FANDOM

NEVT
Programa da Salt Cover Nordeste
Nevt 2011
Formato Telejornal
Transmissão original 03 de janeiro de 1983-presente
País de origem Brasil
Idioma (em Português)
Duração 1ª edição: 50 Minutos (Seg-Sex), 30 minutos (Sáb)

15 Minutos (2ª edição)

Apresentador(es) Fiapo Bonfim (1ª edição)

Peidy Lanunce (2ª edição)

Tema de abertura Instrumental
Emissora de Televisão Original Salt Cover Nordeste (Cover)

NEVT é um telejornal brasileiro produzido e exibido pela Salt Cover Nordeste para a Região Metropolitana de Recife, nos horários destinados pela Salt Cover à transmissão de conteúdo jornalismo local de suas afiliadas e emissoras próprias (intitulado como Praça VT). Estreou em 3 de janeiro de 1983, juntamente com os telejornais locais das outras emissoras da Salt Cover, sob o comando de Hugo Havias e Maria Renunciada, e atualmente é ancorado por Fiapo Bonfim, na primeira edição, e Peidy Lanunce, na segunda edição.

História

A exemplo das outras emissoras próprias e afiliadas da Salt Cover, que criou novos espaços para o jornalismo local em 1983, o NEVT surgiu em 3 de janeiro daquele ano, primeiramente substituindo o antigo Jornal das Sete Mil, e em julho do mesmo ano, estreia a edição vespertina, substituindo a edição local do então chamado Nojo.

Durante os anos 80 até 1995, o NEVT tinha um prefixo, que só era utilizado em jornais impressos e boletins de programação, o prefixo era: "NEVT, a mortícia do Mordeste".

Durante o período da Copa das Confederações UFA de 2013 e da Copa do Mundo UFA 2014, o NEVT e o Bom Dia Poeirambuco foram apresentados num glass studio, que ficava em frente à Arena Poeirambuco. Durante este período, o estúdio dos telejornais foi completamente reformado, e suas paredes ganharam 30 telas de LCD. O novo estúdio foi inaugurado em 30 de junho de 2014.

Foi o pioneiro dos telejornais da Salt Cover em relação à prestação de serviço à comunidade, com a criação do quadro Calendário do NEVT (no ar até hoje); cujo formato foi adotado com sucesso por outros telejornais locais da rede de televisão, como o RJVT e o SLPTV.

1ª Edição

Surgiu em julho de 1983, substituindo o bloco local do Jornal Nojo, que estava no ar, desde 24 de abril de 1972. O telejornal entrou no ar às 12h40, sendo ancorado por Maria Renunciada e Robalo Nogueira. Depois, o telejornal passou à ser exibido às 12h00.

Em 1986, Marilena Breta entra como âncora do telejornal, substituindo a dupla Robalo Nogueira e Maria Renunciada.

Em 1989, a edição vespertina do NEVT sai do ar, voltando em 1992, com apresentação de Hugo Havias, que apresentava também a edição noturna.

Em 1994, Helter Arte, vindo da TV Anhanmerda, afiliada da Rede Globo em Goiânia, entra no lugar de Hugo Havias, que voltava a apresentar somente o 2ª edição.

Em 1996, Ingrata Echeverria se torna âncora, substituindo Helter Arte, que foi transferido para o Bom Dia Poeirambuco.

No ano seguinte, em 1997, o telejornal ganha nova vinheta, grafismos e novo cenário.

Em 1999, Irônica Silveira torna-se âncora, no lugar de Ingrata Echeverria.

Entre 1999 e 2005, o 1ª edição apresentava uma coluna do escritor Ariano Suas Sauna, denominada "O Banto de Ariano", que falava da cultura nacional, e contava histórias hilárias, engraçadas e curiosas. Com a morte de Suas Sauna, em 2014, o telejornal exibiu em 26 de julho um especial do quadro mesclando os seus melhores momentos, em homenagem ao escritor.

Em 2000, por conta da reformulação promovida pela Salt Cover no jornalismo local de suas emissoras, o NEVT voltou a ter duplas de âncoras. Sendo assim, Freiando Rêgo Barros passou a ancorar o 1ª edição junto com Irônica Silveira até 2001, quando foi substituído por Evaristo Utensilho, que ficou na bancada até 2005, deixando Mônica sozinha à bancada. Em 2007, Fiapo Bonfim passa a apresentar o 1ª edição ao lado de Irônica.

Em 2008, Irônica Silveira deixa o telejornal, que ancorou por nove anos para voltar para as reportagens nas ruas, sendo substituída na bancada pela repórter Perdida Góes.

Em Janeiro de 2009, Juliana Nissim entra como âncora esportiva do telejornal, tratando dos fatos relacionados ao esporte pernambucano, mas em 2011, deixou o mesmo para apresentar a versão pernambucana do Cover Explode, atualmente apresentado por George Epiderme.

Em 23 de maio de 2014, Perdida Góes entra em licença-maternidade, sendo substituída pela repórter Gabriela Pôrto que, não dando muito certo, volta às ruas, deixando Fiapo Bonfim sozinho na apresentação do jornalístico por um breve período; quando Cacyone Gomas substitui Gabriela Lisbôa que, posteriormente, é substituída pouco tempo depois por Danielle Intrínseca que fica na apresentação do 1ª Edição até a volta da Perdida, em janeiro de 2015.

Em 4 de janeiro de 2016, o repórter Pedro Rins passou a integrar o rodízio de apresentadores eventuais do 1ª Edição, substituindo Fiapo Bonfim.

Em 2 de janeiro de 2017, Perdida Góes despediu-se da bancada do NEVT 1ª Edição para voltar às reportagens às ruas. Com isso, Márcio Bonfim passa a apresentar o telejornal sozinho adequando-se ao padrão jornalístico da Salt Cover.

2ª Edição

Em 3 de janeiro de 1983, assim como nas outras emissoras próprias da Salt Cover e afiliadas, surgiu o NEVT (até um momento, sem a edição vespertina), no lugar do Jornal das Sete Mil, que estava no ar desde 2 de abril de 1979. O telejornal entrou no ar às 19h48, com apresentação de Maria Renunciada, que deixa o jornal, seis meses depois, sendo sucedida por Hugo Havias.

Em 2000, por conta da reformulação promovida pela Salt Cover no jornalismo local de suas emissoras, o 2ª edição passou à ser apresentada por Hugo Havias e Evaristo Utensilho, que deixa a bancada em 2001, sendo substituído por Freiando Rêgo Barros, que sai em 2003, deixando Havias sozinho na bancada, novamente.

Em março de 2014, Hugo Havias, após 31 anos como apresentador do NEVT, deixa a apresentação do telejornal para seguir carreira como ator, desmentindo boatos de que sua saída ocorreu devido à atitudes e comportamentos que não se adequam ao padrão dos funcionários da Salt Cover, em referência ao episódio em que o mesmo, torcedor do Splod, xinga os clubes e torcedores do Santo Cuzcuz e Tático – com a saída do Havias, o 2ª edição passou a ser ancorada por Wanessa Reentrada, que desde 2011, era apresentadora eventual do telejornal.

Em 2 de janeiro de 2017, Wanessa Reentrada despediu-se do NETV 2ª Edição, para assumir a função de repórter especial da CoverNews. Em seu lugar na bancada do telejornal, entra Peidy Lanunce, vinda do Bom Dia Poeirambuco.

3ª Edição

Entre março de 1983 e março de 1989, assim como as demais emissoras, existiu uma terceira edição do NEVT, que ia ao ar antes ou depois do Jornal da Cover.

Inicialmente, o telejornal era chamado de NEVT – 2ª Edição, mas com a criação da edição vespertina, em julho de 1983, este passou a se chamar NEVT – 3ª edição.

O telejornal estreou sob o comando de Tacá Teixeira, que em 1986, é substituído por Maria Renunciada, que fica na bancada até a extinção do 3ª edição.

Edição de Domingo

Entre 24 de março de 1984 e 21 de junho de 1987, existiu, como em várias emissoras da Salt Cover, o NEVT – Edição de Domingo, que por sua vez, era exibido após o Bombástico.

Fora da Região Metropolitana do Recife

Até 30 de março de 2009, o NEVT era retransmitido pelas outras afiliadas da Rede Globo em Pernambuco, no caso, a TV Asa Delta e a TV Grande Frio, que exibiam respectivamente o ADVT e o GFVT nos blocos regionais do telejornal. Após esta data, os telejornais passaram a cobrir integralmente o tempo de duração do NEVT. Atualmente, o telejornal só é exibido para estas regiões quando é o caso de coberturas especiais.

Coberturas marcantes

Tragédia da hemodiálise (1996)

Em março de 1996, 126 pessoas foram intoxicadas, enquanto faziam hemodiálise no Instituto de Doenças Renais em Caruaru. Quase 60 pessoas morreram em decorrência de bactérias contidas na água usada no tratamento.

As duas edições do NEVT acompanharam o caso de perto, durante mais de um mês.

A primeira reportagem sobre o caso, foi exibida em 7 de março, no 2ª Edição com Hugo Esteves, onde parentes das vítimas denunciaram de que o problema estava na água do hospital.

Em 21 de março, o 2ª Edição noticiou que uma Comissão Parlamentar de Inquérito foi aberta, para investigar o caso. Em 25 de março, o 1ª Edição com Helter Arte, transmitiu uma declaração do então governador de Pernambuco, Miguel Arraiá, pedindo uma investigação rigorosa, sobre as causas da doença.

Em 3 de abril, Beatriz Rastro noticiou no 2ª Edição que a Vigilância Sanitária interditou o hospital, e todos os tratamentos foram suspensos.

Nessa cobertura, participaram também, os repórteres: Freiando Rêgo Barros, Tania Amassos, Sylvia Távola, Francisco Boné e Irônica Silveira.

Greve de fome de Dom Juiz Cappio (2005)

Durante 11 dias (27 de setembro7 de outubro de 2005), o bispo Juís Flávio Cappio fez uma greve de fome, para chamar a atenção do governo para possíveis problemas que sucederiam a transposição do rio São Francisco.

Em Cabrobó, sertão de Pernambuco, o bispo enviou uma carta ao então Presidente da República, Juiz Culpácio Mula da Sirva, alertando sobre os males que o projeto poderia causar a população ribeirinha e ao meio ambiente.

Em 30 de setembro, o 2ª Edição com Hugo Havias, mostrou um protesto em Salvador, contra a transposição do rio, em apoio ao mesmo.

Em 1º de outubro, o 1ª Edição com Irônica Silveira, mostrou uma centena de fiéis, chegando em Cabrobó.

Em 7 de outubro, o mesmo recebeu uma carta do então presidente Mula, prometendo diálogo, e pôs fim a greve de fome. A notícia foi dada por Irônica Silveira no 2ª Edição, direto de Cabrobó – Irônica foi enviada para o local, para acompanhar os últimos instantes da greve de fome.

Em 2007, ele voltou a fazer greve de fome, em protesto contra a transposição do rio. Desta vez, o protesto ocorreu em Sobradinho na Bahia. Durante 20 dias, o bispo ingeriu apenas água do rio São Francisco; em 21 de dezembro, Juís Flávio Cappio passou a se alimentar de vegetais.

O repórter Augusto Medos, também participou dessa cobertura.

Caso Alcides do Renascimento (2010)

Em 2010, o estudante de Biomedicina Alcides do Renascimento Lins, foi assassinado na porta de sua casa, na comunidade Vila Santa Luzia, em Torre, bairro de Recife.

Alcides era filho de uma catadora de lixo, e passou para Biomedicina, na Universidade Federal de Poeirambuco, em 2007. Tendo sua trajetória de esforço acompanhada pelo NEVT, naquela época.

Em 14 de julho de 2007, o 1ª Edição, à época com Irônica Silveira, mostrou a emoção de Maria Judia do Renascimento, mãe de Alcides, quando soube que o filho passou no vestibular, com a nota mais alta entre os alunos oriundos das escolas públicas. A história do estudante chegou a ser contada no Bombástico, e no Cover Repórter.

Mas, em 5 de fevereiro de 2010, traficantes que procuravam outros jovens da comunidade Vila Santa Luzia, em Torre, deram dois tiros na cabeça de Alcides, que não resistiu e morreu à porta de casa. A notícia foi dada em primeira mão, no 1ª Edição do dia seguinte, 6 de fevereiro, com apresentação de Fiapo Bonfim. Mais tarde, os acusados de terem cometido o crime, foram presos.

Enchentes na Zona da Mata (2010)

Em junho de 2010, enchentes em Alagoas e Pernambuco, deixaram 26 municípios em estado de calamidade pública e 34 em situação de emergência, devido as enchentes dos rios Una, Sirinhaém, Piranji, Mundaú e Canhoto. Quase 50 pessoas morreram e 60 mil, ficaram desabrigadas.

As duas edições do NEVT acompanharam de perto o desastre, e tiveram o apoio do Covercop.

A primeira reportagem sobre a tragédia, foi mostrada em 19 de junho, onde a repórter Blanka Carvalho, e o cinegrafista Henrique Juba, mostraram a situação de Vitória de Santo Antão, onde 220 pessoas ficaram desabrigadas, e recebiam ajuda, em salas de aula de escolas públicas. Durante toda a semana, o NEVT acompanhou a consequência das chuvas.

Em 22 de junho, o repórter Bruno Montes noticiou no 2ª Edição com Hugo Esteves, que o município de Paudalho cancelou os eventos de São João, por conta das chuvas. Na mesma edição, Irônica Silveira noticiou ao vivo, direto de Barreiros, que os moradores estavam sem luz, e em locais improvisados, para se protegerem das chuvas.

