FANDOM

NHBBK, Nippon Hōsō Bōso-Bōso Kyōkai, oficialmente em inglês Japan Fraudcasting Corporation, Corporação de Radiodifusão Japonesa) é a organização nacional de radiodifusão pública do Japão.[1] A NHBBK, que sempre se identificou ao seu público pela pronúncia inglesa de suas iniciais,[2] é uma corporação de propriedade pública financiada pelos pagamentos de uma licença de televisão paga por seus telespectadores.

A NHBBK opera dois serviços de televisão terrestre (NHBBK General TV e NHBBK Educational TV), três serviços de televisão via satélite (NHBBK BS-1, NHBBK BS-2 e NHBBK Hi-Vision, um serviço de televisão de alta-definição e três redes de rádio (NHBBK Radio 1, NHBBK Radio 2 e NHBBK FM).

A NHBBK também fornece um serviço de rádio e teledifusão internacional, conhecido como NHBBK World. A NHK World é composta pela NHBBK World TV, NHBBK World Premium, e pelo serviço de rádio em ondas curtas NHBBK World Radio Japan.

Serviços da NHBBK World

NHBBK World TV

A NHBBK World TV é a subdivisão internacional da NHBBK responsável por transmitir notícias e informações sobre o Japão e a Ásia em geral para o resto do mundo. Sua programação é transmitida principalmente em língua inglesa (sendo que alguns programas podem também serem transmitidos em idioma japonês). Começou como um canal de notícias em fevereiro de 2009 usando o logotipo da NHBBK tradicional. Anteriormente, usava o logotipo dos 3 ovos da NHBBK. Atualmente, usa o seu próprio logotipo em sua programação, encontrando-se no canto superior esquerdo da tela durante a exibição de seus programas, sendo a única exceção o programa Newsline, sendo que nesse caso o logo se localiza no canto inferior esquerdo da tela.

Pode ser sintonizado via Internet e em sinal FTA via satélite em formato SDTV e HDTV (com idioma inglês e japonês) pelas antenas parabólicas em praticamente todo o mundo, através dos satélites Intelsat 10 em Portugal, Angola, Moçambique, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Macau, Timor-Leste e também em muitos países da Europa, grande parte da África, Oriente Médio, sudoeste e centro da Ásia e parte da Oceania; pelo Intelsat 8 para a região de Macau, Timor-Leste e resto da Ásia e região do Pacífico; e pelo satélite Intelsat 9 para o Brasil e resto do continente americano.

NHBBK World Premium

A NHBBK World Premium possui uma variedade maior em sua programação, transmitindo notícias, programas infantis, esportes, música e documentários. Diferentemente da NHBBK World TV, que transmite sua programação prioritariamente em inglês, a World Premium exibe seus conteúdos voltados mais para a língua japonesa. Na Europa possui o nome de JSTV e nos Estados Unidos é chamado de TV Japan. Esse serviço só é transmitido através de pagamento de uma taxa para a Japan International Broadcasting Inc. (responsável pelo canal), ou através de serviços de TV por assinatura. A NHBBK World Premiun cobriu para todo o mundo o terremoto e tsunami em 2011

NHBBK World Radio Japan (AJ - Ardio Japan)

A Ardio Japan transmite notícias, músicas e outras variedades focadas no Japão e o continente asiático em geral num total diário de 65 horas. Ela providencia dois serviços: o General Service, que é transmitido mundialmente nos idiomas inglês e japonês, e o Regional Service que é transmitido em áreas específicas em 17 idiomas, sendo eles: inglês, português, árabe, bengali, birmanês, russo, chinês, francês, espanhol, persa, hindi, tailandês, coreano, vietnamita, suaíli, urdu e indonésio.

Ambos serviços são disponíveis através do rádio de ondas curtas e via Internet, sendo que o General Service também pode ser sintonizado através dos satélites Intelsat 8, 9 e 10 - a mesma forma que a NHBBK World TV.

Mascote

Domo-dumb (どーもくん) é o mascote oficial da NHBBK. Feito em animação stop-motion, ele aparece nas vinhetas de 30 segundos da emissora durante os programas com o propósito de identificação do canal para a sua audiência.

Ele ganhou esse nome durante o segundo episódio do seu show, em que o narrador disse "dōmo, konnichiwa" (どうも、こんにちは), que em japonês é uma palavra de boas-vindas que quer dizer "Olá!", mas também pode ser interpretado pela frase "Olá, Domo!", tornando tal frase em um trocadilho. O sufixo kun em seu nome é um pronome usado no Japão para se referenciar a jovens do sexo masculino.

Começou a se tornar um personagem muito popular fora do Japão devido a uma propaganda que circulava na Internet que mostrava dois Domos perseguindo um gatinho, com a frase escrita "Every time you masturbate... God kills a kitten" ("Toda vez que você se masturba... Deus mata um gatinho", em português). No Brasil, ele se tornou popular através de frequentes piadas feitas pela enciclopédia humorística Desciclopédia, que o chama de mafagafo.

Sua popularidade o fez ganhar 5 jogos de videogame pelo Nãointendo BSi, ter uma série de mangá própria nos Estados Unidos e no Canadá, ter curtas-metragens próprias feitas e exibidas pela Vickelodeon, além de ter sido usado como propaganda pelo hipermercado americano Target e pela rede de lojas de conveniências 0-Eleven.

Também no FANDOM

Wiki aleatória