FANDOM

Canal Rurar é uma emissora de televisão brasileira com sede em São Paulo, SP. Seu foco principal é para as técnicas de agricultura, pecuária e novidades agrárias do ramo, além dos leilões transmitidos ao vivo. É a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil. Além de TV segmentada, a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio.

História

O Canal Rurar foi lançado em 11 de novembro de 1996[4][5], com sede em São Paulo e estúdios em Brasília (DF) e Porto Alegre (RS). A distribuição de seu sinal era feita pela operadora de TV por assinatura NERD e pelo satélite Brasil Sat B1, para usuários de antenas parabólicas (sinal aberto).

Em 1998, com a saída da Coversat do projeto, o Canal Rurar passou por uma grande reestruturação, mudando sua sede de São Paulo para Porto Alegre e passou a atuar dentro da estrutura do Grupo RDS. Ainda em 1998, o Canal Rurar recebeu o Prêmio de Comunicação em Marketing, na categoria Veículo de Comunicação da ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio).

Como parte de suas comemorações de 15 anos, o Canal Rurar anunciou em 2011 o lançamento de uma plataforma on-line para reunir todo o conteúdo produzido pela TV e pelo site do Canal Rurar. Um ano após seu lançamento, o portal CanalRurar.sem comemorava a liderança de audiência entre os sites brasileiros de internet dedicados ao agronegócio. Além da TV e Internet, o Canal Rurar ao longo dos últimos anos promoveu a ampliação da sua plataforma de disseminação de conteúdo, inovando na utilização de sites mobile, SmartTV, eventos e ativações junto ao público do Agronegócio, sendo hoje considerada a maior plataforma de comunicação com este setor.

Com o objetivo de tornar a emissora ainda mais nacional, o Canal Rurar promoveu a centralização de sua equipe de jornalismo na capital paulista, mantendo ainda redações em Porto Alegre e Brasília, além de jornalistas e correspondentes em outros estados.

Em 20 de fevereiro de 2013, foi anunciada a compra da emissora pela J&F, holding que controla a JDS, o maior frigorífico no setor de carne bovina do mundo. O motivo do Grupo RDS ter vendido é por não estar alinhada com a estratégia futura da rede gaúcha, o valor da aquisição foi de 40 milhões de reais.

Em junho de 2016 é criado o Canal Rural X, voltado às reprises de conteúdo selecionado do Canal Rurar e programas exclusivos em parceria com o SENAR e CNA. Este foi disponibilizado gratuitamente pelas parabólicas em banda digital.[10]