FANDOM

RecordTV Brasília é uma emissora de televisão brasileira sediada em Brasília, no Distrito Federal. Opera no canal 8 (23 UHF digital), e é uma emissora própria da RecordTV. Devido a dificuldade de recepção em algumas áreas do Distrito Federal, conta com retransmissoras pelo canal 23 UHF no Gama, Brazlândia e Ceilândia. Seus estúdios estão localizados no Setor de Rádio e Televisão Sul (SRTVS), na Asa Sul, e seus transmissores na Torre de TV Digital de Brasília, na região administrativa de Sobradinho.

História

Enquanto Brasília estava sendo construída, o Governo Federal abriu licitação de três canais, os mesmos sintonizados da então capital Rio de Janeiro: uma para o governo federal, uma para o Diários Associados e outra para a TV Rio, ligada às Emissoras Unidas. O canal 8 da Capital Federal, originalmente chamado de TV Alvorada, foi inaugurado juntamente as outras duas emissoras pioneiras da cidade, a TV Nacional e a TV Brasília, em 21 de abril de 1960, na fundação da cidade de Brasília. Os mestres de cerimônia da inauguração da TV Alvorada foram Dedé Santana e Ana Rosa.

Pertencente à Rede das Emissoras Unidas, a TV Alvorada funcionava precariamente em um apartamento no 6º andar da Super Quadra 104, sendo que seus estúdios só vieram a ficar prontos no ano de 1965. Em 1967, a emissora passou a transmitir a programação da TV Excelsior, dado o breve desmantelamento da rede comandada por Pipa Amaral e Paulo Machado de Carvalho, que ressurgiria em 1969 como Rede de Emissoras Independentes. Em 1970, a TV Alvorada foi vendida para os proprietários da Rádio Capital, adotando então o nome de TV Capital, e passou a exibir a programação da REI, agora liderada pela TV Record.

Em 1989, a emissora foi vendida ao empresário, bispo e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, que em 1990, passa a receber a programação da recém-inaugurada Rede Record por meio de via satélite.[1]

Em 18 de março de 1993, a emissora trocou de nome novamente, desta vez para TV Record Brasília. No mesmo ano, estreava o telejornal Informe Brasília. Em 1996 estreava o telejornal Informe DF. Em 1997 a emissora inaugura sua sede própria no Setor de Rádio e Televisão Sul.

Em 3 de abril de 2006, estreava o telejornal DF Record, adotando a marca padrão dos telejornais da Record. Em 15 de janeiro de 2007 estreava a versão local do Balanço Geral, apresentado por Henrique Chaves. Em 18 de fevereiro de 2008, a emissora passa à se chamar TV Record Centro-Oeste. Neste dia, a Rede Record inaugurou as operações do novo newsroom da emissora, de onde passaram a ser transmitidos seus telejornais e programas do canal de notícias Record News, como o Brasília Ao Vivo e o Record News Centro-Oeste. Em 20 de fevereiro de 2008, entrava na programação da TV Record Brasília o telejornal DF no Ar, Inicialmente apresentado por Luiz Fara Monteiro.

Em agosto de 2008 a Record Centro-Oeste ganhou o prêmio Engenho de Jornalismo em quatro categorias. Em agosto de 2009, Luiz Cláudio Costa, ex-diretor da TV Record no Rio Grande do Sul e do Correio do Povo, assume a direção da Record Centro-Oeste, e Natal Furucho, ex-diretor da Emissora em Brasília, assume o comando do Grupo Record no Rio Grande do Sul.[2]

Em fevereiro de 2011, a emissora voltou se chamar TV Record Brasília. Em 28 de abril de 2014, estreava na grade da programação da emissora o Balanço Geral Manhã, apresentado por Bruno José. Em 8 de maio de 2015, a edição local do Balanço Geral Manhã deixa a grade da programação da emissora para dar lugar a versão nacional do programa apresentado por Luiz Bacci. Em 11 de maio de 2015, estreia no programa Balanço Geral o quadro "Hora da Venenosa" que mostra as notícias do mundo dos famosos apresentado por Sabrinna Albert. Em outubro de 2015, a Record Brasília e o apresentador do DF no Ar, Giuliano Cartaxo, são condenados por reportagem considerada abusiva.[3]

Em 31 de maio de 2016, o telejornal DF Record passa a ser exibido às 18h50. Como parte de uma reformulação em sua grade para aumentar seus índices de audiência, o canal anuncia em 25 de agosto de 2016 a contratação do jornalista Marcos Paulo (mais conhecido como Marcão), vindo da TV Goiânia para apresentar o Balanço Geral DF.[4][5] Para comandar o jornalístico, passou a ser chamado de "Marcão do Povo". Sua estreia aconteceu no dia 26 de setembro.[6] Henrique Chaves, que apresentava o Balanço Geral DF, foi afastado para poder assumir o projeto da edição local do Cidade Alerta.[7] Em 24 de outubro de 2016, a emissora lança o Cidade Alerta DF, com apresentação de Henrique Chaves.[8]

Com as mudanças, a Record Brasília consegue subir seus índices de audiência no horário do almoço, conseguindo a liderança na faixa.[9][10] Em 24 de novembro de 2016, com a reformulação da marca da rede, a emissora passa a se chamar RecordTV Brasília.[11] Em dezembro de 2016, um funcionário do departamento de operações da emissora foi demitido após gravar vídeo criticando a nova canopla do canal.[12]

Em 9 de janeiro de 2017, durante o quadro A Hora da Venenosa do Balanço Geral DF, ao fazer comentário sobre uma notícia envolvendo a cantora Ludmilla, o apresentador Marcão se referiu à mesma chamando de "pobre e macaca".[13] A afirmação repercutiu após publicação na semana seguinte, sendo publicada em diversos portais na internet.[13] Ao se justificar, o apresentador afirmou que o termo 'macaco' "é utilizado no Centro-Oeste sem teor pejorativo" e que o momento publicado na internet estava fora do contexto.[13] No mesmo dia, o advogado de Ludmilla disse que a cantora iria entrar na justiça contra Marcão.[14] Com a repercussão do caso, a cantora publicou texto no Instagram afirmando que o apresentador "não possui nenhum pudor ou constrangimento em ofender alguém em rede nacional".[13] Em 18 de janeiro de 2017, Marcão é afastado do jornalístico e é substituído por Dionísio Freitas.[15] No mesmo dia, a RecordTV anuncia que seu contrato foi rescindido.[16][17][18][19]

No dia 1º de fevereiro, a emissora anuncia a contratação do apresentador e radialista Fred Linhares para apresentar o Balanço Geral DF, e sua estréia ocorreu no dia 13 do mesmo mês[20]

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
8.1 23 UHF 1080i Programação principal da RecordTV Brasília / RecordTV
Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a RecordTV Brasília, bem como as outras emissoras da cidade de Brasília e do entorno do Distrito Federal, cessou suas transmissões pelo canal 08 VHF em 17 de novembro de 2016, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[21] Tendo um atraso de 2 minutos em relação as outras emissoras, o sinal da então TV Record Brasília foi interrompido à 0h01, durante a exibição do Câmera Record, para a exibição de um discurso do ministro das comunicações, Gilberto Kassab. Logo em seguida, foi inserido o aviso do MCTIC e da ANATEL sobre o switch-off.[22]

Programas

Extintos

  • Informe DF com Venina Nunes
  • Balanço Geral DF Manhã com Bruno José
  • Conteúdo com Arthur Luis (atualmente na Rádio Clube FM como 120 minutos e Clube do Fã)
  • Inside (atualmente no SBT DF)
  • Programa Gilberto Amaral (atualmente na Band Brasília)
  • Esporte Record DF com Janice de Castro
  • DF Direto da Redação com Lívia Braz
  • Cafezinho com Henrique Chaves
  • Tudo a Ver Brasília com Mauricia Goldner

Equipe

Predefinição:Dividir em colunas

Jornalistas e apresentadores
  • Fred Linhares
  • Giuliano Cartaxo
  • Henrique Chaves
  • Luiz Carlos Braga
  • Lívia Braz
  • Sabrinna Albert
Repórteres
  • Alessandro Saturno
  • Aline Barcellos
  • Bruno Dantas
  • Christina Lemos
  • Clébio Cavagnolle
  • Dionísio Freitas
  • Gabriela Faria
  • Kristine Otaviano
  • Luiz Fara Monteiro
  • Maira Guedes
  • Mara Mendes
  • Narla Aguiar
  • Natália Nascimento
  • Natalie Machado
  • Paulo Melo
  • Paulo Vítor
  • Rafael Cadengue
  • Renata Varandas
  • Susana Vieira
  • Taynara Figueiredo
  • Vanessa Lima
  • Yuri Achcar

</div>

Membros antigos

Predefinição:Dividir em colunas

</div>

Retransmissoras

Predefinição:Referências

Ligações externas

Predefinição:Esboço-tv-br Predefinição:Bloco de navegação Predefinição:Portal3