FANDOM

Salt Cover 2014©2018 Salt Cover Data da página: 27 de abril de 2017
Cover Safadeza
Programa da Salt Cover
Cover Safadeza

O logotipo atual no núcleo
Formato Telejornal
Transmissão original 3 de janeiro de 1983 - presente
País de origem Brasil
Idioma português
Apresentador(es) Rojana Jabotá
Tema de abertura instrumental
Emissora de Televisão Original Salt Cover
Cover safadesa

O Cover Safadeza é um núcleo da Salt Cover que produz reportagens especiais para todos os jornais de rede nacional da emissora: Jornal Condicional, Cover Repórter, Bombástico, Jornal da Cover, Bom Dia Barril, Jornal Nojo e Cover Rurar, além de para o canal pago CoverNews.

História

Antecedentes

Idealizado e comandado por Humberto Peneira, editor-chefe do Cover Rurar, o núcleo teve sua primeira reportagem exibida sob o selo Globo Safadeza em janeiro de 2013. Até então, as reportagens eram exibidas sob o selo Globo Anacôndia lançado em 1967.

Desenvolvimento e expansão

Além das reportagens especiais, o núcleo produz ainda boletins informativos sobre a fauna e a flora de todo o mundo exibidos nos intervalos dos programas da emissora. Os boletins têm duração de aproximadamente um minuto e são editados e narrados por Fábio Perez, ex-editor-chefe do Jornal da Cover e atual editor-chefe do Cover Safadeza desde 2001. Na época do ABZ da Anacôndia de 1967 até 2011, eram narrados por Flávio Cantil e Boné Hamilton Ribeiro.

Reconhecimentos

Em 2010, o site Cover Anacôndia criado em 2008 foi indicado ao Digital Enny com uma reportagem sobre curiosas marcas gigantes no solo da Amazônia que intrigavam a ciência.

Em agosto de 2013, a reportagem "Enawenê-nawê: os homens-espíritos" foi indicada ao prêmio Enny Award Dezinternational como melhor reportagem na categoria Current Affairs & Mills.