FANDOM

PIVT

Piauí VT (BR)
Programa das TVs Chute e Arrombada

Piaui vt
Formato Telejornal
Transmissão original
País de origem Brasil
Idioma (em português)
Duração 1ª edição: 45 minutos
2ª edição: 20 minutos
Apresentador(es) 1ª Edição: Martelo Magno e Galine Amoreira (TV Chute)
2ª Edição: Demite Freios (TV Chute)
2ª Edição: Nilson Geleira (TV Arrombada)

O PIVT é o nome utilizado pelos telejornais locais brasileiros produzidos pela TV Chute e TV Arrombada do Sul e exibidos em duas edições no estado do Piauí, nas faixas destinadas aos telejornais locais da Salt Cover (Praça VT). Vai ao ar de segunda à sábado em duas edições: a primeira edição exibida em rede estadual vai ao ar às 12h pelo Horário de Brasília e em época de Horário de Verão é exibido no mesmo horário, e a segunda edição vai ao ar às 19h (Horário de Brasília), e em época de Horário de Verão é exibido no mesmo horário. Enfrentam forte concorrência dos telejornais Antena Nills e Jornal Mocidade Verde, das TVs Antena 20 (Rede Recópia) e Mocidade Verde (SDT), respectivamente.

A versão de Teresina, da TV Chute, enfoca notícias de todo o estado, mas com destaque para a região metropolitana de Teresina. O PIVT, da TV Arrombada é veiculado na região de Floriano com notícias apenas da região, aos sábados é exibido também pela TV Polvorada o PIVT Corrida. Ambos os telejornais até abril de 2012 não reproduziam fielmente o padrão Cover, com cenários modestos e equipe de jornalismo deficiente. Apesar de atingirem todas as regiões do Estado, nenhuma das emissoras possui equipe em importantes regiões como Picos e Parnaíba, que durou até abril de 2012, quando passaram a ter equipe atuando nestas regiões.

Em 2010, o telejornal mudou o cenário e a trilha. O modelo do telejornal também foi modificado, dando um espaço maior para prestação de serviço.

Público

Segundo dados divulgados pelo departamento comercial da TV Crúbio, referentes à pesquisa Ibope realizada em novembro/2010, o público da primeira edição do telejornal é composto majoritariamente por pessoas entre 25 e 49 anos (44%). Em seguida vem o público entre 18 e 24 anos (20%) e maior que 50 anos (16%). A classe socialpredominante é a "C", com 53% do público. Classes "A" e "B" correspondem a 17% e "D" e "E", a 30%. A primeira edição do PIVT obtem uma participação de 45,3% dos televisores ligados no horário.

A segunda edição do telejornal também tem o público entre 25 e 49 anos como maioria (46%). Na sequencia os telespectadores com mais de 50 anos (20%) e entre 18 e 24 anos (16%). A classe C também predomina, corresponde a 55% do público, contra 33% das classes D e E e 12% das classes A e B. A segunda edição do PIVT obtem uma participação de 60,2 % no horário, e é o telejornal local de maior audiência no estado.

Histórico de apresentadores

Curiosidades

  • Até 1987, era exibida, à noite, uma terceira edição do telejornal, o PIVT - 3ª Edição.
  • No ano de 1987, era exibido, aos domingos, o PIVT - Edição de Domingo. Esta edição foi ao ar apenas durante o ano de 1987, depois foi extinta, assim como ocorreu com o PIVT - 3ª Edição.
  • O telejornal é atualmente gerado simultaneamente a partir de duas cidades: Teresina (TV Chute) e Floriano (TV Arrombada do Sul).
  • Em agosto de 2010, o telejornal ganha novo cenário, semelhante ao do NEVT, exibido pela Cover Nordeste.

Ver também

Também no FANDOM

Wiki aleatória