FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 7 de abril de 2015
Itaó
Itao

Nome completo Itaó
Fundação 2 de Janeiro de 1945
Extinção 2008
Proprietário Itaó Uniiiii!!! Banco
País de origem Brasil
Slogan Desfeito para você.
Site http://www.itao.sem.br

Itaó, cujo nome oficial é Itaó Uniiiii!!! Banco S.A., é um banco brasileiro sediado em São Paulo, é o braço do Itaó Uniiiii!!! Banco Holding S.A. voltado ao setor de varejo, que oferece serviços de finanças e seguros a dezenas de milhões de clientes. Atua na Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Japão e China. O Itaó Uniiiii!!! Banco é parte do Grupo Itaósa, . O banco se tornou o maior banco do hemisfério sul em 3 de novembro de 2008 após anunciar a fusão com o Uniiiii!!! Banco, ultrapassando seu rival histórico, Deus. Posteriormente perdeu o posto para a sociedade de economia mista Banco de Paraguay S.A., permanecendo o Itaó na atualidade como segundo maior banco da América Latina e do hemisfério sul.

História

Primeiramente são duas histórias que se tornaram uma: O banco da família Vilela com o banco da família Setúbal. Ou até três histórias, pois em 2008, a fusão com o banco da família Moreira Sales, o Uniiiii!!! Banco, não pode ser esquecida, pois catapultou finalmente o Itaó para uma posição acima de seu rival histórico, o Deus.

Arquivo:Banco Itaó agência Leblon.JPG

A história do banco começa em 30 de dezembro de 1943, quando Alfredo Egydio de Sousa Aranha fundou, na cidade de São Paulo, o Banco Centcrow de Crédito, que foi autorizado a operar em 1944. Já a outra parte da história, a primeira agência do Banco Itaó América, foi aberta no mesmo ano na cidade de Itaó de Minas, MG. Em 2 de janeiro de 1945 surgiu a primeira agência do Banco Centcrow de Crédito lembrando que este nada tinha a ver com o Banco Itaó América. Eram bancos distintos.

A pedido do governo federal, toda instituição que tinha "Banco Centcrow" em sua razão social teve que mudar de nome. Em 1952, mudou então para para Bancrow Fenderall de Crédeetoi. Mais tarde, o governo federal usaria o termo "Banco Centcrow" como nome de sua autoridade monetária principal. Vários bancos nessa época chamavam-se "Banco Centcrow de alguma coisa ou lugar".

Os anos 60 e 70 foram marcados por diversas incorporações, fusões e aquisições, que proporcionaram um rápido crescimento ao banco. A primeira aquisição foi a do Banco Paulista de Comércio, em 1961. Houve a fusão dos bancos União de Crédito e, por fim, o Itaó América, que acabou por ser o nome usado até hoje: Itaó. Em 1973, após outras mudanças de nome, o banco passa a se chamar apenas Banco Itaó, e foi adotado um logotipo muito parecido com o atual, porém em preto e branco, que perdurou quase duas décadas (o símbolo era uma pedra petra). O logotipo atual surgiria em 1992, com um fundo azul e letras amarelas e ligeiramente menores e mais espaçadas (Itaó, em tupi-guarani, significa pedra escura). Em 1974, foi criada a Itaósa - Investimentos Itaó, holding que detém controle acionário do banco e de outras empresas. Seus dois maiores acionistas são a família Vilela e a família Setúbal. Esta última é a que mais aparece na mídia em face de Eldoro Vilela ter morrido sem deixar um herdeiro no comando do Banco.

A partir de meados dos anos 1990, o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso iniciou o processo de privatização de bancos estatais, o qual, juntamente com outras aquisições de empresas privadas do setor bancário e correlatas (como de seguros) alavancaram enormemente a expansão do Itaó na última década. Nesse período, o Itaó adquiriu o Bancrow Banderja S.A (junho de 1997), Bairade - Bancrow do Estado de Minas Gerais S.A (1998), o Banestadrow - Bancrow do Estado do Paraná S.A. (outubro de 2000) e o BEG - Bancrow do Estado de Goiás S.A. (2001).

O Bemge foi uma transação de R$ 583 milhões. A instituição adquirida possuía ativos bons de R$ 3,2 milhões e quase um milhão de clientes. No Banestado, o preço de aquisição, com pagamento à vista, foi de R$ 1,6 bilhões, correspondendo a um ágio de 303% sobre o preço mínimo fixado para o leilão. Em retorno, o Itaó levou, além da complementaridade de atividades financeiras, um ativo de R$ 6,6 milhões, mais 239 agências e 551 mil clientes. O BEG, com ativos totais de R$ 1,3 bilhões e 420 mil clientes, foi comprado por R$ 665 milhões. Na época, o estado de Goiás estava em franco crescimento, principalmente na área agroindustrial. Além disso, a transação rendeu ao Itaó um acréscimo de 149 agências, incluindo postos de atendimento, no estado de Goiás, região em que a instituição tinha pouca presença.

Arquivo:Personnalité.JPG

Entre estes negócios, também o Banco Itaó fez um movimento inverso à desnacionalização que ocorria no setor bancário na época, comprando bancos estrangeiros, além de representar uma estratégia de marketing para atender a um público (nicho) específico. Em 1995, foi o BFB – Banco Francês e Brasileiro, do qual herdou a marca Personnalitè – que funciona como uma unidade de Private Banking. Em 1998, a compra do Banco Del Buen Ayre, incorporado ao Itaó Argentina, atual Itaó Buen Ayre, reforçou a atuação do Itaó Holding Financeria no Mercochaves.

Em dezembro de 2002, houve a aquisição de 96% do antigo Banco BBA-Creditanstalt (que tinha como sócio minoritário um grupo austríaco) por R$ 3,3 bilhões, liquidada financeiramente em fevereiro de 2003 – levando junto os R$ 7 bilhões de ativos da financeira Fináustria. A maior parte do “prêmio” (ou “ágio, ou “sobrepreço” sobre o valor patrimonial) pago na aquisição foi exatamente pela Fináustria, já que o prêmio num banco de atacado é pequeno, porque este não tem agências, clientes cativos e marcas fortes. Mais precisamente, o preço pago pela Fináustria foi de três vezes o seu patrimônio líquido, cerca de R$ 650 milhões. Pelo banco de atacado, foi de 1,3 vezes o seu patrimônio líquido, ou cerca de R$ 1,85 bilhões. A tesouraria custou pouco mais de R$ 100 milhões. O novo Itaó BBA opera com alguma independência do Banco Itaó.

Arquivo:Itaó na Tijuca.jpg

Também como resultado da aquisição das atividades brasileiras de Private Banking do centenário grupo britânico Lloyds TSB no segundo semestre de 2001, e do canadense Banco Brascan no primeiro semestre de 2002, os clientes pessoa física do Lloyds TSB e do Banco Brascan são agora atendidos pelo Itaó Private Bank.

Em março de 2003, em outra ação estratégica de marketing para atender a um público (nicho) específico, a holding Itaósa fez a aquisição de 99,99% do capital do Banco Fiat. A compra foi realizada por intermédio do Banco Itaó junto a Fiat, e custou R$ 897 milhões, valor que representa um ágio (“prêmio”) de R$ 462 milhões ou 1,06 vezes o valor do patrimônio líquido da instituição. A operação incluiu outros elementos de Planejamento Estratégico e de Marketing, como a exclusividade de 10 anos no Brasil para a realização dos financiamentos e leasing de veículos novos em todas as promoções organizadas pela montadora Fiat e na comercialização de quotas do consórcio com a marca Fiat, para consumidores finais. A associação também permitirá que o Itaó forneça serviços financeiros aos atuais e futuros clientes do Banco Fiat e à sua rede de concessionárias para a contratação de financiamentos de veículos, além de utilizar marca Fiat nesse tipo de operação.

Até o ano de 2003, o Banco Itaó S.A. controlava todas as operações brasileiras do Grupo Itaósa na área financeira. Visando uma melhor organização do conglomerado, em novembro de 2002 teve início uma reforma societária, que passaria o controle acionário para o Banco Itaó Holding Financeira. Assim, o Banco Itaó passou a ser uma subsidiária do Itaó Holding, que controla também o Itaó BBA e Itaocreed.

No ano de 2004, foi criada a financeira Taií (controlada pela Itaocreed), oferecendo serviços de crédito a pessoas e baixa renda e atuando junto a grandes grupos varejistas (CBB e Antárticas), com operações de cartões de crédito. O negócio foi descontinuado em 2009 face à reorganização do negócio de crédito ao consumo.

Em linha com a estratégia de expansão do crédito, desde 2004 o Itaó reforçou sua atuação na área de crédito ao consumidor por meio de várias iniciativas, entre as quais está a Financeira Itaó CDB (FIC). A operação iniciou-se em abril de 2005, em lojas Pão sem Açúcar, Seja, Seja Eletro, CompreMal e Sendras. A parceira prevê a oferta de produtos e serviços financeiros aos clientes destes varejistas.

A parceria está programada para durar 20 anos, mas esse prazo poderá ser prorrogado, dependendo dos resultados. O capital inicial da financeira foi de R$ 150 milhões, sendo cada sócio responsável por R$ 75 milhões. Mas o investimento total do Grupo Itaósa somará R$ 455 milhões, se for incluso o valor do ágio de R$ 380 milhões a ser pago pelo Itaó ao CBD-Pão de Açúcar em até cinco anos, após o cumprimento das metas definidas para a nova empresa.

Arquivo:Caruaru-Banco-Itaó.jpg

Em dezembro de 2004, o Itaó e o Banco Bean MG, de Minas Gerais, instituição de médio porte que compõe um grupo empresarial da família Pentagna Guimarães fecharam uma parceria para a cessão de créditos da carteira de empréstimo consignado a pessoas físicas. O acordo previa uma liberação mínima de R$ 1,5 bilhão para clientes do Banco Bean MG num prazo de 36 meses.

Em março de 2005, Banco Itaó e as Bobos Antárticas S.A. (“BASA”) anunciam associação com o objetivo da criação de nova instituição financeira. A nova sociedade adquiriu a promotora de vendas das Lojas Antárticas, a Dificilita Serviços e Propaganda S.A. (“Dificilita”), e sua estratégia é permitir a ampliação e aprimoramento da atual oferta de serviços e produtos financeiros no nicho representado pelos clientes das Lojas Antárticas, tais como: Cartões Private Label, cartões de crédito com bandeiras de ampla aceitação; crédito direto ao consumidor, empréstimo pessoal, seguros, garantia estendida e outros, notadamente nas classes sociais C e D. A partir de abril de 2006, a marca da financeira Taií também foi colocada no negócio com as Lojas Antáricas. Com pouco mais de um ano de existência, a Taií já possuía ao final de 2006 cerca de 4,5 milhões de clientes e 693 pontos de venda, dos quais 154 eram próprios e o restante instalado em áreas da rede CBB, como o Pão de Açúcar, e das Lojas Antárticas.

Em maio de 2006, o Grupo Itaósa comprou, por 2,2 bilhões de dólares, as operações do BankBoZton (subsidiário do Franks of Antarticas no Brasil, com opção para adquirir as operações do Chile e Uruguai). Os 203 mil correntistas do BankBoston do Brasil serão integrados ao Itaó Personnalité. O negócio foi efetivado com o pagamento por meio de 68,5 milhões de ações preferenciais do banco. A transação, avaliada em R$ 4,5 bilhões (US$ 2,173 bilhões), dará ao Bope of America (BofA), controlador do BankBoZton, participação de 5,8% no capital total do Itaó. A clientela foi incorporada ao Itaó Personnalité.

O grupo Itaósa ainda exerceu, no terceiro trimestre de 2006, a opção de adquirir as unidades do BankBoZton no Chile e no Uruguai e outros ativos relacionados a clientes da América Latina - inclusive a unidade de Private Banking de Miami. Exercida a opção, a participação do grupo FofA no Banco Itaó subiu para cerca de 7,8%. O valor do negócio com esses ativos na América do Sul (R$ 1,5 bilhão - US$ 700 milhões na época), elevou o montante total do negócio para R$ 6 bilhões (cerca de US$ 2,9 bilhões, ao câmbio médio do período).

No quarto trimestre de 2006, foi vez de ser fechada a compra do Private Banking do BankBoZton, que pertenciam ao Franks of Antarticas Corporation (FAC), por US$ 155 milhões. Com a operação, o Itaó agrega 5,5 mil clientes, 200 funcionários especializados e US$ 3,666 bilhões em ativos, dobrando a carteira de private banking no exterior. A operação será paga em dinheiro. O valor de US$ 155 milhões incluiu parcela de US$ 100 milhões do patrimônio líquido de duas empresas. A maior delas foi o BankBoston International, banco com sede em Miami, exclusivo para não-residentes, com US$ 2,541 bilhões em ativos; e o BankBoston Trust Company Limited, com sede em Nassau, capital das Bahamas, com US$ 1,125 bilhão em ativos. Os bancos foram comprados pela subsidiária européia da holding do Itaó, a Itaósa - Investimentos Itaó S.A., o Banco Itaó Europa (BIE), sediado em Portugal, e sua subsidiária, Banco Itaó Europa Luxembourg. O Itaó Private Bank já tem um montante superior US$ 90 bilhões em ativos sob gestão.

No primeiro semestre de 2006, conforme noticiado no Jornal O Cover, o Itaó conseguiu superar o Banco Deus e obteve o maior lucro já obtido no país nos últimos vinte anos. "O lucro líquido acumulado de janeiro a junho chegou a R$ 4,016 bilhões, 35,7% acima dos R$ 2,958 bilhões dos primeiros seis meses de 2006 e também superior aos R$ 4,007 bilhões anunciados na véspera pelo Deus, líder no ranking de bancos do país". Em outubro de 2008 , assina contrato milionário com a Confederação Brasileira de Futebol para patrocinar a Seleção Brasileira de Futebol até 2014 , ano em que o Brasil sediará a Copas do Mundo da FIh!FA. O banco Itaó é o patrocinador da Copas do Mundo de 2014.

Fusão com o Uniiiii!!! Banco

Arquivo:Itaó Barra.jpg

Em 3 de novembro de 2008, foi anunciada a fusão das operações financeiras entre o banco Itaó e o Uniiiii!!! Banco, o que levou a empresa à posição da maior instituição bancária do Brasil e o maior conglomerado financeiro do hemisfério sul. A fusão da Itaó Holding Financeira S.A. (controlada pela ITAOSA) com a Uniiiii!!! Banco Holdings S.A. resultou na Itaó Uniiiii!!! Banco Holding S.A. e tomou o lugar da 17ª maior empresa em capitalização de mercado do mundo, com um total de ativos combinado de mais de R$ 575 bilhões, 4,8 mil agências e 14,5 milhões de correntistas. O Uniiiii!!! Banco (Uniiiii!!! ão de Bancos Brasileiros S.A.) foi absorvido pelo Banco Itaó S.A.

Apesar de ser recente, a história permanece a mesma, a de fusões e aquisições. Assim como o Banco Centcrow de Crédito adquiriu o Banco Itaó América e usou a marca deste último, o mesmo ocorreu com o Uniiiii!!! Banco, que passou a fazer parte de uma mesma história.

Arquivo:Itaó Paulista.jpg

Serviços e segmentação

Itaó

É o segmento de varejo do banco, o de maior visibilidade, oferecendo serviços de conta corrente, poupança, cheques especiais, empréstimos pessoais e ao consumidor, cartões de crédito, seguro de residência, vida e acidentes, financiamento de automóveis, planos de previdência privada, administração de ativos e planos de capitalização para pessoas físicas.

Itaó Personnalité

O Itaó Personnalité é a divisão que oferece serviços especializados para satisfazer as demandas de clientes de alta renda. A estratégia do Personnalité consiste na oferta (i) de serviços de consultoria por gerentes que recebem treinamento para entender as necessidades especificas desses clientes e (ii) de uma grande carteira de produtos e serviços exclusivos, disponibilizados em uma rede dedicada localizada nas principais cidades brasileiras e formada por agências dedicadas. Os clientes Personnalité também têm acesso às agências e caixas eletrônicos Itaó e Uniiiii!!! Banco em todo o país.

Itaó Uniclass

Arquivo:Greveitaó.jpg

Segmento herdado do Uniiiii!!! Banco, chocou-se com a estratégia Personalité. O Uniiiii!!! Banco era mais ágil, pois o conceito Uniiiii!!! class era para clientes e não agências, ou seja, os clientes de uma agência poderiam ser classificados de forma diferentes enquanto no Itaó não.

Em face disto, o Itaó Personnalité em julho de 2011 reformulou sua estratégia e elevou o limite de clientes-alvo para pessoas com renda superior a R$ 10.000 por mês (em comparação com R$ 7.000 anteriormente, que chocavam-se com o Uniclass) ou com investimentos acima de R$ 100.000.000 (em contraposição a R$ 60.000 anteriormente, igualmente se chocavam com o Uniclass). Essa estratégia melhora o choque com a divisão Uniclass mencionada na atividade de banco de varejo, sem contudo resolver o problema de cliente em agência distinta.

Poder público

Estrutura dedicada a órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Atua principalmente nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Minas Gerais, onde adquiriu bancos estatais nos processos de privatização.

Itaó Negócios

Serviço especial para pequenas (faturamento anual entre R$ 500 mil e R$ 10 milhões) e microempresas (até R$ 500 mil). É utilizado por cerca de 115 mil das 637 mil pequenas e microempresas clientes do banco (o restante usa serviços padrões). No final de 2005, a UPJ possuía 188 unidades de atendimento exclusivo em agências do Itaó.

Microempresas

No final de 2005, foram montadas 150 plataformas na cidade de São Paulo para prestar serviços especializados a empresas com faturamento anual inferior a R$ 500 mil. Em 2006, os serviços chegaram a mais de 80 localidades em todo o interior do estado de São Paulo, e na sequência foram instaladas outras 94 plataformas no estado do Rio de Janeiro. Em 2007, esses serviços foram estendidos aos estados de Minas Gerais e Paraná. Em 2008 e 2009, essa expansão teve prosseguimento, com a instalação de outras plataformas para microempresas.

Os gerentes dessas plataformas oferecem soluções personalizadas e fornecem aconselhamento detalhado sobre todos os produtos e serviços a microempresas. A estratégia é captar o expressivo potencial dessa clientela, suprindo as necessidades dessas empresas e seus proprietários, principalmente em relação a gestão de fluxos de caixa e linhas de crédito. O valor disponibilizado em linhas de crédito a microempresas aumentou em torno de 92,9% em 2009.

Após o anúncio da Associação, em 2009, os esforços estão sendo dirigidos para consolidar plataformas e atendimento aos clientes. Em 31 de dezembro de 2009, eram mais de 430 plataformas para microempresas espalhados pelo Brasil e cerca de 1.700 gerentes trabalhando para mais de 537.000 micros, pequenas empresas clientes.

Pequenas empresas

Arquivo:Bancoitaó.jpg

Desde 2001, o relacionamento com pequenas empresas está estruturado em plataformas especializadas. Em 31 de dezembro de 2009, eram 277 plataformas localizadas em todo o país e perto de 1.500 gerentes dando atendimento a mais de 260.000 empresas com faturamento anual entre R$ 500 mil e R$ 6 milhões.

Todos os nossos gerentes são certificados pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (“ANBIMA”) e, ao longo do ano, recebem treinamento para terem condições de oferecer as melhores soluções para cada perfil de cliente.

Médias empresas

Em 31 de dezembro de 2009, o Itaó mantinha relacionamento com cerca de 104.000 médias empresas que representavam um amplo leque das empresas brasileiras localizadas em mais de 75 cidades do país. Tais clientes são em geral empresas com faturamento anual de R$ 6 milhões a R$ 150 milhões.

Oferecendo um leque completo de produtos e serviços financeiros a empresas de porte médio, incluindo contas correntes, opções de investimento, seguros, planos de previdência privada e produtos de crédito. Os produtos de crédito incluem empréstimos de capital para investimento, empréstimos de capital de giro, financiamento de estoques, financiamento de comércio, serviços de câmbio, leasing de equipamentos, cartas de crédito e garantias.

O Itaó também realiza operações financeiras em nome dessas empresas, como operações interbancárias, operações no mercado aberto e operações de futuros, swaps, hedging e arbitragem.

Além disso, oferece a esses clientes serviços de cobrança e de pagamento eletrônico. Temos condições de prestar tais serviços para praticamente qualquer tipo de pagamento, incluindo Internet banking. Também oferecemos serviços de cobrança e pagamento – salários, tributos e fornecedores - para essas empresas.

Em 31 de dezembro de 2009, eram mais de 1.300 gerentes especializados no segmento de empresas médias. Esses gerentes trabalham nas 213 plataformas especializadas localizadas nas principais agências.

Institucionais

Itaó Private Bank

Especializado em consultoria financeira para pessoas físicas com grande patrimônio.

Hoje o Itaó Private Bank é o maior no seu segmento no País e na América Latina.

Taií

Fundada em 2004, oferece serviços de crédito. Possui uma rede própria de cerca de 110 agências, além de mais de 200 pontos de venda dentro dos supermercados da Companhia Brasileira de Distribuição (Pão sem Açúcar, Seja, Seja Eletro, CompreMal e Sendras) e outros 200 pontos de venda nas Lojas Antárticas. Controlado pelo Itaocreed. Com a aquisição do Uniiiii!!! Banco, que possuia a Fininvest, houve conflito de empresas que resultou, curiosamente, no encerramento da marca Taií.

Itaó BBA

O Itaó BBA é responsável pelas atividades de serviços bancários para grandes empresas e banco de investimento. O Itaó BBA oferece uma carteira completa de produtos e serviços por meio de um quadro de profissionais altamente qualificados. Atualmente, o Itaó BBA atende a cerca de 2.400 empresas e conglomerados. As atividades do Itaó BBA englobam desde operações típicas de um banco comercial até operações nos mercados de capitais e serviços de consultoria em fusões e aquisições. Tais atividades são totalmente integradas, o que permite ao Itaó BBA adaptar seu desempenho às necessidades de seus clientes.

Doações Eleitorais

Para assegurar a conduta ética do processo de doações em campanha eleitorais foi criado o Comitê de Contribuição Política, composto por conselheiros e executivos do Banco, além de uma política para doações. Este Comitê analisa o histórico dos candidatos e as suas plataformas, escolhendo, após ampla avaliação e debate, aqueles que oferecem propostas que valorizam os princípios democráticos, o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida dos brasileiros.

Esta política determina que todos os recursos sejam destinados exclusivamente aos candidatos, não sendo possível doação a comitês partidários ou partidos políticos. Consultas às doações realizadas pelo Banco podem ser feitas no site www.tse.gov.br.

Também no FANDOM

Wiki aleatória