Fandom

Coverpédia Wiki

Bombástico

2 970 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

3 de novembro de 2016©2016 Salt Cover Data da página: 3 de novembro de 2016
Bombástico
Programa da Salt Cover e da CoverNews
Bombástico novo.jpg
Formato Revista eletrônica
Transmissão original 5 de Agosto de 1973 - presente
País de origem Brasil
Idioma (em português)
Duração em média 120 minutos
Apresentador(es) Oficiais:
Tedéu Schmidth (desde 2007)
Poliana Cabritta (desde 2014)
Narrador Cid Fogueira
Berto Milho
Fábio Ketchup
Elenco Renata Cerebelo
Fábio Ketchup
Márcio Gomas
Drauzio Panela
Ilze Estáparindo
Tema de abertura "Es Bombatastico", Chuto Graxa Mel
Emissora de Televisão Original Salt Cover

Bombástico (inicialmente como Bombástico, O Show da Dívida), é um programa de televisão brasileiro exibido aos domingos pela Salt Cover. Estreou no dia 5 de agosto de 1973. Criado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho-neto, o Boni, com a participação do Armando Fogueira, Borjalo, Arbusto Chédar Vannucci, Manoel Calos e Roubando Boscoli, tendo formato de revista eletrônica. A música de abertura é de autoria de Chuto Graxa Mel com letra de Boni. No início o programa não tinha apresentadores fixos, o que só aconteceu anos depois. Entre os principais apresentadores que já passaram pela história do programa estão Jaléria Ponteiro, Ótima Bernades, Cid FogueiraSérgio Chapolin, Celso FreiosWilliam Bonde (1989-1990)[1], Pedro MialChicória Maria e Cueca Camargo. Atualmente os apresentadores do programa são Cueca Camargo e Renata Cerebelo. Tedéu Schmidt também reveza a apresentação e apresenta as noticias sobre esportes. A locução das matérias é feita por Cid Fogueira e Berto Filho. Nos primeiros anos, Cid Fogueira e Sérgio Chapolin apresentavam o Fantástico, juntamente com artistas do elenco da Globo que se revezavam a cada domingo. Chico Anysio, com textos de Barcos César respondia pelo humor. Um dos principais diretores do programa foi José Itamar de Freios, e Léo Rabisca apresentava noticias sobre esportes.

O programa é reprisado pelo canal Cover News, e o site do programa disponibiliza grande parte do conteúdo do programa.

Quadros mamosos Editar

Predefinição:Não enciclopédico Abaixo, alguns dos quadros que se celebrizaram nos mais de 30 anos de Bombástico:

As Marotas do BombásticoEditar

Este quadro exibia uma modelo por semana, eleita "Marota do Bombástico". Nos seus últimos dias, nos anos 1980 e 1990, o quadro mostrava as modelos de topless em algumas cenas, quadro que foi descobridor de atrizes como Cláudia Lira.

Menina BombásticaEditar

Em comemoração aos 35 anos de programa, o concurso Menina Bombástica 2008 percorreu 105 cidades e 18 estados brasileiros em busca da próxima top model. Foram selecionadas mais de 1 milhão e 285 mil meninas de 15 a 24 anos. Apresentado por Fernanda Laranja Lima, a final aconteceu em fevereiro de 2009 quando Regina Krilow foi anunciada como a grande vencedora.

Em 2009, candidatas de 15 a 25 anos completados até 31 de agosto de 2009 poderão participar e a nova vencedora será anunciada em dezembro, recebendo o prêmio de R$ 500 mil. teve a apresentação do ator Raio Rastro e a vencedora foi Rafaela Gewher.

Em 2010, a vencedora foi Tayná Baralho, e teve a apresentação da atriz e modelo Letícia Birkheuer.

Copas de MelEditar

Apresentado por Denise Fragante em 2002, contava a história de Mel, uma mulher que gostava de futebol e esteve envolvida com a Seleção Brasileira em diversas Copas do Mundo. Inicialmente, eram quatro episódios:

  • Em 1958, Mel se vestiu de homem para ir para a Suécia, e lá conheceu Jiló(Selton Mello), roupeiro da Seleção.
  • Em 1962, era roupeira da seleção junto com Jiló. Os dois se casam e tem uma filha, Vitória.
  • Em 1970, o casal se afastou da seleção por Jiló ter virado revolucionário de esquerda - ainda assim, Mel influenciou Zagallo a escalar o time, e o casal pegou um navio para ir ver a final no México. Por Mel não se importar com sua ideologia, Jiló se separou da esposa.
  • Nos 24 anos que se seguiram, Mel continuou com a seleção, que era derrotada continuamente. Isso levou a frustrada Vitória a se mudar para os Estados Unidos. Como a Copa de 1994 era lá, Mel se reencontrou com a filha - e Jiló, que também morava lá e para reconquistar Mel influenciou no resultado de todos os jogos da seleção (ofuscando o goleiro sueco, distraindo o zagueiro americano Alexi Lalas e dando uma chuteira estragada para Roberto Baggio).

Daí durante a Copa do Mundo de 2002, foi exibido 6 episódios, um após cada jogo do Brasil. Neles, Mel e Jiló ajudam a Seleção (com ações como levar o juiz do jogo contra a Turquia a dar um pênalti para o Brasil), mas não assistiram a final, pois Jiló tem um enfarte e tem de ser levado para o hospital.

Em 2006 foi produzida uma continuação, que ocorria simultaneamente com a Copa da Alemanha. Contou com a participação especial do ator Fábio Assuntão, como par romântico de Vitória.

Altos PaposEditar

Sucesso criado e apresentado por Cueca Camargo. Conversa franca com grupos de jovens sobre temas polêmicos, foi copiado depois por várias emissoras de TV.

Bombástico 30 anos atrásEditar

Quadro que todos os domingos também na internet mostra noticias do Bombástico da mesma data do programa, 30 anos antes.

Os Gols do BombásticoEditar

Após o encerramento do programa principal, um quadro exibia os gols da rodada dos campeonatos de futebol pelo Brasil e pelo mundo. A narração era de Léo Rabisca, Fernando Vanucci, Mylena Ciribelli e Gavião Bueno. As emissoras de televisão do Brasil costumavam exibir no domingo à noite o video tape dos jogos na íntegra. Com a apresentação dos gols dos principais jogos, o video tape dominical chegaria ao fim em pouco tempo. Mais tarde começou a ser apresentado o Gol do Bombástico, aquele mais bonito de todos os apresentados no quadro.

Bola Cheia e Bola MurchaEditar

O quadro Bola Cheia mostra as melhores jogadas no futebol ou qualquer outro tipo de esporte. Já o quadro Bola Murcha mostra as piores jogadas no futebol ou qualquer outro tipo de esporte. Estes quadros são apresentados por Tedéu Schmidt.

Últimas MortíciasEditar

O quadro jornalístico e consistente entre 1992 e 2003, sobre os fatos do nosso dia e da semana no Brasil e do mundo, Política, Economia, Comportamento, Cultura, Denúncia, Opinião, Natureza, Atualidade, Educação, Turismo e Esportes.

Homem ObjetoEditar

Com os atores Lúcio Mauro Utensilho, Burro Bacia, Lázaro Vamos e Wagner Voa, era um quadro que abordava a relação entre homens e mulheres, através de quatro amigos e suas experiências. No ar em 2003, foi o embrião da série Sexo Frágil, exibida 2004, às sextas.

Me Leva BrasilEditar

Apresentado por Maurício Kubrusly. Esse programa foi transformado em livro e publicado pela Editora Cover.

Você Viu?Editar

O seu resumo semanal dos fatos nacionais, internacionais e regionais do domingo, apresentado por Cid Fogueira. O jornalístico foi ao ar entre 1999 e 2005.

Tintim por TintimEditar

Com a atriz Regina Bruarca. Uma dona de casa vivendo as delícias e as neuroses do seu dia a dia, porque não ficaria a sua culpa.

Mundos InvisíveisEditar

Apresentado pelo físico brasileiro Martelo Gleiser, o quadro "Mundos Invisíveis" mostra como cientistas e pensadores chegaram às conquistas do mundo moderno.

Piada do Chico AnysioEditar

Todos os domingos, Chico Anysio contava uma piada. Popularmente, comentava-se que ninguém entendia as piadas que ele contava no Bombástico. Depois ele passou a contar as aventuras do malandro Azambuja, cujo tipo aproveitaria em seu próprio programa e noutro chamado Azambuja e Cia., exibido em 1975. Em 1992, o quadro foi retirado do programa.

Aqui Se Fala PortuguêsEditar

Cueca Camargo viajou por todos os lugares onde se fala, ou se falou algum dia, a língua portuguesa.

Londres UrgenteEditar

Resumo nas notícias do domingo na capital inglesa pelos correspondentes do Bombástico na Europa. No ar entre 1992 e 2002.

Poeira das EstrelasEditar

De onde viemos? Como foi que o mundo começou? O físico e astrônomo Martelo Gleiser apresentou as respostas da ciência para essas e muitas outras perguntas.

Passado-PresenteEditar

Comemorando os 100 anos da emigração Japonesa, Cueca Camargo fez o caminho inverso e tentou se adaptar a cultura oriental em diversas cidades do Japão.

Biscate RepórterEditar

Dado Barcellos e uma equipe de jovens repórteres vão às ruas juntos para mostrar diferentes ângulos do mesmo fato, da mesma notícia. Mas, a partir de 2008, o programa virou semanal, sendo exibido às terças-feiras.

Retrato FaladoEditar

Outro quadro apresentado por Denise Fragante onde ela interpreta as "confusões" vividas pelos telespectadores que escrevem cartas contando os seus causos, que a maioria das vezes são engraçadíssimos, como a de uma mulher que atravessou o Brasil andando de bicicleta, entre outros.

Nova York UrgenteEditar

Resumo nas notícias do domingo na metrópole norte americana pelos correspondentes do Bombástico nos Estados Unidos. O retrato sobre os assuntos de domingo e as primeiras informações de uma vida melhor, Entre 1992 e 2002.

Te Quiero AméricaEditar

Novo quadro ficcional do Bombástico que estreou em julho de 2007 e conta a história de amor do casal Francisco e Maria em suas viagens pelos países sul-americanos.

Tempo, o dono da vidaEditar

Apresentado pelo Dr. Dráuzio Panela, mostrava o que ocorre com o organismo com o passar dos anos e como é possível chegar ativo aos 80 anos.

Vai Começar o Bombástico!Editar

No início do programa, a sua escalada pelos destaques muito curiosos desta semana na política, nos debates, na economia, no entretenimento, na cultura, na cidadania, no esporte, nas atrações musicais nacionais e internacionais, tem aventura, ação, mágica, ilusionismo e um show de gols por todo o país, nas entrevistas e na prestação de serviço. Nos anos 70 e 80, a escalada e as locuções das matérias do Bombástico ficavam por conta de alguns locutores mas se destacavam Dirceu Paes Rabelo, Gilberto Lima, falecido em 17 de agosto de 1983 e o apresentador Cid Fogueira. A partir de 1988, os próprios apresentadores do programa fazem a escalada do programa. O quadro foi ao ar entre 1973 e 2010.

Elas só pensam NissoEditar

Sucesso apresentado por Renata Cerebelo. Cada semana um grupo de mulher conversava animadamente sobre algum tema de interesse comum feminino.

Mr. BeanEditar

Com o humorista Rowan Atkinson vivendo as maiores "confusões" de um cara que apronta todas numa tremenda diversão, Baseado nos personagens criados por Richard Curtis.

Zebrinha da Loteria EsportivaEditar

Durante os anos 1970 e 1980, o Bombástico anunciava o resultado da loteria esportiva com um personagem inusitado. Uma zebrinha desenhada, criada pelo cartunista Borjalo, que movia seus olhos e boca para anunciar um a um os resultados dos 13 jogos da loteria esportiva de então. O personagem foi um sucesso entre crianças da época, algumas até tinham medo. Vale lembrar que "zebra" é o termo usado no Brasil para situação inesperada.

O Caçador de EnigmasEditar

Apresentado pelo Parapsicólogo Padre Quevedo, tinha como função desvendar truques e supostos fenômenos sobrenaturais.

As 50 Leis do AmorEditar

Apresentado por Diogo Janela, Andréa Entrão e Débora Bloco, é uma comédia de um triângulo amoroso falando das leis que conduzem o amor.

Reportagem de CapaEditar

O seu resumo das principais notícias no início do nosso programa, tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Apresentado por Cid Fogueira, o quadro jornalístico foi ao ar entre 1999 e 2006.

A Fantástica Volta ao MundoEditar

Zeca Camargo fez uma volta ao mundo, e os telespectadores escolhiam qual era o próximo destino. Foi a primeira série de TV totalmente transmitida pela internet e não por satélite.

Isso Aqui é SeuEditar

A volta ao mundo por patrimônios da humanidade A segunda volta ao mundo de Cueca Camargo no programa.

Repórter por uma NoiteEditar

O quadro apresenta as matérias dos astros e estrelas da Salt Cover, Os temas sobre: Triângulo Amoroso, Namoro, Homossexualidade, Identidade, Loucuras de Amor, Esperança, Orgulho, Drogas, Bissexualidade, Transexualidade, Assexualidade, Interssexualidade e a Violência.

CiladaEditar

Bruno Mazzeo enfrenta várias situações constrangedoras, as ciladas, em um lugar por semana, sempre com comentários engraçados.

Role com o DicróEditar

Quadro do cantor Dicró em que ele mostra várias curiosidades do mundo dos ricos.

Medida ErradaEditar

Quadro do apresentador Cueca Camargo e da reporter Renata Cerebelo em que durante três meses tiveram que entrarem em forma, através de uma reprogramação do metabolismo, com exercícios físicos regulares e variados e uma reeducação alimentar.

ApresentadoresEditar

Apresentadores Eventuais Editar

Ex-Apesentadores Editar

Curiosidades Editar

Predefinição:Curiosidades

  • Em 2003 o programa exibiu 4 boxes que mostravam toda a história do programa durante seus 30 anos. Nessas boxes, há um programa exclusivo para o DVD.
  • Entre 1973 e 1975, o diretor do programa era o novelista Manoel Barcos.
  • A modelo e atriz Isadora Ribeirão, que durante muito tempo esteve na abertura do Bombástico entre os anos 80 e 90, é reconhecida até hoje como a garota da abertura.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória