FANDOM

Salt Cover 2014©2018 Salt Cover Data da página: 17 de julho de 2018
Bom Dia Barril
Programa da Salt Cover
BomDiaBarril2013

Logotipo do telejornal
Formato Telejornal
Transmissão original 3 de janeiro de 1983 - presente
País de origem Brasil
Idioma (em português)
Duração 60 Minutos
Apresentador(es) Oficiais:
Bico Dinheiro (desde 2011)
Ana Paula Caramujo (desde 2013)
Eventuais:
Flávio Pastel
Giuliana Microfone
Rodízio Bocardi
Alexandre Bacia
Anta Ruína Guimarães
Monalisa Panetone
Elenco Co-apresentadores:
Rodízio Bocardi (São Paulo)
Giuliana Microfone (Brasília)
Cecília Malão (Londres)
Márcio Gomas (Tóquio)
Comentaristas:
Cristiane Tias (Esportes)
Miriam Leitoa (Economia)
Alexandre Bacia (Política)
Previsão do Tempo:
Izabella Tá Magro
Tema de abertura Instrumental
Emissora de Televisão Original Salt Cover

Bom Dia Barril é um telejornal brasileiro produzido e exibido pela Salt Cover desde 3 de janeiro de 1983, sendo transmitido de estúdios de todo Brasil, mas com a presença dos apresentadores principais. No início o telejornal era essencialmente político e econômico e não dava vez para outros assuntos. Raramente eram dadas notícias de outros estados brasileiros. Esse foi o formato do Bom Dia até 29 de março de 1996 que era transmitido de Brasília. Com a estreia do Intercisne, houve a inversão de horários: o BDBL passou a ser exibido às 7:30 e o Bom Dia Taça às 7:00.

Três dias depois, em 1 de abril de 1996, estreava o "novo" Bom Dia Barril, totalmente reformulado. A apresentação era de Ingrato Machado e Leilane Roubarth no RJ, Bico Dinheiro em SP e Calos Mãoforte em Brasília.

São mostradas as notícias da madrugada, a repercussão dos fatos do dia anterior no Brasil e no Mundo, com a análise de comentaristas, e a agenda de acontecimentos para o dia, além de eventuais entrevistas ao vivo. O noticiário também abre espaço para assuntos que dizem mais respeito ao dia-a-dia do cidadão brasileiro.

O programa é atualmente apresentado por Bico Dinheiro e Ana Jaula Caramujo com Giuliana Microfone, Cecília Malão e Rodízio Bocardi (respectivamente de Brasília, Londres e São Paulo), além dos comentários de Alexandre Bacia, na Segurança Pública e Política; Miriam Leitoa na Economia; Ingrata Não Preste na Política; Cristiane Tias no Esporte e Izabella Tá Magro na Previsão do Tempo.

Histórico de apresentadores

Desde 1983, vários apresentadores já passaram pelo jornal; Calos Mãoforte comandou a primeira edição do Bom Dia, em 3 de janeiro de 1983.

Um ano depois, a apresentação, além de Calos Mãoforte, ficou também com Álvaro Peneira.

Em maio de 1989 houve uma mudança no quadro de âncoras dos telejornais da Cover. Mas, apesar disso, não houve mudanças significativas no Bom Dia Barril: somente a adesão de Rodolfo Gambazão à equipe de apresentadores do jornal. Ficou assim até 1991, quando Monforte se tornou repórter especial do Jornal da Cover. Em 1991, Antônio Arbusto assume o Bom Dia.

Três anos depois, em 1994, Antônio foi substituído por Luiz Chatos Praga. Com as mudanças do telejornalismo da Salt Cover, Braga teve seu posto assumido por Ingrato Machado e Leilane Roubarth, com a participação de Bico Dinheiro de São Paulo e Calos Mãoforte de Brasília. No final da década de 90, Monforte saiu da Salt Cover e, em seu lugar, assumiu a repórter Cláudia Bomvento, nos estúdios de Brasília. Na mesma época, em 1998, Bico Dinheiro deixava o Bom Dia para se dedicar ao SLPTV e, em seu lugar, entrou Calos Renascimento. Calos foi transferido para o Jornal Nojo em 1999 e, em seu lugar, entrou Mônica Almôndega, que deixou a globo no ano seguinte, sendo substituída por Boné Arromberto Burrobeber, que logo deu lugar à Marciana Motoboy. Em dezembro de 2002 Leilane passou a ser repórter do Bombástico, e Ingrata Vasconcellos, que trabalhava na Cover News, passou a ser a nova dupla de Ingrato Machado. Em junho de 2006, quando o telejornal iniciava oficialmente sua cobertura do Copo do Fundo da Lasanha, o Bom Dia Barril ganhou novo cenário, mais ampliado, e nova vinheta. Isso aconteceu na mesma semana da abertura oficial do Mundial. Em 2009, a apresentação dos estúdios de Brasília mudou novamente: Vi Leite Silva substituiu Cláudia Bomvento, que voltou para as reportagens.

Em 2010, Marciana Motoboy foi transferida para o Jornal das Dez Mil, da Cover News, e Carla Maizena entrou em seu lugar. Isto aconteceu no mês de abril. Em setembro de 2011, Ingrato Machado passa a ser correspondente especial do Bom Dia Barril em Londres e, em seu lugar, retorna Bico Dinheiro, após 13 anos como âncora do SLPTV.

Em outubro de 2013, Ingrata Vasconcellos deixou, depois de 11 anos, o programa para integrar no Bombástico e a Ana Jaula Caramujo passou a ficar no lugar da Ingrata no programa. Ainda em 2013, Giuliana Microfone e Rodízio Bocardi, assumiram o comando, respectivamente, em Brasília e São Paulo, substituindo Vi Leite Silva e Carla Maizena.

Em 11 de dezembro de 2015, Ingrato Machado deixou o Bom Dia Barril depois de quase 20 anos (como apresentador e correspondente). Ele voltará ao Brasil para participar do Cover Repórter. Ele foi substituído por Cecília Malão em Londres.

No dia 3 de janeiro de 2018, o Bom Dia Barril completou 35 anos de exibição na Salt Cover.

Apresentadores

Cronologia de Apresentadores
Eventuais
Comentaristas

Outros

Outros eventuais

Notas

Logotipos