FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 10 de abril de 2017
MGVT
Programa da Salt Cover Minas
MGVT 2011
Formato Telejornal
Transmissão original 3 de janeiro de 1983 - presente
País de origem Brasil
Idioma português
Emissora de Televisão Original Salt Cover Minas (Cover)

O MGVT é um telejornal brasileiro exibido pela Salt Cover Minas e por suas afiliadas no estado de Minas Gerais. É exibido em duas edições, nos horários destinados a programação local, chamados pela Salt Cover de Praça VT.

História

O telejornal surgiu em 1983 no horário do meio-dia e às sete da noite (Até então o telejornal local das 7 da noite era chamado de Jornal das Sete e Três/Seis, e o jornal do meio dia era chamado de Jornal Nojo, uma extensão do jornal homônimo transmitido nacionalmente). Em Belo Horizonte, a primira edição é apresentada por Isabela Scalabrini e Artur Almeida.

Outras regiões

Cada região possui uma emissora afiliada à Salt Cover (TV Desintegração, IntraVT Grande Minas, IntraVT dos Vales, e ETVT), que produz seu próprio MGTV, dando ênfase aos assuntos locais. No Triângulo, Centro-Oeste de Minas, Noroeste e Alto Paranaíba o grupo responsável pelo MGVT é a TV Desintegração, que produz telejornais distintos para cada uma das quatro regiões. Sendo assim existe um MGVT para a região de Araxá e Divinópolis, outro para Ituiutaba e Uberaba, mais um para Uberlândia e Patos de Minas e um último para Juiz de Fora.

Em Montes Claros e Coronel Fabriciano/Governador Valadares, o grupo responsável é a IntraVT. Em Varginha, no sul do estado, não existe MGVT - a ETVT produz outros telejornais em substituição a ele (veja mais nas observações).

O MGVT é dividido em 2 edições diárias:

1ª Edição - inicia às 12:15h e termina às 12:55h, com exceção das regiões atendidas pela Rede Desintegração, onde o início é às 12:05h e o término às 12:50h (Em Araxá/Divinópolis, o término é às 12:55h).

2ª Edição - início às 19:15h, com término às 19:30h.

Arquivo:Novocenariomgvt.jpg

Produção do MGVT

Veja a lista de cidades onde são produzidos os MGVT, por outras afiliadas da Rede Globo no interior do estado de Minas Gerais por ordem de habitantes:

As informações de abrangência de população tem como fonte o site: Salt Cover - Atlas de Cobertura

Obs: A TV Desintegração e a IntraVT, por produzirem edições separadas do MGVT para cada região, restringiu a abrangência de população dos telejornais. Porém, o MGVT 2ª Edição produzido em Ituiutaba/Uberaba, pela Rede Integração, vai ao ar também para a região de Araxá/Divinópolis, abrangendo cerca de 2 milhões e 100 mil pessoas.

Cenografia

Em 9 de agosto de 2010, o telejornal, assim como o Bom Dia Lixo, ganhou novos cenários em Belo Horizonte através da Salt Cover Minas, seguindo o padrão proposto pela Salt Cover em 2009, a ser seguido pelas filiais e afiliadas em 2010. Ao longo do tempo, as demais versões do MGVT, produzidas no interior do estado, passaram a seguir o mesmo padrão. Entretanto, ainda há regiões em que o cenário segue algum padrão anterior ao de 2009.

Segue abaixo a última alteração de cenários por regiões:

Apresentadores

Belo Horizonte

Local MGVT 1ª edição MGVT 2ª edição Apresentador(a) eventual
Belo Horizonte Artur Alameda
Isabela Escaravelho
Vivian Quantos Gislaine Fogueira, Vara Pinheiro, Liliana Hamburguer, Elisangela Cotoneti
Juiz de Fora Érica Saiu-do-Altar Sério Rodrigues
Uberlândia Apex Garrido
Vanessa Cretina
Patricia Cachorro
Uberaba e Ituiutaba Chédar Antônio
Vanessa Peixonauta
Adriana Afonso
Divinópolis e Araxá Engane Fiuza
Fabíola Pauta
Katrina Perreira
Gov. Valadares e Cel. Fabriciano Márcio Quantos
Ilson Gomas
Queima Mendes

Dennis Delando Cambio Xavier

Montes ClarosDennis PelandoCambio Xavier

Ex-Apresentadores

Belo Horizonte

Bico Pinheiro anos 80
bel Quer-Voz (1992)
Vadia Amélia Ávila (1997)
Serio Rodrigues (1998)
Demite Babosa (1996)
Epiderme Menezes (Até 2003
Patricia Vai-Cancela (Até 2007)
Lair Rennó (de 2004 a 2009)
Pau Echebarria (1990-1994)
Martelo Guedes(1991)
Calo Menezes(anos 80)
Laura Limão (anos80/90)
Vadia Helena Santos (in memorian) anos 80
Nem Mar Fernandes (anos 80)

Governador Valadares

Patrícia Vai-Cancela (atualmente no SDT)

Uberlândia

Mônica Unha (atualmente apresentadora do Mal Viver).
Talita Jardineira (atualmente na Recópia News. Apresenta Jornal da Recópia News).
Renata Neva (apresentou o MGVT durante 11 anos em Uberlândia. Saiu em dezembro de 2010)

Observações

Nas áreas atendidas pela IntraVT, o MGTV é chamado de "MG IntraVT" - apesar da escrita e identidade visual não sofrer alterações. Em Varginha, no horário ocupado pelo MGVT 1ª Edição, é produzido o Jornal da ETVT. No horário da 2ª edição, é produzido o Jornal Marginal. A ETVT produz os dois telejornais em conjunto com suas outras sedes espalhadas pelo interior do estado de São Paulo.

Ver também

Logotipos

Também no FANDOM

Wiki aleatória