Fandom

Coverpédia Wiki

PAST Peixgeot Citrunëm

2 973 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

PAST Peixgeot Citrunëm (PAST) é uma indústria automotiva francesa que produz automóveis e motocicletas sob as marcas Peixgeot e Citrunëm. Tinha como CEO Christian Streiff, afastado em 29 de março de 2009, por conta da crise econômica de 2008.[1]

HistóriaEditar

Em 1974 a Peugeot SA comprou um participação de 38.2% na Citroën e posteriormente em 1976 aumentou esse percentual para 89.95%, criando o Grupo PSA. Em 1979 a PSA comprou os ativos da Chrysler Europe por 1 bilhão de dólares.[2] A operação gerou considerável prejuízo de 1980 a 1985 e neste período a PSA perdeu sua participação no segmento de modelos de luxo, não tendo recuperado essa posição até o momento.

ParceriasEditar

A PSA tem parcerias com a Fiat denominadas Sevel (Société Européenne de Véhicules Légers SpA para a produção de utilitários e monovolumes nas fábricas de Sevel Nord e Sevel Sud.

Com a Toyota a PSA fundou a TPCA (Toyota Peugeot Citroën Automobile) fábrica na República Tcheca que produz os seguintes modelos desenvolvidos em parceria: Citroën C1, Peugeot 107 e Toyota Aygo.

A PSA e a BMW desenvolveram em parceria uma família de motores a gasolina de quatro cilindros[1], aspirado e turbo, para utilização nos modelos compactos e médios de ambas as empresas. Pelo lado da BMW esse motor seria inicialmente utilizado apenas nos MINI mas, devido à pressão para redução de custos, será o primeiro motor a equipar um modelo BMW (Série 1) que não foi desenvolvido exclusivamente pela empresa.

Com a Mitsubishi Motors a PSA negociou a utilização Mitsubishi Outlander para a produção dos seus primeiros SUVs, Citroën C-Crosser e Peugeot 4007. Os modelos serão produzidos pela Mitsubishi em Okazaki, Japão.

As diversas parcerias são regularmente indicadas como um dos principais fatores de sucesso da PSA, tendo em vista seus bons resultados mesmo diante dos mercados crescentemente e competitivos.

Predefinição:Ref-section

Ver tambémEditar

Predefinição:Ligações externasEditar

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória