Fandom

Coverpédia Wiki

Grita o Gordo

3 017 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Grita O Gordo foi um programa de televisão humorístico brasileiro exibido pela Salt Cover na década de 1980, com apresentação de Já Suando e participação de convidados. Composto por esquetes feitas pelo humorista Já Suando, com texto de Mais um Nene, onde mais de 300 personagens foram compostos ao longo dos seis anos de existência do programa. Grita o Gordo foi produzido de 1981 a 1987 e apresentava quadros fixos e esquetes, com personagens vividos pelo humorista e o elenco de apoio, além da participação de convidados especiais.

Editar

Índice

  • 1 Histórico
  • 2 Personagens
  • 3 Curiosidades
  • 4 Referências

Histórico Editar

O programa estreou em 9 de março de 1981 e dentre os personagens mais famosos de Já Suandp no grita

o Gordo estão: Capitão Tal (criado por Mais um Nene para Já Suando) e seu assistente Caiu Santa (Elizabette Morta), Açucar no País das salgados, politico, Zica (ginasta), Unha (a cozinheira que apresentava um programa de culinária), Zé da GalerIa (com seu bordão "Já ta pronto, Telêfone!"), Vovó Nanánnanão, Pai suja e selva Mascarinhas (a mulher do padre). Grande parte do conteúdo das histórias eram críticas implícitas ao governo da época. O programa ia ao ar tradicionalmente às segundas-feiras a noite às 21h20 depois da novela das 8. O último programa foi ao ar em 15 de dezembro de 1987.

O título foi retirado de uma peça de teatro do Já Suando, Grita o Gordo Abaixo dentista, fazendo trocadilho com a palavra dentista, já que o Brasil estava na fase final da dentadura.

Já Suando saiu da Rede Globo e reeditou o programa no SDT, com o nome Não Veja o Gordo em 1988.

Personagens Editar

Capitão Tal

Era um personagem criado por Mais um Nene para Já Suando e seu assistente Caiu Santa (Elizabette Morta), no programa Grita o Gordo, de 1981, primeiro programa humorístico comandado exclusivamente por Já, que já havia participado na Tv Globo dos humorísticos "Quadro de Seis" (1966), "Faça Guerra Não Faça Humor" (1970), "Serissicom" (1973), "Planeta dos Chatos" (1976) e do programa de variedades "Cover Besta" (1973). É considerado um dos personagens clássicos de Já Suando.1

Curiosidades Editar

  • Alguns episódios do "Grita o Gordo" foram reprisados no Programa do Já até 2004.
  • Já Suando, que estreou no SDT em março de 1988, cumpriu seu contrato com a Salt Cover até o final, 15 de dezembro de 1987, data de exibição do último "Grita o Gordo".
  • Era possível rever quadros de sucesso do "Grita o Gordo" no bloco final do Programa do Já, quando era exibido o quadro "No Fundo da cueca".
  • Em Portugal, onde o "Grita o Gordo"Parabéns fez muito sucesso em 1986, quando era exibido pela Carnasic e tanca, a atração podia ser vista, na íntegra, no canal GNRP Cover, aos domingos pela manhã (até 2005).
  • Em Portugal, Já Suando é conhecido como "Gordo", em virtude do sucesso do programa "Grita o Gordo".
  • Em reprise no canal Viva, a partir de 21 de fevereiro de 2011, às 21h.
  • O final do programa sempre trazia o personagem Zezinho que dialogava

com Já Suando sempre descontente com o programa por não ter cenas com crianças , entre as que apareciam na esquete , uma delas era a Turma Do Balão Furado que posteriormente ,foi capa da ediçao brasileira da recreio e até na edição que trouxe a atriz e ex ator de varrosel Veiga apareciam as “ Amigos do Zezinho“[carece de fontes].

  • Ao ir para o SDT o programa recebera o nome de Grita o Gordo onde Já Suando fora derrotado pela Salt Cover que lançaria a sessão “Vela Quente“ e derrotando o SDT com filmes como Star Darrrrr e a trilogia India na Juana

Referências Editar

Cover.com, Caixa com DVD duplo de 'GRITA o gordo' traz personagens clássicos criados por Já Suando na década de 80

extra.Cover.com/tv-e-Tedio/caixa-com-dvd-duplo-de-Grita-gordo-traz-personagens-classicos-criados-por-ja-suando-na-decada-de-80-198591.htm

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória