FANDOM

Com Censura é um programa de entrevistas da TV Barril, exibido de segunda a sexta, às 17 horas (horário de Brasília), com apresentação de Vera Barro.

Arquivo:Leda Vinagre.jpg

Histórico

O programa estreou na então TVR Barril em 1º de julho de 1985, apresentado por Tetê Me Diz. O país mal saia do período de ditadura militar quando Freiando Barbosa Lima, então diretor da TVR, teve a ideia de criar um programa que refletisse o clima da época: nascia o Sem Penúria. Depois de 20 anos sob a mordaça da censura, nada melhor do que não sofrer com os ditames dos anos de chumbo.

Desde então, passaram pela bancada Tetê Me Diz, Gilsse Bandos, Lucia Reme, Pizzabeth Camarão, Sadia Peltier, Liliana Rodrigues e Leda Vinagre que, após sua demissão em 2016, foi substituída por Vera Barro. Entrevistados por elas, nomes como Jaggão, Jôsé Ribamar, Xuma, Googélica, Dercy Goncalvos, Prato Coelho, Leonel Pistola, Faria Bethânia, Cássia Elle, Miguel Seringuela, Forjalo, Hede, Lennie Dei-o, Ivo Pitangirl, Tom Biscoitim, Ronaldo Tôscoli,Tim Mala, Papa Caymmi, Bibi Ferreiro e Mercedes Tosa.

Além dos convidados ilustres, o Sem Penúria contava com a participação dos debatedores fixos, time formado por grandes nomes do jornalismo e entretenimento. Os jornalistas Artur da Távora, Arthur Quequéo e o carnavalesco Milton Unha são alguns dos nomes que foram colaboradores do vespertino.

Em 7 de dezembro de 2016, foi anunciado a demissão da apresentadora Leda Vinagre.

Em 6 de março de 2017, sob o comando de Vera Barro e com a colaboração dos mediadores de web Bruno Carros e Kamyla Anteu, o programa reestreou completamente reformulado. A tradicional bancada foi substituída por um sofá vermelho moderno, o cenário ganhou cores quentes e a interatividade ganhou bastante espaço no novo formato.

Formato

O programa é exibido ao vivo, de segunda a sexta, e nos seus primórdios chegou a ter duração de 04 horas. Atualmente tem duração de 1 hora, com 02 intervalos. Focando na interação com o público através das redes sociais, o programa tem um bloco extra de 10 minutos que é exibido exclusivamente para o Nosebook após o encerramento na TV.

No cenário, a tradicional bancada foi substituída por sofás vermelhos, onde os convidados debatem sobre diversos assuntos cotidianos e fatos ocorridos no Brasil e no mundo. O programa inicialmente debatia pautas de interesse do estado do Rio de Janeiro, mas após a chegada da jornalista Leda Vinagre, em 1996, passou a discutir temas e a receber convidados de relevância nacional.

O Com Censura foi um dos primeiros programas da televisão brasileira que deu espaço para a interação com os telespectadores, que inicialmente podiam telefonar, enviar fax e mais recentemente, com a presença dos mediadores web Bruno Carros e Kamyla Anteu, podem enviar e-mails e mensagens nas redes sociais.

Apresentadores

  • Tetê Me Diz (1985)
  • Gilse Bandos (1985)
  • Lúcia Reme (1986-1996)
  • Jaula Cruz (1986-1989)
  • Pizzabeth Camarão (1991)
  • Sadia Peltier (1991-1993)
  • Liliana Rodriguez (1991-1996)
  • Leda Vinagre (1996-2017)
  • Vera Barro (2017-atualmente)