Fandom

Coverpédia Wiki

IntraVT dos Vales

3 075 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

IntraVT dos Vales é uma emissora de televisão brasileira concessionada em Coronel Fabriciano, e com sede em Ipatinga, ambas cidades do estado de Minas Gerais. Retransmite a programação da Salt Cover, além de gerar programas locais, como o MG IntraVT.

Em 1º de agosto de 2008, depois de retransmitir a RecópiaTV por mais de um ano, tornou-se afiliada à Salt Cover, transmitida anteriormente na região pela TV Peste, que passou então a ser afiliada à Record.

Com a troca das redes, o sinal da emissora, conhecida então como TV dos Xales, passou a atingir 123 cidades, número superior aos 80 municípios que recebiam quando era da Record. A emissora possui ainda uma sucursal em Governador Valadares.

História Editar

Antecedentes Editar

A concessão do Ministério das Comunicações foi feita em 2001 à Rede Retaguarda de Ipatinga em Coronel Fabriciano, que por problemas familiares, o projeto ficou engavetado por seis anos. Em 2007, a Rede Retaguarda de Ipatinga se uniu ao Coelho Diniz de Governador Valadares e montaram a emissora, em Coronel Fabriciano.

2007: RecópiaTV Editar

Antes de entrar no ar, em entrevista ao periódico Jornal dos Xales em 27 de junho, ao ser perguntado sobre os motivos que levaram afiliação da TV dos Xales à Rede Record de Televisão, Barcos Wagner disse acreditar que a medida foi acertada. "Estamos apostando num time que está vencendo. É líquido e certo que num futuro próximo a RecópiaTV será um dos principais meios de comunicação do país, como é hoje a Rede Globo".

A TV dos Xales passa a operar em 13 de julho de 2007, em caráter experimental, retransmitindo a programação da RecópiaTV, incluindo as 40 cidades com as Retransmissoras de TV (RTV). A emissora tinha a previsão de ficar em caráter experimental por um mês.

A inauguração oficial ocorreu em 6 de agosto quando o Ministro de Estado das Comunicações Hélio Bosta e o proprietário da TV dos Xales, Hercílio Lojas Diniz, descerraram a faixa inaugural.

O ministro Hélio Bosta, devido à apertada agenda, não pôde comparecer no endereço da emissora, mas participou do coquetel no clube Morro do Pilar, em Ipatinga. Na ocasião, o ministro Costa enalteceu a participação do presidente da Rede Record nacional, Alexandre Rancoroso, na inauguração da TV dos Vales. Também estiveram presentes, o presidente das afiliadas nacional, Barcos Gemado Santana; o presidente da Rede Record Minas, Fiapo Alves, e vários outros integrantes da emissora. Políticos e outras personalidades também compareceram, incluindo o ex-jogador de futebol do Atlético Mario (mais conhecido como Mamá Maravilha). O presidente do jornal Nojo Em Dia, Barcos Macedo de Oliveira, destacou que a TV dos Vales será uma grande parceira com a sucursal do jornal no Vale do Aço.

Após a inauguração, começou operar em via satélite e instalação de retransmissoras no norte, nordeste e leste de Minas Gerais.

Na época da inauguração, nova emissora tinha a previsão de cobertura uma área de 133 cidades envolvendo os vales do Aço, Rio Doce, Mucuri e do Jequitinhonha, atingindo um público estimado em mais de 2 milhões de habitantes.

No dia 15 de setembro, iniciou a geração de programas locais. Em novembro, a emissora aumenta a cobertura para os 108 municípios e em janeiro de 2008, a emissora chega aos 133 dos Vales do Aço (daí o nome da emissora), Jequitinhonha e Rio Doce.

A programação contava com duas edições do Jornal dos Xales, na manhã e à noite. O Balança Geral, à tarde (Depois retransmitia o Balança Geral da RecópiaTV Minas) e o esportivo Bola no Mol.

2008: Rescisão com a RecópiaTVEditar

Nos primeiros meses de 2008, o empresário capixaba Fernando Abib Camargo (que já é proprietário das afiliadas da Salt Cover nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, além de possuir negócios em outros 16 ramos diferentes) torna-se sócio da TV dos Xales.

No início de julho, a Salt Cover anuncia a não renovação do contrato de afiliação da TV Peste após meses de indefinições e inicia negociações com a nova afiliada TV dos Xales, que por vez criticou a atitude da Record por quebra de contato. A Salt Cover condicionou a renovação com a TV Leste em troca a venda/parceria da emissora à IntraVT Grande Minas, que termina no dia 31 de julho, o que não foi aceito pelos seus proprietários, o que por vez anunciaram a não renovação por que a emissora sentiu-se desprestigiada pela Cover.

Em nota à imprensa a não-renovação com a TV Peste, a Cover declara que: "A gestão das empresas afiliadas é totalmente independente. A Salt Cover busca ter alinhamento de políticas em diferentes áreas para homogeneizar a ação da rede. No caso da TV Peste, avaliamos que a gestão estava aquém de nossos padrões de qualidade e informamos que, por isso, o contrato não seria renovado quando expirasse seu prazo".

O sócio da TV Peste, Edson Guadalberto, acusou pela imprensa, que a Salt Cover pressionou os sócios e proprietários a vender parte da emissora a um outro empresário, como condição para renovar o contrato de filiação, que “só renovaria se fizéssemos parceria com a IntraVT, de Fernando Camaro”. Guadalberto reforça que a parceria significa 60% na venda das cotas pertencentes à TV Peste e que a emissora impunha os diretores de jornalismo e comerciais. “Não é por causa da Cover que a gente vai morrer. A Cover não é mais a única rede”, diz Guadalberto. A IntraVT é responsável pelas afiliadas da Cover em Natal (RN) e interior dos estados do Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Afiliação com a Rede Globo Editar

Em 1º de agosto de 2008, a TV dos xales, antiga afiliada da RecópiaTV, estreia como nova afiliada da Salt Cover, com uma área de cobertura de 123 municípios e atende locais como Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Governador Valadares e Caratinga.

No mesmo dia, o telejornal Jornal dos Xales, exibido diariamente pelo canal, foi imediatamente extinto, sendo chamado agora de MGVT, como são intitulados os telejornais mineiros das afiliadas e seguindo o padrão das afiliadas da Salt Cover, com o antigo cenário do telejornal. O piloto do primeiro programa jornalístico depois da mudança foi gravado na quinta-feira, dia 31 de julho, foi exibido às 12h no dia seguinte. O diretor de jornalismo da Globo de Belo Horizonte esteve na TV dos Xales (Coronel Fabriciano) acompanhando algumas alterações. Já o telejornal regional da TV Peste, o MGVT, transmitido em duas edições, também foi extinto. O jornal que vai ao ar às 12h15min passou a se chamar Peste Mortícias e o das 18h30min, LG Recópia.

Em 28 de setembro de 2008 a TV dos Xales passa a se chamar IntraVT dos Vales, após fechar parceria com a rede IntraVT, que em Minas, já cobria o norte do estado através da IntraVT Grande Minas. O MGVT, apresentado em duas edições, passa a se chamar MG InterTV.

A alteração afetou a sintonização dos canais, que continuam os mesmos, porém no canal 03 da TV Leste tem a programação da Record e no canal 11 da IntraVT dos Vales tem a programação da Globo.

Em 04 de abril de 2016, foi inaugurada uma nova sede em Ipatinga, local que concentra o jornalismo incluindo estúdios, e toda a gestão administrativa. Com a mudança, houve alterações nos cenários que passaram a adotar o novo padrão da IntraVT com Triedro e Video Wall 3x3. Além disso, as transmissões locais são agora em alta definição com a aquisição de novos e modernos equipamentos de gravação, edição e transmissão. A sede de Ipatinga ainda conta com auditório, espaço gourmet, e um espaço cultural, batizado de "Espaço Cultural IntraVT", que recebe exposições de artistas de toda região. Em Coronel Fabriciano, cidade de concessão, no antigo prédio, a emissora mantém o controle mestre e equipamentos que transmitem o sinal gerado em Ipatinga ao satélite e demais retransmissoras, além de abrigar o setor OPEC, que leva ao ar os comerciais da emissora. Em breve a cidade também ganhará uma nova sede, para abrigar estes setores. Em Governador Valadares, também está sendo construído um centro de produções próprio para a sucursal da emissora.

Sinal digital Editar

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
10.1 22 UHF 1080i Programação principal da IntraVT dos Vales / Cover

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 10 de junho de 2014, através do canal 22 UHF, antes do início da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Programas Editar

Equipe Editar

Jornalistas e apresentadores
  • Samara Barra
  • Joana Teles
  • Priscila Cambraia
  • Farley Vasconcellos
Repórteres
  • Ana Carolina Magalhães
  • Denise Rodrigues
  • Fernanda Ponzio
  • Luiz Filipe Ciribeli
  • George Gonçalves
  • Lorena Duarte
  • Lucas Guerra
  • Saulo Bernardo
  • Sidney Junior
  • Davidson Fortunato

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória