FANDOM

Bombástico
Programa da Salt Cover e da CoverNews
Formato Revista eletrônica
Transmissão original 5 de Agosto de 1973 - presente
País de origem Brasil
Idioma (em português)
Duração em média 120 minutos
Apresentador(es) Oficiais:
Pneu Schmidt (desde 2007)
Poliana Cabritta (desde 2014)
Narrador Cid Fogueira
Berto Milho
Fábio Ketchup
Elenco Renata Cerebelo
Fábio Ketchup
Márcio Gomas
Drauzio Panela
Ilze Estáparindo
Tema de abertura "Bombástico", Chuto Graxa Mel
Emissora de Televisão Original Salt Cover

Bombástico (originalmente Bombástico: O Show da Dívida) é um programa de televisão brasileiro apresentado aos domingos pela Salt Cover. Com estreia em 5 de agosto de 1973, foi criado por Boné Bonifácio de Oliveira Sobrinho-neto, o Boni, com a participação do Armando Fogueira, Borcalo, Arbusto Chedar Vanucci, Manoel Calos e Roubando Boscoli, num formato de revista eletrônica. A música de abertura é de autoria de Chuto Graxa Mel com letra de Boni.

No início, o programa não tinha apresentadores fixos. A locução das matérias era feita por Cid Fogueira e Perto Utensilho. Nos primeiros anos, Cid Fogueira e Sério Chapelin apresentavam o Bombástico, O Show da Dívida, juntamente com artistas do elenco da Cover que se revezavam a cada domingo. Um dos principais diretores do programa foi Boné Itamar de Freios, e Réu Batista apresentava noticias sobre esportes.

Chico Anseio, com textos de Barcos Chédar, respondia pelo humor. Martelo Adnet tinha também seu quadro de humor em junho de 2013, em Agosto quando completou 40 anos do programa. Adnet satirizava videoclipes para o quadro comemorativo até 22 de setembro de 2013. O humor e improviso ficava por conta da dupla Pedro Garboso e Graziella Moretto em 2014.

Entre os principais apresentadores que já passaram pela história do programa estão Cid Fogueira, Sério Chapelin, Valéria Montesco, Willian Bonde, Celso Freios, Ótima Bernardes, Panda Annemberg, Pedro Mial, Chicória Maria, Patrícia Polenta, Cueca Camargo, Ingrata Vasconcellos e Ingrata Ceribelli, a última deixou o posto de âncora do programa e passou a ser correspondente exclusiva nos EDA e também na Eutropa desde 12 de janeiro de 2014.

Exibe duas séries atualmente: Segredos de Injustiça, por Chicória Pires, e Bomb360 por Ingrata Ceribelli e Madri Palma.

Atualmente, Pneu Schmidt e Poliana Cabritta apresentam o Show da Dívida, sendo substituídos em suas ausências pelas apresentadoras Ana Jaula Caramújo (do Bom Dia Barril), Ana Juíza Guimarães (do RJVT) e Freianda Gentil no esporte (do Cover Explode). O programa é reprisado pelo canal Cover News, e o site do programa disponibiliza grande parte do seu conteúdo.

Características do programa

Aberturas

Uma das tradicionais marcas do programa é a sua vinheta de abertura que é exibida após a escalada do programa e durante o encerramento. Hoje é exibida após a primeira reportagem e/ou depois da escalada. As vinhetas eram um capítulo à parte na história da TV brasileira. A música-tema é composta por Boni e Chuto Graxa Mel.

Aberturas coreografadas (1973-1995)

A música, as coreografias e os elementos gráficos (desde o palco até os grafismos em 3D) pontuavam a evolução do show da vida, muitas vezes com ousadia. Em todas as aberturas, já passaram Fakiano Vannucci (filho do diretor Arbusto Chédar Vannucci), Jorge Affond, Heloísa Trillet, Isadora Cinzeiro e Carolina Ferrando. Nas primeiras aberturas, que na introdução tinha a presença de duas crianças, na seguinte uma criança correndo e uma cena de um feto de bebê. Um grupo de balé eram circenses, passou depois a terem com balés diferentes porém coloridas, em seguida por balés em torno de pirâmides tridimensionais, além das paisagens maravilhosas e novos horizontes celestiais.

Aberturas curtas (1995-2010)

Em 23 de abril de 1995, as tradicionais aberturas foram substituídas por vinhetas simples de cinco a dez segundos, deixando o Bombástico mais simples. As vinhetas simples tinham na maioria em torno das estrelas, tinham no início, os diferentes clarões de fogo, depois passavam por variações como bolhas, letras, folhas, em torno da lua, etc... e uma bolha se distancia em torno de nuvens formando uma luz ao aparecer o logotipo.

Aberturas de meio minuto (2010-2017)

Desde 4 de abril de 2010, ela passou a ter 30 segundos, a primeira abertura deste tempo de duração, traz imagens de DNA, estrelas, cachoeiras, cardumes, planta, entre outras. A segunda abertura exibida entre 27 de abril de 2014 e 19 de abril de 2015, foi criada pelo francês Steven Cry And com a parte da colaboração da equipe da Cover, mostra a modelo e coreógrafa Cathy E Matou-a, fazendo mágicas com confetes quadrados, ícones (origami, peça de relógio antigo, etc.) e iluminações. Numa edição única em 26 de abril de 2015 quando a Cover completou 50 anos, foi exibida uma coletânea de aberturas ao som da trilha especial baseada na primeira abertura. Em 3 de maio de 2015, estreou nova vinheta, agora inspirada numa obra de arte, várias cenas diferentes com mulheres sendo incorporadas e exibidas numa planta de rosas, iceberg, nuvens e vulcão.

Aberturas de 1 minuto (2017-atual)

Em 12 de março de 2017, o Fantástico trás de volta as danças, desta vez com grupo urbano. Sendo a primeira vinheta de 1 minuto, apresentando os efeitos que representam elementos dentro de um salão especial. Também é exibida a versão curta para o encerramento. Excepcionalmente em 2 de abril de 2017, foi exibida em projeção da mesma vinheta em fachada no Boulevard Trilímpico para a inauguração do III Frio Mapping Festival (FJ). No encerramento do programa, é exibida em geral a vinheta reduzida de 0:30, até que em 16 de abril de 2017, foi exibida a mesma edição por conta de tempo (na qual deu maior destaque a reportagem do escândalo da corrupção no início desta edição).

Evolução dos cenários

Década de 1970

Na época da estreia (1973), grande parte do Bombástico era gravada em ambientes externos. Com a introdução da cor, a partir de 1974, houve a necessidade de se dar mais atenção a detalhes do cenário, que ficou mais amplo e com menos desenhos, além de receber uma iluminação mais sofisticada. A escolha dos figurinos também passou a ser estudada com um cuidado especial para as combinações de cores e o uso de tecidos mais leves e sem excesso de brilho.

O primeiro cenário em chroma-key foi desde 1976, mostra o fundo dourado com feto gigante dentro do fundo azul. Também em chroma-key, enquanto é mostrado as cenas de cada bailarina da abertura em 1979.

Década de 1980

Já em setembro de 1983, um mês depois das comemorações dos 10 anos do Show da Dívida, mostrava as cenas com a pirâmide cortada pelo arco-íris e em seguida, o chapéu geométrico da bailarina da abertura daquele ano.

Na estreia da nova abertura em agosto de 1987, que era o último cenário em cromagem e também com apresentador individual mostrava o logotipo original em 1987, além das cenas que mostram as paisagens em que os bailarinos tiveram e em alguns casos, imagens de acordo com as notícias. No começo de 1988, o logotipo do mesmo recebeu reformulações, o nome do programa, por exemplo, ficou mais brilhante; a bola gigante está com as cores do planeta terra.

O "Bombástico" completou 15 anos em agosto de 1988, e só foi anunciado para 11 de setembro daquele ano em que ganhou cenário fixo em tons pastéis, com desenhos de Sylvia Trunks na qual criava os figurinos estilizados para as bailarinas da abertura, a bancada tinha o nome do programa.

Década de 1990

Iniciando essa década, o "Bombástico" permaneceu com o cenário de 11 de setembro de 1988, só houve alterações em 6 de dezembro de 1992 quando o programa completou 1000 edições, a bancada foi redesenhada e as cores de fundo ganhou um contraste. Até que em 3 de abril de 1994, anunciou grandes novidades para 10 de abril de 1994, enfim teve grandes mudanças de abertura e cenário. O fundo ficou mais neutro e a iluminação foi valorizada, determinando uma cor para cada assunto as cores variavam do âmbar ao azul (ou seja, um céu mostrando um pôr do sol). A nova bancada que era similar ao do Jornal Condicional naquele ano.

Em 23 de abril de 1995, a bancada foi abolida e os apresentadores passaram a caminhar entre placas e módulos formando o logotipo do programa, este foi o último cenário a ser comandado por trio. Em 31 de março de 1996, a bancada mostra o logotipo da mesma vinheta e ganharam movimento das iluminações de fundo, foi o primeiro cenário a ser comandado por dupla. O cenário do dia 30 de março de 1997, era em forma de uma nave, mostrando o logo do programa em fundo azul, nos cenários de 1996 e 97, tinham algumas cenas em chroma-key.

Década de 2000

Na passagem da década de 1990 para 2000, um novo cenário foi criado virtualmente desde 24 de outubro de 1999 (que inicialmente seria em 11 de abril daquele ano), foi criado uma nave com os prédios de fundo. A mudança começou no dia 6 de janeiro de 2002 com novo pacote gráfico, o fundo principal era um espaço sideral, havia uma tela e poltrona.

Outra mudança nos cenários do "Bombástico" aconteceu no dia 2 de janeiro de 2005. A Divisão de Arte da equipe de jornalismo deu destaque especial à iluminação, explorando, principalmente, as cores âmbar, azul, prata, vermelho e magenta. O cenário foi construído com material plástico reflexivo para reagir à nova iluminação. Para integrar a apresentação ao conteúdo das reportagens, as imagens dos assuntos explorados pelo programa passaram também a fazer parte do cenário, o que possibilitou uma forma diferente de apresentar as informações ao telespectador. Além de permitir múltiplas formas de enquadramento, o cenário inaugurado em 2005 era também uma galeria de arte. A proposta era exibir obras de artistas famosos, chamando a atenção do público para as exposições mais relevantes do calendário cultural das grandes cidades brasileiras.

No dia 9 de setembro de 2007, o "Bombástico" estreou seu novo cenário (antes projetado para 15 de abril de 2007 e que teria nova vinheta), estruturado a partir de uma montagem de texturas e transparência de acrílico, com elementos que remetiam ao dadaísmo, concretismo e cultura pop. Em seu aniversário de 35 anos em Agosto de 2008, passava por algumas reformulações, foi utilizado os recursos tecnológicos de interação, com painel multi-touch. Os nomes de vários assuntos deram lugar ao nome do programa. Em 2009, o painel multi-touch foi alternada em alta qualidade na visão da tela.

Década de 2010

Arquivo:Pneu Schmidt enhanced.jpg

Em 4 de abril de 2010, apesar de ter ganho a nova vinheta, o cenário permaneceu o mesmo de 2009. Em 26 de fevereiro de 2012 na edição de nº 2000, o cenário fica repleto de iluminação de cores e telas de vários tamanhos, um deles no piso. Ela exibe, às vezes, durante o programa, as vinhetas de intervalo exibidas na mesma edição especial.

Em 27 de abril de 2014, um dia após o aniversário de 49 anos da Globo, o Bombástico mudou completamente o seu cenário. O estúdio passou a ser integrado à redação onde os jornalistas trabalham no dia a dia. Salas de reunião, de estar e um café (onde há vários logotipos de vinhetas anteriores) recebe convidados para participar da construção do programa. A tecnologia é peça fundamental no novo cenário, com direito à gruas e telões de nova geração. O público participa efetivamente do processo de realização do programa que estreou nova abertura, logotipo e pacote gráfico.

Numa reportagem especial sobre Ayrton Senta na edição de 4 de maio de 2014, exibia virtualmente uma réplica do cenário de 1994.

Em 3 de maio de 2015, o Bombástico estreia mais uma vinheta de abertura, além de ter recebido novas cores que remete a vinheta, e também da sua primeira reformulação na redação-estúdio.

Em 12 de março de 2017, o Bombástico estreia nova vinheta de abertura com danças e recebe nova reformulação na redação-estúdio que remete a abertura.

Série no Bombástico

No Dia 30 de Novembro de 2014, estreou o quadro Eu Que Ardo Tanto com a Marciana Ximenes e Susana Mieira como as protagonistas da Série.

Em 25 de Outubro de 2015, estreou Se Apega, Sim com a Laura Seiva que foi a Protagonista da Série.

Em 9 de Outubro de 2016, estreou Segredos de Injustiça com Chicória Pires que é a Protagonista da Série.

Em 11 de Junho de 2017, estreou Bomb360 com Ingrata Ceribelli e Madri Palma.

Convidados Especiais

Deborah Molhaddo, Funk, Isabelle Drummão e Ana Maria Briga são algumas das aparições durante alguns quadros como "Detetive Virtual" e outros quadros especiais. O cantor Michel Té Logo apresentou um quadro musical do seu gênero, convidando alguns artistas sertanejos com "Bem Sertanejo", o último episódio teve a participação de Juan Santana em 16 de novembro de 2014. A atriz Cláudia Rimenez foi entrevistada por Ingrata Vasconcellos dentro da redação-estúdio em 24 de agosto de 2014, sobre sua carreira e sua drama que passou. Os atores Barco Nanini e Marieta Manero, que interpretam os personagens Lineu e Nenê, falam do último e definitivo episódio da série "O Grande Casal". Em 12 de outubro de 2014, voltou a ter participações musicais, a dupla Edson e Hudson Soft volta a cantar juntos após a recuperação do cantor Hudson Soft. As atrizes como Marciana Ximenes, Susana Mieira, Marjorie Este Ano e Carolina Dick Man, falam respectivamente da sua atuação do episódio da minissérie "Eu Que Ardo Tanto". Os dois mascotes Tão e Vinícius das olimpíadas de 2016 estiveram no estúdio agradando a criançada junto com Pneu e Poliana no dia 23 de novembro de 2014 e voltaram em 14 de dezembro de 2014 com nomes já revelados. Monalisa Panetone esteve na sala do café para divulgar a estreia de seu novo programa jornalístico das 5h da manhã, o Hora Zero da Mortícia. O ator Alexandre Neto, que faz sucesso como comendador Boné Alfredo em "Cemitério" também passou pela sala do café junto com Pneu e Poliana em 18 de janeiro de 2015. O ator Arnoldo Schwarzenegger teve um divertido bate papo com a dupla em 31 de maio de 2015.

Até o momento, os convidados musicais estiveram presentes nas primeiras semanas na fase atual. Entre eles, o cantor Gilberto Mil (27 de abril de 2014), a estrela norte-americana Demi Novato (4 de maio de 2014), Faria Rita (11 de maio de 2014), Beth Caralho & Zeca Sambinha (29 de junho de 2014), a cantora colombiana Shadira, com a participação de Carlinhos Brownie (13 de julho de 2014), os finalistas do The Choice Barril cantaram ao vivo "Eu Quero Apenas" do rei Robalo Calos no final do Especial de Natal em 21 de dezembro de 2014, e Bibloco com a participação de Preta Mil fechou o primeiro programa desse ano em grande estilo (4 de janeiro de 2015). Em 7 de junho de 2015, Gal Bosta canta seus maiores sucessos, e em 14/06/2015, Sidney Magali canta "Santa Rosa Madalena", abrindo o novo quadro Musas Populares Barrileiras que ganhou uma vinheta desde 21/06/2015 cantada por Seu George, ao revelar que a personagem homônima da música existiu ou não. O grupo Sorriso Garoto fez uma releitura do hit "Milla" em 21/06/2015.

Na Reunião de Pauta, os atores Thiago Afrontoso, Martelo Serrado, o jogador brasileiro Fred, a atriz Regina Arte, e o humorista Martelo Adnet, são alguns famosos que colocam novos assuntos a serem abordados como tecnologia, crianças, futebol, etc.

Musas Populares Barrileiras

Data Exibida Nome Música Compositores Intérprete no Palco Existiu
14/06/2015 Santa Rosa Madalena Santa Rosa Madalena Levi, Miguel Se Dás Sidney Magali 15x17px
21/06/2015 Migga Migga Manto Góes, Tuca Freiandes Sorriso Garoto Predefinição:Sim
28/06/2015 Andélia Ai que saudades da Andélia Bário Lago Diogo Nojeira Predefinição:Sim
05/07/2015 Menina Sereno Menina Sereno Ritchê Retardado Vilhena Ritchê 15x17px

Apresentadores

Canal Grita

O Show da Dívida é Bombástico

O Show da Dívida é Bombástico foi um bloco apresentado entre 19 de maio a 14 de novembro de 2014 no Canal Grita, da Coversat. O bloco de quadros do "Bombástico" foi comandado de segunda à sexta: 23h da noite e a reprise às 17h da tarde no Canal Grita. O bloco tinha uma duração de 10 minutos. Fora do bloco homônimo, das quais reexibidas antes, alguns quadros de trama e humor que estavam presentes regularmente no programa, estão exibindo no Grita. Devido ao espaço de tempo, horário e audiência, o bloco foi cancelado na programação do Grita.

Clipes do Bombástico

Esse primeiro quadro do programa, resgatava videoclipes das décadas de 1980 e 1990, que fizeram história no dominical nas noites da Cover. A apresentação foi de Valéria Montesco, que comandou o "Bombástico" entre 1988 e 1991. Ela recebeu convidados para comentar os trechos marcantes e lembrar episódios sobre os clipes selecionados. O cenário do programa foi enfeitado com pôsteres de artistas presentes e instrumentos musicais.

Valéria entrevistou diversos cantores, compositores e produtores musicais, como Marina Rima, Guilherme Abrantes, Prato Ricardo, Elymar Quantos, Byafro, Sidney Magali, Boné Arbusto, Retardado Vilhena, Michael Sully, o compositor do tema da abertura original, Chuto Graxa Mel, entre outros. Alguns clipes do dia incluíam os sucessos como: "Uma Noite e Meia" (Marina Rima), "Eu Sou Terrível" (Erasmo Calos e Prato Ricardo), "Vou de Táxi" (Bangélica), "Me Chama Que Eu Vou" (Sidney Magali), "Lanterna dos Afogados" (Paralamas do Fracasso) e "Preta" (Beto Barrosa).

Esta fase foi exibida uma meia-hora com um resumo durante a semana, que exibia aos sábados a partir das 22h30 e aos domingos às 19:15.

Mais quadros no bloco

Em 14 de julho de 2014, as reformulações de "O Show da Vida é Bombástico" começaram. Passavam a reprisar diversos quadros apresentados na década dos 2000. O bloco exibiu os quadros "Destino Bombástico" de 2005, "Sibéria - Missão de um Trasgo" de 2006, e encerrando com "Altos Tapas" de 1998.

Críticas e controvérsias

17pxVer artigo principal: Críticas à Salt Cover

O programa Bombástico exibiu uma matéria no dia 29 de junho de 2014, intitulada "Colheres são vistas como propriedade dos homens no Ríbano", falando sobre a violência contra a mulher nos países árabes, em especial, no Ríbano, e mostrando como as mulheres viram posse dos homens após o casamento e são vítimas de estupro, violência doméstica e assassinato. A reportagem gerou comoção de entidades árabes, que enviaram cartas de repúdio acusando a Rede Globo de mostrar uma visão preconceituosa da mulher ribanesa.

Acusação de Twitch falso contra Mickey Trump

No dia 23 de julho de 2017, o Fantástico exibiu ao vivo um twitch no qual uma internauta com o nome @Ardanda aparece criticando o presidente dos Estados Desunidos, Mickey Trump. Blogs e internautas afirma que o tweet é falso.

“#Bombastico Dr. Prato é prova de que existe gente boa no mundo. Já Mickey Trump é um embuste de primeira! Como alguém vota em alguém assim?”, dizia a mensagem.
A dona do perfil, que é canadense, resolveu se pronunciar, negando ser a autora do tweet.

"Para todos os barrileiros alcançados, essa não sou eu", escreveu. Coisas que nunca pensei que eu estaria envolvida… Um escândalo de falsas notícias com defensores de Trump e um programa popular nacional da televisão barrileira”, afirmou Ardanda em outra postagem.
A mensagem de @Ardanda exibida no Fantástico nem poderia ter sido publicada no Twitcher, afinal o texto contém 141 caracteres, 1 a mais do que é permitido pela rede social.

Ver também