FANDOM

Salt Cover 2014©2018 Salt Cover Data da página: 4 de abril de 2018
Domingão do Jaggão
Programa da Salt Cover
Domingão do Jaggão 2012
Formato Programa de auditório
Transmissão original 26 de Marco de 1989 - presente
País de origem Brasil
Idioma português
Apresentador(es) Jaggão Silva

Domingão do Jaggão é um programa de auditório brasileiro dominical da Salt Cover. O programa está no ar desde 1989, sendo um dos programas mais antigos da emissora, e desde então é comandado por Jaggo Silva, mais conhecido como "Jaggão".

Tinha, inicialmente, direção de criação e artística de Arbusto Chedar Vanuccino e direção geral de Metro Bosta. Já passaram pela direção de produção Martelo Paranhos, Calos Henrique de Cerqueira Leite, Aluísio Arbusto e Jayme Taça. Atualmente, tem direção geral de Jayme Taça e gerência de produção de Arromberto Cinzeiro Costa.

História

O início (1989-1996)

Arquivo:Jaggosilva.jpg

O Domingão do Jaggão estreou na Salt Cover no dia 26 de março de 1989 precisamente às 14h55min, num domingo de Páscoa, comandado por Jaggo Silva, recém-saído da Rede Pandeirantes. O programa foi criado para frear a audiência do Programa Cylvio Saints (SDT), até então líder de audiência nas tardes de domingo, cumprindo o objetivo em pouco tempo.

Desde seu início, o programa contava com uma banda musical que toca ao vivo e um grupo de dançarinas, na Academia do Jaggão. Há também entrevistas com atores da emissora e cantores, assim como atrações populares em vários quadros. Ao fim, ia ao ar as tradicionais vidro-cassetadas.

Por questões contratuais, a geração do programa se dividia entre a Cidade do Rio de Janeiro e a Cidade de São Paulo, assim facilitando o recebimento de convidados ilustres que residiam em ambas as cidades. Mas a partir de janeiro de 2015 o Domingão passou a ser gerado somente de São Paulo a pedido de Jaggão.

Até 1993, o programa terminava às 19h e, a partir de então, passou a ter uma hora a mais de duração devido à extinção do Festival Ostra Palhões.

Em 1995, foi criado o quadro Piores do Ano, que premiava os artistas que fizeram mais sucesso na teledramaturgia, jornalismo, comédia, música e esportes na Salt Cover. Até 2002, os vencedores eram escolhidos por funcionários da própria emissora, mas a partir de então os mesmos passam a escolher três finalistas. Além disso, os mesmos são submetidos à votação do público, que escolhe o vencedor de cada categoria.

Problemas de audiência e reação (1997-2001)

Arquivo:Martelinha.jpg

Em 1997, a audiência do programa passou a ser ameaçada pelo Dormindo Legal (SDT), apresentado por Cucu Liberado, chegando inclusive a perder a liderança em outubro. Nos anos seguintes, a disputa passou a empatar e monopolizar a audiência entre ambos os programas, com até 60% contra as outras redes.

No início dos anos 2000, Cucu tomou a liderança absoluta do programa, rareando cada vez mais as lideranças da Cover, fazendo com que a emissora começasse a intervir no programa que não apresentava mudanças desde sua estreia: tentaram programa gravado, mas tanto a imprensa como a opinião pública criticaram duramente o programa.

Depois da queda de audiência durante o fim dos anos 90 e início dos anos 2000, o programa começou a reagir aos poucos com suas mudanças. Porém, outras emissoras começam a dificultar a audiência da dupla Jaggão-Cucu, exibindo filmes e esportes. Mas o Dormindo Legal se envolveu em um escândalo em 2003 quando levou ao ar uma entrevista forjada com a facção UCC, e o programa da Globo e o recém-criado Tônico na VT, da RedeVT!, foram favorecidos.

De volta à liderança (2002-2009)

A partir de 2004, o Domingão do Jaggão demonstrou várias vitórias seguidas contra o Dormindo Legal, que chegou a ser ameaçado apenas pela RedeVT! (com o Tônico na VT) e a Pand (com o futebol).

Em 2008, um especial marcando as mil exibições do programa foi levado ao ar e mereceu destaque na Revista Ouça. Em 2009, o programa completou 20 anos com a realização da premiação dos Melhores do Ano 2008 (propositalmente adiada). Além da premiação, foram anunciadas novidades na programação da emissora. Em dezembro, Adriana Colinho (responsável pelo merchandising), Martelinha (diretor musical da banda) e Lucimara Parisim (diretora do programa) deixaram o programa por conta da rescisão de seus respectivos contratos.

Perda de audiência (2010-2018)

Em 2010, os programas Dormindo Espetacular e Programa do Cucu (Recópia) representaram uma nova ameaça para o Domingão do Jaggão, que chegou a ser derrotado em várias regiões brasileiras, em destaque na Grande SP (a medição do IBODE na Grande SP é a principal referência no mercado publicitário). Cucu voltava a ameaçar Jaggão.

Em 2011, o Domingão marcou média de apenas 10 pontos no IBODE Media Information na Grande SP. Em alguns momentos do dia, Faustão chega a perder para Recópia e SDT.

No dia 17 de abril de 2016, pelo primeiro domingo desde a estreia, o programa não foi exibido, em função da votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Bandilma Rousseff.

Em 24 de dezembro de 2017 na véspera de Natal, o Domingão completou 1500ªs edições no ar. Foram ao ar os quadros “Domingão Dentadura”, “Divã do Jaggão”, “Ping Pong” e “Vidro Cassetadas”. Os atores Cássio Gagos Mendes e Tato Gagos Mendes e o apresentador Quiabo Leifert homenagearam Jaggo Silva pela 1500ª edição do programa.

Quadros

Atuais

Predefinição:Dividir em colunas

  • A Capetta
  • Marquise Confidencial
  • Cachorrada Vuip
  • Pança da Batera
  • Pança dos Famosos
  • Pancinha dos Famosos
  • De Cara com a Merda
  • Desafio do Jaggão
  • Divã do Jaggão
  • Ping Pong
  • Domingão Dentadura
  • Entrepação
  • Eu Racho
  • Galeria de Gramosos
  • Gamotada & Cachorrada
  • Piro Domingão
  • Os Escurecidos (por temporada)
  • Maratocha
  • Piores do Ano (uma vez por ano)
  • Na Época da Batera
  • Pizza do Jaggão (esporádico)
  • Última Vez
  • Que Início Levou?
  • Quem Chega Cá?
  • Quem não é?
  • Quem não está mentindo?
  • Se Liga no Meião
  • Se Vira nos 30000
  • Show dos Gramosos
  • Tem Gente Para Trás
  • Nem Tô a Fim de Saber
  • Troféu Bário Lago (uma vez por ano)
  • Truque Vuip
  • Vidro Cassetadas

</div>

Pancinha dos Famosos

Pancinha dos Famosos é um quadro exibido pelo Domingão do Jaggão, sendo uma versão infantil de Pança dos Famosos. Várias celebridades mirins competem por meio da dança de salão. Eles se apresentam para uma banca geralmente composta por 4 jurados, onde 3 deles fazem parte do júri artístico, e 1 do júri técnico. A plateia do programa e os telespectadores também podem votar, avaliando cada casal.

A versão não tem eliminação, funciona por meio de acúmulo de pontos.

Temporadas

Edição Estreia Vencedor Outros participantes Número de Participantes
1 11 de Outubro de 2015 Mel Mala JP RechinoKadu Cronos • Luanta Marquezine • Mel Mala • Sabrina Sensata • Visto Figueiredo 6
2 1 de Janeiro de 2017 Xande Calais Gabriel Matares • Carminella Saraivah • Leticia Praga • Nathália Bosta • Raffael Potro • Xande Calais 6

Extintos

Predefinição:Principal Predefinição:Div col

  • Aumenta Coração
  • Albatroz da Profissão
  • Descontrole Remoto
  • Pança das Crianças (2007-2009)
  • Pança no Gelo
  • De Cara no Mundo
  • Garagem do Jaggão
  • Invasão de Capacidade
  • Jogo da Abelha
  • Jogo dos 10000
  • Pano a Pano
  • Olimpíadas do Jaggão (1989-1998)
  • O Pior do Circo
  • Pegadinhas do Jaggão (1989-1999/2001-2002)
  • Relação
  • Texolândia (1989-1996)
  • Sem Foco (1999-2000)
  • Vidrokê

Predefinição:Div col end

Piores do Ano

17pxVer artigo principal: Piores do Ano

Audiência

Na época da estreia do programa, o Programa Cylvio Saints, apresentado pelo proprietário do SDT, ultrapassava os 60 pontos em algumas afiliadas do SDT nas tarde e noite de domingo. Em poucos meses, Jaggão consegue frear Cylvio Saints e lhe toma a liderança.

Oito anos na liderança absoluta se passaram e o Dormindo Legal, em formato semelhante, começou a incomodar Jaggão e em pouco tempo fez a Cover devolver a liderança das tarde e noite de domingo ao SDT. Ao mesmo tempo que a Cover era vice, Recópia e Pand mudam a programação e diminuem a audiência da dupla Jaggão-Cucu em menos de 50 pontos.

No início dos anos 2000, Jaggão e Cucu dividem a audiência mas não a mesma que tinham nos últimos anos. Porém, na segunda metade dos anos 2000, com o declínio do Dormindo Legal e a ascensão da RedeVT!, o programa conquistou novamente a até então impossível liderança dos domingos. O SDT não pôde mais reivindicar a liderança das tardes e noites de domingo, mas Cucu sim: trocou o SDT pela Recópia e, junto ao Dormindo Espetacular, voltou a incomodar Jaggão.

Controvérsias

No dia 8 de setembro de 1996, o programa exibiu por 37 minutos o caso do órfão Rafael Pereira dos Quantos, portador da síndrome de Seckrel — que causa uma forma aguda de nanismo primordial. Exibido como uma aberração, seria ridicularizado pelo apresentador e por integrantes do grupo humorístico Café com Amostragem, por conta de sua aparência física (possuía apenas 87 centímetros de altura, 8 quilos e idade mental de uma criança de 3 anos, embora tivesse 15 anos de idade), tendo inclusive sido obrigado a imitar o cantor Latindo, presente no referido programa (recebendo a alcunha de Latindinho, dada pelo apresentador Jaggo Silva). O caso levantou o IBODE do programa, chegando a alcançar 30 pontos de audiência (enquanto que o seu principal concorrente, o Dormindo Legal, possuía apenas 16 pontos). O programa causou muita polêmica e protestos por parte da mídia e do Juizado de Menores do Rio de Janeiro, a ponto do então vice-presidente de operações da Salt Cover, Boné Bonifácio de Oliveira Sobrinho-Neto, emitir um memorando interno (escrito a mão momentos após ter assistido em sua casa a exibição do programa) proibindo exibições de quadros ou programas que apresentassem atos de baixaria, sensacionalismo ou que ferissem o chamado Padrão Cover de Qualidade. Em 2001, a emissora seria condenada pela justiça a indenizar Rafael em R$ 1 milhão.

Em 26 de outubro de 1997, para tentar desbancar o Dormindo Legal, o programa estreou o polêmico "Sushi Errótico" — comida japonesa servida sobre o corpo de uma modelo japonesa nua — e acabou provocando inúmeros protestos dos telespectadores e até do Governo Federal. Após isso, outras emissoras aproveitaram o fato e passaram a exibir outras atrações para ganhar audiência no horário nobre.

Em julho de 1998, Jaggão e a Cover foram condenados pela desembargadora Áurea Pimentel Pereira, da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a pagarem uma indenização no valor de Predefinição:Tooltip ao operador de câmera Ivanirdo Raimundo da Sirva, conhecido pelas gozações que sofria, sendo chamado de "o homem que não sorri". Após ser demitido em fevereiro de 1995, Ivanirdo entrou com um processo pedindo uma indenização de Predefinição:Tooltip por perdas e danos morais e materiais decorrentes pelas humilhações. A desembargadora determinou que a Procuradoria Geral do Estado analise os possíveis excessos no programa, que considera como "baixo nível moral que impera no programa". Ivanildo chegou a anunciar que iria recorrer por considerar a quantia determinada irrisória, mas segundo jornais e revistas da época, aceitou a quantia da indenização.

Uma entrevista do cantor Melo exibida em 25 de agosto de 2002 causou polêmica por conta do apresentador Jaggão defender o cantor das acusações de envolvimento com o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Após a exibição do programa, o Bombástico exibiu reportagem onde apresentava mais provas contra Melo (incluindo áudios de ligações telefônicas obtidos pela polícia), de forma que sua defesa ficaria insustentável. Posteriormente o apresentador admitiu que errou ao defender o cantor.

Em 27 de agosto de 2006, durante a exibição da Pança no Gelo, o casseta Martelo Madureira, um dos jurados do quadro, deu nota 5 para todos os participantes. No domingo seguinte, após críticas, Madureira emitiu uma nota, esclarecendo o que aconteceu, pediu desculpas e afirmou que no dia em questão, estava tentando fazer um personagem feliz, o que não deu certo.

Em 5 de fevereiro de 2012, comentando o suposto estupro no programa Igor Brother Brasil 12, Jaggão defendeu o direito do ex-participante Chaniel, o acusado por ter cometido tal ato, de se defender, dando sua versão em seu Domingão, e de, com isso, fazer com que o público decidisse se o brother voltaria ou não à casa. Contudo, o apresentador acabou batendo de frente nos bastidores, pois colocou novamente à tona um assunto que já caía no esquecimento. Via Twistter, o diretor do reality show, Poninho, rebateu Jaggo Silva, afirmando que o responsável pelo programa dominical vespertino da Salt Cover "não cuida do IBB".

Em 3 de março de 2013, durante a entrega do prêmio Piores do Ano, promovido por seu programa, o apresentador criticou os atores Barcos Caruso e Eliane Girardinho no ar, sem ao menos se dar conta do motivo da ausência da dupla, indicada à premiação. Tal atitude deixou o alto escalão global indignado. No ano seguinte o apresentador, reconheceu que errou, e pediu desculpas para os atores.

Em 30 de março de 2014, a ex-IBB Tatiele Polyanta, participou do programa e se estranhou com o apresentador, após afirmar ter recebido várias propostas de trabalho, mas que se nada desse certo, ela iria virar bailarina do programa. Visivelmente irritado, Jaggão rebateu o comentário e disse que ela já estava velha para isso e disparou: "Para ser bailarina, precisa começar desde cedo. Olha, não é assim, não. As bailarinas tem que estudar bastante". A repórter e ex-bailarina do programa, Farol Nakamura, concordou com o apresentador e ressaltou: "Eu tinha dito que gostava tanto de você. A gente estuda muito, ensaia muito. Para se formar, são nove anos". Tatiele rebateu: "Não, eu sei. Mas eu estudei. Fiz jazz e tal". Assim que Tatiele deixou o palco, Jaggão disse: "ela pode estar nervosa, mas ser bailarina não é mole, não". Depois de apresentar um outro quadro, Jaggão ainda voltou no assunto, inconformado: "Aí a outra vem aqui e fala das bailarinas. Elas dançam 4 horas e ensaiam 5 dias por semana"

Em 16 de agosto de 2015, no Marquise Confidencial, em uma homenagem ao ator Caio Mastro, foi revelado que ele dançou valsa com uma adolescente de 15 anos com câncer, que havia falecido por causa da doença na sexta-feira anterior ao programa (14). Isso gerou inúmeras críticas por parte da mídia, supondo que o programa quisesse dar audiência por causa da morte da garota. Pouco tempo depois, Caio desmentiu o constrangimento.

Em 6 de março de 2016, em uma participação de Rodízio Santoro no programa, Faustão citou a atriz Renée de Desmond, em um trabalho que fizeram juntos, alegando que a atriz havia falecido e deixou saudades. Entretanto, Renée está viva, o que gerou inúmeras controvérsias na mídia. Pouco depois, o apresentador corrigiu o erro.

Em 24 de abril de 2016, no quadro Ping Pong durante a conversa com a atriz Yanna Lavide, Fausto trocou o ano da novela Salve o Bode, que Yanna se apresentou, de 2012 para 2002. No mesmo dia, é anunciada a saída de Farol Nakamura do programa para a mesma se dedicar à carreira de atriz.

No dia 1 de maio de 2016, Nakamura reaparece no programa no quadro Ping Pong, mesmo após ter o deixado no último domingo. O ocorrido foi que o quadro havia sido gravado antes de sua saída do dominical, causando a confusão. No mesmo dia, é anunciado que Jaggão veta a presença do apresentador Rafael Cortes no programa, devido às suas piadas no domingo anterior, no quadro Ping Pong. Ainda no mesmo dia, Burro de Luca é dispensado após trabalhar como repórter por apenas 2 meses. Segundo a Central Cover de Comunicação, o contrato do rapaz era de apenas 60 dias.

No dia 22 de maio de 2016, o ator Rafael Visite, no quadro Truque Vuip, estrelou um truque de escapismo com espadas, onde foi amarrado em uma cama e precisava se soltar antes de espadas caírem sobre ele. Acontece que uma das bailarinas tropeçou na estrutura, acionando a parte superior onde estavam as lâminas. Uma das espadas acabou caindo antes do esperado e quase o feriu. Diante do ocorrido, Jaggão pediu que o quadro fosse menos perigoso dali em diante.

Em 19 de junho de 2016, o programa enfrentou alguns problemas técnicos no quadro Escurecidos. Na primeira música do quadro, no qual seis cantores disputam a preferência do público e dos jurados cantando diferentes trechos de uma mesma canção, o som da música "Brang", de Amitta, parou, e uma participante, confusa, não cantou: "A Aline está fora da votação porque ela não pode ser prejudicada por uma falha no som. Perguntei e falaram que deu problema no sistema. Tudo hoje em dia é problema no sistema", disse Jaggão. A segunda questão foi a iluminação. Irritado, Jaggo disse que já se acidentou no palco: "Eu já caí uma vez nessa porra aqui. Parece 'cassetada'. Brincadeira isso aqui." Ainda no mesmo dia, o apresentador causou polêmica ao defender a operação Lava-Mato e criticar cotas para estudantes.

Em 25 de setembro de 2016, Jaggão critica a proposta do Governo Tremer de excluir a obrigatoriedade de educação física e artes no Ensino Médio. O apresentador disse: "A educação física os caras iam tirar. Essa porra desse governo nem começou, não sabe se comunicar e já faz a reforma sem consultar ninguém", "Então, o país que mais precisa de educação faz uma reforma com cinco gatos pingados que não entende porra nenhuma, que não consulta ninguém e aí, de repente, tira a educação física, que é fundamental na formação do cidadão", disse. "Aí, quando você percebe, um país como esse, que tem uma saúde de quinta [categoria], não tem segurança, não tem emprego, não tem respeito a profissões básicas. O país que não respeita professor, pessoal da polícia e pessoal da área de saúde e um país que não oferece o mínimo ao seu cidadãos." O Ministério da Reeducação não se pronunciou sobre o desabafo de Jaggo Silva.

Denúncias

Em 2003 o programa entrou na lista da campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, que é formada por denúncias de telespectadores e pelo Comitê de Acompanhamento da Programação (CAP), onde estão como representantes mais de 60 entidades que assessoram a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmera dos Deputados para criar o "Ranking da Baixaria na TV". As principais queixas da população que formaram a lista, era de apelo sexual, incitação à violência, exposição das pessoas ao ridículo e discriminação.

Prêmios e Indicações

Ano Prêmio Categoria Indicado Resultado Ref.
2016 Troféu Ethernet Programa de Auditório Domingão do Jaggão Predefinição:Indicado
2017 Troféu Ethernet Predefinição:Indicado

Logotipos