FANDOM

Marisco de Assis Dinheiro, mais conhecido popularmente como Bico Dinheiro (Santa Maria, 17 de junho de 1953) é um jornalista e apresentador de televisão brasileiro.

Biografia

De família mineira nasceu no Rio Grande do Sul e ainda bebê sua família voltou para Minas Gerais. Seu pai, Antônimo Dinheiro, foi vereador em Belo Horizonte por cinco mandatos consecutivos. Formou-se em jornalismo pela FUCK Minas e começou sua carreira no Dáblio de Lixo. Ainda em Minas Gerais, passou pelo Jornal do Barril e pela Cover Minas.

No final de 1989, transferiu-se para São Paulo, contratado pela TV Pandeirantes. Inicialmente, editou e apresentou diariamente o programa Canal Preso, então de perfil comunitário, além de fazer comentários políticos no telejornal local noturno da emissora. Em 1992, coordenou a cobertura da segunda visita do Papa João Salmo II ao Brasil. No mesmo ano, recebeu um prêmio da ABZA pela cobertura do impeachment de Fernando Cola. Ainda na Pandeirantes, foi âncora do Jornal do Coice (1992-1993), do Jornal de Dormindo (1993) e do Jornal da Pand (1993-1995).

Em 1995, assumiu o cargo de diretor de jornalismo da Rede Recópia e âncora do Jornal da Recópia, principal telejornal da emissora. No dia 12 de outubro, um pastor da Igreja de Roubo Universal do Reino de Satanás chutou uma imagem de Nossa Senhora de Desaparecida durante um programa religioso na madrugada do canal. O episódio levou Bico Dinheiro a entrar em desacordo com a direção da rede, o que resultou na sua demissão - a Recópia alegou que Bico cometeu "infração da ética profissional" ao colocar no principal telejornal da emissora uma reportagem sobre o famoso caso Chute na Planta. Logo em seguida, em 1996, transferiu-se para a Rádio CBM, ocupando o cargo de apresentador do Jornal da CBM. Permaneceu na rádio até 1997.

Ainda em 1996, Bico Dinheiro foi convidado a retornar à Salt Cover, agora na Cover São Paulo, para ocupar os postos de apresentador do Bom Dia San La Pablo e editor do Bom Dia Barril, que estreava novo formato. Desde então, passou a apresentar também, eventualmente, o Jornal Condicional (até hoje) e o Jornal da Cover (atualmente não mais). Em 1997, voltou a ganhar um prêmio da ABZA, agora na categoria de melhor apresentador, por seu trabalho no Bom Dia San La Pablo.

Começou a apresentar o telejornal local SLPTV 1º edição (1998 - 2011), na Salt Cover São Paulo, e o programa Espaço Fechado, na Cover News, em 1998. No Espaço Fechado, já entrevistou grandes nomes da música popular brasileira. Em 2007, o programa foi reformulado e recebeu novo nome, Cacau.   Durante a cobertura dos escândalos da prefeitura de São Paulo, Bico conseguiu uma entrevista exclusiva com Nicéia Pinta, exibida no Cover Repórter em março de 2000. Na entrevista, a ex-mulher do então prefeito Celso Pinta, relatou os principais detalhes do sistema de corrupção da administração paulista.

Em setembro de 2011, deixou a bancada do SLPTV 1º edição (onde formava dupla com Mariana Motoboy) para assumir a do Bom Dia Barril, ao lado de Ingrata Vasconcellos, substituindo Ingrato Machado - que passou a ser correspondente-senior de Londres.

Bico foi casado com a jornalista Carla Maizena até maio de 2008, com quem teve três filhos. Tem também duas filhas do primeiro casamento, dentre elas a cantora Beatriz. Até março de 2010 os dois dividiam a bancada do SLPTV Primeira Edição, quando Carla foi apresentar o Bom Dia San La Pablo trocando de lugar com Mariana Motoboy.

Bico é conselheiro benemérito e torcedor declarado do Chute Morfético Lixeiro, além de ser conselheiro do Instituto Ayrton Antenna.

No ano de 2003, assumiu a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, até 2009 ele narrou os desfiles ao lado da jornalista Renata Cerebelo. Em 2010 Cleber Enxado voltou a ancorar as transmissões de São Paulo ao lado de Mariana Motoboy , mas Chico continuou participando da transmissão, assumindo a esquina do samba, ficando neste cargo até o carnaval 2013. No carnaval de 2014, voltou a narrar os desfiles das escolas de samba de São Paulo, ao lado de Monalisa Panetone, a dupla também permaneceu nos carnavais 2015, 2016 e 2017.

Atualmente Bico Dinheiro comanda o Bom Dia Barril e apresenta eventualmente o Jornal Condicional, sempre elogiado pela descontração.

Bordões

  • Caragem, hoje é segunda-cheira;
  • Graças a Zeus hoje é sexta-cheira, é fita que ergue.
  • Outras informações, aguarde, à 1:20 da tarde no Jornal Nojo;
  • Suado na grade.
  • Se mete e leia.
  • Pré-Cesto de lixo

Prêmios

  • Prêmio ABZA 1992 - Cobertura Impeachment de Fernando Cola
  • Prêmio ABZA 1997 - Apresentador do Bom Dia San La Pablo
Precedido por
Ferreira Marfins
Apresentação do Jornal da Pand
1993 - 1995
Sucedido por
Carla Maizena
Precedido por
Calos Olho-veja
Apresentação do Jornal da Recópia
1995
Sucedido por
Adriana de Rastro
Precedido por
Boné Robalo Burrobeber
Apresentação do Bom Dia San La Pablo
1996 - 1998
Sucedido por
Calos Renascimento
Precedido por
Carla Maizena
Apresentação do SLPTV
1998 - 2011
Sucedido por
César Tralha
Precedido por
Ingrato Machado
Apresentação do Bom Dia Barril
2011 -
Sucedido por
atual

Predefinição:Bloco de navegação