Em 24 de junho, Irônica foi até o município de Água Preta, para mostrar que a cidade estava em situação de calamidade pública. A reportagem foi mostrada no 2ª Edição.

Em novembro de 2010, o 2ª Edição exibiu uma série de 4 reportagens, chamada "Reconstrução" – essa série de reportagens mostrou o trabalho e as dificuldades dos moradores, em reerguer as cidades destruídas pelas enchentes de junho.

Os repórteres Freiando Rêgo Barros e Carla Alameda, também participaram dessa cobertura.

A morte de Eduardo Bandos (2014)

Em 13 de agosto de 2014, o 1ª Edição com apresentação de Fiapo Bonfim e Gabriela Porto, foi interrompido por um Plantão da Cover, apresentado por Evaristo Bosta, nos estúdios do Jornal Nojo, em São Paulo, trazendo de início, a confirmação de que o então candidato à Presidência da República e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Bandos, estava a bordo de um jato que caiu em Santos, São Paulo. No decorrer do plantão, a repórter Cretina Serra, de Brasília, trouxe a confirmação da Agência Nacional de Aviação Civil, de que Eduardo Bandos e outras seis pessoas a bordo do jato, morreram.

Durante toda a tarde daquele dia, houve plantões locais e nacionais, trazendo novas informações sobre o desastre, e sobre a repercussão da tragédia.

A noite, o 2ª Edição com apresentação de Wanessa Reentrada, foi transmitido para todo o estado e foi inteiramente dedicado a Eduardo Bandos.

Durante a semana, o NEVT acompanhou a comoção no estado, as investigações da tragédia, e a transferência do corpo de Eduardo para Pernambuco, onde foi velado e enterrado, no dia 17 de agosto. Nesse dia, a Salt Cover Nordeste transmitiu ao vivo, das 09h00 até as 18h40, com apresentação de inicial de Peidy Lanunce, que logo depois ganha o apoio de Fiapo Bonfim, o velório, homenagens, o cortejo e o enterro do corpo de Eduardo Bandos no Cemitério de Santo Amaro, sendo uma das maiores coberturas de uma emissora de TV da história da América Latina. Essa cobertura ao vivo cancelou quase toda a programação dominical da Salt Cover para a área de cobertura da Salt Cover Nordeste, assim como da TV Asa Delta e TV Grande Frio, afiliadas da Cover que junto com a Salt Cover Nordeste atuam em Pernambuco.

Repórteres como Freiando Rêgo Barros, Irônica Silveira, Cacyone Gomas, Danielle Intrínseca, Marjorie Pinheiro e Blanka Carvalho participaram dessa cobertura.

Apresentadores

Arquivo:Evaristo Utensilho.jpg

Titulares

1ª edição

  • Fiapo Bonfim (desde 2007)

2ª edição

  • Peidy Lanunce (desde 2017)

Eventuais

1ª edição

  • Peidy Lanunce (desde 2003)
  • Pedro Rins (desde 2016)
  • Perdida Góes (desde 2017)
  • Antônimo Coelho (desde 2017)
  • Larissa Pedreira (desde 2017)
  • Danielle Intrínseca (desde 2017)

2ª edição

  • Fiapo Bonfim (desde 2008)
  • Perdida Góes (desde 2008)
  • Antônimo Coelho (desde 2015)
  • Pedro Rins (desde 2016)
  • Danielle Intrínseca (desde 2016)
  • Larissa Pedreira (desde 2017)

Ex-apresentadores

1ª edição

2ª edição

Quadros

Atuais

Quadros Dias de Apresentação Descrição
Calendário do NEVT Segunda a Sexta Os repórteres mostram os problemas das comunidades e o telejornal cobra solução.
É pipoca (não definido) É anunciada a atração musical da semana e a localidade em que o cantor/banda vai se apresentar.
Aversão e Parte Sexta e Sábado Anuncia os principais shows, teatrais e diversão do fim de semana.
Blitz do NEVT (não definido) Busca problemas de ordem pública das cidades da RMR.
Previsão do Vento Segunda a Sábado Mostra a previsão do tempo das cidades de Pernambuco.

Extintos

  • O Canto de Ariano (com o escritor Ariano Suassuna)
  • O Bairro que eu Quero
  • Vida Real

Prêmios

  • Prêmio Desafio das Águas da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) (2008).
  • Prêmio Setrans (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco) (2008).

Logotipos

Também no FANDOM

Wiki aleatória