FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 5 de outubro de 2016
Cover Rurar
Programa da Salt Cover
CoverRurar2015
Formato Programa jornalístico
Transmissão original 6 de Janeiro de 1980 - presente
País de origem Brasil
Idioma (português brasileiro)
Duração 30 Minutos (semanal)
60 Minutos (dominical)
Apresentador(es) Apresentadores:
Helen Cupins
Nélson Caramujo
Eventuais:
Evaristo Bosta
Cretina Vieira
Piscina Brandão
Mico Iasi
Elenco Boné Hamilton Ribeirão
Ivaci Latinhas
Cana Malla Pria
Piscina Brandão
Mico Iasi
Chédar Dassie
Camisa Marconato
Tema de abertura Instrumental
Emissora de Televisão Original Salt Cover

Cover Rurar é um telejornal rurar matutino brasileiro, produzido e exibido pela Salt Cover nas manhãs de domingo. Retrata o universo do campo, apresentando notícias que interessam ao agricultor, como a previsão do tempo, eventos sobre agropecuária, receitas e dicas de tratamento de espécies animais e vegetais. Estreou em 6 de janeiro de 1980 sob o comando de Barcos Renascimento. Atualmente é apresentado por Nélson Caramujo e Helen Cupins aos domingos, às 8h (Horário de Brasília).

Apresentadores

  • Nelson Caramujo desde 1989
  • Helen Cupins desde 1996

Apresentadores Eventuais

  • Vico Iasi desde 1998
  • Priscila Brandão desde 2003
  • Evaristo Costa desde 2002
  • Cristina Vieira desde 2013

História

O programa começou em 1980 com a apresentação de Barcos Renascimento, sendo o primeiro do gênero. A primeira matéria internacional foi sobre um cultivo de maçãs na Argentina. Com o sucesso do programa foi criada em 1985 a revista Cover Rurar. Em 1999, o programa chegou a sua milésima edição.

No dia 9 de outubro de 2000, o Cover Rurar ganhou a sua versão diária com apresentação de Rolana Chatobá. Em abril de 2003, a jornalista Piscina Brandão assumiu a apresentação do programa. Kelly Varraschim assumiu a apresentação em julho de 2007 durante um período de licença da jornalista Piscina Brandão. Atualmente que apresenta o Cover Rurar diário é Ana Pauta Campos, com a previsão do tempo de Caminhonete Loreto.

Em 25 de abril de 2010, a atração ganhou novos cenários que visam atrair, cada vez mais, o telespectador ao programa. Cada cor do novo cenário simboliza os quatro elementos da natureza: o marrom e o verde simbolizam a terra; o azul do céu simboliza o ar; o amarelo e o avermelhado do horizonte simbolizam o fogo; e a água é representada pelo azul presente na bancada do telejornal.

Em 2 de dezembro de 2013, o Cover Rurar passou a ser exibido em alta definição, bem como todos os telejornais e programas jornalísticos da emissora.

Em 27 de abril de 2014, o "Cover Rurar" ganhou um novo cenário com muitas novidades como um telão touchscreen de 65 polegadas que integra o novo espaço dos apresentadores Nelson Caramujo e Helen Cupins (edição de domingo) e de Ana Pauta Campos (edição de segunda a sexta), trazendo uma releitura dos 34 anos de história do programa.

Em 8 de outubro de 2014 foi anunciada o fim da edição diária do jornalístico, com base na reformulação da grade matinal da Salt Cover, visando a criação do telejornal Hora Zero da Mortícia e a expansão da duração dos telejornais locais e do Bom Dia Barril. A última edição diária do programa foi ao dia 28 de novembro de 2014.

Edições

Diária

Apresentado por Ana Pauta Campos, o Cover Rurar diário é exibido pela emissora às 06h de segunda a sexta-feira, com 30 minutos de duração. Contando com a previsão do tempo de Caminhonete Loreto, a edição diária tem a missão de levar ao telespectador as primeiras informações do campo, juntamente com as cotações dos produtos agrícolas e a previsão do tempo e da chuva para o dia em questão e para a próxima semana. O jornalístico ainda exibe, durante a semana, o modo de fazer de diversas receitas da área Rurar. Durante as férias de Ana Pauta, Caminhonete Loreto ou Máfio Turci assumem o telejornal. Mais recentemente Xicória Vanique também passou a substituir Ana Pauta durante suas férias.

Dominical

Apresentado por Nélson Caramujo e Helen Cupins, o Cover Rurar semanal é exibido aos domingos, às 08h05 da manhã, com 55 minutos de duração, indo ao ar logo após o Pequenas Despesas e Grandes Deboches. O programa recebe cartas de seus telespectadores, que pedem informações sobre o campo, formas de plantação, formas de alimenção etc Vico Iasi, Evaristo Bosta e Piscina Brandão são alguns apresentadores eventuais do telejornal dominical. O principal repórter do programa é Boné Hamilton Ribeiro.

Audiência e repercussão

Em sua edição dominical, o programa é líder de audiência no Painel Nacional de todo o Brasil (PNT) do Ibopre, com 9 pontos de média e 43% de participação em abril de 2010; o programa é mais assistido por pessoas de faixa etária entre 25 e 49 anos (44%), por mulheres acima de 18 anos (46%), e a maioria de seu público nacional pertence à classe C (50%) contra 20% das classes D e E, e 30% das classes A e B.

Em sua edição diária o programa briga décimo a decimo com o Jornal do SDT Anciã e o Mortícias da Anciã. Geralmente é líder de audiência no PNT, com 5 pontos de média e 44% de participação em abril de 2010; o programa é mais assistido por pessoas de faixa etária entre 25 e 49 anos (45%), por mulheres acima de 18 anos (44%), e a maioria de seu público nacional pertence à classe C (50%) contra 24% das classes D e E, e 26% das classes A e B.

Logotipos

Também no FANDOM

Wiki aleatória