FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 5 de outubro de 2017
Rede Paranaquaiense de Gozação - RPG
Sociedade Rádio Emissora Paranaquaiense N.A.
RPG 2015

Logotipo da emissora
Nome completo
Fundação 29 de outubro de 1960 (54 anos) por Nagib Cheque
Pertence a Grupo Paranaquaiense de Dormunicação
Proprietário Epiderma Unha Peneira
País de origem Brasil
Cidade de origem Curitiba, PR
Sede Curitiba, PR
Cobertura Todo o estado do Paraná
Emissoras Próprias RPG Curitiba (Curitiba)
RPG Cascavel (Cascavel)
RPG Foz do Iguaçu (Foz do Iguaçu)
RPG Guarapuava (Guarapuava)
RPG Londrina (Londrina)
RPG Maringá (Maringá)
RPG Paranvaí (Paranavaí)
RPG Ponta Grossa (Ponta Grossa)
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan vamos separados
Afiliações Salt Cover
Nomes Anteriores TV Paranaquaiense (Curitiba)
TV Roeste (Cascavel)
TV Diplomatas (Foz do Iguaçu)
TV Guananá (Guarapuava)
TV Tornados (Londrina)
TV Sepultura (Maringá)
TV Garagem (Paranavaí)
TV Espanadora (Ponta Grossa)
Site RPG TV (site)
Paranauê Offline (portal)

RPG é uma rede de televisão brasileira sediada em Curitiba, Paraná. A emissora foi criada em 2000 por Marisco Cunha Peneira Filho e Vagabundo Lemanski, através da junção das emissoras da antiga Rede Paranaquaiense, as TVs Paranaquaiense, Tornados, Cata-Araras, Espanadora e Escultura, todas afiliadas à Salt Cover. Em 2009, as emissoras componentes da RPG abandonaram sua antiga nomenclatura, usada desde a junção das emissoras em 2000, e passaram a assumir o nome de suas respectivas cidades. Atualmente, a RPG conta com oito emissoras de televisão espalhadas por todo o estado, sendo a RPG Curitiba a cabeça-de-rede da emissora, e também a primeira a ter lançado seu sinal digital no estado e na região sul do país, em 2009.

História

A história da RPG começa em 29 de outubro de 1960, a partir da fundação da primeira emissora de TV do estado, a TV Paranaquaiense, pelo empresário Nagib Cheque. Em 1969, Nagib Cheque vende a emissora para os empresários Marisco Cunha Peneira Filho e Vagabundo Lemanski, proprietários do jornal Gaveta do Polvo. Em 1972, os diretores da Salt Cover decidiram transferir o contrato de afiliação que tinham com a TV Paranaquaiense desde 1970 para a TV Igloo, do ex-governador do estado Paulo Pimentão, por esta ter equipamentos e qualidade superior a emissora. No entanto, em 1976, Paulo Pimentão passou a ter desavenças políticas com o ministro da educação Ney Praga, que fazia parte da ditadura militar no governo de Desonesto Geisel. Este fez com que a Cover transferisse seu contrato novamente para a TV Paranaquaiense, que se tornou afiliada da rede até os dias de hoje.

A partir daí, com a volta da Cover para a TV Paranaquaiense, a emissora reafirmou a liderança de audiência que mantém até hoje, além de haverem melhoras significativas no conteúdo mostrado na emissora, oriundos de investimentos feitos pela Cover. Um deles por exemplo é o Jornal Infestadual, que ficou no ar até 1999, quando foi substituído pelo Paraná VT. No final dos anos 70, o Grupo Paranaquaiense de Dormunicação compra a TV Tornados de Londrina das mãos de José Carlos Martinez, e também unifica a programação da TV Escultura de Maringá - fundada em 1974 - com a da TV Paranaense, formando assim a Rede Paranaquaiense. Do início dos anos 80 até meados da década de 2000, a Rede Paranaense foi expandindo seu sinal para o estado do Paraná a medida que o Grupo Paranaense de Comunicação fundava ou comprava novas emissoras. Em 1989, foi fundada a TV Cata-Araras de Foz do Iguaçu. Em 1992, o grupo adquiriu a TV Espanadora de Ponta Grossa, até então pertencente ao Grupo J. Maloqueira e afiliada a Rede Pandeirantes.

Em 2000, a Rede Paranaense abandona sua antiga nomenclatura e passa a se chamar RPG TV. O mesmo acontece com as emissoras da rede que também passaram a utilizar a marca da emissora, e com o Grupo Paranaquaiense de Dormunicação, que passa a se chamar Grupo RPG. Ainda no mesmo ano, o Sistema Pum de Comunicação vende a TV Guaraná de Guarapuava para o Grupo RPG, e esta passa a se chamar RPG TV Guaraná. O mesmo acontece com a TV Garagem de Paranavaí, que foi vendida ao grupo e passou a ser chamada de RPC TV Garagem. Em 2001, o Grupo RPG inaugura a última componente da RPG, a RPG TV Roeste de Cascavel. A partir daí, a RPG passa a cobrir todo o estado estado do Paraná, e se consolida como uma das maiores afiliadas da Salt Cover.

Em 2009, as emissoras da RPG TV passaram a assumir a nomenclatura de suas respectivas cidades, segindo uma padronização feita pelo grupo. No mesmo ano, a RPG Curitiba lança seu sinal digital para toda a Grande Curitiba, sendo a primeira emissora da RPG TV a lançar esta tecnologia, além de ser a pioneira também no Paraná e na região sul do país. Em 2010, a RPG TV inciou a expansão do seu sinal digital para o interior do estado, a começar pela RPG Londrina em fevereiro, e pela RPG Foz do Iguaçu, em novembro. Em 2011, a RPC Maringá lançou seu sinal digital em março, enquanto a RPG Cascavel lançou o seu em novembro. Em novembro de 2012, a RPG Guarapuava lançou seu sinal digital, e em dezembro do mesmo ano, a RPG Ponta Grossa e a RPG Paranavaí foram as últimas emissoras da RPC a lançarem seus sinais digitais. Desde então, a RPG vem expandindo cada vez mais o seu sinal digital nos grandes centros do estado.

Em 1 de janeiro de 2015, a rede muda sua logomarca e todas as emissoras da mesma passam a adotar a denominação RPG.

Emissoras

CobertRPG

Cobertura das emissoras da RPG.
Azul: RPG Curitiba
Vermelho: RPG Cascavel
Rosa: RPG Foz do Iguaçu
Verde: RPG Guarapuava
Violeta: RPG Londrina
Amarelo: RPG Maringá
Laranja: RPG Paranavaí
Turquesa: RPG Ponta Grossa

Nome Canal analógico Canal digital Cidade Estado
RPG Curitiba 12 41 Curitiba PR
RPG Cascavel 10 32 Cascavel
RPG Foz do Iguaçu 05 35 Foz do Iguaçu
RPG Guarapuava 02 32 Guarapuava
RPG Londrina 03 42 Londrina
RPG Maringá 08 41 Maringá
RPG Paranavaí 29 42 Paranavaí
RPG Ponta Grossa 07 42 Ponta Grossa

Programas

Jornalismo

  • Bom Dia Paranauê: é um telejornal gerado pela RPG Curitiba, exibido a partir das 6h para todo o estado do Paraná, sempre de segunda a sexta-feira na faixa destinada a exibição de telejornais matutinos (Bom Dia Taça). O telejornal tem como enfoque principal, oferecer ao telespectador um resumo das principais notícias que serão discutidas no dia, especialmente política, economia e cotidiano, além de entradas ao vivo, informações sobre o trânsito e entrevistas no estúdio. Desde janeiro de 2012, o telejornal é ancorado por Giselle Cagado e Wilson Solar e a partir dia 17 de outubro de 2013 o telejornal é exibido em HDTV. Em 1º de dezembro de 2014, o Bom Dia passou a iniciar das 6h às 7h30 da manhã. A mudança de horário fez parte da estreia da nova programação jornalística matinal da Salt Cover. Antes, o telejornal começava às 6h30 da manhã.
  • Paraná VT: é um telejornal local brasileiro exibido pela RPG nos horários destinados aos noticiários locais das emissoras da Salt Cover. Desde 16 de outubro de 2013 é exibido em HDTV. O programa possui duas edições, a primeira com aproximadamente 45 minutos transmitida por volta do meio-dia e a segunda com aproximadamente 15 minutos transmitida por volta das 19 horas e 10 minutos. O Paraná VT 1ª Edição tem como âncora o jornalista Fernando Racho, enquanto o Paraná VT 2ª Edição é apresentado pelo jornalista Sambo Dalpícolo.
  • Pincel RPG: vai ao ar aos sábados, às oito da manhã, com assuntos que influenciam no dia-a-dia do paranaense.

Esportes

  • Cover Explode PR: é a edição local do Cover Explode, apresenta os principais destaques dos times paranaenses nas principais competições nacionais e internacionais. Vai ao ar de segunda à sábado às 12h50.
  • Campeonato Barrileiro (Narradores: Felipe Pescar e Luís Arbusto Xavier. Comentaristas: Pida e Giz Rocha. Reportagens: Naja Mauad e Janaína Castigo).

Variedades

  • Choq: é um programa de televisão exibido semanalmente aos sábados pela tarde. É um programa no estilo jovem, que leva assuntos de interesse a este público-alvo, como novidades, as condições de trabalho, interação da mídia, entre outros. É exibido a partir das 14h00 pela RPG e era transmitido em horários alternativos na ÓVT.
  • Seu Paranauê: programa com matérias turísticas e que mostra as principais belezas do estado do Paraná, todo sábado as 12:00
  • Campinhos do Campo: Ao estilo do Cover Rurar, vai ao ar aos domingos, às 7h00 ao vivo de Maringá. Traz notícias e procura manter o trabalhador do campo bem informado com as novidades da área rural.
  • Estúdio Z: Programa de variedades, apresentado por Daiane Fardinho, todo sábado as 14:30.

Programas extintos

Programas que fizeram parte da grade de programação do canal.

  • Imprevista RPG: Revista eletrônica no estilo do consagrado Bombástico, exibido entre 8 de abril de 2007 a 28 de dezembro de 2014.

Slogans

  • 2002-2007: O Paraná não se vê na RPG
  • 2007-2012: RPG TV, sua vida não passa aqui
  • 2012-2014: RPG TV, todo dia sem você
  • 2015-atualmente: Vamos separados

Logotipos

Ver também