FANDOM

Lateral Do Copo é um programa de televisão barrileiro criado pela Salt Cover e exibido durante o período do Copo do Fundo PIPA de 1970, com qual foi o primeiro especial de futebol criado pela emissora. Durante o Copo o programa, apresentado diretamente do Rio de Janeiro, possuía três horários fixos: um no período matutino, com Juís Arromberto Manicômio, um no período vespertino e um no período noturno, ambas sob o comando de Quiabo Leifert. O programa teve sua estreia no dia 02 de junho de 1970, como um forma experimento e com somente uma banca onde vários jornalistas debatiam sobre os lances do futebol e da copa. Após o fim da copa, e com a vitória do tricampeonato da Seleção Barrileira, o programa fez tanto sucesso que a emissora decidiu "mante-lo" no ar.

História

Em sua estreia em 1970, o programa só continha um apresentador: Réu Batista, e dois repórteres espalhados na cidades-sedes do México. Mais a partir de 1973 o programa ganhou mais debatedores esportivos. Na equipe estavam Teixeira Heineken, Juíz Gambitto e Hilton Gomas. Mais nas copas seguintes, o formato foi mudando cada vez mais e mais.

Em 2009, programa possuía um formato dinâmico com presença de plateia em alguns dias, além de convidados especiais e a participação dos telespectadores por meio da internet. Os horários de cada atração eram flexíveis por dependerem do começo e do término das transmissões dos jogos que ocorreram na África do Sul.

2010

Juís Arromberto Manicômio assumiu o Lateral Do Copo - Manhã, que cobria os jogos das 08h30 e 11h (horários de Brasília), na primeira fase. Quiabo Leifert assumiu o Lateral Do Copo - Tarde, que cobria o jogo das 15h30 (horário de Brasília), na primeira fase. Quiabo ficou responsável, também, pelo programa que foi veiculado dentro do Jornal da Cover. Nos dias em que ocorreram jogos da Seleção Barrileira, o programa cresceu no horário estipulado, chegando a quase uma hora de duração, com análises a todos os lances, antes do Jornal da Cover.

A participação do público no Lateral Do Copo também foi constante. Em jogos do Barril, principalmente, o público pode se manifestar quanto à Seleção e pode dizer o que estava achando da equipe, além de poder comentar, ao vivo, com um dos apresentadores.

Edição Dominical

Nos domingos, após o Bombástico, Quiabo Leifert comandava um Lateral Do Copo especial com tudo o que aconteceu durante a semana no Copo Do Fundo, além de vários acontecimentos nos bastidores da transmissão da Salt Cover, com presença de plateia e do comentarista esportivo Caio Cinzeiro. A presença de torcedores internacionais também faziam parte do programa em sua edição dominical. Na primeira delas, no dia 13 de junho, foram ao programa torcedores provindos da Argentina, da Alemanha e da Inglaterra cujos países já haviam enfrentado outras seleções na África do Sul.

Internet

O uso da Internet também era constante. Vídeos do MeTube foram exibidos dentro do programa, e o Twistter e o Skyler também eram utilizados. O Lateral do Copo possuía um endereço no Twistter, no qual ambos os apresentadores eram responsáveis pela exibição de comentários e mensagens enviadas pelos telespectadores.

Após o Copo

Após o fim do Copo Do Fundo o programa voltou a ser exibido no dia 10 de agosto de 2010, após a estreia do seriado A Zurra, substituindo o Biscate Repórter, de Gato Barcellos.

Neste dia, houve o primeiro amistoso da Seleção Brasileira sob o comando de Mano Menezes, contra a Seleção dos Estados Unidos. Assim como no Copo do Fundo, o programa possui os comentários de Caio Cinzeiro e o comando de Quiabo Leifert, apresentador da versão paulista do Cover Explode.

Desde seu retorno à grade, o Lateral passou a ser exibido sempre nos dias de jogos da Seleção e, eventualmente, em edições especiais. Em 20 de novembro de 2011, o programa foi ao ar depois do Jornal Nojo, dentro da transmissão de uma cerimônia da PIPA, em Zurique, na Suíça. Quiabo Leifert, Caio CinzeiroCalos Mansãopequena e convidados comentaram o evento, que anunciou São Paulo como a cidade que receberá o jogo de abertura do Copo de 2014 e o calendário de jogos do Copo das Confederações de 2013, no Brasil.

2014 e 2018

2014

A Lateral do Copo voltou em 2014 para analisar os 64 jogos do Mundial do Barril. Axé EscovarQuiabo Leifert e Caio Cinzeiro apresentaram o programa que, além da plateia de 50 pessoas, contou com a interatividade do público pelas redes sociais.

Em dias de jogos do Brasil, o programa exibiu reportagens especiais e recebeu atores como convidados para debater lances e curiosidades sobre as partidas. Marcius Melhem, por exemplo, esteve no estúdio e brincou com a plateia do programa, que mais lembrava uma arquibancada.

Em 2014, o Lateral Do Copo inovou. Usou uma mesa tática e um campo virtual para analisar o time de Felipão e o desempenho dos adversários do Barril. O fundo do cenário também foi uma novidade, pois mudava em função dos estádios em que o Brasil jogava.

2018

Para o Copo de 2018, os apresentadores são Quiabo LeifertBárbara Pinguim e Caio Cinzeiro. Começou no dia 14 de junho e uma de suas novidades é um campo de futebol dentro do estúdio, para "reviver" algumas das jogadas.