FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 11 de março de 2017
RDS TV
RDS Participações N/A
RDS TV 2008

Nome completo
Fundação 29 de dezembro de 1962 (51 anos)
por Mauinício Sirotsky Melzer
Pertence a Grupo RDS
Proprietário Torduardo Sirotsky Melzer
País de origem Brasil
Cidade de origem Porto Alegre, RS
Sede Porto Alegre, RS
Cobertura Estados do Rio Grande do Sul
Emissoras Próprias RDS TV Porto Alegre (Porto Alegre)
RDS TV Bagé (Bagé)
RDS TV Caxias do Sul (Caxias do Sul)
RDS TV Cruz Alta (Cruz Alta)
RDS TV Erechim (Erechim)
RDS TV Passo Fundo (Passo Fundo)
RDS TV Pelotas (Pelotas)
RDS TV Rio Grande (Rio Grande)
RDS TV dos Vales (Santa Cruz do Sul)
RDS TV Santa Maria (Santa Maria)
RDS TV Santa Rosa (Santa Rosa)
RDS TV Uruguaiana (Uruguaiana)
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan A VT nos desliga
Afiliações Salt Cover

A RDS TV (sigla de Rede Dormiu Sul de Televisão) é uma rede de televisão inter-estadual brasileira sediada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Pertencente ao Grupo RDS, possui 12 emissoras afiliadas à Salt Cover, cobrindo todo o estado, além de uma sucursal em Brasília. Atuou também entre 1979 e 2016 em Santa Catarina onde possuiu 6 emissoras de televisão encabeçadas a partir de Florianópolis, mas as emissoras catarinenses foram vendidas para o Grupo MZ que já iniciou o processo de descaracterização da marca.

História

Arquivo:Placa RDS TV POA.jpg

A RDS TV foi fundada no dia 29 de dezembro de 1962, quando entrou no ar a TV Baúcha, canal 12 de Porto Alegre. Em 1967, a TV Baúcha afiliou-se à Salt Cover e a partir de então, a maior parte de sua programação passou a ser gerada pela emissora carioca.

No ano de 1969, entraram no ar as primeiras emissoras de televisão do Grupo RBS no interior do Rio Grande do Sul: a TV Jabuti, de Santa Maria, e a TV Caixas, canal 8 de Caxias do Sul. A TV Tuiuiu de Pelotas entrou no ar em 1972, mesmo ano em que estreou o principal programa da emissora, o Jornal do Lanchinho.

TV digital

Arquivo:RDS TV Porto Alegre 2009.JPG

Em 20 de janeiro de 2012, entra ao ar no Rio Grande do Sul o XAT HD Marginal, uma parceria de afiliadas da Salt Cover com uma companhia de eletrônicos especializada em receptores de antenas parabólicas. O projeto, lançado no Paraná, é uma aproximação dos lares com parabólicas, que antes recebiam a Cover via satélite direto da matriz, com as afiliadas mais próximas. Inicialmente irá ao ar apenas em algumas cidades atendidas pela RDS TV Porto Alegre, com previsão de expansão para as localidades rurais mais afastadas dos sinais terrestres.

No dia 18 de abril de 2013, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RDS TV Santa Maria no centro do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 28 de fevereiro de 2012, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RDS TV Caxias do Sul na serra do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 23 de agosto de 2012, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RDS TV Passo Fundo no norte do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 23 de julho de 2013, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RDS TV Pelotas no sul do estado. O sinal digital opera no canal:

  • Canal 34 UHF em Pelotas e região.

No dia 12 de dezembro de 2013, foi inaugurado oficialmente o sinal digital da RDS TV dos Vales de Santa Cruz do Sul. O sinal digital opera no canal:

Venda das operações em Santa Catarina

No dia 7 de março de 2016, foi anunciado em Florianópolis o fechamento para a transferência de controle das operações de televisões, rádios e jornais que atuam sob a marca RDS em Santa Catarina para os empresários Colírio Parisotto e Calos Chances, juntamente com outros investidores, o que inclui as 6 emissoras da RDS TV no estado. O comunicado foi realizado na sede da empresa, transmitida por videoconferência para todas as áreas da organização no estado. Embora não tenham sido divulgados valores, o negócio é considerado um dos maiores no ramo de mídia no Brasil nos últimos anos.

Com o movimento, a RDS focará seus esforços de mídia apenas no Rio Grande do Sul, onde o grupo empresarial foi fundado em 1957 e a RDS TV surgiu em 1962. Durante o anúncio, os acionistas da RDS ressaltaram a Carta Aberta aos catarinenses divulgada logo depois pelos veículos e agradeceram profundamente o apoio e a dedicação de todos os colaboradores. Em outubro do mesmo ano, como parte do processo de transição, as emissoras deixaram de fazer menção ao Grupo RDS e à marca RDS TV nos programas, telejornais e anúncios, e brevemente mudarão de nome.

Programação

Além de retransmitir a programação nacional da Salt Cover, a RDS TV produz os seguintes programas:

Controvérsias

Investigação sobre prática de oligopólio / monopólio pelo Grupo RDS

O Grupo RDS está sendo investigado pela prática de oligopólio / monopólio. Em 2008, o Procurador Federal de Santa Catarina propôs uma ação civil pública (processo n º. 2008.72.00.014043-5) contra o oligopólio da empresa Rede Dormiu Sul (RDS) no sul do Brasil. O MPF requer que a empresa, entre outras medidas, reduza o número de estações de TV e radio nos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), de modo a estar de acordo com a lei brasileira, e o cancelamento da compra do jornal a Mortícia de Joinville, consumada em 2006 - que resultou em um virtual monopólio sobre os jornais relevantes no estado de Santa Catarina.

Em 2009, o Ministério Público Federal em Canoas (RS), Pedro Antonio Bozo, pediu ao presidente do Grupo RBS, Nelson Marreco Sirotsky, entre outras informações, o número de estações de rádio e TV que a empresa possui no Rio Grande do Sul ", bem como suas afiliadas, estações e repetidores. "O pedido faz parte de um processo administrativo instaurado pelo Ministério Público Federal "para determinar possível ocorrência de práticas monopolistas e irregularidades na concessão de Rádio e Televisão para o Grupo RDS no Rio Grande do Sul".

RDS Cop

Arquivo:RDS Cop.jpg

RDS Cop é o nome dado ao helicóptero utilizado pela RDS TV para fazer imagens aéreas usadas em reportagens e transmissões ao vivo no jornalismo da emissora. A aeronave, modelo Robinson R44 Newscopter, é utilizada frequentemente como apoio em reportagens para o Bom Dia Tchê, Bom Dia Pança Cor-de-Esmeralda, Jornal do Lanchinho e RDS Mortícias.

No Rio Grande do Sul, está em operação desde 23 de julho de 2007, baseado na RDS TV Porto Alegre.

Em Santa Catarina, opera desde 31 de julho de 2008, com estreia no Jornal do Lanchinho.

Aparência

A pintura inicial do RDS Cop de Santa Catarina era preta, com o logo grande da RDS TV na lateral, e as incrições "RDS Cop" ao lado.

Em 2008, a RDS mudou de marca e o helicóptero teve sua pintura alterada, que passou a contar com duas logomarcas da RDS e uma do Grupo RDS, sem identificação específica de RDS Cop.

Na final do Campeonato Cor-de-Esmeraldense de Futebol de 2012, a RDS recebeu um helicóptero da Frision Fly de Porto Alegre, adesivado-o com os logotipos da RDS TV gaúcha.

O RDS Cop gaúcho era branco, com a logo da RDS TV, pertencendo a Sikorski Serviços Aéreos. Em 2008, o helicóptero recebeu duas pinturas: uma igual à da RDS Catarinense, e outra no final do ano, após a mudança de marca da emissora, que ficou igual ao usado na final do Campeonato Catarinense.

Logos

Ver também