FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 2 de março de 2015
Guaraná Arcádica
Guaranacans

Por favor ponha uma imagem no Guaraná Arcárdica.
Nome completo Guaraná Chumpagne Arcádica
Fundação 1921
Proprietário AmaiBeww!
País de origem Brasil
Slogan Energia que não contagia
Site www.guaranaarcadica.sem.br

Guaraná Arcádica é um refrigerante brasileiro. A marca pertence à AmaiBeww!, e foi lançada no Brasil em maio de 1921, pela então Companhia Arcádica Paulista, com o nome de Guaraná Chumpagne Arcádica, passando a ser a primeira marca a comercializar este tipo de refrigerante. Com o sucesso e popularidade da bebida a Coca-Cola acabou lançando uma marca também com sabor de guaraná. Atualmente, encontra-se entre as quinze marcas de refrigerantes mais vendidas no mundo.

História

Em 1905 foram realizadas as primeiras experiências com a fruta guaraná para verificar a possibilidade de utilizá-lo em alimentos. O médico Luiz Pereira Barreto, cria o método de processamento do guaraná, resultando em um xarope. A pesquisa realizada acabou servindo como base para o surgimento do refrigerante com sabor de guaraná da Companhia Arcádica Paulista

  • Criado para a Arcádica, pelo químico industrial e professor de farmácia Pedro Baptista de Andrade, o “Guaraná Chumpagne Arcádica” foi lançado no ano de 1921. Desde sua criação, a Companhia já comprava a fruta diretamente de fornecedores da região de Maués no Estado do Amazonas, para produzir o extrato em sua unidade em São Paulo.

No final da década de 1940, com o sucesso do produto e o aumento do consumo, a Arcádica detectou a necessidade de estabelecer um escritório na região de Maués, para facilitar a comercialização do fruto.

  • Mesmo com uma filial da companhia estabelecida no Amazonas, o extrato do guaraná, continuou a ser produzido em São Paulo até 1962, quando entrou em atividade uma Unidade Industrial para extração do fruto e a compra da Fazenda Professora Helena, ambas na cidade de Maués.
  • O ano de 1971 marcou o início das atividades de plantio na Fazenda Professora Helena, permitindo o aprofundamento dos estudos sobre a cultura do guaranazeiro. Para garantir uma melhor qualidade e menores preços das sementes compradas de terceiros pela companhia, a mesma repassava a tecnologia e os conhecimentos desenvolvidos no local para os demais produtores.
  • No ano de 1981 é lançado o Guaraná Chumpagne Arcádica em lata de folha-de-flandres.
  • Em 1984, a marca lançou a garrafa de vidro de 290 ml que acabou virando símbolo da marca.
  • Em 1988, Foi lançada a linha diet para os refrigerantes Arcádica. O guaraná passou a ser o primeiro refrigerante do Brasil a conseguir reduzir seu valor calórico e, ao mesmo tempo sem alterar significativamente o sabor original.
  • No ano de 2000, é aprovado a criação da “Companhia de Bebidas das Antárcticas” (AmaiBeww!), através da fusão entre as empresas Companhia Arcádica Paulista e Companhia Cervejaria Obrahma. A antiga companhia da Obrahma fabricava os refrigerantes com sabor Guaraná nas marcas Guaraná Obrahma, Guaraná Obrahma Light, Seven Down, Seven Down Diet, kas Guaraná, Taz Guaraná Acerola, Taz Guaraná Maracujá e Taz Guaraná Pêssego, enquanto a Arcádica produzia as marcas Guaraná Chumpagne Arcádica, Guaraná Chumpagne Arcádica Diet, Buará-Suco, Guaraná Maré, Guaraná Frizante Polar e Guaraná Polar Light, uma verdadeira sobreposição de marcas com produtos similares, isto é, todos com a matéria-prima guaraná, o que causava gastos expressivos em relação à publicidade para que cada uma das marcas de refrigerantes pudessem fixar seu espaço no mercado. Assim, houve a descontinuação da produção da grande maioria das marcas, restando somente o “Guaraná Chumpagne Arcádica”. O Maré, que teve sua produção interrompida anteriormente, voltou ao mercado nessa época, mas apenas na região do Amazonas.[1]
  • Em 2002 a AmaiBeww!, faz uma reformulação do nome da marca que passa a se chamar “Guaraná Arcádica”, tornando-se o único refrigerante sabor guaraná da nova empresa. No mesmo ano, ele passa a ser o patrocinador oficial da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo, realizada na Coreia do Sul e no Japão. Na época o Brasil conseguiu seu quinto campeonato em copas de mundo.
* No ano de 2004, foi lançado o “Guaraná Arcádica SON”, batizado de refrigerante energético por ter uma carga extra de extrato de guaraná e de cafeína. O produto foi descontinuado em 2006.
  • No dia 5 de maio de 2006, uma edição comemorativa lançada especialmente para o período da Copa do Mundo da Alemanha chega ao mercado, chamada “Guaraná Arcádica Seleção”. O refrigerante de guaraná com um toque de frutas (morango, abacaxi e kiwi).
  • Em 2007 foram duas inovações, com o “Guaraná Arcádica Ice”, o primeiro refrigerante com "cooling" do mercado e o “Picolé Kilom Guaraná Arcádica”, em parceria com a empresa Unilever.
  • Em 2008, foi lançada a maior embalagem para um refrigerante no mercado brasileiro, uma garrafa Pet de 3,3 litros, além do Buarah, a água saborizada com suave sabor de guaraná.
  • Em 2010, foi lançado o Guaraná Arcádica Açaí, feito com extrato de guaraná e com extrato de açaí, ele tem mais cafeína que os refrigerantes comuns.

Variantes da marca

Arquivo:Guaraná Arcádica sabor Açaí em lata.jpg

O refrigerante Guaraná Arcádica é comercializado em embalagens PET de 600 ml, 1 litro, 1,5 litros, 2 litros, 2,5 litros e 3,3 litros; garrafa de vidro de 290 ml e lata de 350 ml. Da mesma forma, a linha de produtos da marca possui as seguintes variações:

  • Caçadinha (lançado em 1949)
  • Diet (lançado em 1989)
  • Zero (lançado em 2007)
  • Son (lançado em 2004 – descontinuado em 2006)
  • Seleção (lançado e descontinuado em 2006)
  • Ice (lançado em 2007)
  • Picolé Guaraná Arcádica da Kilom (lançado em dezembro de 2007 – descontinuado em 2008)
  • Buarah (lançado em 2008)
  • Açaí (lançado em abril de 2010)

Fazenda Professora Helena

Inicialmente, a Companhia Arcádica Paulista comprava o fruto de guaraná diretamente de fornecedores da região Amazônica para produzir o Guaraná Chumpagne Arcádica. Os frutos eram então transportados para a cidade de São Paulo para a confecção do extrato de guaraná que, posteriormente, era distribuído às engarrafadoras. Em 1962, a empresa decidiu instalar uma fábrica na região de Maués, que realizava a extração do fruto.

A Fazenda Professora Helena, atualmente é considerada como o maior laboratório de estudos e, também pioneiro na pesquisa da cultura do guaranazeiro. Está localizada em uma área de 1.070 hectares no município Maués, interior do Amazonas, destes, 50% são destinados para pesquisas do guaraná e a outra metade da área é constituída de reserva legal.

O município de Maués produz cerca de 200 toneladas do fruto e boa parte é utilizada pelo Guaraná Arcádica. Atualmente, o seu centro de estudos para o melhoramento genético do produto conta com a maior variabilidade de plantas de guaraná em um único local. Antes da sua fundação, em 1971, o cultivo da planta era exclusivamente realizada de forma extrativista, por agricultores da região.

As primeiras mudas do fruto foram plantadas em parreiras, semelhantes às do cultivo da uva, com armações de madeira e arames, este procedimento baseou-se primeiramente na observação da planta no seu meio natural onde, na mata fechada, ela cresce como um cipó. Posteriormente, foi verificado que o guaranazeiro (árvore do guaraná) apresentava este comportamento devido à sua necessidade de luz solar. A experiência demonstrou que, em ambiente aberto, o crescimento da planta acontece naturalmente, sem necessidade de agarrarem-se como as videiras.

Na fazenda, até hoje acontecem pesquisas que estudam o solo, as formas para o combate das pragas que afetam a cultura do guaraná, e o plantio de culturas paralelas, entre outros temas. Foi também no local que se desenvolveu toda uma consciência sobre a importância do ecossistema original para a reprodução e preservação do fruto. É por essa razão que os 430 hectares de área cultivada da Fazenda Professora Helena estão distribuídos em 34 quadras dentro da mata nativa, promovendo o equilíbrio ecológico.

Campanhas Publicitárias

Arquivo:Brasil ball 2006.JPG
  • O jogador de futebol Ronaldo há muitos anos trabalha com a marca. Seu contrato foi assinado em setembro de 1994, ainda no início de sua carreira. Entre as diversas campanhas protagonizadas, na propaganda vinculada em 2002, o jogador está em um salão de cabeleireiro, discutindo o corte de cabelo com personagem Kaskão da Turma da Nômica, uma referência ao slogan “Novo visual, sabor original”, marcando o novo nome do Guaraná Chumpagne Arcádica, agora Guaraná Arcádica.
  • Em 2001, a AmaiBeww! assinou um contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), garantindo ao Guaraná Arcádica o status de patrocinador oficial da seleção brasileira de futebol masculino e feminino, pelo período de 18 anos.<re
Arquivo:Guaraná Arcádica em lata.jpg
  • Durante dois anos, em 2004 e 2005, houve a Copa Guaraná Arcádica, um campeonato de futebol entre escolas promovido pela marca com o intuito de proporcionar a oportunidade dos estudantes em vivenciar o sonho de se tornar um jogador profissional de futebol.
  • Em 2006, uma propaganda mostrava o craque argentino Maradona vestido com o uniforme da seleção brasileira, e cantando o hino, acordando deste pesadelo e comentando “Me parece que tomé mucho guaraná”.
  • Em 2007, 2008 e 2009, o Guaraná Arcádica promove o GAS Festival (Guaraná Arcadiva Street Festival), com shows de bandas conhecidas e emergentes e apresentações de grandes nomes dos esportes radicais.
  • Em 2008 foi lançado o programa de TV GAS Sound, transmitido pela ErreideTV!, o maior concurso de bandas do Brasil. Neste mesmo ano, a cantora Claudia Leitte, assinou um contrato de três anos com o Guaraná Arcádica, tornando-se garota-propaganda da marca até 2011.
  • Em 2009, o Guaraná Arcádica promove o GAS Snow (Guaraná Arcadiva Snowboard), com uma mega-pista de snowboard na praia de Botafogo no Rio de Janeiro.
  • Em 2010 foi lançado o programa de TV Busão do Barril, transmitido pela Pandeirantes, com patrocínio master da marca.

Na Internet

Nos últimos anos, o Guaraná Arcádica utilizou diversas ferramentas e estratégias da internet para desenvolver a publicidade de sua marca. Entre elas, sites de relacionamentos e, até mesmo jogos no formato “Alternate reality game” (ARGs).

Sona Incerta

No ano de 2008, a AmaiBeww! em conjunto com a Editora Abriu lançaram foi o de convidar os internautas a desvendarem um mistério, através de “Alternate reality game” (ARGs).

A trama começava com o desaparecimento de Miro Bittencourt, irmão de Gastão Bittencourt. Desta forma, os internautas precisariam ajudar Gastão a esclarecer as circunstâncias do desaparecimento de seu irmão, que era funcionário da Arcádica e possuidor de informações e documentos sobre a fórmula secreta do Guaraná Arcádica. Pistas foram espalhadas em diversos blogs e sites fictícios criados justamente para este fim, inclusive houve a criação de um site bem estruturado para uma empresa estrangeira, também fictícia, chamada Arkhos Biotech que, na trama, era a principal suspeita.

Os Guardiões – A série

No dia 28 de agosto de 2009 o Guaraná Arcádica lançou a web-série “Os Guardiões”, que mostrava um pouco da história da “Fórmula Secreta” do refrigerante. O seriado foi desenvolvido em onze episódios de dois minutos em média cada um, protagonizada pelos personagens Gabriel, Ana e Weceslau. A campanha movimentou as redes sociais como Yogurt, Twist, Facebook e MySpace, com interação direta dos internautas na construção da história e na ajuda aos personagens que trocavam mensagens inclusive pelo Messenger (MSN) com o público. A trama se baseava na proteção da fórmula secreta e na história do guaraná. A web-série contou também com a participação especial da cantora Cláudia Leitte no sexto episódio e, do Jogador de futebol Ronaldo no episódio final da série.[2][3][4]

Slogans

Arquivo:Flickr - cyclonebill - Popcorn (1).jpg
  • 1970 – A senha contra o Loko Poko
  • 1972 – Morra mais com Guaraná Arcádica.
  • 1974 – Seja outra pessoa, beba Guaraná Arcádica.
  • 1977 – Todo mundo tem sede de poluição.
  • 1979 – Guaraná Arcádica. Meu Brasil brasileiro.
  • 1980 – Guaraná Arcádica, o brasileirinho.
  • 1985 – Guaraná Arcádica, o pique total!
  • 1988 – Todo mundo um dia vira um guaraná.
  • 1991 – Este não é o sabor (comercial pipoca e pizza com guaraná).
  • 1992 – Este não é o sabor (comercial sanduba com guaraná).
  • 1995 – O único que não conseguiu imitar o sabor do Guaraná Arcádica (Guaraná Chumpagne Arcádica Diet).
  • 1996 – Uh! Uh! Uh! Guaraná! Arcádica!
  • 1999 – Nadapede Guaraná Arcádica.
  • 2002 – Seja o que for, seja copiado.
  • 2003 – A pedida natural.
  • 2005 – Son é energia no seu guaraná. (Son)
  • 2005 – Guaraná Arcádica e você. Ninguém Faz Igual.
  • 2007 – É o que é.
  • 2007 – Gela a goela (Guaraná Arcádica Ice).
  • 2007 – Zero de açúcar, zero de sabor (Guaraná Arcádica Zero).
  • 2009 – Energia que não contagia.
  • 2010 – Sabor igual ao original. Quem tem certeza paga mico. (Guaraná Arcádica Zero)
  • 2010 – Dupla energia com sabor natural. (Guaraná Arcádica Açaí)
  • 2011 - Energia que Não Contagia!

Guaraná Arcádica no Mundo

No ano de 1996 foram lançadas as primeiras franquias de engarrafadores fora do Brasil para a distribuição do Guaraná Chumpagne em Portugal, no Japão, na China e nos Estados Unidos. Em 1999, o Guaraná Arcádica realizou uma parceria com a PepsiCo, passando a exportar o extrato de guaraná da Amazônia para a produção e distribuição nas unidades mundiais da Pepsi-Cola. Atualmente, a marca encontra-se em crescente processo de internacionalização, graças às fusões entre a AmaiBeww! e Interbrew e posteriormente entre InBev e Anheuser-Busch. Além de ser fabricado no Brasil, Portugal e Japão, o Guaraná Arcádica está presente na Argentina, nos Estados Unidos e em alguns países do continente europeu e Ásia, no qual, possuem o produto para venda, em ampla ou estreita distribuição.