FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 11 de março de 2017
Cover Repórter
Programa da Salt Cover e da CoverNews
Cover Repórter 2015
Formato Programa jornalístico
Transmissão original 3 de Abril de 1973 - presente
País de origem Brasil
Idioma Português
Duração 60 Minutos
Apresentador(es) Sérgio Chapolin
Chicória Maria
Narrador Sérgio Chapolin
Chicória Maria
Fábio Ketchup
Ilze Estáparindo
Renata Cerebelo

Cover Repórter é um programa jornalístico semanal brasileiro, produzido e exibido pela Salt Cover, que vai ao ar nas noites de sexta-feira a partir das 22h00. Estreou em 3 de abril de 1973, em substituição ao extinto Cover Bell Espacial.

História

O Cover Repórter, tal como conhecemos hoje, nasceu da ideia de criar um jornalístico semelhante ao 60 Seconds, da CFS News, porém, como naquela época a Salt Cover não dispunha de estrutura para produção de um programa constituído basicamente de externas, decidiu-se adotar o modelo do extinto Cover Bell Espacial e produzir cinedocumentários com narração em off do apresentador.

Críticas

Atualmente, o programa evita temas polêmicos e grandes denúncias, preferindo exibir na maioria das vezes reportagens sobre animais e meio ambiente, o que demonstra que ele passou a ser voltado apenas para um tipo de público, ou seja, os que se interessam somente por temas relacionados à natureza. A falta de versatilidade do programa foi até comentada numa das edições do Troféu Me Prensa, prêmio no qual o programa deixou de ser forte candidato (isto quando ele disputa). A coluna Foi Muito Mal, do Jornal Gasta, pertencente às empresas Cover, não poupou críticas ao programa, na edição de 23 de janeiro de 2010. Na sua insistência em tratar temas para lá de repetitivos, o programa deixou de lado assuntos interessantes, como a chegada do homem à Lua e o desastre no Haiti. A música-tema do Cover Repórter chama-se "Freedom Of Expression", cuja gravação original é do grupo J.B. Pickers, que também faz parte da trilha sonora do filme cult Vanishing Point (Corrida Contra o Destino, 1971). O tema usado na Cuever Internacional é diferente do que é usado no Brasil.

O Cover Repórter não é apresentado na última sexta-feira do ano, sendo substituído por um programa chamado Retrospecolhida, que reprisa notícias que marcaram o ano.

Apresentadores

O apresentador do Cover Repórter, e que já declarou ter o programa como "segunda casa", uma vez que participa do programa desde a estreia, é Sérgio Chapolin No entanto, o programa já teve outros apresentadores, nos períodos em que Sérgio apresentava o Jornal Condicional e quando trabalhou no SDT, em meados dos anos 80, como Celso Freios (1989-1998), Calos Campbell (1980-1984) e Berto Utensilho (1979-1981).

Nos últimos anos, as férias e ausências de Sérgio Chapelento foram cobertas por, Alexandre Bacia, Heraldo PereirãoChicória Maria e até pelo repórter César Taqui.

Cronologia de apresentadores

Apresentadores eventuais

Principais repórteres

Prêmios

  • 1982 – Medalha de prata no Festival Internacional de Filme e TV de Nova York pelo programa Amazônia, dirigido por Paulo Gil Soares; e o Vladmir Herzog de Direitos Humanos pelo programa especial Os assassinos do procurador, sobre o escândalo da Mandioca.
  • 1984 – Prêmio do III Encontro Internacional do Meio Ambiente e Natureza na França para a reportagem do repórter Antônio Carlos Ferreira sobre a poluição de Cubatão; Prêmio do Festival Internacional de Televisão em Sevilla, na Espanha, pela reportagem de Ernesto Paglia contando a história de Mário Juruna.
  • 1989 – Prêmio Líbero Badaró, categoria de telejornalismo, pela reportagem Roubo de automóveis, de Domingos Meirelles.
  • 1992 – Prêmio Rei de Espanha para o programa Marcados para morrer, sobre a violência no Estado do Pará, com reportagens de Domingos Meirelles, com direção de Jotair Assad.
  • 1993 – Melhor programa jornalístico segundo a Agência TV Press
  • 1994 – Vladimir Herzog e Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito para a reportagem Morte no trânsito, do repórter Carlos Dornelles, com direção de Suzy Altmann; diploma de honra ao mérito do Festival de Filme e Televisão de Nova York pela reportagem Trabalho do menor, de Marcelo Rezende e José Raimundo.
  • 1995 – Prêmio Caixa Econômica Federal de Jornalismo Social, pela reportagem Desaparecidos políticos de Caco Barcellos; Vladimir Herzog, categoria de melhor reportagem para a TV pela reportagem Extermínio de menores, de Carlos Dornelles, dirigido por Cristina Piasentini.
  • 1996 – Melhor Programa Jornalístico segundo a Associação Paulista dos Críticos de Arte; Vladimir Herzog na categoria reportagem para TV, pela reportagem Riocentro – 15 anos depois, de Caco Barcellos, com direção de Claufe Rodrigues.
  • 1997 – Prêmio Criança e Paz – Betinho 97 concedido pela Unicef pela reportagem Trabalho infantil, de Marco Uchoa; menção honrosa do Festival de Filmes da Vida Selvagem, nos Estados Unidos, pela mensagem de conservação do meio ambiente da reportagem Pescaria, de Ciro Porto.
  • 1998 – Vladimir Herzog na categoria reportagem para a TV, por Pais que seqüestram da repórter Isabela Assumpção; prêmio da Comissão de Meio Ambiente do Parlamento Latino Americano para a reportagem Biopirataria de Beatriz Thielmann e Ana Dornelles; prêmio Previdência Social para a reportagem Caça fraudadora, de Roberto Cabrini.
  • 2000 – Prêmio Ministério do Meio Ambiente de Jornalismo, na categoria TV, para a reportagem Água, de Caco Barcellos e Francisco José.
  • 2003 – Prêmio Qualidade Brasil de melhor programa jornalístico.
  • 2004 – Prêmio Imprensa Embratel e Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho pela reportagem Kuarup/Xingu, de Ivaci Matias.
  • 2005 – Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde para a reportagem Células-tronco, dos repórteres Graziela Azevedo e Jorge Pontual, com menção honrosa para a Obesidade infantil, de Ernesto Paglia e Graziela Azevedo.

Logotipos

Aniversário

Também no FANDOM

Wiki aleatória