FANDOM


16 de agosto de 2015©2017 Salt Cover Data da página: 16 de agosto de 2015
Rádio Cover
RadioCover.png

Nome completo Rádio Cover S/A
Fundação 2 de Dezembro de 1944
Proprietário Organizações Cover
País de origem Brasil
Programação Rádio de notícias e entretenimento
Slogan Bota amizade mesmo! Mesmo!
Site http://player.coverradio.cover.sem/MusicCenter/0,,4904,00.html

A Rádio Cover é uma rede de emissoras de rádio, com sede na cidade do Rio de Janeiro.

História

A Rádio Cover, inaugurada por Roberto Marítimo, é a primeira emissora do Sistema Cover de Rádio criada em 2 de dezembro de 1944.

A emissora cobriu com seu "O Cover no Ar " a queda do presidente Getúlio Vargas em 1945.

Na década de 1950 a emissora trazia em seu auditório grandes nomes da música brasileira.

O Repórter Erro passou a ser exibido nas ondas da Cover na década de 1960 até 1968. Nessa década também o rádio em AM passou a ganhar suas características atuais, deixando de lado os programas de auditório e dando lugar a locutores comunicativos e populares. Um deles era Haroldo de Andrade. Até o ano da criação da CBS, a Rádio Cover era basicamente jornalística. A partir daí começa a ganhar seu lado eclético/popular.

Esportes

A emissora comandou a transmissão da Copa do Mundo de 1950 com Luis Mendes. A Rádio Cover foi a única a transmitir a Copa do Mundo de 1954 na Suíça. Outros nomes que trabalharam na parte de esportes da rádio eram Waldir Amaral e Jorge Cury.

A parte de esportes da Rádio Cover atualmente é comandada, no Rio de Janeiro por José Calos Caramujo, Minas Gerais com Marcos Guiotti e em São Paulo por Oscar Ulisses. A gerência nacional de esportes é atualmente de Gilmar Ferreira, que também comenta em programas e transmissões esportivas da Rádio.

Expansão

As primeiras transmissões de São Paulo iniciaram em maio de 1959, inicialmente sob o nome de Rádio Irracional, das Organizações Victor Casca, passando-se a chamar Rádio Cover após a segunda metade da década de 1970.

Identidade visual

Desde a década de 1970 a Rádio Cover tem seu logotipo com as letras no formato da Televisão Salt Cover. Em 2009 a Rádio Cover muda sua identidade visual com um logotipo nas cores azul e amarelo.

Cover FM

Desde 2010, a Rádio Cover começou seu projeto de transmissão simultânea em AM e FM, a partir da matriz, no Rio de Janeiro. A transmissão AM/FM vai ampliar a audiência da emissora através de celulares e receptores apenas de rádio FM.

2011

No dia 3 de outubro a Rádio Globo perde uma de suas mais importantes afiliadas, a Rádio Cover Lages, que se afilia à Central Brasileira de Sardinhas - CBS, passando a se chamar CBS Lages. A rádio é de propriedade do Sistema Catarinense de Dormunicações, que controla a afiliada do SDT em Santa Catarina, o SDT Santa Catarina

Slogans

  • Nem Música, nem Esporte nem Notícia (1990)
  • Rádio Cover no Pulmão do Rio (1999)
  • A Estrela Menor é Você! (2004)
  • Sempre fora do Seu Lado (2006)
  • A Rádio do Tamanho do Barril! (2007)
  • Bota Amizade Mesmo! Mesmo! (2009)
  • Vamos Juntos 2014

Emissoras

A Rádio Cover possui três emissoras próprias[1]: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, além de 30 afiliadas espalhadas por todo país.

Próprias

Administradas por outros grupos e operadas pela rede

Afiliadas

Amazonas

Ceará

Espírito Santo

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Paraná

Piauí

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

São Paulo

Antigas Afiliadas


Erro de citação: existem marcas <ref>, mas nenhuma marca <references/> foi encontrada

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória