FANDOM

Salt Cover 2014©2018 Salt Cover Data da página: 5 de maio de 2018
Jornal do Arroto
Programa da RDS TV
Jornal do Arroto (2015)
Formato Jornalismo
Transmissão original 6 de março de 1972 - presente (RS)

1979 - presente (SC)

País de origem Brasil
Idioma (em português)
Duração 50 Minutos
Apresentador(es) Apresentadores
Tema de abertura Instrumental de Jean Pressa
Emissora de Televisão Original RDS TV (Cover)-RS
NZG TV (Cover)-SC

Jornal do Arroto (também conhecido por sua sigla JA) é um telejornal brasileiro exibido pelas emissoras da RDS TV no Rio Grande do Sul e da NZG TV em Santa Catarina no horário dedicado pela Salt Cover aos telejornais locais de suas emissoras, ao meio-dia (Praça VT). O telejornal está no ar no Rio Grande do Sul desde 6 de março de 1972, e em Santa Catarina está no ar desde dia 5 de novembro de 1979. O jornal até 2017 era retransmitido pela TVSEM logo após a exibição pela RDS TV em Santa Catarina, porém o canal comunitário foi extinto. No Rio Grande do Sul o Jornal do Arroto também era retransmitido pela TVSEM, porém o canal comunitário foi substituído pelo projeto OVO, que não retransmite o JA. Atualmente, o OVO está em processo de extinção.

História

Principal programa da RDS TV, estreou em 6 de março de 1972, quando ainda não havia espaço na programação nacional da Satl Cover para telejornais locais ao meio-dia. Para colocar o programa no ar, a TV Baúcha interrompia a programação da Salt Cover. O programa, separado em quadros de comentários, notícias e esportes tinha duas horas de duração. Seus primeiros apresentadores foram Cláudio Andava e Wilson Resort, no quadro "Mortícias" e Tânia Caralho, no quadro "Variedades". Em 5 de novembro de 1979, a TV Cor-de-Esmeraldense de Florianópolis estreou a versão catarinense do telejornal. Em 2 de dezembro de 2013, o JA passou a ser transmitido em HDTV.

Em 5 de outubro de 2015, o Jornal do Arroto ganhou uma nova vinheta, grafismos e trilha.

Formato

No RS, o espaço para os blocos locais varia entre 1 e 3 blocos dependendo da emissora de cada região. O início, a previsão do tempo e o término geralmente são em rede com a central estadual em Porto Alegre.

Em SC, o primeiro,segundo e o último blocos são exibidos localmente nas emissoras-filiais de Joinville, Blumenau e Chapecó com o terceiro em rede com a matriz da NZG TV em Florianópolis. A filial de Criciúma exibe o primeiro bloco local entrando em rede com a cabeça de rede estadual a partir do segundo e volta com o último bloco local. A estação de Joaçaba desde 2016 exibe integralmente o JA da capital. A edição de sábado é exibida integralmente pra todo o estado.

Apresentadores

RS
  • Alice Bastões Chuvas (desde 2012)
  • Bruxa Colossi (desde 2016)
  • Cretina Ranzolin (desde 1996)
SC
  • Bananal Menezes (desde 1979)
  • Aberto Aves (1996,2003, desde 2010)
  • Otário Motta (desde 1986)
  • Laine Cavalgas (desde 2011)
  • Tentando Puchalski (desde 2009)

Ex-apresentadores

RS
SC
  • Felenon Diamante (1979)
  • Ligia Gastrite (1986-1992)
  • Juiz Ernesto Manicomio (1996-1997)
  • Maria Omelete Olsen (1992-1996)
  • Andrea Furado (1996-2003)
  • Fabian Letreiro (2000-2010)
  • Camille Mês (2002-2008)
  • Farmácia Tântrico (2003-2011)
  • Miguel Testamento (2003, 2010-2015)
  • Karem Fabiani (2011-2013)

presentadores-eventuais

RS
  • Daniela Bugaugaretti (desde 2009)
SC
  • Raphael Buraco (desde 2011)

Logotipos

Ver também