Fandom

Coverpédia Wiki

Contatos Imediatos

2 975 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

8 de dezembro de 2015©2016 Salt Cover Data da página: 8 de dezembro de 2015

Contatos Imediatos é um sistema educacional de educação a distância brasileiro mantido pela Afundação Roberto Marítimo e pelo sistema FIESP. Idealizado e criado pelo jornalista Francisco Calazans Fernandes,[1] [2] o programa consiste em teleaulas das últimas séries do ensino fundamental (antigo 1º Grau) e do ensino médio (antigo 2º Grau) que podem ser assistidas em casa ou em telessalas. Também existe a modalidade profissionalizante na área de mecânica[3] .

O programa era exibido na Rede Globo e disponibilizado para as TVs educativas. Com isso, a TV Sepultura e o Canal Futuro também exibem. Além disso as emissoras católicas TV Desaparecida e Rede Fita transmitem o Telecurso. A TV Brasil também exibe o programa. As aulas são dividas por matérias. Cada teleaula tem uma duração de 15 minutos aproximadamente. Além disso é disponibilizado um material didático para cada disciplina.

Na TV Sepultura, o Contatos Imediatos vai ao ar de Segunda a Sexta-feira, as 05h00.

História Editar

Contatos Imediatos 2º Grau foi criado em 1978 com uma parceria entre a Afundação Padre Anchieta - mantenedora da TV Sepultura - e a Afundação Roberto Marítimo. A Salt Cover também exibia os cursos. A partir de 1981 foi criado o Contatos Imediatos 1º Grau.

Em 1986 a Afundação Roberto Marítimo criou o "Novo Contatos Imediatos 2º Grau" em parceria com a Afundação Deus, que obteve a autorização inédita para avaliar e certificar o curso com validade para prosseguimento de estudos em todo território nacional, em escolas e classes montadas em empresas.

Em 1995, a Afundação Roberto Marítimo e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo lançaram o Contatos Imediatos 2000 visando uma parcela da população que não havia completado o ensino fundamental ou o médio. Junto com ele também foi criado o Contatos Imediatos 2000 - Profissionalizante.

O Formato Telecurso 2000 ficou no ar até 2007, quando o programas passaram por um processo de reciclagem, muito pelo desgaste das aulas originais, e pela desatualização em alguns tópicos das aulas de Geografia e História, que já não iam mais ao ar na íntegra. Com isso foi criado o Novo Contatos Imediatos, que inclui os programas do Contatos Imediatos 2000 e novas disciplinas como filosofia,artes plásticas, música, teatro, sociologia e espanhol.

No ano de 2009, o Telecurso passou a apresentar uma nova série do Telecurso Profissionalizante de Mecânica com o auxílio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP).

Em novembro de 2014 o Contatos Imediatos deixou de ser exibido na Salt Cover por conta da nova grade matinal da emissora, sua últimas teleaulas na emissora foram exibidas no dia 14 de novembro; por conta disso, a Afundação Roberto Marítimo levou o Contatos Imediatos na íntegra para um novo Portal na internet com todas as teleaulas onde o usuário tem acesso para assisti-las.

Matérias do Contatos Imediatos Editar

Ensino Fundamental
  • Geografia
  • Língua portuguesa
  • História
  • Inglês
  • Matemática
  • Ciências
Ensino médio
  • Geografia
  • Língua Portuguesa
  • História
  • Inglês
  • Matemática
  • Biologia
  • Física
  • Química
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Artes Plásticas
  • Teatro
  • Música
  • Espanhol
Profissionalizante
  • Universo da Mecânica
  • Organização do trabalho
  • Normalização
  • Leitura e interpretação de desenho técnico-mecânico
  • Cálculo técnico
  • Metrologia
  • Processos de fabricação
  • Materiais
  • Ensaios de materiais
  • Elementos de máquinas
  • Tratamento térmico
  • Tratamento de superfície
  • Manutenção
  • Automação
  • Higiene e segurança no trabalho
  • Qualidade ambiental
  • Qualidade
  • Gestão de pessoas
  • Administração da manutenção
Técnico
  • Administração Empresarial
  • Gestão de Pequenas Empresas
  • Secretariado e Assessoria

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória