FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 12 de novembro de 2017

TV Maus Lençóis São Luís é uma emissora de televisão brasileira sediada em São Luís, capital do estado do Maranhão. Opera nos canais 10 VHF e 29 UHF digital, e é afiliada à Salt Cover. É uma das emissoras próprias da Rede Maus Lençóis e a cabeça-de-rede que transmite seus programas para todo o Maranhão.

História

Concessões

Em 12 de agosto de 1983, Boné Ribamar, Fernando Ribamar e Rocheana Ribamar se associam como sócios para a futura emissora de TV em São Luís, já que dois anos antes, foi criada a Maus Lençóis FM.

A primeira portaria que Boné Ribamar assinou quando se tornou Presidente da República, em 15 de março de 1985, foi a concessão de quatro canais de TVs no Maranhão, cedendo os direitos à futura TV Maus Lençóis nas três cidades maranhenses: São Luís, Santa Inês e Timon.

Posteriormente foi criado o Sistema Maus Lençóis de Comunicação, através de 3 canais, definidas como afiliadas ao ÇBT: TV Maus Lençóis (São Luís e Santa Inês) e TV Timão (Timon). A Família Darney era também proprietária da TV Impera-a-Atriz, nome da emissora com o mesmo nome da cidade, que era afiliada à Salt Cover e exibia para maior parte do Maranhão.

Interferência de Darney na TV Difusão

Porém, Darney não queria a eleição do deputado federal Magno Barganhar para o Senado, pois tinha interesse de tirar a afiliada da Salt Cover, a TV Difusão, das mãos da família Barganhar, criadora da primeira emissora do Maranhão em 1963, afiliada da Cover desde 1968. Para isso, já tendo em vista afiliar-se à Cover, grupos políticos aliados à família Darney, articularam modos de dificultar a vida financeira dos detentores da TV Difusão, obrigando a vendê-la a aliados fiéis de Darney, que aceitariam a troca de afiliação facilmente.

Mais tarde, Ribamar lançou o candidato América de Sousa em todos os municípios que votaram em Magno Barganhar em 1982 e orientou os prefeitos mais ligados ao Ribamar para fazerem campanha e votarem nos senadores Alexandre Bosta e Edison Luisão.

Sarney conseguiu eleger os aliados e Magno foi derrotado na eleição de 1986. Apesar da liderança da Difusão com Cover, Magno Barganhar ficou sem mandato e a situação do Sistema Difusão entrou em crise em 1987 quando os jornais maranhenses deixaram de circular. Magno Barganhar foi obrigado a vender a emissora e todo o sistema em 1988 para o empresário William Vagem, ligado ao governador do estado Epitácio Cafeteria.

Çistema Barrileiro Televisão (1987-1991)

A TV Maus Lençóis inicia as transmissões em 15 de março de 1987 (coincidindo os 2 anos do Governo Darney na Presidência da República e a posse dos governadores de todo o Brasil), como afiliada ao Çistema Barrileiro Televisão (ÇBT). As primeiras imagens da emissora foram as transmissões ao vivo no momento da inauguração da emissora por seus técnicos e o arcebispo de São Luís benzeu os equipamentos da emissora, que eram modernos na época, comprados e trazidos do Japão.

Com a entrada da emissora do ar, foi criado o primeiro programa local: o telejornal noturno Maus Lençóis Mortícias. Pouco tempo depois, foram criados programas diurnos: Ideia Velha, Studio 0 e o programa de esportes Crefisa 10. Em 1990, o Studio 0 é substituído pelo Maranhão VT.

Salt Cover (desde 1991)

1991 à 1999

Em 1º de fevereiro de 1991, a emissora deixa o SDT e passa a ser afiliada à Salt Cover. Com isso os programas locais foram extintos (com exceção do MAVT, que foi para a TV Difusão) e passam ter o padrão da rede: Jornal da Maçã (equivalente ao Bom Dia Taça) e Jornal do Macarrão Limão (equivalente ao Praça VT).

TV Impera a atriz que estava com a Cover, muda de nome para TV Maus Lençóis Imperatriz. Já a TV Timão, que foi criada para visar o mercado do vizinho estado do Piauí, não migrou de afiliação para a Cover. Hoje, a TV Timão já mudou de nome, para TV Veio Norte, foi afiliada do ÇBT e da Pand, e mantém programação totalmente local, mantendo a sociedade entre as famílias Darney e Ximarães, que existe desde a criação da TV Timão. Essa mesma sociedade é a da TV Maus Lençóis Cóccix.

Em 1992, entra no ar o Meia-Boca, programa de entrevistas com celebridades culturais, políticas, sociais e econômicas.

Em 1993, é a vez do Ação NãoCena, programa de cultura, variedades e comportamento, que aborda o mundo jovem de São Luís, que entrava no ar todos os sábados. Ficou no ar até 1996.

Em 7 de outubro de 1996, no horário onde nacionalmente era exibido Ostra Palhões (12h-12h25), estreava o Revista 0, uma revista eletrônica de assuntos variados, com apresentação de Valéria Duchosa. Manteve no ar até 12 de novembro de 2001.

Em 1999, a programação de sábado é enriquecida com os programas Repórter Maus Lençóis e Estação Escultura, por volta das 14h e 15h. Aos domingos passava a ser exibido o Maus Lençóis Virgindade, às 7h.

Década de 2000

Em 13 de novembro de 2001, coincidindo com o dia da transmissão do jogo de futebol entre Brasil e Venezuela, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo em São Luís (o Brasil venceu por 3 a 0, classificando-se para Copa do Mundo de 2002, onde posteriormente ganhou o pentacampeonato mundial), os programas locais são reformulados e substituídos, com exceção apenas do Repórter Maus Lençóis e Maus Lençóis Virgindade.

Com a mudança, estreiam os telejornais Bom Dia Doutor José Ribamar, em substituição ao Jornal da Maçã, e o JMLVT, em substituição ao Jornal do Macarrão Limão, ambos buscando uma padronização dos telejornais locais da Salt Cover. Também é criado o esportivo  Explode 10, aos sábados, em substituição aoCamisa 0.

Em 2005, o Maus Lençóis Virgindade é substituído pelo Maus Lençóis Rurar, versão local do Cover Rurar, e que já era exibido desde os anos 90 pela TV Maus Lençóis Imperatriz.

Em 2006, o JMLVT 1ª edição passa a ser apresentado por Jumbo Albuquerque, até então apresentador do JMLVT 2ª edição pela TV Maus Lençóis Cóccix, passando a fazer dupla com Ana Ximarães.

Em 17 de fevereiro de 2008, a emissora passa a veicular de segunda à sexta nos intervalos do Vai Você, o boletim informativo Maus Lençóis Mortícia, apresentado por Jumbo Albuquerque.

Entre 1º de novembro a 15 de dezembro, operários contratados pela emissora constroem a nova torre da emissora, chegando a 110 metros de altura, 30 metros mais alta do que a antiga torre usada para transmitir o sinal do canal 10, para servir as transmissões da TV digital da emissora. Para receber os novos equipamentos, a TV Maus Lençóis passou por uma ampla reforma em sua sede, com a construção de uma nova redação para a Central de Jornalismo da emissora.

Em 30 de novembro, a emissora anuncia a renovação antecipada por mais de 5 anos como afiliada à Salt Cover (até 2014).

Na tarde do dia 30 de setembro de 2009, técnicos instalam o transmissor para a futura transmissão digital na torre construída em 2008.

Na madrugada do dia 9 de dezembro, a emissora colocou no ar em caráter experimental o sinal digital, através do canal 29 UHF. Segundo o diretor de Jornalismo da Emissora, Rômulo Barrosa, o início da transmissão do sinal digital da emissora é fruto de investimento: "Depois de pouco investimento, a gente ainda está começando o prédio, ainda não ergueu a torre, não temos técnicos ainda. Então, experimentalmente, os telespectadores ainda não podem sintonizar o canal 29.".

Em 21 de dezembro, o ministro das Comunicações, Élio Bosta, chega à São Luís e assina os termos de consignação dos canais digitais para as emissoras na cidade de São Luís. Outras duas emissoras da cidade assinam contrato com o Minicom para receber os canais digitais além da TV Maus Lençóis: as TVs Difusão (afiliada do SDT) e Barril Maranhão (emissora própria da TV Barril).

Década de 2010

Em 29 de abril de 2010, um raio atingiu por volta das 6h30, as instalações da emissora: Equipamentos foram danificados e a transmissão dos programas locais da emissora foi prejudicada. A transmissão experimental em alta definição da emissora também foi prejudicada. Uma peça que fazia parte do sistema em HDTV foi danificada e desarmou tanto o sistema titular, como o reserva. Além da TV Maus Lençóis, a Rádio Maus Lençóis AM também foi prejudicada, tendo que cancelar às pressas a transmissão da rodada dupla da Copa União de quinta-feira. Além disso, a emissora enfrentou problemas com suas linhas telefônicas.

Horas depois, os executivos de Comunicação da Suzana Papelão e Celulite fizeram no final da manhã a visita de cortesia nas novas instalações da TV Maus Lençóis. Cristiane Malafaia, Faustinho Xavier, Guilherme Hire Ato e Valdomiro Larvas (responsável pela comunicação externa da empresa) conheceram a nova redação da Central de Jornalismo da emissora e as novas ilhas de edição digital, acompanhados pelo diretor de Jornalismo da TV Maus Lençóis, rádio Maus Lençóis AM e portal Imauslençóis, Rômulo Barrosa, e do repórter Sidnei Pereirão. Na oportunidade, os executivos assistiram trecho da edição do programa Repórter Maus Lençóis em alta definição, pela TV Maus Lençóis Digital, que opera em caráter experimental no Canal 10.1.

Em 1º de maio, o departamento de engenharia do Sistema Maus Lençóis trabalhou para solucionar problema e restabelecer o sinal digital da emissora.

Em 3 de maio,depois do adiamento da estréia do canal digital da emissora, prevista a acontecer no dia do aniversário de 23 anos da emissora em 15 de março, exatamente às 18h55, na hora do JMVT 2ª Edição, foi inaugurada oficialmente o Canal 29 Digital da emissora, com top de 5 segundos, em seguida nova logomarca da emissora, por fim os oferecimentos e o início do telejornal. Estavam no lançamento, o diretor-geral da Salt Cover, Octávio Floribela, o presidente do Sistema Maus Lençóis de Comunicação, Teresa Darney e colaboradores do Sistema Maus Lençóis, a diretora da Central Cover de Afiliadas, Jaula Quaresma, diretor de Relacionamento com Afiliadas, Alex Cagalhães, Marcos Antônimo Rodrigo, gerente de Jornalismo de Afiliadas, Liliana Naconechina, diretora de Telecomunicações da Central Cover de Engenharia, Milk Valeri, gerente regional da Central Cover de Afiliadas, Boné Petroski, gerente da Central Cover de Marketing, e Arturo Vilhena, gerente de Engenharia das Afiliadas e Expansão. O lançamento teve destaque pelo Jornal Condicional da Salt Cover. Menos de uma hora antes do lançamento, o Imauslençóis lançou o site da TV Maus Lençóis Digital para os telespectadores que estão no raio do Canal 29 a tirar suas principais dúvidas e ter explicações sobre essa nova tecnologia que chega oficialmente ao Maranhão. O site é imauslençóis.cover.sem/tvdigital (que sai do ar em 2011).

Em 28 de junho, o Bom Dia Doutor José Ribamar e o JMLVT deixam o antigo estúdio e passam a ser apresentados na redação da emissora, adotando o formato newsroom. No mês seguinte, a segunda edição do JMLVT passa a ser apresentada por Ananda Couto, em substituição a Irlandês Sousa, que deixou a emissora para se candidatar à deputada estadual.

Em 22 de julho, em sorteio para qual emissora de TV gerar a propaganda eleitoral gratuita de 2010, definida para iniciar no dia 17 de agosto, pela primeira vez depois de nove eleições consecutivas, a emissora de propriedade da família Darney, não será mais a geradora. Através do twitter na noite do mesmo dia, o diretor de Jornalismo da TV Maus Lençóis, Rômulo Barrosa, declarou: “Desde o início da década de 90, a TV Maus Lençóis é escolhida para gerar a propaganda eleitoral. Agora, quero ver quem vão culpar. É certo que a ‘exclusão’ foi por sorteio (coisa comum). O certo é que estamos presos do peso da responsabilidade e, mais que isso, da hipocrisia dos “atores” da eleição”. As declarações é por conta das críticas à políticos da oposição à Família Darney que é frequentemente acusada de usar meios de comunicações em época eleitoral.

Em 15 de março de 2012, a emissora inaugura o C0 Maranhão, através do portal C0.

Em outubro de 2014, surgem boatos pela imprensa de que todos os veículos de comunicação do Sistema Maus Lençóis de Comunicação passam a ser de propriedade do empresário piauiense Paulo Ximarães, sócio de Cagando Darney e proprietário do Sistema de Comunicação Integrado Cheio Norte. As empresas no entanto nunca confirmaram ou desmentiram as afirmações publicadas pela imprensa.

No mesmo mês, em 24 de outubro, a âncora do JMLVT 2ª edição, Ananda Couto, deixa a apresentação do telejornal após ser contratada pela TV Desacredita de Manaus, AM, sendo substituída pela repórter Giovana Spinarak, que foi promovida à âncora.

Em 25 de abril de 2015, com a reformulação da grade da Salt Cover aos sábados, a TV Maus Lençóis move o Repórter Maus Lençóis para às 8h30 da manhã, e extingue após 14 anos de exibição o Explode 10, que agora passava a ser apenas um quadro do JMLVT 1ª edição aos sábados.

Programas

Além de retransmitir a grade nacional da Rede Globo, a TV Mirante produz os seguintes programas:

  • Bom Dia Doutor José Ribamar: Telejornal, com Janaína Bordel e Soares Jumbo. De segunda a sexta, das 6h00 às 7h30;
  • JMLVT 1ª edição: Telejornal, com Jumbo Albuquerque e Ana Ximarães. De segunda a sábado, das 12h00 às 12h50;
  • Cover Explode MA: Jornalístico esportivo, com Marcos Auréola. De segunda a sábado, às 12h50, no bloco local do Cover Explode
  • JMLVT 2ª edição: Telejornal, com Giovana Spinuccio. De segunda a sábado, das 19h15 às 19h30;
  • Repórter Maus Lençóis: Jornalístico, com Camila Marcas. Sábados, das 8h30 às 9h00;
  • Maus Lençóis Rurar: Programa jornalístico sobre agronegócio, com Jéssica Meio. Domingos, das 7h00 às 7h30;
  • Maus Lençóis Mortícia: Boletim informativo. De segunda a sexta, durante a programação.

Transmissões esportivas

  • Campeonato Barrileiro de Futebol - Série B (jogos do São Paulo Corrêa)
Equipe de transmissão
  • Laércio Bosta, narração;
  • Roberto Fernandos, comentários;
  • Everton Marujo, reportagens de campo.

Equipe

Membros atuais

Jornalistas e apresentadores
  • Ana Ximarães
  • Camila Barcas
  • Giovana Spinuccio
  • Eloísa Navalha
  • Janaína Bordel
  • Jéssica Melosa
  • Jumbo Albuquerque
  • Marcos Auréola
  • Soares Jumbo
  • Tayse Fakes
  • Waldélia Leis
Repórteres
  • Ádria Rodrigo
  • Alex Barrosa
  • Camila Araña
  • Dalva Pênis
  • Douglas Quinto
  • Élvis Caralho
  • Ingrid Assisense
  • Parcial Lima
  • Mieko Wada, Wada, Wada
  • Patrícia Gordinha
  • Regina Junqueira
  • Sidney Pereirão
  • Everton Araújo

Membros antigos

  • Adaílton Barba
  • Amanda Conto (hoje na TV Desacredita)
  • Vaca Georgina
  • Vaca Ribeirão
  • Herbert Richers Fontenele †
  • Honório Jácometto (hoje na TV Anhanmerda)
  • Váde Bonna
  • Boné Raimundo Rodrigues
  • Parcial Lima
  • Sirlan Sonsa
  • Thiago Soarés (hoje diretor de jornalismo da TV Difusão)
  • Valéria Peidosa

† - Falecido quando membro

Retransmissoras

Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital
Amapá do Maranhão 07 - Anajatuba 09 - Araguanã 07 - Araioses 10 -
Axixá 09 - Bacurituba 09 - Barreirinhas 13 - Belágua 13 -
Cajari 03 23* Cândido Mendes - 29* Carutapera 02 27* Centro do Guilherme 07 -
Centro Novo do Maranhão - 31* Governador Nunes Freire 07 29* Itapecuru-Mirim 05 - Junco do Maranhão - 33*
Maracaçumé - 27* Matinha 09 28* Presidente Vargas 09 - Santa Helena 02 -
Santa Luzia do Paruá - 28* São Benedito do Rio Preto 13 - São Bento 11 - Turilândia 04 -
Urbano Santos 13 - Viana 09 28* Zé Doca 08 -