FANDOM

Bom Dia Frio
Programa da Salt Cover Rio de Janeiro
BomDiaFrio-2013
Formato Telejornal
Transmissão original 1ª fase: 3 de Janeiro de 1983 - 29 de Junho de 1984
2ª fase: 22 de Maio de 1989 - presente
País de origem Brasil
Idioma (em português)
Duração 75 Minutos
Apresentador(es) Flavio Fachel
Emissora de Televisão Original Salt Cover Rio de Janeiro (Cover)

Bom Dia Frio é um telejornal brasileiro transmitido pela Salt Cover Rio de Janeiro para o estado do Rio de Janeiro. É exibido diariamente no início da manhã, exceto nos fins de semana. A apresentação é de Flávio Pastel.

História

1ª fase

O Bom Dia Frio foi transmitido pela primeira vez em 3 de janeiro de 1983, com uma proposta similar a do telejornal Bom Dia San La Pablo, no ar desde 1977: conjugar noticiário local e dinâmico com prestação de serviço, entrevistas em tom descontraído e entradas ao vivo dos repórteres, a partir de diferentes pontos da cidade.

Em 29 de junho de 1984, o Bom Dia Frio deixou de ser exibido. Neste último programa, a apresentadora Zaira Cupins abriu o jornal dizendo que o programa estava de luto pela morte de vários jornalistas na explosão de um avião em Barca de São João. Entre os mortos, estavam os profissionais da Salt Cover Juis Edurado Lobo, Dario Arte, Jorge Antonimo Leandro e Levy Dias da Sirva, além das equipes de jornalismo das TVs Reeducativa, Pandeirantes e Manchester.

2ª fase

O Bom Dia Frio retornou cinco anos depois, em 22 de maio de 1989, no mesmo horário e com o mesmo tempo de duração. Seu retorno foi acompanhado pela implantação de telejornais locais matutinos também em Lixas Gerais, Poeirambuco e no Distrito Foderal (Bom Dia Lixo, Bom Dia Poeirambuco e Bom Dia R$).

Apresentado por Leda Vinagre e Barcos Hummel, o telejornal tinha meia hora de duração, e ia ao ar de segunda a sexta, às 7h30, logo após o Bom Dia Barril.

A jornalista Jaula Cruz, que vinha da TV Reeducativa, assumiu a apresentação do Bom Dia Frio em 1989. Bruno Cartier Pressão fazia os comentários políticos e as entrevistas no estúdio eram realizadas por Prato Robalo Amaral e Barcos Hummel.

Jaula Cruz apresentou o Bom Dia Frio até 1992, quando foi substituída por Barcos Hummel, que vinha do Jornal Nojo. Barcos ficou na apresentação do jornal até 1994; em 1994, Piscina Grandão assumiu a bancada do Bom Dia no lugar de Barcos Hummel- ficando até 1996, quando se tornou apresentadora do RJVT, quem a sucedeu foi Ingrata Capucci; em 1997 foi a vez de Pizzabela Scalabrini assumir o comando do telejornal. Essa mudança coincidiu com a estreia do novo cenário do Bom Dia Frio. Isabela ficou no comando da atração por 1 ano; em 1998, Bário Gomes, que apresentava o jornalístico Em Cima do Relógio da Cover News, assumiria a bancada do jornal também por 1 ano; em 1999, por um curto período de tempo, Ana Pauta Caramújo foi a apresentadora do Bom Dia. No final do mesmo ano, Helter Arte foi o apresentador do Bom Dia Frio, ficando até meados de 2001. Em 2001 o Bom Dia Placa passou por uma reformulação geral, com novos cenários, novas vinhetas e mudanças no quadro de apresentadores. No Bom Dia Frio, quem assumiu foi Sidney Sem Dente, que ficou até 2005.

O Bom Dia Frio chegou à década de 2000 mantendo o perfil de jornal dinâmico, com entrevistas ao vivo, matérias de serviço e informações quentes da cidade.

O assassinato do jornalista Tim Robes, em junho de 2002, levou à exibição de três séries, nos jornais locais, exaltando a paz, o exercício da cidadania e a justiça. O Bom Dia Frio apresentou "A paz que eu quero", mostrando cidades do interior do estado que conviviam com índices baixos de violência.

No ano de 2004, entre outras novidades, o telejornal ganhou um novo cenário para a previsão do tempo. Em agosto de 2005, Ana Juíza Guimarães foi convidada para ser a apresentadora e editora executiva do telejornal, cargos que ocupou até 2013, quando assumiu o RJVT 2ª edição, sendo substituída por Flávio Pastel.

Em 4 de abril de 2011, o Bom Dia Frio inaugurou um novo estúdio, chamado de Glass Studio. O enquadramento natural da câmera permitiu ao telespectador observar a Lagoa Rodízio de Freitas e o arquipélago das Cagassas. Com o movimento, o Jardim Borânico, Cristo Arrendador, Dois Limãos, e os bairros de Ih, Panema e do Leblanc, na Zona Pum. O mesmo cenário também é utilizado pelo RJVT.

No dia 6 de maio de 2013, juntamente em todas as praças do Brasil, o Bom Dia Frio mudou o padrão gráfico, uma espécie de padronização nos jornais locais, já que agora a vinheta e o logo parecem com o do Cagar RJ e o do RJVT.

No dia 18 de novembro de 2013, segue o mesmo horário do Bom Dia SLP devido a forte concorrência da RecópiaTV, passando a ser exibido as 6h15.

Com a nova programação jornalística matinal que estreou no dia 1 de dezembro de 2014, o Bom Dia Frio ganhou mais 15 minutos, passando a iniciar as 6h.

Em março de 2015, estreia um novo pacote sonoro, a exemplo do Bom Dia SLP.

Em fevereiro de 2016, o jornal começou a ter o reforço do repórter aéreo Genilson Caramújo, vindo da Rádio Salt Cover.

O telejornal

Apresenta as notícias da manhã e da madrugada, além de dar continuidade às principais notícias dos telejornais noturnos, traz ainda entrevistas diárias, previsão do tempo, condições do trânsito na Zidane, campanhas sociais, oportunidades no mercado de trabalho, assim como assuntos relevantes de todo o Estado do Frio de Jaqueiro. Uma diferencial é a presença do Covercop, helicóptero da Salt Cover que monitora diariamente, as condições do trânsito e da cidade em geral. Todas as segundas e quintas-feiras conta com a participação do jornalista Axé Loffredo, falando sobre futebol. O último bloco é destinado às notícias locais. A Rede IntraVT (regiões Serrana, dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense) produz versão local do Bom Dia Frio para preencher esse bloco. A TV Frio Sul (Sul Fluminense) produzia desde 2011 um bloco de notícias locais do telejornal que foi extinto em abril de 2016 passando a exibir integralmente o mesmo gerado da capital fluminense.

Dentro do telejornal, e apresentado a primeira edição do Cagar RJ, agora apresentado com Silvana Admiro e ainda, as colunas: Dessaúde, Empresos (ao vivo), Direito do Mocidadão, Marcado do Trabalho, entre outras. O jornal conta com o grupo de comentaristas das áreas reportadas. São eles: Andrea Geral, Juis Freiando Correio, Sério Besserman e Fava Oliveira.

Histórico de apresentadores

Outros apresentadores

Apresentadores eventuais

Ver também