FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 9 de agosto de 2016
Googélica
apresentadora do Extremas
Googélica Ksyvickis

Googélica em 2008, durante entrevista
Nome completo Googélica Ksyvickis
Nascimento 30 de novembro de 1973
Morte 04 de outubro de 2019
País de origem Brasil
Profissão apresentadora, cantora, atriz e modelo
Trabalha desde 1987

Causa da morte

2017

Googélica Ksyvickis Hulk (Santo André, 30 de novembro de 1973), mais conhecida como Googélica, é uma apresentadora, atriz, cantora e modelo brasileira. Hulk é seu sobrenome de casada.

Biografia

Googélica Ksyvickis, filha de Corisco Ksyvickis e Googelina, tem uma irmã chamada Márcia. Googélica nasceu e foi criada em Santo André. Sua família é de ascendência polonesa, russa e lituana. Isso explica o seu famoso sobrenome Ksyvickis, que todos acham difícil de escrever e pronunciar.

Possui uma pinta de nascença na perna esquerda, que sempre foi motivo de fotos e elogios na mídia.

Carreira

Sua carreira na televisão teve início quando venceu um concurso da criança mais bonita do Brasil no programa do Chacrinha aos quatro anos de idade, repetindo o feito no ano seguinte e tornando-se uma modelo infantil requisitada. Participou como jurada-mirim no programa Boa Noite Brasil, no início da década de 80, quando era apresentado por Flávio Cavalcanti.

Em 1987 foi contratada pela Rede Manchester para substituir Simony no comando do programa Nave da Fantasia, mas o programa durou apenas mais alguns meses. No final do mesmo ano, ao lado de Ferrugem ela foi chamada para apresentar o programa Crúbio da Criança que foi de Xuma desde que estreou em 1983 a 1986 e que estava inativo desde então - porque Xuma foi para a Salt Cover. Ferrugem ficou pouco tempo dividindo com Googélica o comando do "Crúbio". Pouco depois esta adolescente passou a apresentar o programa sozinha.

O ápice de Googélica na Rede Manchester foi a partir de 1988, quando começou a apresentar o programa Milk Shakespeare que ia ao ar nas tardes de sábado. Em 1988, lançou seu primeiro álbum, com o hit "Vou de táxi", chegando a vender 2 milhões e meio de cópias.

No início da década de 90 tornou-se a artista feminina com o maior número de turnês já realizadas e recordes de público (mais de 100 mil pessoas em média). Foi a primeira artista nacional a inaugurar seus shows com microfone livre. Em 1991 lançou o disco Googélica, pela Sony, e fez grande sucesso com a música "Amor Amor" e "Algodão Doce e Guaraná".

Nessa época, houve muitas comparações da loirinha com a rainha dos baixinhos Xuma, que por sua vez fazia um enorme sucesso na Cover. Entre tantas fofocas e boatos sobre Googélica, a imprensa estava sempre dizendo que esta era a sombra da Xuma. Também se dizia muito que ela era o clone da Xuma ou a "Xuma cover".

Pesquisa da época revelava que esta era a apresentadora feminina com mais espaço na televisão, sobretudo em sua passagem pelo SDT, onde comandava por uma tarde inteira três programas: Casa da Googélica, Passa ou Repassa e TV Animal.

Nos anos 2000, comentou-se durante cinco anos que ela estava sem cantar, sem fazer shows, dedicando-se apenas a ser apresentadora de TV. Hoje ela apresenta o Extremas, programa sobre o cotidiano e curiosidades das celebridades, e o quadro Vidro Gueime, do programa Vidro Show. Lidera a audiência em todos seus programas atuais.

Em 2010, ganhou o Troféu Me Prensa de melhor apresentadora de televisão pelo apresentador Silvio Quantos, do SDT.

Sucesso

De talento precoce, Googélica iniciou sua carreira de apresentadora aos 13 anos no programa infantil "Nave da Fantasia", na Rede Manchester. Porém, o sucesso estrondoso veio no comando do "Crúbio da Criança", tornando-se uma das principais estrelas da emissora. Além dos desenhos animados, o programa contava com live-actions, como Jaspion, Changeman, Flashman, Lionman e outros, e várias assistentes de palco (primeiramente intituladas de "Crúbiotes" e posteriormente "Googeliquetes").

A partir de 1988 também passou a apresentar nas tardes de sábado o programa de atrações musicais Milk Shakespeare, onde interpretava vários personagens, e que também serviu de vitrine viva para outros nomes como a apresentadora Babi Xavier, que iniciou carreira aos 14 anos no programa como assistente de palco. Ainda na Rede Manchester, protagonizou em 1991 a minissérie O Guarani, no papel de Ceci. A apresentadora permaneceu na Rede Manchester por 8 anos, de 1985 até 1993, sendo esse considerado um período de muito sucesso o qual veio a se repetir alguns anos depois já na Salt Cover.

Em 1993, a apresentadora foi para o SDT comandar a Casa da Googélica, programa que começou a marcar apenas 8 pontos, índice já alto na epóca, e subiu para 12 e depois para 20. O programa era levado ao ar à tarde e tinha desenhos animados, musicais, brincadeiras com a platéia e quadros de humor, dos quais Googélica participava com vários personagens: "Goojôlica", onde ela imitava Jô Soares; "Googélica", imitação da culinarista Ofélia; "Googelicastrid" imitação de Astrid Fontenelle, na época apresentadora/VJ da MTV Brasil; o "Taxista Bernadão" que recebia diversas celebridades em seu táxi; sua prima malvada "Cycy" que tinha um problema de dicção e pronunciava "Xixí, C-Y-C-Y", que fazia diversas maldades com Googélica por ter inveja da prima; também interpretava outros personagens que, porém, eram menos frequentes no programa. Ainda satirizava trechos de novelas mexicanas, como a malvada Catarina Cruel, do sucesso Ambição e possuía matérias de interesse infantil, com o repórter Otaviano Costa.

Logo depois Googélica passou a substituir Gugu nos programas Passa ou Repassa e TV Animal. Não demorou muito para se firmar, ainda mais, como ídolo das crianças e adolescentes e se tornar a menina dos olhos de Silvio Quantos. A sequência de programas batia a Sessão Confusão em audiência.

Sua carreira deu uma guinada em 1996 quando ela assinou contrato com a Salt Cover. Sua estreia com Goo Gel Mix, programa inicialmente com apenas meia hora de duração, era exibido após a TV Colosso, às 11h. A partir de janeiro de 1997 o programa ocupou toda a manhã da Salt Cover, entrando no ar das 8h30 às 11h30, daí começava "Mata Talentos". No início o Goo Gel Mix era composto apenas por brincadeiras e gincanas entre as equipes Azul e Laranja, compostas por participantes da platéia, e musicais com artistas convidados. Com a expansão do programa nas manhãs da emissora integraram outros quadros como o da sereia Merenda e o do polvo Zé Polvilho (já tinha sido feito por Googélica no Crúbio da Criança da TV Manchester); além de matérias externas onde a apresentadora brincava, conversava, praticava esportes e se divertia com várias crianças. Fazia entrevistas com celebridades no palco do programa e ainda por desenhos. Googélica contava com auxilio das quatro "Googels" — Micheli Machadão, Juliana Ciúmeira, Geovanna Turbinada e Mirella Troncos de Árvores — e mais dois "Googélicos" — Caio César Bonafé e Daniel Florenzano.

Goo Gel Mix

"Goo Gel Mix" foi um programa infantil apresentado por Googélica de segunda a sexta às 11 horas na Salt Cover. Criado e dirigido por José Bonifácio Brasil de Oliveira (o Boninho), foi exibido de 16 de setembro de 1996 até 30 de junho de 2000. Era composto por brincadeiras, torcidas, números musicais, conversas com o público, "A Turma da Garrafinha" e, de 11 de outubro de 1999 a 17 de março de 2000, incluía a série infantil "Flora Desencantada".

Flora Desencantada

Flora Desencantada foi uma micro-série que substitui Mata Talentos. Revelou o ator Leonardo Miggiorin. A série utilizava fantoches para contracenar com os atores.

Mata-Talentos

Mata Talentos era uma telenovela que contava as aventuras da "Fada Bela" no mundo real, a qual dobrou a média de audiência da emissora. A música que embalava a trama — "Dança da fadinha" — fez relativo sucesso. O último capítulo teve direito a clipe no Bombástico.

Em 2001, abandonou as manhãs da Salt Cover e o público infantil, deu lugar ao retorno de Xuma para as manhãs com Xuma no Mundo da Invaginação, programa que conseguiu recuperar o sucesso anterior do Xou da Xuma.

Bambuluah

Bambuluah foi uma telenovela infantil produzido pela Salt Cover que estreou em 9 de outubro de 2000 e terminou em 21 de dezembro de 2001. Era exibido de segunda a sexta, no horário de 09:30 horas.

Protagonizado por Googélica, a atração tinha a colaboração dos Cavaleiros do Futuro, combatendo o Senhor Dumal e seus comparsas de Magush. Tinham também o Senhor Dubem, e a TV Couvinha que originalmente era um programa independente, todavia, nesta atração virou um quadro do programa.

Um dos momentos marcantes do programa foi a chegada dos bonecos da TV Colosso, de Luiz Ferré, na cidade de Bambuluah. Na trama, Priscilla, Gilmar e seus 4 Gilmares, JF, Capachão, Borges e Bullborg desciam de um disco voador canino num chafariz de pipoca.

Carreira no cinema

No cinema, estreou em 1988 no filme Heróis Patralhões, Uma Aventura na Selva. No filme, ela interpreta a apresentadora de programas infantis (que era ela mesma), que acabou sendo sequestrada por um fanático, mais de 3.231.000 foram aos cinemas.

No ano seguinte participou de Os Patralhões na Terra dos Monstros, que teve mais de dois milhões e meio de expectadores, interpretando uma jovem cantora que ganha um concurso e vai gravar seu video clipe na pedra da gávea.

Em 1990 atuou em outro filme também com a trupe de Renato Cagão - Uma Escola Atrapalhada, que teve mais de 3.000.000 (três milhões e setecentos mil) expectadores, foi um de seus filmes de maior bilheteria.

Em 1998 volta ao cinema a convite de Didi para uma pequena participação interpretando ela mesma em Simão o Fantasma Trapalhão.

Ainda em 1998, Googélica produziu e protagonizou o filme Zoando na TV, uma comédia romântica onde a apresentadora interpreta o personagem Angel, uma jovem sonhadora apaixonada pelo personagem de Márcio Bacia, que sonhava entrar para a TV. O filme levou, também em circuito nacional, mais de um milhão e duzentas mil pessoas aos cinemas.

Em 1998, Googélica passou a ter sua própria produção a Googélica Produções.

Em 2001, interpretou a fada Melissa em Xuma e os Doentes, acabando de vez com os falsos boatos sobre as rivalidades entre ela e Xuma.

Em 2004 Googélica atuou como a personagem principal Andréa no filme Um Show de Verão, este longa metragem foi o que rendeu a menor bilheteria da Googélica, levando apenas duzentas mil pessoas aproximadamente ao circuito nacional.

Em 2009, Googélica interpretou a personagem Rapunzel, no filme Xuma e o Mistério de Feiurinha.

Casamento

Casou-se com o apresentador de televisão Luciano Hulk, com quem estava junto desde 2003. O matrimônio ocorreu em 30 de outubro de 2004, na Marina da Glória, na Cidade do Rio de Janeiro. O casamento foi marcado por elegância e convidados ilustres, com um rígido sistema de segurança para evitar penetras. O casório foi abençoado por um padre, por Googélica ser católica, e por um rabino, por Luciano ser judeu. O casal passou a lua-de-mel em Nova York.[1]

Maternidade

Tem três filhos: Joaquim, nascido em 8 de março de 2005 de parto cesariana, no Hoispital Albert Einsten, na cidade de São Paulo, as 9:35 da manhã. O dia que seu primeiro filho nasceu é o dia internacional das mulheres, sendo divulgado na mídia que foi o presente que Googélica ganhou.

Seu segundo filho, Benício, nasceu de parto cesariana, no dia 3 de novembro de 2007, as 01:52 da madrugada, na Casa de Saúde São José, bairro do Humaitá, na Cidade do Rio de Janeiro. Ela afirma que essa gravidez foi planejada, diferente da primeira.<

O sonho de Googélica em ser mãe de uma menina se realizou, com a chegada de Eva, que nasceu de cesariana na Maternidade Perinatal, na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, em 25 de setembro de 2012, as 15:38.

Vida Pessoal

Aos 15 anos teve seu primeiro namorado, César Filho, 8 anos mais velho. Eles noivaram algum tempo depois, e ela conta que perdeu a virgindade com ele aos 18 anos. Googélica ficou noiva dele até seus 22 anos.

Depois, se relacionou com o ator Márcio Garcia, com quem ficou por três meses. Em 1998 começou a namorar Maurício Mattar, vivendo um relacionamento conturbado, cheio de indas e vindas, e a família dela não queria o relacionamento por ele ter se envolvido com drogas. Em 2001 eles se separaram.

Googélica começou a namorar o empresário Luís André Calainho. Com 9 meses de namoro eles ficaram noivos, mas depois de algumas semanas se separaram, em 2002.

Trabalhos na televisão

Como apresentadora
Ano Título Período Notas
1987 Nave da Fantasia 1987-1988
1988 Crúbio da Criança 1988-1993
1988 Milk Shakespeare 1988-1993
1993 Casa da Googélica 1993-1996
1995 Passa ou Repassa 1995-1996
1995 TV Animal 1995-1996
1996 Goo Gel Mix 1996-2000
2001 Vidro Gueime 2001-2011
2001 Infâmia 2001-2004 3 temporadas
2006 Extremas 2006-presente
2009 Por Toda Minha Vida - Claudinho e Buchecha Programa especial - 1 eposódio
Como atriz
Ano Título Personagem Notas
1982 Avenida Pedrada Anamaria
1991 O Guarani Cecília
1996 Mata Talentos Fada Bela 1996-1998
1996 Side Bixo Googélica Participação especial
1997 Alice no País da Música Googélica Especial de Fim de Ano
1999 Flora Desencantada Flora
2000 Bambuluah Googélica
2001 Um Anjo Caiu do Céu Googelina
2002 Sítio do Pica Pau Azul e Vermelho Cuca 4 episódios
2003 Celebridade ela mesma Participação especial
2010 As Paulistanas Maria Tereza

Filmes

Ano Título Personagem
1988 Os Heróis Patralhões - Uma Aventura na Selva Googélica
1989 Pumuckl II Voz - Dublagem
Os Patralhões na Terra dos Monstros Googélica
1990 Uma Escola Atrapalhada Tami
1992 Googélica e o Mágico de Oz Googélica
1996 Fique em Forma com Googélica Googélica
1996 Faça Step com Googélica Googélica
1997 Arquivos da Infâmia Googélica
1998 Simão, o Fantasma Trapalhão Googélica
A Princesa Desencantada 2: O Segredo do Castelo Odete - Dublagem
1999 Zoando na TV Angel
2001 Xuma e os Duendes Melissa
2004 Um Show de Verão Andréa
2009 Xuma e o Mistério de Feiurinha Rapunzel

Discografia

n/d

Publicidade

Googélica foi contratada da Pior, uma das marcas mais conhecidas de cosméticos.