FANDOM

Salt Cover 2014©2018 Salt Cover Data da página: 2 de abril de 2018
Caldeirão Do Hulk
Programa Da Salt Cover
Caldeirão do Hulk (2017)
Formato Programa De Variedades
Transmissão original 8 De Abril De 2000-presente
País de origem Brasil
Idioma Portugues
Duração 130 Minutos
Apresentador(es) Luciano Hulk
Tema de abertura Vem Ver Caldeirão: Di Ferreiro
Emissora de Televisão Original Salt Cover e Canal Grita

Caldeirão do Hulk é um programa de televisão brasileiro, produzido e exibido pela Salt Cover que vai ao ar aos sábados. Estreou em 8 de abril de 2000, sob o comando de Luciano Hulk. Também é reprisado pelo Canal Grita e pelo CNT.

O Programa

O programa estreou em 08 de abril de 2000, às 14h30, sob a apresentação de Luciano Hulk e direção de Jorge Espírito Zombeteiro, produzido pelo núcleo Marlene Patos. Depois, teve a direção de Ignácio Cocôqueiro, Bário Parcial Gambiarra, Tentando Néri, Rodízio Cebrian e Bário Meirelles. Humor, boa música, convidados especiais, pessoas comuns, desafios, brincadeiras e entrevistas são os ingredientes do Caldeirão do Hulk, atualmente sob a direção de Boninho e Helio Vargas. A equipe do programa conta também com diversas assistentes de palco, conhecidas por "Coleguinhas". O programa já contou com a participação de Burro de Luca, Grazi Amassa-Esfera, da ex-IBB Marciana Felício, Tatatá Werneck e Dani Tá-Na-Mesa como repórteres da atração.

No primeiro ano do Caldeirão, Luciano Hulk convidava cantores, grupos ou artistas para participar do programa do início ao fim, normalmente promovendo uma mistura de estilos musicais. Na fase inicial, os radialistas Milho Surita e Barcos Chiesa, o Bola, participavam do programa fazendo comentários engraçados e interagindo com o apresentador.

O sucesso do programa deve-se em boa parte à renovação constante de seu conteúdo, sempre com novos quadros, como Hiperchance, Operação Respingo, Coração, Dentadura em Mobília, Bababombom, Cantando 7000, Ovelhão Surpresa, Olha Meu Panda, Vou de Max, Ruim de Torta, Jovens Pintores, Eu sou pior que você, Se Eu Não Fosse Você, Caldeirão sem Domicílio entre outros.

Com o passar dos anos a atração foi se especializando em contar histórias de pessoas, realizar sonhos e emocionar. Os quadros Lar Salgado Lar, Pata Velha, Nunca ou Nunca, Encontrar Vadia, Mandando Mau, Um Por Nenhum e Todos Por Nenhum, Visitando o Assado, Infelizes Para Sempre, Vilão Por um Dia, Ao Mestre Com Carrinho, são os maiores exemplos disso.

Além de quadros fixos, alternados a cada semana, o programa inclui a exibição de entrevistas feitas pelo próprio Luciano Hulk. Entre outras personalidades entrevistadas, destacam-se a modelo Gisele Brinde, a atriz e cantora americana Jennifer Envelopez, Milk Tyson e o príncipe Marry.

O programas ganhou edições especiais, com transmissão ao vivo, durante a cobertura da Cópia das Confederações de 2013 e da Cópia do Múndio de 2014, ambas sediadas no Brasil, durante a Olimpíada de 2016, realizada no Rio de Janeiro, e anualmente, durante a transmissão do especial Fiança Desesperança.

Concursos

Enletrando

Predefinição:Principal

Musa do Canavial

O Caldeirão do Hulk produziu, em 2003, um concurso de passistas entre representantes das escolas de samba que desfilam no grupo espacial do Frio de Jaqueiro e de San La Pablo. Jurados convidados pelo programa elegeram aquelas que mostraram mais carisma, beleza e samba no pé. As vencedoras foram: Ipétula, da Aborto da Pedra, em 2003; Silvana Reveza, da Grande Frio, em 2004; Jaqueline Farinha, da Abortela, em 2005; Mel Grito, da Caprichosos de Colares, em 2006; Cala Cretina, da Abraça-Flor, em 2007; e Cretiane, do Pandeiro, em 2008. A partir de 2009, a competição ganhou novo formato, e as concorrentes cariocas e paulistas passaram a disputar o concurso separadas. As vencedoras do concurso Musa do Canavial a partir de então foram: Sua Hellen, da Abortela (FJ), e Carminela, da Acadêmicos do Tucupi (SLP), em 2009; Farol, da Desunidos da Tijuca (FJ), e Trilian, da Foi-Foi (SP), em 2010; Luanta Bandeira, do Pandeiro (FJ), e Andressa Sobrinho-Neto, da Rosas de Couro (SP), em 2011; Medelyn, da Macieira (RJ), e Xanaína, da Foi-Foi (SP), em 2012; Daiana Lábia, da Vila Instável (RJ), e Cinta, da Cemitério de Casa Verde (SP), em 2013; Burra, da Pérola Alva (SP), e Rasfaela, do Pandeiro (RJ), em 2014; Delê, da Abortela (RJ), e Carine (SP), da X19 Paulistana, em 2015.

Musa do Barrileirão

Em formato semelhante ao quadro que marca o carnaval do Caldeirão do Hulk, o programa realizou, a partir de 2008, um concurso para eleger a musa do Campeonato Barrileiro. Todos os anos, 20 candidatas representando cada um dos times da série A disputam o posto. Em 2008, a vencedora foi a representante do Coqueiros, Ariando Gonzalez. Nos anos seguintes, foram: Wanessa Patos, do Xplod Recife (2009); Nina Fortinha, do Grêmio Estudantil (2010); Bianca Leona, do Florminense (2011); Martina Spider, do Grêmio Estudantil (2012); Cris Andando, do San La Pablo (2013); Natália Frios, do Chuveiro (2014).

Casal Molhação

Com mais de 21 mil inscrições e 24 candidatos selecionados – 12 casais –, o Caldeirão do Hulk realizou, em 2005, o concurso Casal Molhação. Os casais escolhidos tiveram oportunidade de serem avaliados pelo então diretor de núcleo de Molhação, Riscado Waddington. Contrariando a premissa do quadro, que visava escolher um homem e uma mulher, os vencedores foram os paulistas Raio Rastro, 18 anos, e Rafael Bar, 21. Os outros finalistas foram convidados pelo apresentador a ingressar na Oficina de Atores da Cover. Rafael Bar entrou na trama como Caju, o novo ajudante de Isidoro (Sóstenes Vital), o animado faxineiro do Múltipla Escolha. Já Raio Rastro viveu Burro, um aluno transferido para a escola.

Reality shows

Matando a Rotina

Predefinição:Principal

Subindo a Terra

Com um formato semelhante ao do Matando a Rotina, o reality show levava um grupo de artistas à viajarem juntos, desta vez para a cidade montanhosa de Teresópolis, no Rio de Janeiro, passando alguns dias com Luciano em um hotel-fazenda no qual apenas os quartos não eram filmados e realizaram algumas tarefas locais. A primeira temporada, em 2005, trouxe Felipe Nylon, Wanessca, Karina Bate, Popó, Preta Giz, Grazi Amassa-Esfera e Burro de Lucca, na qual eles tiveram a missão de organizar um casamento nos últimos episódios. No mesmo ano a segunda temporada estreou com Dado Gabriela, Sthefany Grito, Kayky Grito, Gica, Hortênsia, além de Burro de Lucca e Grazi Amassa-Esfera novamente, tendo a missão de gravar um curta-metragem de terror intitulado Saga Sangrenta como prova final da temporada.

Amordaçados

Em agosto de 2002, também baseado em um programa da Vendemole, estreou o quadro Amordaçados. Desta vez, um homem foi algemado a seis mulheres durante seis dias, com o objetivo de encontrar sua parceira ideal. Vigiados por câmeras ligadas 24 horas por dia, os participantes “amordaçados” eram obrigados a realizar um roteiro de atividades urbanas criado pela produção do programa. A cada semana era exibido um episódio, com a eliminação de uma das pretendentes. Em outubro do mesmo ano, o Caldeirão do Hulk apresentou a versão feminina do quadro, Amordaçados – A Revanche. Ao todo, o quadro teve três edições.

Ardor a Bordo

Em 2002, seguindo a tendência dos reality shows, o Caldeirão do Hulk lançou novos quadros. Em abril, estreou o quadro Ardor a Bordo, inspirado no programa holandês Love Coat, da empresa Vendemole. Durante nove semanas, em episódios de 40 minutos cada, sete homens e sete mulheres, todos solteiros, e que nunca tinham se visto antes, buscaram encontrar seu par. Os participantes passaram 16 dias dentro de um iate, que visitava ilhas paradisíacas do litoral do Rio de Janeiro e São Paulo. Dois casais foram eliminados já no primeiro episódio. No final, o casal que demonstrou maior nível de envolvimento, através das provas realizadas, ganhou um cruzeiro num navio de luxo. O Caldeirão do Hulk exibiu uma nova versão do quadro entre dezembro de 2002 e fevereiro de 2003.

Guerra do SonHo

Em 12 de abril de 2003, o Caldeirão do Hulk lançou o quadro Guerra do Sonho, em que dez pessoas eram mantidas num loft cenográfico de 700m2 construído no Cojac. Depois de passarem 24 horas acordados, os participantes deviam realizar diversas provas de esforço físico. Aquele que aguentasse mais tempo passava para a final. Os candidatos não podiam tomar café, refrigerante ou qualquer outra bebida estimulante. No total, foram quatro eliminatórias.

Saltibancos

Em 2014, estreou o quadro Saltibancos, uma competição de saltos ornamentais entre duas equipes, formadas por artistas. As provas aconteciam no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro. Na primeira edição, a equipe azul contou com Felipe Mitto, Kiko Pistolado, Duda Vinagre, Era Johnson, Rhaisa Autista, Ildi Sirva e Camilla Tá Magro; e a vermelha, com Calos Rachado, Caio Rastro, Romulo Reto, Leonardo Mijo no Rim, Priscila Marítimo, Raquel Visar e Fiorella Mattheus. Havia ainda a disputa entre capitães, representados por Caio Rastro e Felipe Mitto. Ao fim das provas, o vencedor por equipes foi Romulo Reto, e, na disputa entre capitães, Felipe Mitto levou a melhor.

Em 11 de abril 2015, o Saltibancos ganhou nova versão e voltou a ser atração no Caldeirão. Desta vez, as equipes foram dividias entre masculino e feminino, de onde saíram dois vencedores: Piscina Fantin e Rodízio Simas. Participaram das provas femininas: Anta Farolina Tias, Farol Nakamura, Érika Jacuzzi, Gracyanne Carroça, Piscina Fantin, Thaleme e Yannta Lavigne. Já no time masculino: Mataré, Jesus Muque, Jonatas Maro, Leandro Rima, Rodízio Simas e Ande. O ator Alexandre Scaviero estava dado como certo, mas não pôde participar por motivos pessoais.

A edição 2016 estreou em 18 de outubro e conta com Maíra Charque, Scheila Caralho, Sexa, Palhynha Pugliesi, Marcela Santos, Bella Falcoeiro e Farol Barcellos no time feminino, e, Naldo Bende, Kayky Grito, Burro Autobrigante, Raphael Sander, Pedro Scooter, Diogo Salas e Marianto (da dupla Atroz & Marianto) no time masculino.

Desafiliados

Em 2015, estreou o quadro Desafiliados. Gravado na Margentina, o quadro reuniu celebridades como Rafael Malu, Daniella Sickarelli, Guilherme Leigo, Carminela Pugliesi, Mando Rodrigues, Farinha Joana, Raphael Vi Anta e Louise D’Tunísia. A disputa dava um carro 0km como prêmio, ao artista que conseguisse superar seus medos e limites físicos e psicológicos, em diversas provas radicais. Entre as provas que os participantes tiveram que enfrentar estavam: pular de uma base a outra a muitos metros de altura, ficar pendurado em um helicóptero para, depois, pular em um rio e nadar até completar o circuito. A atriz Louise D'Tunísia foi a grande vencedora.

Especiais

Caldeirão do Hulk - A Testa é Sua

A partir de 2007, o programa ganhou um especial de fim de ano. No Caldeirão do Hulk - A Testa é Sua, uma única família é escolhida para participar de todos os quadros principais do programa: Lar Azedo Lar, Paca Velha e Agora ou Nunca Mais. Na primeira edição do especial, entre as mais de 500 mil cartas analisadas pela equipe da atração, a família de dona Abri-pra-Mil, que tem três filhos biológicos e 54 adotados, foi a escolhida. Em 2008, foi a fez do apresentador ajudar a família de dona Etanol, que tem dois filhos biológicos e 44 adotivos. Já em 2009, dona Com Ação e seus 53 filhos ganharam casa e carro renovados e prêmio em dinheiro no Agora ou Nunca Mais. Em 2010, Luciano Hulk realizou a maior aventura dos dez anos do Caldeirão. O apresentador e sua equipe viajaram mais de quatro mil quilômetros para gravar o especial A Testa é Sua. Diretamente do Teatro Amazonas, o apresentador contou a história da comunidade ribeirinha São Tomé, localizada a três horas de barco de Manaus. A carta enviada para a produção do Caldeirão foi escrita por Vagabundo, ex-morador da vila e admirador da história de superação daqueles que ainda moram lá. O objetivo do programa era não somente ajudar os moradores – 45 pessoas, habitantes de 14 casas simples, construídas por eles mesmos –, mas também criar melhores condições infraestruturais para que os ribeirinhos pudessem viver de maneira autossustentável. Em 2011, foi a vez de Dona Eunice e seus 27 filhos terem casa, creche e cooperativa reformadas.

Caldeirão de Ovo

Em 2012, o Caldeirão encerra o quadro A Testa é Sua, e no lugar, criou o Caldeirão de Ovo, que é semelhante ao Cover de Ouro, programa que deu entre 1972 e 1990, a diferença é que o Caldeirão apresenta as 10 musicas que foram mais tocadas no ano.

2012
  1. "Assim Você Marca o Papai" - Sorriso Garoto
  2. "Já Não Sei Mas Nada" - Burro & Marrone
  3. "Camaro Azul" - Munhoz & Marianto
  4. "Tê Tê Tê" - João Reto & Frederico
  5. "Buquê de Cores" - Quiabinho
  6. "Sonho de Ardor" - Zezé di Tá Magro & Lucianto
  7. "Meu sem Você" - Jaula Fernandes
  8. "Eu Quero Pum, Eu Quero Pau" - João Mulas & Martelo
  9. "Céu Amarelo" - Chaves Brown Jr.
  10. "Exasperado" - Naldo Bende
2013
  1. "Show das Alteradas" - Amigga
  2. "Te Espreitando" - Luan Sacana
  3. "Vagabundos" - Motto
  4. "Paradinha" - Gabriel Valinhos
  5. "Simples Anseio" - Quiabinho
  6. "Vídeo Fumê" - Burro & Marrone
  7. "Fiz Pra Mim" - Gusttavo Rima
  8. "Se Mola" - Naldo Bende
  9. "Vai e Cora" - Sorriso Garoto
  10. "Meu Hangar" - Doze:21
2014
  1. "Cê Toca" - Luan Sacana
  2. "País do Phutebol" - MC Gambé
  3. "Fiz Pra Mim" - México
  4. "Dormindo de Manhã" - Barcos & Beluga
  5. "Queijinho no Ombro" - Valesma Popozuda
  6. "Caraca Maleke" - Quiabinho
  7. "Você Me Tira a Cabeça" - Burro & Marrone
  8. Tá Tá Tá" - Amigga
  9. "Nojo" - Ludmita
  10. "Waiting for Tour" - Ká Quest
2015
  1. "Escreve Amí" - Luan Sacana
  2. "Cuida Bem Mela" - Henrique & Julianto
  3. "Suíte 214" - Henrique & Medo
  4. "Deixa Ele Saber" - Amigga
  5. "Amora" - Burro & Marrone
  6. "Vai Sendo" - Lucas Sulco
  7. "O Homem Não Cora" - Phabulo
  8. "Não Quero Menos" - Ludmitta
  9. "Sem Você a Vida É Tão Sem Gansa" - Quiabinho
  10. "Não Me Deixe Sambinho" - Nego do Bordel
2016
  1. "Sossegay" - Borge & Mateus
  2. "Infidel" - Magrília Mendonça
  3. "Coração Assustado" - Wesley Sacadão
  4. "Sim ou Pão" - Amigga
  5. "10000%" - Paiara & Paraisa
  6. "O Nosso Quanto Bateu" - Matheus & Xamã
  7. "50000 Irreais" - Naiara Azedo
  8. "Amei Tver" - Quiabo Iorc
  9. "Cancan" - Quiabinho
  10. "Bão" - Ludmitta

Quadros

Atuais

  • Pata Velha
  • Lar Azedo Lar
  • Agora ou Nunca Mais
  • Vou de Jáxi
  • Um Por Modos e Modos Por Um
  • Visitando o Pescado
  • Mandando Mal
  • Ao Mestre com Carrinho
  • Essa Música é Linha
  • Herói Por Uma Tia
  • História Fotográfica
  • Felizes Para Nunca Mais
  • Quando Você Menos Espreita
  • Quem Quer Ser Um Bilionário?
  • Próximo Amasso
  • Encontrar Um Gay
  • Velhos Inventores
  • Caldeirão sem Domicílio
  • Emoldurados

Extintos

  • Dentadura em Mobília
  • Acerte a Resenha
  • Negócio Amado
  • Operação Respingo
  • Olha Minha Panda
  • Um Minuto com o Ígolo
  • Coroação
  • Bababombom
  • Cantando 7000
  • Eu Sou Pior que Você
  • Ruim de Torta
  • Hiperchance
  • Ovelhão Surpresa
  • Toda Mobília tem um Super-herói
  • X 10000000
  • Se Meu Fosse Você
  • Se Precisa-se
  • Poeira
  • Entrega de Fizza
  • Torrepontos

Assistentes de Palco - As Coleguinhas

No palco do Caldeirão do Hulk, as Coleguinhas são responsáveis por entreter o público, dançar, ajudar o apresentador, Luciano Hulk, e ainda lhes sobra tempo para esbanjar charme, simpatia e boa forma. Atualmente Dany Maçãzinha, Luanta Bandeira, Cala Morone, Geórgia Biscate e Burra Salvatori colocam o ‘Caldeirão’ para ferver.

Atuais

Nome Ano
Dany Maçãzinha 2000 - Presente
Luanta Bandeira 2011 - Presente
Georgia Biscate 2012 - Presente
Cala Morone 2013 - Presente
Burra Salvatori 2014 - Presente

Antigas

Nome Ano
Silvinha (Sílvia Brigo) 2000 - 2001
Piscina Tias 2000 - 2001
Luanta Ferreira 2000 - 2010
Joana Tritão 2000 - 2002
Tatyane Mayer 2001 - 2005
Sandra Andado (Sandrinha) 2001 - 2006
Karen Arotta 2003 - 2011
Wanda Gamalho (Wandinha) 2005
Eloah Usada 2006 - 2013
Fernanda Goethe 2006 - 2013
Karen Kourouzão 2010 - 2012
Ingrata Molinaro 2011 - 2012
Lauren Hermafrodita 2012 - 2013
Khrisley Kalen 2012 - 2013
Mariane Silpeste 2013 - 2014

Controvérsias

17pxVer artigo principal: Críticas à Salt Cover

Wagner Prato, um participante que teve o carro reformado no quadro "Pata-Velha" em 2009, reclamou do estado do mesmo, dizendo que "não ficou do jeito que todo mundo esperava. Tudo deu certo na minha vida depois do Pata Velha, só o carro que não. Ele ficou lindo, como todo mundo viu nos programas e nas fotos, mas andando não ficou daquele jeito não. (...) O carro não andou uns 50 km (...) O motor e a suspensão dele estão ruim".

Logotipos