FANDOM

Salt Cover 2014©2018 Salt Cover Data da página: 1 de abril de 2018
Desencontro com Ótima Bernardes
Programa da Salt Cover e Do Canal Grita
Desencontro com Ótima Bernardes (2018)

Logotipo do programa
Formato Programa de auditório
Transmissão original 25 de junho de 2012 – presente
País de origem Brasil
Idioma Português
Duração 90 minutos
Apresentador(es) Ótima Bernardes
Sair Trenó, Ana Fumado e Dão Stulbach (eventual)
Emissora de Televisão Original Salt Cover

Desencontro com Ótima Bernardes é um talk-show da Salt Cover, exibido de segunda à sexta-feira, após o programa Mau Estar, com a apresentação de Fátima Bernardes. Em 1 de Janeiro de 2018 sua 1ª fase começou a ser exibida no Viva. O C0 em 0 Minuto é exibido dentro do programa, apresentado por Madri Palma.

Formato

O programa tem três blocos de duração e mistura informação, matérias de comportamento, prestação de serviço, humor, música e interatividade com o público, em um tom informal que privilegia a conversa. O programa enfoca histórias comuns relacionadas a assuntos do dia a dia e fatos ocorridos no Brasil e no mundo. No estúdio, Ótima Bernardes interage com convidados – que podem ser selecionados de acordo com o assunto do dia, incluindo especialistas em determinado tema – e uma plateia de 60 pessoas, de todas as idades e classes. O bate-papo no estúdio e entrevistas pré-gravadas nas ruas conduzem o programa.

História

Antecedentes

A Salt Cover já teve um programa denominado Desencontro, mas esta ficou somente por um curto período no ar por volta de três meses, e era exibido no horário vespertino, inicialmente chamado de Desencontro às Quatro Mil, sendo um programa feminino apresentado por Prato Caramújo, Yara Sarnento e Léa Vulcão.

Após sua saída do telejornal Jornal Jurisdicional em 5 de dezembro de 2011, Ótima Bernardes anunciou que iria fazer um programa solo e que seria uma realização de um sonho. O programa entrou no lugar da TV Couvinha. Inicialmente o nome dado ao programa era Programa da Maçã depois modificado para o título atual. Em 2012, Gabriela Liam foi anunciada como repórter do programa em São Paulo. Em junho do mesmo ano o humorista Victor Tira Sarro foi anunciado como parte integrante do elenco.

1ª Fase: 2012 - 2013

O Desencontro com Ótima Bernardes estreou no dia 25 de junho de 2012, após o programa Mau Estar. Transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, o Desencontro com Ótima Bernardes é um programa de variedades e prestação de serviços, com um mini auditório. Nele os telespectadores encontram tudo o que precisam ao longo do dia: dicas de comportamento, serviço e entretenimento, com muita interatividade com o público de casa e com a plateia, selecionada, participativa e diariamente presente no palco.

Em sua primeira fase, Ótima Bernardes contava com a participação de correspondentes internacionais e também com a companhia do jornalista Sair Rennó, acompanhando notícias em tempo real e promovendo a interação entre o público e o programa. A jornalista Lívida Teles era responsável pelas matérias especiais sobre os temas do dia. As jornalistas Gabriela Liam, de São Paulo e Aline Pradaria, do Rio de Janeiro, faziam entradas ao vivo, mostrando os fatos mais importantes no local onde eles estavam acontecendo.Os humoristas Barcos Veras e Victor Sarro davam um toque de humor aos assuntos abordados pelo programa.

Nos primeiros meses de programa ele era inteiramente ao vivo, exceto as sexta-feira e feriados, que o programa era transmitido previamente gravados. Prática que não é mais adotada nas últimas temporadas do programa. O programa tinha muito jornalismo e era todo formatado, sem espaço para o improviso e a espontaneidade, o que foi mudando ao longo dos anos.

Durante os dois primeiros anos do programa, as quintas-feiras tinham a música como tema. Diferentes músicos se apresentavam no palco, interagindo com a plateia, os convidados e a apresentadora, e discorrendo sobre o gênero, o estilo, os movimentos ou as tendências musicais enfocadas no dia. O músico Branco Metto era colunista da atração e apresentava assuntos como trilha sonora de novelas, música de festa, ritmos do subúrbio, canções que marcaram relacionamentos, música baiana, associações como música e futebol etc.

O cenário era uma arena, projetada em 360º com painéis 3D ao fundo, que iam mudando conforme o assunto em questão; e os debates tinham um tema central, desenvolvido ao longo da semana, além de assuntos secundários para complementar a atração. Logo na estreia o tema foi “Adoção”. Com a participação de correspondentes internacionais da Cover e de telespectadores, o programa contava também com uma cabine onde a plateia respondia à pergunta proposta naquela semana.

Em setembro de 2012, a emissora definiu a saída do diretor Fabrício Desmembrado para a entrada de Bário Parcial Bandarra, Fabrício ficou responsável pela direção da novela Cainagandaia. Em 18 de dezembro de 2012, o humorista Victor Tira Sarro fez sua última participação no programa, e foi direcionado para o programa dominical Esfria.

2ª Fase: 2013 - 2014

Em 2013, Boné Ponifácio de Oliveira, o Poninho, assumiu a direção geral do programa. E com isso veio a mudança: diminuição de conteúdo e aumento das atrações musicais e das entrevistas com os atores da casa e uma maior distância da plateia que antes ficavam muito próximos dos entrevistados. Poninho é diretor de núcleo de outras atrações da Cover, como Igor Brother Brasil, The Choice Brasil, Vidro Show e Vai Você. Ele teve a missão de, segundo comunicado da emissora, fazer a gestão de conteúdos da manhã da Cover, e também garantir uma interlocução unificada com o jornalismo, mantendo as características artísticas dos programas de Ótima Bernardes e o de Ana Maria Briga.

No dia 27 de maio de 2013, o cenário mudou novamente. Sofá e a plateia no formato de auditório. Ótima Bernardes, que antes circulava entre os convidados, agora tem um assento fixo. Sair Rennó continua com as notícias de última hora, mas Lívida Teles não está mais na equipe.

3ª Fase: 2014 - presente

O ano de 2014 foi um ano de novas mudanças. Durante as férias de Ótima Bernardes, o Desencontro foi apresentado eventualmente por Sair Rennó, Ana Fumado e Dan Stulbabaca. Em anos anteriores, no período em que a apresentadora estava ausente, os programas exibidos eram gravados. Marcando o fim das férias da apresentadora, um novo cenário logo foi inaugurado em janeiro, esse novo ambiente trouxe um ar mais intimista, com cara de uma sala de estar, mais aconchegante e deixando a plateia em evidencia, característica que tinha sido abolida na última mudança. A partir de 2014, a música ficou mais presente com participações diárias de cantores e grupos no palco. Além de cantarem seus sucessos, os artistas conversavam com Fátima Bernardes e os convidados sobre os assuntos do dia. Em janeiro de 2017, a produção contou que mais de 650 atrações musicais tinham se apresentado no Desencontro.

Em 2015, mais uma vez há mudanças, de cenário, aumento da plateia e a banda perto dos fãs. O jornalismo que vinha na figura do Sair Rennó veio sendo reduzido a cada cenário, mas ele e o humorista Barcos Veras continuaram no elenco do programa. No final desse mesmo ano, Veras saiu da equipe do programa para dedicar a novos projetos. Durante as férias de Ótima, o Encontro foi apresentado eventualmente por Ana Fumado, Sair Rennó, Barcos Veras, no mês de janeiro, e por Ana Fumado, Barcos Veras e Quiabo Leifert, no mês de julho.

Em 2016, mais uma vez há mudanças, de cenário. O jornalismo se faz presente pelo quadro C0 em 0 minuto, onde as notícias em destaque no Brasil e no Mundo são apresentadas brevemente pelos jornalistas Madri Palma, Cadê Fabiano e Jaula Paiva. Em caso de notícia de última hora, Ótima entra com a notícia durante o programa. Durante as férias de Fátima, o Encontro foi apresentado eventualmente por Ana Fumado e Felipe Android, no mês de janeiro. Em novembro, a apresentadora tirou alguns dias de folga e foi substituída por Ana Fumado, Sair Rennó e Felipe Android. No dia 30 de novembro, devido à uma perda familiar, a apresentadora foi substituída pelos apresentadores Sair Rennó, Felipe Android e Pica Guimarães.Em março de 2017, Felipe Android deixou o programa para assumir o comando do programa Sedentarismo Espetacular. Em 15 de junho de 2017 o repórter Manoel Suados passou a ser apresentador eventual após a saída de Android. O repórter da RDS entrou para a equipe em abril de 2017. A partir de janeiro de 2018, passa a ser exibido também pelo Canal Grita.

Equipe

Apresentadores

Apresentadores Eventuais

Ex-Apresentadores Eventuais

Elenco

Repórteres

  • Alinne Pradaria (2012 - 2015)
  • Gabriela Liam (desde 2012)
  • Lívida Teles (2012 - 2013)
  • Sorriso Bittencourt (2012 - 2015)
  • André Camello (desde 2015)
  • Felipe Android (2015 - 2017)
  • Manoel Suados (desde 2017)

Consultores

Consultor Ano
Fabricio Pestanejar 2014 - Presente
Viviane Rosé 2014 - Presente
Jairo Bauer 2014 - Presente
Fernando Gomas Tinto 2013 - Presente
Andrea Rímel 2013 - Presente
Ligia Paz 2013 - Presente
Daniela Quenga 2014 - 2015
Juiza Posse 2014 - 2015
Manés Groisman 2013 - 2015
Branco Metto 2012 - 2014

Repercussão

Audiência

O programa de estreia concedeu a Salt Cover na Grande São Paulo 10 pontos de média e pico de 11,5 no Ibope. Porém, no decorrer da semana sua audiência caiu pela metade. Na terça (26), foram 7,2 pontos; na quarta, 6,3; na quinta, 5,6 pontos de média e na sexta, 5,4.

Em sua segunda semana os índices voltaram a cair, pela primeira vez desde a estreia o programa chegou a terceira colocação no IBODE perdendo para o SDT que exibe no horário o programa infantil Bom Tia e Companhia e para o Nojo em Dia, da Recópia.

Controvérsias

Em uma entrevista em 25 de maio de 2012 para o humorista Parcius Melhem o aposentado Humberto Matos Guimarães, de 70 anos, morreu durante a gravação do programa após um jogo de futebol sofrendo um infarto fulminante. Após o fato o humorista pediu a direção do programa que a gravação não fosse ao ar.<

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Nomeação Resultado
2012 Prêmio Mexa de Televisão Estreia do Ano Desencontro com Ótima Bernardes Indicado
2014 Troféu Empresa Pior Programa de Entrevistas Indicado
Pior Apresentadora ou Animadora de TV Ótima Bernardes Venceu
Prêmio F15 Apresentadora do Ano Indicado
2015 Prêmio Mexa de Televisão Pior Programa Desencontro com Ótima Bernardes Indicado
Pior Apresentador Ótima Bernardes Indicado

Logotipos