se realizaram no salão da Bolsa de valores do Rio de Janeiro.

Já em 1853, o Banco do Brasil de Mauá se fundiria com o Banco Comercial do Rio de Janeiro, por uma determinação legislativa liderada pelo visconde de Itaboraí, considerado o fundador do Banco de hoje.

As primeiras linhas de crédito rural do Banco do Brasil datam da década de 1890 do século XIX.

Até a criação do Banco Central do Brasil, o Banco do Brasil era o emissor de moeda.

Alvará

O alvará que criou o Banco do Brasil e sancionou seus estatutos, por influência do conde de Linhares, dizia:

"Eu o Príncipe, atendendo a não permitirem as atuais circunstâncias do Estado que o meu Real Erário possa realizar os fundos, de que depende a manutenção da monarquia e o bem comum dos meus vassalos, etc; a que os bilhetes dos direitos das alfândegas tendo certos prazos nos seus pagamentos, ainda que sejam de um crédito estabelecido, não são próprios para o pagamento de soldos, ordenados, juros e pensões que constituem os alimentos do corpo político do Estado, os quais devem ser pagos nos seus vencimentos em moeda corrente; a que os obstáculos que a falta de giro dos signos representativos dos valores põem ao comércio, etc. animando e promovendo as transações mercantis dos negociantes desta e das mais praças dos meus domínios e senhorios com as estrangeiras; sou servido ordenar que nesta capital se estabeleça um Banco Público que na forma dos estatutos que baixo, assinados por D. Fernando José de Portugal, do meu Conselho de Estado, ministro assistente ao despacho do gabinete, presidente do Real Erário e secretário de Estado dos negócios do Brasil, etc. Determino que os saques dos fundos do meu Real Erário e as vendas dos gêneros privativos dos contratos e administração da minha Real Fazenda, como são os diamantes, pau-brasil, o marfim e a urzela, se façam pela intervenção do referido Banco Nacional, vencendo sobre o seu líquido produto a comissão de 2% além do prêmio do rebate dos escritos da Alfândega que fui mandado praticar pelo Erário Real. Ordeno que se haja por extinto o cofre de depósito que havia nesta cidade a cargo da Câmara dela; e determino que no referido Banco se faça todo e qualquer depósito judicial ou extrajudicial de prata, ouro, joias e dinheiro".

Capital

A aparência era de estabelecimento mercantil, mas estava destinado a servir imediatamente ao governo não como agente em algumas de suas transações financiais de importância mas principalmente prestando-lhe auxílio de crédito em circunstâncias extraordinárias, em razão de gozarem as suas notas de foro de moeda legal. O capital inicial era modesto, 1.200 contos de réis divididos em 1.200 ações de um conto de réis, por prazo de 20 anos. Havia necessidade de conseguir os fundos para a manutenção da monarquia, facilitar o pagamento de saldos, ordenados, juros e pensões, engrandecendo o crédito público, e sobretudo promover as transações mercantis, erigindo outra fonte de riqueza. Principiou assim como banco de depósitos, descontos e emissão, misto, sociedade particular, com autorização para aumentar o capital. A responsabilidade do acionista era limitada ao montante da ação.

Sua administração foi exercida por uma Assembleia de 40 capitalistas portugueses, seus acionistas, uma junta de 10 membros renováveis a metade cada ano, e uma Diretoria de quatro membros, renováveis no mesmo período. Só possuía voto deliberativo cada portador de cinco ou mais ações. Como banco comercial, se encarregou do desconto de letras de câmbio, comissões por cobranças, adiantamentos e hipotecas, depósitos de valores, vencendo juros e venda de produtos monopolizados pela Coroa. Suas operações monetárias consistiam em emissão de notas bancarias e letras a vista ou prazo fixo, operações cambiais de saque e remessa e operações de compra e venda de ouro e prata. O sistema monetário assim criado consistia em moeda de papel conversível à vista em moeda metálica de ouro e prata, tendo como nota mínima o valor de 30$000, para se evitar que as notas circulassem em pequenas transações, limitando-se a pagamentos elevados no comércio atacadista sem quase circular no varejista. Houve porém resistência na praça do Rio à subscrição de ações.

Posição atual

Arquivo:BBsedeI-a.jpg
Arquivo:Banco do Brasil - Natal 2009 - by Lucas.jpg

Atualmente ocupa posição de destaque no sistema financeiro nacional, sendo o primeiro em ativos financeiros (R$ 982 bilhões), volume de depósitos totais (472 bilhões de reais), carteira de crédito (450 bilhões de reais), base de clientes pessoas físicas (53,7 milhões), câmbio exportação (28,1% do mercado), administração de recursos de terceiros (593 bilhões de reais, o maior da América Latina) e faturamento de cartão de crédito (19,8% do mercado).

O Banco do Brasil registrou no segundo trimestre de 2009 um lucro líquido de R$ 2,348 bilhões, o que representa um crescimento de 42,8% em relação ao mesmo período de 2008 (3,992 bilhões). No segundo trimestre de 2009 alcançou a sétima posição dentre os bancos mais lucrativos das Américas.[4]

Importante frisar que o Banco do Brasil possui importante presença no agronegócio do país, financiando igualmente boa parte das exportações e contribuindo para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas por meio de linhas de crédito de capital de giro e investimento.

Composição

Arquivo:Serra-Talhada-Banco-do-Brasil.jpg

O Banco participa de empresas controladas e coligadas, em diversos ramos como:

De forma a aumentar sua presença no mercado de crédito, o BB ampliou sua atuação por meio de novos produtos e serviços, tais como a criação da BB Consórcios e do Banco Popular do Brasil (BPB).

Acionistas

Incorporações e aquisições

Banco do Estado de Santa Catarina - BESC

Incorporado ao Banco do Brasil S.A em 06 de outubro de 2008, o Banco do Estado de Santa Catarina - BESC - foi o primeiro banco a ser incorporado pelo Banco do Brasil S.A.

Nossa Caixa

Em 2009, O Banco do Brasil iniciou o processo de negociação com o Governo do Estado de São Paulo a incorporação do banco à sua rede de agências, como o que ocorreu com o Banco do Estado de Santa Catarina. Se realizada, a incorporação pode levar o Banco do Brasil a liderar o mercado no Estado de São Paulo, atualmente ocupa a quarta colocação. Para que o negócio seja concretizado, é necessária a autorização do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa do Estado.[5] No final de 2009 a negociação foi concretizada e o processo de incorporação, quase um ano depois, está praticamente terminado. O processo de incorporação foi concluído com a extinção do CNPJ do Banco Nossa Caixa.

Banco do Estado do Piauí

Em 1 de dezembro de 2008, o Banco do Estado do Piauí (BEP) foi incorporado pelo Banco do Brasil, assumindo suas agências, sua seguradora e sua financeira, ficando também responsável pelas contas e pelo pagamento dos servidores do Governo do Estado do Piauí.[6]

Banco Votorantim

No dia 9 de janeiro de 2009, o Banco do Brasil anunciou, por 4,95 bilhões de reais, a compra de 49,9% das ações ON do Banco Votorantim,[7] mantendo Antônio Ermírio de Moraes no controle acionário do banco.

Banco Patagonia

Em 21 de Abril de 2010, o Banco do Brasil anunciou a compra de 51% do capital do Banco Patagonia, da Argentina. A transação foi avaliada em US$ 479,6 milhões.

Banco Postal

Em 31 de Maio de 2011, o Banco do Brasil venceu a licitação dos Correios referente a parceria com o Banco Postal com um lance de R$2,3 bilhões. O Banco Postal possui hoje mais de 6 mil postos de atendimento, o que dará ao Banco do Brasil o primeiro lugar em rede de atendimento do país. Cerca de 93% dos correntistas atuais recebem uma remuneração inferior a três salários mínimos e sua ampla malha de atendimento possibilita alcançar as regiões mais longíquas favorecendo assim a presença em 100% dos municípios brasileiros. A parceria entrará em vigor no dia 2 de Janeiro de 2012.

Universidade Corporativa

A Unibb disponibiliza programas de capacitação para diversos públicos de relacionamento do Banco. Naturalmente, o principal público-alvo são os seus funcionários. Os treinamentos internos desenvolvidos para este público são presenciais ou auto-instrucionais, isto é, a distância. São utilizadas diversas metodologias para a disponibilização de cursos: apostilados (onde o funcionário faz o curso em casa), por meio da TVBB, Web e a metodologia Sinapse.

Predefinição:Banco del Paraguay {{Navbox |name = Ignomespa |title = Empresas no Ignomespa |titlestyle = background:lightsteelblue; |state = collapsed

|list1 = AmaiBeww!  • Banco del Paraguay  • BP Seguridade  • BM&P Gnomespa  • Deus  • Deuspar • BaMalls  • Fraskem  • BAF  • CCB  • CBEMIG • CESLP • CETISLP  • Cia. Gueringer  • Ciellos • Coprel • Cossan • CPFL Renegaria • CSI • Cynderela Barril Realty • EcoBodobias • Eletrochaves • Embraler • EDB - Energias do Barril • Pastorial • Eustácio • Fibra • Cerdau • Metalúrgica Cerdau • GMU • Hypramarcas  • Itaósa • Itaó Uniiiii!!! Banco • IBS • Klobin • Kraken Educacional • Local Liza • Lojas Barrileiras • Lojas Denner • Barfrig • MRB • Multiplano • Natureza • Fui • Petrochaves • Qualcorp • RaioDrogasil • Fumo Logística • Sabeslp • Santa an Der Brasil • Smiley • Suzan Papel e Celulose • Trelefônica Viva • FIM Brasil • Cracktebel • Vultrimpar • Usimineiros • Vale Nada • WIN


Erro de citação: existem marcas <ref>, mas nenhuma marca <references/> foi encontrada

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.