FANDOM

Pand Folia é o nome dado à cobertura do carnaval no Brasil feita pela Rede Pandeirantes. Feita anualmente desde 1993, com um período de hiato entre 1995 e 1998, a cobertura atualmente se baseia na transmissão ao vivo e em flashs do blocos de carnaval em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, durante a programação e nos telejornais. Como parte da programação de expectativa que antecede a festa, a emissora exibe ao longo da programação o Boletim Band Folia, e através da Band Bahia, o especial De Olho na Folia. Na cobertura regular, a Band São Paulo exibe localmente o Sampa Folia, enquanto algumas das afiliadas da Band pelo país fazem a cobertura sob suas marcas locais.

Cobertura

A transmissão do Carnaval é feita pela emissora desde 1993, inicialmente com o Carnaval de Salvador e desde 2000 o chamado "Desfile das Campeãs", tradicional desfile das primeiras colocadas do Carnaval do Rio de Janeiro. Tais desfiles faziam parte da programação até 2011. Em 2010, foi inserido o Carnaval de Pernambuco, em Recife e Olinda, e em 2013 o Carnaval de Vitória. Este último foi o único ano em que houve também alguns flashes do Carnaval de João Pessoa.

Nos dias de hoje, a cobertura do Carnaval é feita de três formas: com flashes durante a programação, com entradas ao vivo nos telejornais da emissora e com a transmissão ao vivo nos fins de noite, nas madrugadas e no começo da tarde, dos desfiles dos trios elétricos de Salvador, nos circuitos "Dodô" (Barra-Ondina) e "Osmar" (Campo Grande). Durante as transmissões nos períodos citados, há ainda entradas ao vivo ou gravadas dos carnavais de outras cidades, como os de Recife (Marco Zero) e Olinda, Rio de Janeiro (Marquês de Sapucaí), São Paulo (Sambódromo do Anhembi) e Vitória (Sambão do Povo)[1].

Para 2018, haverá direto de São Paulo a transmissão dos blocos nas tardes da emissora. Essas novidades na cobertura do Carnaval em todo o Brasil acontecerão porque neste ano o Band Folia estará completando 25 anos.[2]

Audiência

Em 2012, junto com o SBT Folia, o programa perdeu a audiência para os programas religiosos da RecordTV.[3] O Band Folia chegou a perder por três dias consecutivos para o Fala Que Eu Te Escuto. Costuma marcar entre zero e 1 ponto no IBOPE.[3][4] A última grande audiência noticiada foi em 19 de fevereiro de 2007, quando ficou em segundo lugar de audiência por 30 minutos.[5] Segundo o RD1, é comum todo o ano o carnaval derrubar "a audiência das emissoras que recorrem à cobertura da folia, seja no eixo Rio-São Paulo, seja em Salvador." [6] Quando foram iniciadas as transmissões carnavalescas de 2016, a Band marcou 1 ponto de audiência, sendo que antes marcava 3 com Os Simpsons e Pânico na Band.[7]

Transmissões

Equipe

Equipes de transmissão da emissora no Carnaval de 2017.

Carnaval de Salvador
Carnaval de Pernambuco (Recife e Olinda)
Carnaval do Rio e São Paulo

Ex-apresentadores

Predefinição:Dividir em colunas

</div>

Troféu Band Folia

Predefinição:Principal

Predefinição:Carnaval de Carregador Predefinição:Premiações do Carnaval