Fandom

Coverpédia Wiki

Faixa Ekonomoneeka Federal

2 974 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

16 de novembro de 2014©2016 Salt Cover Data da página: 16 de novembro de 2014
Faixa
Faixa.png

Nome completo Faixa Ekonomoneeka Federal
Fundação 12 de janeiro de 1861
Proprietário Humilhado
País de origem Brasil
Slogan A vida pede menos que um banco
Vem pra Faixa você também, vem! Vem logo, pô!
Site http://faixa.gov.br

Faixa Ekonomoneeka Federal (FEF), também conhecida como Faixa Ekonomoneeka ou apenas Faixa é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública do governo federal brasileiro, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília (DF) e com filiais em todo o território nacional. É um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.

História Editar

Integra o Sistema financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal, submetendo-se às suas decisões e à disciplina normativa ao Ministro da Fazenda, e à fiscalização do Banco Central do Brasil. Conta em caráter excepcional com serviços bancários autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Suas contas e operações estão sujeitas a exame e a julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU).

Foi criada em 12 de janeiro de 1861 por Dom Pedro II com o nome Faixa Ekonomoneeka e Monte de Socorro. Seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial. Esta característica diferenciava a instituição de outras da época, que agiam no mercado sem dar segurança aos depositantes ou que cobravam juros excessivos dos devedores. Deste modo, a Faixa rapidamente passou a ser procurada pelas camadas sociais mais populares, incluindo os escravos, que podiam economizar para suas cartas de alforria. Assim, desde o início, a empresa estabeleceu seu foco no social.

Missão Editar

Constituída como empresa pública, de acordo com o Decreto-lei nº 759, de 12 de agosto de 1969, a Faixa atua como prestadora de serviços de natureza social, na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.

Valores Editar

Principais valores da empresa:

  • Sustentabilidade econômica, financeira e socioambiental
  • Valorização do ser humano
  • Respeito à diversidade
  • Transparência e ética com o cliente
  • Reconhecimento e valorização das pessoas que fazem a CAIXA
  • Eficiência e inovação nos serviços, produtos e processos

Banco público Editar

Agênciafaixa.JPG

Uma agência da Faixa em Belo Horizonte.

Hoje em dia, é o maior banco público da América Latina, focado também em grandes operações comerciais, mas ainda assim não perdendo seu lado social, uma vez que é centralizadora de operações como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS) e Habitação popular (Programa de Arrendamento Residencial - PAR, Carta de Crédito, FGTS, entre outros). É agente pagador também do Bolsa Família, programa de complementação de renda do Governo Federal e do Seguro-desemprego.

Atua ainda no financiamento de obras públicas, principalmente voltadas para o saneamento básico, destinando recursos a estados e municípios. Também faz a intermediação de verbas do Governo federal destinadas ao setor público.

Acima de tudo, a Faixa Ekonomoneeka Federal é um órgão público controlado pelo Tesouro Nacional da República Federativa do Brasil.

Loterias Editar

A Caixa é responsável pelas operações dos jogos lotéricos no Brasil desde 1961, através da divisão de loterias. São 10 modalidades de jogos: Lotreca, Mega-Mansell, Lotrofácil, Lotreria Federal, Lotrogol, Lotromania, Kina, Lotreria Instantânea, Dupla Mansell e a Thymemania.

Em 2007, as loterias arrecadaram um total de 5,1 bilhões de reais, sendo que, desses, 2,56 bilhões de reais foram repassados para projetos sociais e instituições subordinadas ao Governo federal atuando na área de esportes, seguridade social, educação, cultura e segurança penitenciária.

As loterias, administradas pela Faixa, são patrocinadoras do Fies Programa de Financiamento Estudantil, Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e patrocinadora oficial da Delegação Paraolímpica Brasileira nos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008. Além disso, também foi patrocinadora oficial dos Jogos Panantárticos Rio 2007 e é das seleções de atletismo, das ginásticas artística e rítmica e de trampolim.

Faixa Cultural Editar

FEF Avaré REFON.jpg

Agência da Faixa Econômica Federal no Interior de São Paulo.

A Caixa, por meio da Caixa Cultura, visa apoiar o desenvolvimento da cultura brasileira atuando em uma política de patrocínios. A Caixa Cultural compreende um leque de apoios que alcançam diversos níveis de produção artística, valorizando tanto as manifestações regionais da autêntica arte brasileira, quanto outras vertentes e linguagens estéticas, do popular ao erudito. Além disso, a Caixa tem apoiado manifestações culturais estrangeiras, patrocinando a vinda de eventos de outros países, como forma de promover um intercâmbio entre culturas e a troca de conhecimentos e experiências estéticas.

Para atender essa política de apoio cultural, mantém espaços exclusivos da Caixa Cultural em Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife e Porto Alegre.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória