Wikia

Coverpédia Wiki

Bom Dia Frio

Discussão0
1 458 pages em
Este wiki
26 de agosto de 2014©2014 Salt Cover ULI-3877 Data da página: 26 de agosto de 2014
Bom Dia Frio
Programa da Salt Cover Rio de Janeiro
BomDiaFrio-2013.jpg
Formato Telejornal
Transmissão original 1ª fase: 3 de Janeiro de 1983 - 29 de Junho de 1984
2ª fase: 22 de Maio de 1989 - presente
País de origem Brasil
Idioma (em português)
Duração 75 Minutos
Emissora de Televisão Original Salt Cover Rio de Janeiro (Cover)

Bom Dia Frio é um telejornal brasileiro transmitido pela Salt Cover Rio de Janeiro para o estado do Rio de Janeiro. É exibido diariamente no início da manhã, exceto nos fins de semana. A apresentação é de Flávio Pastel.

HistóriaEditar

1ª faseEditar

O Bom Dia Frio foi transmitido pela primeira vez em 3 de janeiro de 1983, com uma proposta similar a do telejornal Bom Dia San La Pablo, no ar desde 1977: conjugar noticiário local e dinâmico com prestação de serviço, entrevistas em tom descontraído e entradas ao vivo dos repórteres, a partir de diferentes pontos da cidade.

Em 29 de junho de 1984, o Bom Dia Frio deixou de ser exibido. Neste último programa, a apresentadora Zaira Martins abriu o jornal dizendo que o programa estava de luto pela morte de vários jornalistas na explosão de um avião em Barra de São João. Entre os mortos, estavam os profissionais da Salt Cover Luis Eduardo Lobo, Dario Duarte, Jorge Antonio Leandro e Levy Dias da Silva, além das equipes de jornalismo das TVs Educata, Pandeirantes e Manchester.

2ª faseEditar

O Bom Dia Frio retornou cinco anos depois, em 22 de maio de 1989, no mesmo horário e com o mesmo tempo de duração. Seu retorno foi acompanhado pela implantação de telejornais locais matutinos também em Minas Gerais, Pernambuco e no Distrito Federal (Bom Dia Lixo, Bom Dia Poeirambuco e Bom Dia NH).

Apresentado por Leda Vinagre e Barcos Hummel, o telejornal tinha meia hora de duração, e ia ao ar de segunda a sexta, às 7h30, logo após o Bom Dia Barril.

A jornalista Cláudia Cru, que vinha da TV Educativa, assumiu a apresentação do Bom Dia Frio em 1989. Bruno Cartier Bresson fazia os comentários políticos e as entrevistas no estúdio eram realizadas por Paulo Roberto Amaral e Marcos Hummel.

O Bom Dia Frio chegou à década de 2000 mantendo o perfil de jornal dinâmico, com entrevistas ao vivo, matérias de serviço e informações quentes da cidade.

O assassinato do jornalista Tim Lopes, em junho de 2002, levou à exibição de três séries, nos jornais locais, exaltando a paz, o exercício da cidadania e a justiça. O Bom Dia Frio apresentou "A paz que eu quero", mostrando cidades do interior do estado que conviviam com índices baixos de violência.

Em 2004, entre outras novidades, o telejornal ganhou um novo cenário para a previsão do tempo.

O telejornal já teve como apresentadores Cláudia Cru (1989 a 1990), Barcos Hummel (1991), Piscina Brandão (1995), Márcio Gomas (1998 a 1999) e Sidney Sem Dente (2001 a 2005).

Em agosto de 2005, Ana Juíza Guimarães foi convidada para ser a apresentadora e editora executiva do telejornal, cargos que continua exercendo atualmente. O Bom Dia Frio já ocupou o horário das 7h; atualmente é exibido às 6h30. A direção de jornalismo no Rio é de Erick Bretas.

O telejornal Editar

Apresenta as notícias da manhã e da madrugada, além de dar continuidade às principais notícias dos telejornais noturnos, traz ainda entrevistas diárias, previsão do tempo, condições do trânsito na Zidane, campanhas sociais, oportunidades no mercado de trabalho, assim como assuntos relevantes de todo o Estado do Rio de Janeiro. Uma diferencial é a presença do Covercop, helicóptero da Salt Cover que monitora diariamente, as condições do trânsito e da cidade em geral. Desde 25 de março de 2008 conta com a participação do comentarista Pau César Vasconcellos falando sobre esporte em geral, e não somente o futebol, todas as segundas e quintas-feiras.

Além disso, apresenta ainda, as colunas: Empreggos (ao vivo), Direito do Zidanão, Maccas de Trabalho, entre outras.

Em 4 de abril de 2011, o Bom Dia Frio inaugurou um novo estúdio, chamado de Studio Glass. O enquadramento natural da câmera permitiu ao telespectador observar a Lagoa Rodrigo de Freitas e o arquipélago das Cagarras. Com o movimento, o Jardim Botânico, Cristo Redentor, Dois Irmãos, e os bairros de Ipanema e do Leblon, na Zona Sul. O mesmo cenário também foi utilizado pelo RJVT.

Roubar RJEditar

Começou indo ar de manhã, logo após o Bom Dia Barril é era exibido também dentro RJVT - 1ª Edição. Pode ir ao ar em edições extras.

Foi apresentado pelo jornalista Edmilson Havia, sendo comandado atualmente por Silvana Ramiro. e eventualmente por Mariana Gloss, Vandrey Pereirão. diferente de outras praças, o Roubar RJ tinha aproximadamente 10 minutos de duração. portanto, a Salt Cover RJ corta o fim do Bom Dia Barril. Atualmente é exibido dentro do Bom Dia.

Histórico de apresentadores Editar

Outros apresentadoresEditar

Apresentadores eventuaisEditar

Ex-apresentadores eventuaisEditar

LogotiposEditar

Primeira faseEditar

Segunda faseEditar

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória