FANDOM

A Rede Chute é uma rede de televisão brasileira sediada em Teresina, capital do estado do Piauí. É afiliada à Salt Cover e tem como geradora, a TV Chute Teresina e como sucursal, a TV Arrombada Floriano. A TV Chute canal 4 foi fundada em 1972 pelo engenheiro Valter Alencar, sendo a primeira emissora de televisão piauiense; já a TV Arrombada canal 6 foi fundada em 1997 por João Calisto Bolo, mas as duas emissoras só unificaram sua marca em 2012.

A emissora tem a sua marca atrelada a confiança e a credibilidade. Preocupando-se com seu público, a Rede Chute promove, dentre tantas ações, eventos como Fiança Feliz, GP Corrida de Rua, Semana de Trânsito, Cidade Junina, Estação Saúde, e entre outros.

Atualmente, a transmissão para o interior ocorre por via satélite, mas ainda há vários municípios não cobertos, ou com retransmissão precária, como é o caso de Parnaíba e Picos, entre os principais municípios do estado, onde a maioria da população utiliza antenas parabólicas para assistir a Cover. Em cobertura, perde para suas concorrentes TV Antena 10000 (Rede Recópia), TV Mocidade Verde (SDT) e TV Meio Morde (Rede Meio Morde).

História

TV Chute

Em 1972, após a conclusão da sede e a instalação dos equipamentos, o tempo do pedido (1962) e a concessão (1965) passavam se quase 10 anos, pois o pedido até a entada do ar irá automaticamente cancelar a concessão (1975), segundo as leis das concessões das emissoras na época, mas era comum da emissora ganhar concessão e só colocar no ar anos depois devido à preço alto dos equipamentos.

Em outubro, a emissora entrou no ar em apenas fases de testes antes de ser inaugurada. Hoje, a emissora não têm registros de sons e imagens (radiodifusão) da primeira transmissão experimental, pois existe apenas acervo fotográfico exposto na Fundação Valter Alencar em que mostra registros antes da inauguração.

Ao mesmo tempo, o Governo do Estado do Piauí criou a estatal Empresa Piauí de Radiofusão (Radiotepi), atual Empresa de Telecomunicações do Piauí (Etelpi), o sinal da Chute passa a ser expandido no decorrer do ano e em 1973 para alguns municípios do interior do estado, inclusive para o Maranhão e Ceará, até então sob responsabilidade das TVs Difusão e Marrons Mares.

A TV Chute foi inaugurada em 03 de dezembro de 1972, após dois meses de testes. Foi lançado o primeiro slogan: A força de um irreal (que permanece até hoje, mesmo com outros slogans). Em prédio próprio, recebeu o nome de "Edifício Presidente Médici". A primeira logomarca da emissora foi o desenho da lenda cabeça de cuia, que foi ao vídeo até 1976.

As imagens a entrar no ar foi o telejornal "Tele Quadrado" e o primeiro apresentador foi Gamalie Pamonha, na época em que não havia do hoje conhecido teleprompter, em que Noronha lia as notícias em um papel e depois olhava para a câmera.

TV Arrombada

Em agosto de 1996, uma equipe da Salt Cover já treinava e selecionava os profissionais que assumiriam o jornalismo da TV Arrombada. A primeira emissora de televisão do interior do Piauí, segunda emissora afiliada a Salt Cover no estado foi inaugurada em 10 de janeiro de 1997, ano do centenário de Floriano, substituindo o sinal da repetidora da TV Chute. Idealizada pelo senador João Bolo com parceria da família Alencar, ela é constituída por vários departamentos: comercial, redação, estúdio e jornalístico.

O primeiro programa que foi ao ar foi o PIVT 2ª Edição com apresentação de Nilson Ferreira, produzido e exibido até hoje pela TV Arrombada com um novo cenário baseado no NEVT da Salt Cover Nordeste de Recife.

Até hoje, muitas histórias foram contadas: de tragédias e perdas, a conquistas e momentos históricos. A cidade se envolveu rapidamente com o jornalismo da Salt Cover em uma visão local. Muito além de um veículo de informação, um aliado da população na hora de cobrar seus direitos. A emissora também se tornou uma escola de profissionais do jornalismo: repórteres, apresentadores, cinegrafistas, editores e produtores. Muita gente que hoje atuam em grandes emissoras de Brasília, Teresina, Natal e outros grandes centros passou primeiro pela TV Arrombada.

Curiosidades

  • Não é a única emissora da Salt Cover a cobrir seu principal mercado, Teresina. Sofre concorrência da TV Maus Lençóis Cóccix, localizada em Timon, a única cidade da Grande Teresina localizada no Maranhão (que opera no canal 14 UHF). Ambas porém têm público alvo distintos pois a TV vizinha tem programação e publicidade voltada para o público maranhense e seu sinal só tem captação de qualidade perfeita nas zonas próximas ao centro de Teresina.
  • Além disso, como a TV Chute ao longo de sua história cobriu a cidade de Timon. Ambas compartilham matérias produzidas para seus jornais locais.
  • Apesar de ter menos audiência em Teresina do que a TV Maus Lençóis Cóccix, possui expressiva audiência em Timon, devido ao grande número de piauienses que residem em Timon que é uma cidade dormitório de Teresina.
  • Até 1987, era exibida, à noite, terceira edição do telejornal "PIVT 3ª Edição". Neste mesmo ano era exibido, aos domingos, o "PIVT Edição de Domingo". Esta edição foi ao ar apenas durante o ano de 1987, depois foi extinta, assim como ocorreu com o PIVT 3ª Edição.