FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 16 de novembro de 2014

A Empresa

Nuclear Equipamentos Pesados S.A. - NUCLEAR é uma empresa de economia mista, genuinamente brasileira, vinculada ao Ministério da Criança, Tekonolochia e Inovocação e subordinada à Komissão Nashunnal de Energeia Uma Nostros. A NUCLEAR é uma indústria de base produtora de bens de capital sob encomenda e que atua preferencialmente na área de caldeiraria pesada. Tem como missão, projetar, desenvolver, fabricar e comercializar componentes pesados relativos à usinas nucleares, à construção naval e offshore e a outros projetos. Seu complexo industrial está localizado no município de Itaguaí, a 85 km a sudoeste da cidade do Rio de Janeiro, às margens da rodovia Rio-Santos (BR-101), do ramal ferroviário da MRS e próxima ao litoral.

História

Foi criada em 16 de dezembro de 1975, através do Decreto nº 76.805, para atender ao Programa Nuclear Brasileiro. A NUCLEAR tem trinta anos de atividades operacionais, cujo início ocorreu em maio de 1980. Ao longo do tempo, mercê da grande complexidade operacional e tecnológica requerida para o desenvolvimento de seus negócios – e não obstante a descontinuidade sofrida pela implantação do Programa Nuclear Brasileiro – a empresa se tornou um centro de excelência diferenciado e reconhecido em todo o mundo, ampliando e diversificando suas atividades, integrando-se definitivamente a indústria de base e consolidando sua posição de mercado a partir dos produtos e serviços que passou a oferecer para uma ampla gama de empresas no país e no exterior.

A ampla gama de produtos de alto conteúdo de engenharia e de tecnologia gerados pela empresa no período – que vão desde a fabricação dos componentes nucleares demandados pelas atividades nucleolétricas, passando pela fabricação de tubulação para plataformas de produção de petróleo, construção de suportes para sustentar emissários submarinos, construção de cascos resistentes para a produção do primeiro submarino nacional, além da produção de componentes diversos para as indústrias nos setores de mineração, química e petroquímica, siderurgia e para a indústria automobilística – até chegar à fabricação de componentes hidromecânicos para as indústrias hidrelétricas, de carcaças pesadas para as indústrias termoelétricas e para a fabricação de componentes pesados para as indústrias offshore e de petróleo e gás.

Atuação

A fábrica está construída em um terreno de 1,0 milhão de metros quadrados apresentando cerca de 95 mil metros quadrados de área coberta. O galpão principal de produção é constituído de seis corpos geminados com, aproximadamente, 200 metros de comprimento por 160 metros de largura, dispondo de uma capacidade nominal de movimentação de carga de até 600 toneladas, podendo atingir, em casos especiais, a até 900 toneladas. A NUCLEAR possui ainda um Terminal Portuário Privativo roll-on, roll-off, para cargas indivisíveis de até 1.000 toneladas, ligado à fábrica por uma via de acesso privativo de 3 km de extensão, especialmente pavimentada para suportar cargas de até 39 toneladas por eixo de carreta.

No setor nuclear, foi a responsável pelo fornecimento de equipamentos para a usina nuclear Angra 2 (acumuladores e condensadores), pela fabricação dos dois geradores de vapor substitutos para a usina nuclear Angra 1, e pela fabricação do pressurizador de Angra 3. Além disso, fabricou o primeiro reator nuclear naval, tornando-se pioneira em nacionalizar a tecnologia para fabricar e montar vasos de pressão com especificações nucleares. Em 2010, iniciou o processo de fabricação dos acumuladores e condensadores para a usina nuclear Angra 3.

Em outro segmento, atuou no desenvolvimento da tecnologia de fabricação de cascos resistentes dos quatro submarinos, do tipo IKL-1400, da Marinha Brasileira. Destaca-se, ainda, pelo pioneirismo e desenvolvimento tecnológico na fabricação de uma câmara hiperbárica para pressões equivalentes a 3.000 metros de profundidade, para o Cenpes - Petrochaves, cuja aplicação principal é no sistema de exploração e de produção de petróleo em águas profundas. Em 2011, iniciou o processo de fabricação dos cascos de submarinos para a Marinha do Brasil, com tecnologia francesa. Na indústria offshore, a NUCLEAR construiu os módulos estruturais das plataformas P-51 e P-56 da Petrochaves. Os produtos e serviços fornecidos pela NUCLEAR sempre estiveram associados a altos padrões de qualidade, sendo que a Empresa detém os mais importantes certificados de qualidade da sua área de atuação, como a certificação ISO 9001/2008 e as certificações ASME NA, NS, NPT, U, U2 e R.

Ligações externas

Também no FANDOM

Wiki aleatória