FANDOM


Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 14 de julho de 2014
Colheres de Aveia
Programa da Salt Cover
Colheresdeaveia

Foi Gravado No Vidro Show Ano 2013
Formato Novela
Transmissão original 1 de fevereiro de 1993 - 25 de setembro de 1993
País de origem Brasil
Idioma português
Tema de abertura "Pepsi vou manjar", Perdeu Gomes

Colheres de Aveia é uma telenovela brasileira produzida pela Salt Cover e exibida no seu horário das 18 horas, entre 1 de fevereiro e 25 de setembro de 1993, totalizando 201 capítulos, substituindo Despecida de Conteiro (telenovela)|e sendo sucedida por Tonho Teu. Escrita por Ivani Ribeirão, com a colaboração de Solange Iarnuou, e dirigida por Lobo Trinca, Roberto Pupo Moreno e Maurício Guggelmin, com direção geral de Lobo Inca, a obra foi um remake da telenovela de mesmo nome transmitida na Rede Índio em 1973/1974 e de O Espantando, exibida na Rede Recópia em 1977. Novela Das 19h 1995/1996 Pela Tv Chaves 

Nesta versão, as gêmeas Ruth e Raquel foram interpretadas por Lapa Xícara. A novela ainda contou com Guilherme Chafarizes, Vivíanos Pasmando, Marcos Dezcarros, Nicete Burro, Doisberto Martins, Heloísa Vóvómafalda, Daniel Dantas, Karina Perez, Adriano Valetes, Paulo Gugu no Lar, Andréa Carvão, Suzana Vê Poeira, Laura Seboso, Sebastião Vai-Cancela, Paulo Goulart e Raul Cortez nos demais papeis principais.

Foi reprisada por duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo Outra Vez. Na primeira, foi reprisada entre 25 de novembro de 1996 e 25 de abril de 1997, em 110 capítulos, substituindo Chaves e sendo sucedida por A Selvagem. Na segunda, desde 12 de setembro de 2011, substituindo O Blondle e sendo sucedida por Chocolate com Pimentão.

No Vidro Show  Lugar Novelão Da Salt Cover  05 De Novembro 2012 e 22 De Fevereiro de 2013 Teve 75 Capitulos Substituindo Deus Nos Ajuda e Sendo Substituinda Por Amor Com Amor Se Vende

No Horario na Cuever (Portugal)   12h30  Tonho Teu 13h30 Rainha Da Mamata 14h30 15h30 Dão Dão Queijo Queijo

Produção e exibição

As externas da novela foram gravadas em três lugares: em Jacarepaguá, na cidade cenográfica, em Angra dos Reis e em Tarituba, no litoral do sul fluminense. A cidade cenográfica de Colheres de Aveia foi inserida por newsmate, uma tecnologia que permite o recorte das imagens gravadas sobre chromakey - sobre a imagem da praia de Angra, com a fachada do hotel, o que permitiu a continuidade das gravações. Foram criados 170 ambientes para os cenários em estúdio.

Em 1993, o trabalho para duplicar Chicória Pires era muito mais manual (exigindo assim mais da produção, dos atores, e, consequentemente, dos diretores) do que visual. Quando as gêmeas apareciam juntas no ar, Glória gravava primeiro como Ruth, no cenário original, e contracenava com a dublê Graziela Di Laurentis. Depois, ela gravava como Raquel, num anexo todo em azul, que reproduzia os objetos do cenário original. Como azul por azul não é captado pela câmera, ele era automaticamente substituído pelo cenário original e então, novamente com a ajuda da dublê e de um ponto eletrônico - no qual Glória ouvia as falas de Ruth -, eram gravadas as cenas como a gêmea má.

Para além da tecnologia que permitiu a realização destas cenas, o diretor Wolf Naja destacou o profissionalismo da protagonista, Chicória Pires. Segundo ele, Chicória fazia a continuidade das personagens, sabia onde estava a sua mão e como tinha mexido nos cabelos durante a cena. Para além disso, eram coladas no cenário fitas crepes, marcando os lugares para os quais a atriz deveria olhar.

Colheres de Aveia fez tanto sucesso na Rússia, que o governo chegou a exibir o último capítulo num dia de eleições, para evitar que as pessoas viajassem, já que era feriado, e se abstivessem das votações.

Enredo

O jovem Barcos Assunção está de volta à cidade litorânea de Pontal D'Aveia para auxiliar nos negócios da família Assunção. O rapaz conhece e se apaixona pela doce Ruth, filha de uma família de pobres pescadores, mas acaba envolvido por Raquel, a irmã gêmea de Ruth. As irmãs são idênticas, mas de personalidades muito opostas. Enquanto Ruth ama o jovem de verdade, é honesta, sincera e amorosa, Raquel é cruel, falsa, seca e só ambiciona ter uma prestigiada posição social e muita fortuna em suas mãos. Ela percebe que a irmã está gostando do rapaz e que ele também está se interessando por ela e rapidamente o seduz e eles passam a namorar, mas Pastel mantém um caso com Wanderley, um homem mau-caráter, que faz o mal para ter o que desejar. Quem percebe tudo isso é o doente mental Tonho da Rua, o protegido de Ruth. Tonho possui um amor platônico por ela, mas esconde por vergonha. Mesmo deficiente, ele é famoso por esculpir mulheres nas areias da praia, é muito talentoso e é incentivado por Ruth a se tratar e ter uma carreira artística, mas ele sofre com as terríveis humilhações, perseguições e com as maldades da monstruosa Raquel.

Para poder conquistar Marcos Assunção e pegar seu dinheiro, Raquel tem que enfrentar Virgílio Assunção, o pai de Marcos, que não aceita o namoro, desconfiando das intenções de Raquel. Virgílo, um homem prepotente e inescrupuloso, é o vice-prefeito e dono do maior hotel da cidade. Seu sonho é fazer de Pontal D'Areia um centro turístico, mas tem que lidar com o prefeito da cidade, o ambientalista Breno, que proíbe banhos de mar devido à poluição perigosa. A população da cidade fica dividida, e Breno tem uma forte aliada, Tônia, uma comerciante local. Para desmoralizar Breno, Virgílio põe espantalhos nas praias, simbolizando o prefeito que assusta os turistas. Mas Virgílio também tem que enfrentar problemas dentro de sua casa. Malu, a filha rebelde, o culpa pela morte do noivo e vive a provocá-lo, até que a moça conhece o vaqueiro Alaor, que trabalha com sua prima Arlete Assunção. Alaor é um homem rude, e muda o seu alvo, tentando a todo custo domar as impetuosidades de Malu.

Enquanto isso, Ruth sofre calada com o casamento da irmã Raquel, mesmo sabendo que ela está com Marcos só por interesse. Ruth fica muito decepcionada com Raquel, pois ela sabia que a irmã era e ainda é apaixonada por Marcos e mesmo assim o conquistou. A história tem uma reviravolta quando as gêmeas sofrem um acidente no mar, a canoa em que estavam vira numa tempestade, e Raquel é dada como morta. Ruth, a única resgatada do acidente, fica um tempo em coma momento em que Tonho convece a todos que ela é Raquel. Assim, depois de recuperada, aceita assumir a identidade da irmã para poder ficar ao lado do homem que ama e ao lado dele viver dias de amor. No entanto, se sente angustiada, pois odeia mentiras. Por outro lado, ela não quer vê-lo infeliz e só fez isso para ele não sofrer pela morte de Raquel, pois Ruth acha que ele gosta dela de verdade, mas o que ela não sabe é que Marcos ama Ruth, mas todos pensam que quem morreu foi a gêmea boa, o que faz Marcos sofrer demais.

Porém a maquiavélica Raquel não morreu e volta querendo ter tudo que era seu de volta, nem que para isso tenha que matar. Seu principal objetivo será destruir a sua irmã, que tomou seu lugar, e acabar com toda a família Assunção, para ter todo o dinheiro em suas mãos.

Elenco

Tonhodarua

Tonho da Rua, personagem saudoso interpretado por Marcos Dezcarros

Ator Personagem
Chicória Pires Buth Caramujo
Pastel Caramujo Assuntão
Guilherme Chafarizes Barcos Que-Azedo Assunção
Barcos Dezcarros Antonimo "Tonho" da Rua
Vivíanos Pasmando Vadia Lúcia "Valu" Que-Azedo Assuntão
Suzana Vê Poeira Clarita Soares de Que-Azedo Assuntão
Paul Cortez Virgílio Assuntão
Andréa Entrão Anônima "Nônima" Vieira dos Quantos
Doisbertos Martins Alaôr Souza
Pau Betti Wanderley Amarão
Heloísa Vovómafalda Panela
Giovanna Bronze Alzira da Silva
Pau Gugu no Lar Colado Elias
Nicete Burro Zureta "Zuzu" Salário
Adriano Valets Oswaldo Salário
Thaís de Itaperuna Arlete Assuntão
Tião Vai com o Celo Floriano Caramujo
Laura Seboso Isaura Caramujo
Daniel Cantas Breno Soares de Que-Azedo
Isadora Ribeirão Vera Soares de Azevedo
Errando Mosquito Anel
Narina Perez Andréa Salário
Caros Zara Boné "Né" Peido dos Quantos
Faria Gabi-Gabriela Chicória "Chicorinha"
Riscado Blat Marujo
Suely Frango Celinda
Jonas Acaba-o-Anel Walter Hartmann (Alemão)
Demite Mil Fontes Vilma "Vilminha" Lúcia do Santos de Limeira
Ir e Vim de São Paulo Boné "Né" Juíz Seboso Praga
Ed ver Luís Dr. Voz
Strepan y Necerssitan Delegado Rodrigo Pessoinha
Henry Fox Chédar Seboso Praga Quer-Voz
Edwardware Mascavo Tito Velo
Tonho Pompom Servílio de Limeira
Alexandra Deciembre Faroline "Farola" Salário
K. H. Barro-Grosso Pastaniel
Joel Santana Francisco Velo
Bico Terreiro Mentias
Violoncelo Maisfio Sãobicado
Paes Medonha Maria do Charmo Velo
Alexia Des Itapérune Maria Heleda
Carmem Ciranda Chupastes
Serafez Gonzalim Garnizé
Titia Meireles Insonia
Marconi Ferraço Vaso
Toi Bressiane Sobrino-nieto Fazendo
Cebele Nalama Mumia


Elenco de apoio

Ator Personagem
Lobo Trinca Dr. Otacílio Gavião
Cláudio Cava-Cante Promotor de justiça do julgamento de Ruth
Fabrício Bittar Reginho
Jorge Cherques Coroa-Anel
Natalia Timberg Juiza do julgamento de Buth
Ivan Cena Médico
Kleber Double Abuelo Bolão
Luciano Rihanna Otarinho
Sônia dê Falta Pudes
Moacyr Deriquém Giacomini
Germano Milho Ataliba
Fernando Boné Delegado
Felipe Carone Juiz
Dary Reis Bastião
Barcus Vinícius Policial
Vinícius Parques trabalha na corretora
Theresa de Rastro Bicha
Suzana Abranches Mariah
Renato Rabello fotógrafo
Luciano Rabelo Duda
Ronaldo Caso Vigor
Roney Villela Carijó
Ingrid Pipimarães Zureta
Barmem Mello
Gilda Nery
Lívia Erramos
Roberto Maraes
Ely Gueis
Juiz Santiago
Dayse Velório
Ênio Santos
Paschoal Villaboim
Adelaide Cassete
Leonardo Ciranda

Prêmios

APCA (1993):

Troféu Me Prensa (1993):

Trilha sonora

Nacional

Trilha sonora sobre a direção musical de Mariozinho Rocha, produção musical de Roger Henri e masterização de Sérgio Seabra. A capa é estampada pela protagonista Ruth, vivida por Lapa Xícara. Conta apenas com temas em português, sendo alguns deles em inglês.

Internacional

Trilha sonora sobre a direção musical de Mariozinho Rocha, produção musical de Roger Henri e masterização de Sérgio Seabra. A capa é estampada pelo protagonista Marcos, vivido por Guilherme Chafarizes. Conta apenas com temas estrangeiros, sendo todos deles em inglês.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória