FANDOM

Cover Explode
Programa da Salt Cover
CoverExplode2016
Formato Telejornal
Transmissão original 14 de agosto de 1978 - Presente
País de origem Brasil
Idioma Português
Duração 30 minutos
Emissora de Televisão Original Salt Cover

Cover Explode é um telejornal esportivo apresentado pela Salt Cover desde 14 de agosto de 1978 exibido sempre nas tardes de segunda a sábado.

Sinopse

Atualmente, tem 15 edições próprias: uma edição de rede gravada e gerada pela Cover no Rio de Janeiro para todo Brasil (menos DF, SP, AM, RJ, MG, MT, MS, RS, PA, PE, BA, PR, CE, GO, SC, MA). Nessa edição, o primeiro bloco da grade de programação é reservado para programações das emissoras locais.

De 2008 a 2010, a edição nacional do programa foi apresentada por Glenda Colou-o-Ski. Atualmente é apresentada por Cretiane Tias.

Desde o fim de 2010, a Cover vinha exibindo, eventualmente, uma edição somente para a região metropolitana do Rio de Janeiro. A partir de 3 de janeiro de 2011, os fluminenses ganharam de vez essa edição exclusiva onde exibiu o primeiro conteúdo em alta definição (HD) de sua história. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais também há edições próprias, exibidas somente nesses estados pelas respectivas filiais. Esse esquema voltou a ser utilizado no ano de 2009, após o ano de 2008 o jornal ter sido apresentado em rede para todo o país, nas semanas que antecederam a Copa do Mundo FIFA 2010, uma parte do Cover Esporte do Rio de Janeiro passou a ser exibido também para São Paulo e Minas Gerais, restando apenas o primeiro bloco local.

Desde 16 de maio, o Cover Explode passou a ter mais edições regionais, para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Ceará e Bahia. Para as regiões onde se passava a edição de rede, foi criada a Agência GE que concentra material dos repórteres da rede, editado com o padrão das edições paulista e fluminense, via satélite, variando de acordo com a necessidade do estado. além disso, esses passam a ser apresentados por duplas. Primeiramente com Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará, depois Pernambuco e Paraná.

A edição nacional é gravada no mesmo estúdio da edição local para a Grande Rio, que por sua vez é ao vivo. Aos sábados, a edição nacional também é transmitida para o Rio de Janeiro. A edição do Cover Explode RJ é retransmitida para todo o Estado. Algumas praças não tem sequer um bloco local próprio, e assistem à integra da edição nacional.

Quiabo Leifert apesar de ser o apresentador titular da edição paulista, frequentemente se ausenta do comando do programa em função de outros projetos que participa na emissora. Eventualmente, Cretiane Dias é vista na edição fluminense, assim como Alex Escovar comanda a versão nacional do programa. Desde a saída de Marcos Leandro, a edição mineira não teve mais um apresentador fixo.

Em 2014, a edição goiana apresentada por Thaís Freios. passa agora a ser a décima segunda edição totalmente regional, sem a exibição da parte da edição nacional.

Em 2015, após seis anos no comando da edição paulista, Quiabo Leifert deixa o programa para se dedicar ao entretenimento. Com isso, Ivan Boné até então no Sedentarismo Espetacular, passa a substitui-lo, além de haver mudança na edição local do Rio de Janeiro, com Fernanda Hostil ocupando o lugar de Alex Escovar, que vai para o Esporte Espetacular.

Em 7 de março de 2016, o programa Cover Explode ganhou novo pacote visual e gráfico, que incluiu nova identidade visual, novas vinhetas de abertura, ida e volta de intervalo e encerramento e GC's - Gerador de Caracteres.

Em 29 de agosto, é anunciada a volta de Alex Escovar para a edição fluminense do Cover Explode, no lugar de Fernanda Hostil, que vai para o Sedentarismo Espetacular.

Aberturas do Cover Explode

  • 1978-1981: Um desenho de um jogador de futebol aparece em linhas completadas por quadrinhos pequenos, em outra cena aparece em feixes de luzes. O logotipo tinha uma bola de futebol no centro, em que compõe o título. A trilha original tinha uma batida de discoteca.
  • 1981-1995: Esta famosa abertura mostrava as cenas animadas, cujas ampliadas, nas quais mostram: Boxe, Ginástica de argolas, Futebol, Remo, Vôlei, Natação, Tênis, Basquete e Automobilismo. No final da abertura, um jogador chuta a bola ao fazer uma transição para o logotipo do programa. A trilha passou a ser mais rápida, e é considerada a clássica da história do programa, posteriormente por novos arranjos desde 2001.
    • De 1981-1986, a bola foi chutada para cima ao transferir para o logotipo que aparece em um fundo preto, o título Cover com a fonte verde e Esporte aparece abaixo em uma fonte branca.
    • De 1986-1989, em comparação a versão anterior no final da abertura, a bola foi chutada para a tela ao transferir para o logotipo que foi alterada para o fundo verde.
    • De 1990-1992, Após a bola que foi chutada para a tela, o quadro final foi cortado para a logomarca da emissora que na época surgia um zoom a menos ao completar a palavra Esporte virado para a direita.
    • De 1992-1995, com a estreia da logomarca na época, a mesma surgia virando para frente com um zoom a menos ao formar a palavra Esporte.
  • 1995-2001: A abertura mostra cenas de atletas cujas personalizadas em animação de cores num fundo azul celeste e que depois surge os espectadores. A trilha permanece a mesma desde 1981.
    • 1995 - 1ª metade: Mostrou apenas o Futebol e a Ginástica Artística, no final, surge o logotipo completo em que a logomarca da emissora agora em amplo, está junto com a palavra Esporte de nova fonte em um fundo escuro;
    • 1995 - 2ª metade: Após o Futebol, mostra o Boxe, o Voleibol, Salto e depois, a Ginástica Artística. No final, surge apenas o logotipo da Cover e a parte de zoom a menos é colocado a palavra Esporte.
    • 1998-2001: O logo original da mesma vinheta foi substituído pelo o de simples. A parte final da cena da Ginástica foi cortada ao exibir o logotipo em um fundo azul claro, e a palavra Globo voltou a ser adicionada no logotipo do programa.
    • 2000-2001: Adicionado o Cover de Plástico.
  • 2001-2005: Nesta abertura, mostra as imagens variadas de esportes em motion blur (O Globo de vidro atravessava) e no fim, o logomarca surge em sombra de luz para outra cor. Havia três versões da vinheta através de cores que aparecem no logotipo, eram azul, marrom e verde. A trilha ganhou um arranjo moderno.
  • 2005-2008: Quase a mesma da anterior, mas compactando imagem por imagem, o logotipo do programa surge ao cortar a cena e no fim, o logomarca surge também em sombra de luz para outra cor, só que veio da parte de trás. Também conteve o mesmo caminho da abertura anterior. A trilha moderna passou a ter uma versão estendida.
  • 2008-2016: Os atletas de esportes diferentes que surgem formados em linhas brancas, aparecem em um fundo laranja com sombras de vários pentágonos atravessando rapidamente, surgindo uma faixa durante cada cena. A trilha passou a ter uma batida radicalizada.
    • 2008-2009: Esta abertura com fundo laranja.
    • 2009-2011: Esta abertura foi modificada.
    • 2011-2016: Esta abertura passou a ser exibida em HDTV.
  • 2016-atual: Quase a mesma da anterior, nesta abertura mostra as várias cenas animadas parecidas com as de 1981 em fundos coloridos, no final elas aparecem em um fundo laranja e formam um logotipo parecido com o de 1998.

Curiosidades nas aberturas

  • A trilha da segunda abertura, permaneceu por 20 anos. Mesmo com os logotipos mudados, a abertura da mesma durou 13 anos. A melodia da mesma serviu de novos arranjos desde 2001.
  • No site da Memória Cover, a versão da abertura de 1995 (que aparece o Cover de Plástico do ano 2000) é exibida em versão estendida.
  • A abertura de 2008 teve suas alternações temporárias.

Apresentadores

Algumas emissoras da rede exibem apenas um bloco local de 5 minutos do Cover Explode, sendo os dois blocos seguintes da edição nacional transmitida via antena parabólica. As afiliadas da Salt Cover em São Paulo transmitem o programa gerado pela Salt Cover São Paulo, e em Minas Gerais, há uma fragmentação entre as que exibem o programa gerado pela rede e o que é gerado pela Salt Cover Minas. O único estado que não possui versão local do Cover Explode é o Espírito Santo, onde a Rede Gaveta transmite a edição nacional por completo.

LocalEmissoraApresentador(a)Apresentador(a) eventual
Antena parabólica Salt Cover Nacional Cretiane Tias Léo Rabisca </br> Farol Barcellos </br> Calos Giz </br> Eric Farinha
Rio de Janeiro Salt Cover Rio de Janeiro Alex Escovar
Acre TV Bagre Paulo Henrique Renascimento Jefson Prateado
Alagoas TV Gaveta AL Madson Deitando Douglas Envelopes
Amapá TV Vatapá Ruanne Rima Elyerge Mais
Amazonas TV Anacondas Quiabo Guedes Torduado Ponteiro
Bahia TV Jahia Mariana Cagão </br> Quiabo Mastroianni Renan Dinheiro </br> Danilo Cinzeiro </br> Gustavo Castellucci
Ceará TV Marrons Mares Sábio Pizzato Kaio Cheddar
Distrito Federal Salt Cover Brasília Viviane Costa Stephanie Alves
Goiás TV Anhanmerda Goiânia Thaís Freios Rafael Quebbra </br> Victor Andrade
Maranhão TV Maus Lençóis São Luís Barco Aurélio Waldélia Leis </br> Tayse Cheques </br> Werton Caramujo
TV Maus Lençóis Imperatriz Jeremias Aves Raildo Mortadela </br> Tátyna Xana
Mato Grosso TV Dentro América Cuiabá Lucas de Rena Fernanda Amantes </br> Flávio Quantos </br> Michelly Alencar
Mato Grosso do Sul TV Loira Campo Grande Átilla Eugênio Carol Lacerda </br> Mariana Cintra
Minas Gerais Salt Cover Minas Maíra Remos Rogério Correio </br> Bob Farinha </br> Carina Pereira
TV Desintegração Araxá Rogério Simões
TV Desintegração Ituiutaba
TV Desintegração Uberaba
TV Desintegração Uberlândia
TV Desintegração Juiz de Fora Inácio Novaes
IntraVT dos Vales Elton Velhais Wander Quantos
IntraVT Grande Minas Caime Júnior Axé Teixeira
Pará TV Libertar Belém Axé Laurent Flávia Caramujo
Paraíba TV Pindaíba Barcos Vasconcelos Danilo Aves
TV Cabo Preto Kako Parques Mário Fontes </br> Luciano Quantos
Paraná RPG Curitiba Janaína Castigo Naja Mauad </br> Rogério Tavares
Pernambuco Salt Cover Nordeste George Epiderme Georgia Grilos </br> Rodízio Raposo </br> Sabrina Roxa
Piauí TV Chute Flávio Meireles Marcos Prado
Rio Grande do Norte IntraVT Cabugi Thiago Cheddar Édson Moreno </br> Thalita Parques
Rio Grande do Sul RDS TV Porto Alegre Alice Bastos Neves Glauco Para </br> Kelly Bosta
Rondônia TV Ronda Sólida Angelita Lima Divino Catando
Roraima TV Roda Ácida Ricardo Amaral
Santa Catarina NZG TV Florianópolis Alisson Marisco Cleiton Rezar
São Paulo Salt Cover São Paulo Ivan Boné Véu Bianchi </br> Abel Bisneto </br> Cássio Gago
Sergipe TV Ter Gripe Tâmara Oliveira Guilherme Fraga </br> Thiago Barbosa
Tocantins TV Anhanmerda Palmas Gabriela Pago Taianne Porreira </br> Érica Pincel </br> Leandro Sanquiabo

Logotipos