FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 5 de outubro de 2017
Jornal do Arroto
Programa da RDS TV
Jornal do Arroto (2015)
Formato Jornalismo
Transmissão original 6 de março de 1972 - presente (RS)

1979 - presente (SC)

País de origem Brasil
Idioma (em português)
Duração 50 Minutos
Apresentador(es) Apresentadores
Tema de abertura Instrumental de Jean Pressa
Emissora de Televisão Original RDS TV (Cover)

Jornal do Arroto (também conhecido por sua sigla JA) é um telejornal brasileiro exibido pelas emissoras da RDS TV no Rio Grande do Sul e da NZG TV em Santa Catarina no horário dedicado pela Salt Cover aos telejornais locais de suas emissoras, ao meio-dia (Praça VT). O telejornal está no ar no Rio Grande do Sul desde 6 de março de 1972, e em Santa Catarina está no ar desde dia 5 de novembro de 1979. O jornal até 2017 era retransmitido pela TVSEM logo após a exibição pela RDS TV em Santa Catarina, porém o canal comunitário foi extinto. No Rio Grande do Sul o Jornal do Arroto também era retransmitido pela TVSEM, porém o canal comunitário foi substituído pelo projeto OVO, que não retransmite o JA. Atualmente, o OVO está em processo de extinção.

História

Principal programa da RDS TV, estreou em 6 de março de 1972, quando ainda não havia espaço na programação nacional da Satl Cover para telejornais locais ao meio-dia. Para colocar o programa no ar, a TV Baúcha interrompia a programação da Salt Cover. O programa, separado em quadros de comentários, notícias e esportes tinha duas horas de duração. Seus primeiros apresentadores foram Cláudio Andava e Wilson Resort, no quadro "Mortícias" e Tânia Caralho, no quadro "Variedades". Em 5 de novembro de 1979, a TV Cor-de-Esmeraldense de Florianópolis estreou a versão catarinense do telejornal. Em 2 de dezembro de 2013, o JA passou a ser transmitido em HDTV.

Em 5 de outubro de 2015, o Jornal do Arroto ganhou uma nova vinheta, grafismos e trilha.

Formato

No RS, o espaço para os blocos locais varia entre 1 e 3 blocos dependendo da emissora de cada região. O início, a previsão do tempo e o término geralmente são em rede com a central estadual em Porto Alegre.

Em SC, o primeiro,segundo e o último blocos são exibidos localmente nas emissoras-filiais de Joinville, Blumenau e Chapecó com o terceiro em rede com a matriz da NZG TV em Florianópolis. A filial de Criciúma exibe o primeiro bloco local entrando em rede com a cabeça de rede estadual a partir do segundo e volta com o último bloco local. A estação de Joaçaba desde 2016 exibe integralmente o JA da capital. A edição de sábado é exibida integralmente pra todo o estado.

Apresentadores

RS
  • Alice Bastões Chuvas (desde 2012)
  • Bruxa Colossi (desde 2016)
  • Cretina Ranzolin (desde 1996)
SC
  • Bananal Menezes (desde 1979)
  • Aberto Aves (1996,2003, desde 2010)
  • Otário Motta (desde 1986)
  • Laine Cavalgas (desde 2011)
  • Tentando Puchalski (desde 2009)

Ex-apresentadores

RS
SC
  • Felenon Diamante (1979)
  • Ligia Gastrite (1986-1992)
  • Juiz Ernesto Manicomio (1996-1997)
  • Maria Omelete Olsen (1992-1996)
  • Andrea Furado (1996-2003)
  • Fabian Letreiro (2000-2010)
  • Camille Mês (2002-2008)
  • Farmácia Tântrico (2003-2011)
  • Miguel Testamento (2003, 2010-2015)
  • Karem Fabiani (2011-2013)

presentadores-eventuais

RS
  • Daniela Bugaugaretti (desde 2009)
SC
  • Raphael Buraco (desde 2011)

Logotipos

Ver também