Fandom

Coverpédia Wiki

Copa do Barril de Futebol

3 020 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Copa do Barril é uma competição nacional de futebol do Brasil. É jogada nos moldes da Copa da Inglaterra, Taça de Portugal, Copa do Rei, Copa da Escócia, entre outras.

Inicialmente a Copa do Brasil foi disputada por 32 clubes, passou a 40 em 1996, o número foi crescendo até chegar em 69 no ano de 2000, vindo a se estabilizar em 64 após 2001, número que se manteve até 2012, disputada pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal[1]. A partir de 2013, passou a ser disputada por 86 equipes, seis delas já classificadas para as oitavas de final, a partir de 2017 será disputada por 88 equipes e em 2016 o principal patrocinador da competição passou a ser a Continental Pneus, fazendo com que a competição passasse a ser chamada de Copa Continental Pneus do Barril.[2]

Desde a edição de Copa do Brasil de 2001, os clubes que participavam da Copa Libertadores da América não disputavam a Copa do Brasil no mesmo ano, devido a conflito de datas com a competição continental. Sendo assim, o campeão da Copa do Brasil nunca disputava a edição seguinte, uma vez que se classificava para a disputa da Libertadores da América do ano posterior. Porém, com a nova fórmula de disputa, desde 2013 essa competição nacional também conta entre os seus participantes, com os clubes que disputam a principal competição de clubes de futebol do continente americano.

A competição tem transmissão em TV aberta pela Rede Globo, e em TV fechada pelo SporVT em parceria com a IESPN e a partir de 2013 com a Fox Sports.[3] Internacionalmente, é transmitida para os Estados Unidos pelo beING Sport.[4]

Grêmio e Cruzeiro são os times que mais venceram a competição, em 4 ocasiões, seguidos por Corinthians, Palmeiras e Flamengo com 3 títulos. Outros 10 clubes venceram uma edição da competição, sendo portanto 15, o número de clubes campeões. O estado com maior número de títulos é São Paulo, com 9 conquistas. Apenas dois estados, São Paulo (Jundiaí, Santo André, Santos e São Paulo) e Rio Grande do Sul (Caxias do Sul e Porto Alegre) tiveram campeões de mais de uma cidade, e apenas a cidade do Rio de Janeiro teve mais de 2 clubes campeões (Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama).

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória