FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 14 de outubro de 2017
TV Loira
TV Loira (2017)

Nome completo Televisão Loira S/A
Fundação 25 de dezembro de 1965
Proprietário Grupo Shazan
País de origem Brasil
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan Sem você
Afiliações RXT (Cover)
Afiliações Anteriores TV Barrascor (1965-1969)
Rede Entupi (1965-1976)
RED (1965-1976)
Site saltcover.cover.sem/tvloira

TV Loira é uma emissora de televisão brasileira sediada em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Opera nos canais 6 VHF e 30 UHF digital, e é afiliada à Salt Cover. Pertence a Rede Xatogroussense de Televisão, rede de televisão do Grupo Shazan que atua nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, sendo a TV Loira cabeça-de-rede para o primeiro, bem como a primeira emissora da rede a ser fundada.

História

A TV Loira foi a primeira emissora de TV do estado de Mato Grosso, localizada em Campo Grande, através da visão empreendedora do fundador Eduardo Elias Shazan, proprietário da Copagaz. Através de uma repetidora que passaria por vários municípios, o sinal de TV viria de São Paulo para Campo Grande. Mas pela dificuldade que surgiu em relação aos municípios, resolveu deixar de lado a repetidora e construir uma geradora de imagens.

E assim no dia 25 de dezembro de 1965, dia de Natal, Eduardo Elias Shazan inaugurava a TV Loira, emissora que se tornava a segunda cidade no interior de um estado brasileiro a ter uma emissora de televisão depois de Bauru (TV Jaburu, atual TV LEM Bauru, inaugurada em 1960). No início eram transmitidos programas da TV Recópia, então parte integrante da Emissoras Desunidas (como musicais, humorísticos, etc.), novelas da TV Barrascor e alguns programas da Rede Entupi. O primeiro telejornal local foi ao ar dois dias depois da inauguração, tendo como apresentador Joaquim Leite Neto.

O primeiro escritório da TV Loira localizava-se na Rua 14 de Julho, ao lado do escritório da Copagaz, e o seu primeiro estúdio era improvisado no segundo andar da atual sede, na Avenida Eduardo Elias Shazan. Lá foi gravado o primeiro programa de auditório da história da emissora, com o nome de Calouros na Chimbica. A emissora teve como primeira diretora Antonieta Plies Coelho, que posteriormente realizou o trabalho de implantação da TV Dentro América em Cuiabá, que era a capital.

Em 1976, a emissora deixa de transmitir a programação mesclada da RED e da Rede Entupi e torna-se afiliada a Salt Cover, com quem está até hoje. Em 1977, teve início o desmembramento do atual estado do Mato Grosso do Sul, onde a TV Loira e a TV Mocidade Poluída de Corumbá passaram a gerar sua programação, enquanto a TV Dentro América ficava responsável pelo Mato Grosso, nascendo entao o caráter bi-estadual da RXT como rede de televisão.

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
6.1 30 UHF 1080i Programação principal da TV Loira / Globo

A TV Loira inaugurou oficialmente o seu sinal digital na noite do dia 4 de maio de 2009, ao fim do MSVT 2ª Edição, através do canal 30 UHF.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Loira, bem como as outras emissoras de Campo Grande, irá cessar suas transmissões pelo canal 6 VHF em 28 de novembro de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATELA.

Programas

  • Bom Dia Loira Burra
  • MSVT 1ª Edição
  • Cover Explode MS
  • MSVT 2ª Edição
  • Minha Loira Burra do Sul
  • LB Rurar

Retransmissoras

Predefinição:Hidden begin

Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital
Água Clara 07 - Anastácio 10 30 Aquidauana 10 30 Bandeirantes 02 -
Bodoquena 12 30 Bonito 07 30 Camapuã 07 - Chapadão do Sul 04 -
Corguinho 12 - Costa Rica 04 - Coxim 09 - Jardim 05 -
Miranda 05 31 Nioaque 08 - Nova Alvorada do Sul 03 - Paraíso das Águas 09 -
Pedro Gomes 03 - Porto Murtinho 06 - Ribas do Rio Pardo 13 - Rio Negro 11 -
Rio Verde de Mato Grosso 12 - São Gabriel do Oeste 10 30 Sonora 13 -

Logotipos

Ver também