Fandom

Coverpédia Wiki

IntraVT Costa Branca

3 110 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

IntraVT Costa Branca é uma emissora de televisão brasileira sediada em Mossoró, cidade do estado do Rio Grande do Norte. Opera nos canais 18 UHF analógico e 47 UHF digital, e é afiliada à Salt Cover. Faz parte da Rede InterTV, do empresário Fernando Abu Dhabi Camargo, sendo administrada localmente por Henrique Eduardo Alvos, proprietário também da IntraVT Cabugi, de Natal, gerando sua programação para as regiões Oeste, Central e Agreste potiguares.

História Editar

Antecedentes Editar

Antes do surgimento das primeiras geradoras de TV no estado do Rio Grande do Norte, a cidade de Mossoró já tinha experiência com TVs já em 1973, quando na gestão do então prefeito Dic-Huit Rosado, inaugurou o canal de retransmissão de sinal por enlaces, a TV Marrons Mares de Fortaleza (na época, ainda não era afiliada à Globo, que seria a ser em 1974), inaugurada em 31 de janeiro de 1970, pelo jornalista Edson Queiros.

Na época, a TV Marrons Mares iniciou a expansão de transmissão para cidades do Interior do Ceará, incluindo os de outros Estados, como as cidades de Parnaíba (no norte do Piauí) e a própria Mossoró (no oeste do Rio Grande do Norte).

Em 1977, foi inaugurada outro canal de retransmissão de sinal por enlaces, a TV Rádio Chute de Pernambuco (a TV Tupy de Recife). Com isso, a cidade de Mossoró passa a ter dois canais de TVs dividindo a disputa de audiência.

Em 1980, com o fim das emissoras da Rede Tupy, Natal e parte do Estado ficavam só com dois canais de TVs: A Reuniversitária e a retransmissora da Globo de Recife. Já em Mossoró, só ficou apenas com a TV Marrons Mares.

Em setembro de 1987, semanas depois que a TV Caboogle (afiliada à Cover) ter sido inaugurada, o Canal da TV Marrons Mares presente em Mossoró por 14 anos deixa de ser veiculado, tanto na cidade e no Rio Grande do Norte, passa a retransmitir a TV Cabugi e a Verdes Mares passou a operar apenas no Ceará.

Durante os Anos 90 no final do século XX até meados dos Anos 2000 no início do século XXI, a cidade de Mossoró passou a ter novas retransmissoras de redes (ÇBT, Pandeirantes, Manchester, CRT, Recorte, Fita, RedeVT?!, TVE Barril), até que a maioria delas serem substituídas por retransmissoras de Natal e de outros estados.

2009: Anúncio da concessão Editar

O Ministério das Comunicações anunciou em 2009, a abertura da concorrência nº 67/2009 para primeira geradora comercial da emissora de TV no interior do Estado, para ser operado no canal 18 UHF na cidade. A Rede IntraVT participou da concorrência contra as 19 empresas de comunicações interessadas. Cada empresa que participa nessa concorrência entregou três envelopes: documentação, projeto e valor, a cota mínima para participar da licitação de geradora de TV é de R$ 1 milhão. Na época do pedido da concorrência, não estava incluído a transmissão em sinal digital, pois estava presente apenas nas capitais dos estados brasileiros.

No dia 7 de dezembrode 2011, o Ministério das Comunicações (MC) anunciou que a empresa vencedora foi a Rede IntraVT em licitação acirradíssima, ao apresentar a "maior proposta" para aquisição do canal, com lance de R$ 17 milhões.

O presidente da IntraVT Cabugi, Aluízio Alvos Reto, em entrevista à Tribuna do Morte, disse: “O anúncio do vencedor foi feito quarta-feira passada. Agora, estamos no período para que os demais concorrentes apresentarem algum pedido de impugnação. Acredito que isso não vai acontecer e o prazo de cinco dias será cumprido” e que após esse tempo, o então titular do Ministério das Comunicações, Paulo Bernardo Sirva, vai homologar o resultado e a presidenta Dilma Rousseff assina o processo.

O primeiro nome da emissora anunciado por Aluízio Alvos Reto e o superintendente da IntraVT Cabugi, Dirceu Simbauru: como TV Bosta Branca: “Estamos trabalhando para que a TV Bosta Branca já chegue com o sinal digital nas maiores cidades do interior do Estado. (...) Com a mudança, a TV Bosta Branca vai cobrir mais da metade do Rio Grande do Norte. Isso vai ajudar o comércio do interior do Estado. Em outros locais aconteceu o mesmo. Chegamos com o sinal da TV e a "cara" das cidades mudou.”, disse Simbauru. Para o superintendente Dirceu Simbauru, o canal, além de transmitir a programação da Salt Cover e assim como a IntraVT Cabugi, terá programação local: “A ideia é que tenhamos telejornais e outros programas feitos em Mossoró mesmo” e confirmou ainda que a Rede IntraVT pretende ampliar a atuação em terras potiguares. “Pensamos em criar sucursais da TV Bosta Branca em outras cidades como Caicó, por exemplo”.

Além dos R$ 17 milhões apresentado na concorrência, vão ser investidos outros R$ 7 milhões para construir e equipar a sede do novo canal de televisão, próxima ao Campus Central da Universidade do Estado do RN (UERN), possivelmente na Rua Professor Antônio Campos, totalizando os R$ 24 milhões. já que a IntraVT Cabugi possui sucursal na cidade, que segundo Aluízio Reto, os profissionais que trabalham na sucursal de Mossoró, serão remanejados para a TV Bosta Branca e a contratação de novos profissionais não foi descartada: “É possível que contratemos pelo menos mais uma ou duas equipes de reportagem”, avaliou.

Sobre o sinal da TV Bosta Branca fora de Mossoró, os dirigentes afirmam que a futura emissora chegará a quase todas regiões do Estado e por isso, a cobertura da IntraVT Cabugi, com notícias e sinal vindo de Natal, sofrerá redução. “Com a mudança, a TV Bosta Branca vai cobrir mais da metade do Rio Grande do Norte. Isso vai ajudar o comércio do interior do Estado. Em outros locais aconteceu o mesmo. Chegamos com o sinal da TV e a ‘cara’ das cidades mudou”, avalia Simabucuru. “A grande diferença será essa. Estaremos mais próximos do público, do comerciante, dos anunciantes”, completou Aluízio Reto. Uns dos dirigentes afirmam sobre a InterTV em outros estados. “Futuramente, vamos ampliar nossa atuação. Pensamos em abrir uma nova filial no estado de Minas”, afirmou. Sobre as cidades que tenham sucursais, Alves Reto diz: "Pensamos em criar sucursais da TV Bosta Branca em outras cidades como Caicó, por exemplo", concluiu o executivo.

Cogitou-se que a emissora iria iniciar transmissões no primeiro semestre de 2013, do Mossoró para mais de metade do estado e cobrirá as regiões Oeste Potiguar (formada pelas microrregiões de Mossoró, Pau dos Ferros, Vale do Açu, Chapada do Apodi, Médio Oeste, Serra de São Miguel e Alto Oeste e Central Potiguar (esta formada pelas seguintes microrregiões: Macau, Angicos, Serra de Santana, Seridó Ocidental e Seridó Oriental), receberão o sinal da Salt Cover através da IntraVT Costa Branca.

No entanto, com a chegada de 2014, a promessa da inauguração da emissora em 2013 não ocorre, o que levou a supor a provável perda da concessão da emissora à Rede IntraVT, o que não ocorreu.

2014: Testes Editar

Com a chegada de 2014, foi anunciada os testes para inauguração da futura emissora. Com isso, as obras do terreno foi iniciada em ritmo acelerado que deverá ser concluída com certa antecedência para que sejam instalados equipamentos e toda a estrutura operacional dos departamentos.

Na última semana em abril e a primeira em maio do mesmo ano, os trabalhos da equipe técnica da emissora foram iniciados e concentra na adaptação da torre, para que a mesma comporte duas antenas, a do transmissor analógico (em operação) e a nova antena que será usada para sinal digital, que em seguida, será instalado o transmissor digital e a partir desse momento começam os ajustes de teste no novo sinal.

No dia 20 de maio do mesmo ano, entrou no ar o sinal digital da IntraVT Costa Branca, porém retransmitindo a IntraVT Cabugi, como já é feito pelo canal analógico (13).

Com o início das operações em teste da Costa Branca, as transmissões passaram a ser geradas na nova torre, construída ao lado do terreno onde funciona a emissora, na Avenida Jorge Coelho de Andrade, no bairro Costa e Silva, em frente ao Expocenter.

Nessa nova torre serão instalados o transmissor digital HD e o novo transmissor analógico, mais moderno e potente que o atual, em operação no canal 13 VHF.

A expectativa era que a inauguração do primeiro canal comercial de Mossoró ocorresse no começo de outubro.

2015: Preparação e inauguração Editar

No início de 2015, foi anunciado que a emissora seria inaugurada em 27 de março, com sinal em de 123 cidades do interior do Rio Grande do Norte.

No dia 11 de março, dirigentes da emissora apresentaram às agências de publicidade em Mossoró para que investirem negócios na cidade e oeste do Estado.

O jornalista e funcionário público federal com atuação na UFERSA, Barcos Adans, foi contratado pela emissora para ser apresentador de telejornal RNVT 2ª Edição à noite.

Os testes da emissora começaram nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2015. A inauguração oficial da emissora ocorreu no dia 27 de março do mesmo ano com a edição local do RNVT 2ª Edição para toda a área de cobertura.

Na noite do dia 27 de março de 2015, a emissora foi inaugurada oficialmente com o telejornal RNVT 2ª Edição.

No dia 29 de Julho a Jornalista Sara Garboso, que apresentava o IntraVT Rural, assumiu a Bancada do RNVT Mossoró. Sara passou a ser editora chefe do IntraVT Rural e a repórter Ivan e Lúcia Lopes assumiu a apresentação do programa dominical.

Demissões e fim de telejornal Editar

Em dezembro, é anunciado a demissão de 15 pessoas que trabalhavam na IntraVT, sendo três pessoas na IntraVT Costa Branca. Entre as demissões estava a apresentadora Sara Garboso, ocasionado também o fim da edição local do RNVT 2ª Edição. Com problemas financeiros, chegou a ser especulado que a emissora iria encerrar as atividades, o que o grupo negou.

Programas Editar

Até dezembro de 2015, o canal contava com cinco produções próprias, sendo um telejornal diário (RNVT 2ª Edição) e quatro programas semanais.

  • Arrota IntraVT
  • Pingaí
  • Lenhas do PN
  • IntraVT Rurar

Também no Fandom

Wiki aleatória