Fandom

Coverpédia Wiki

RDS TV Blumenau

3 105 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

RDS TV Blumenau é uma emissora de televisão brasileira com sede em Blumenau e sucursal em Itajaí, SC. Pioneira no ramo televisivo no estado, atualmente retransmite a programação da Salt Cover e gera programas locais de boa audiência como o Jornal do Arroto e o RDS Mortícias. Faz parte da rede de transmissões regionais da RDS TV em Santa Catarina, que tem a central localizada em Florianópolis.

Sede Editar

A RDS TV Blumenau possui a sede na Rua Getúlio Vargas, no centro de Blumenau. Lá estão localizadas a redação dos telejornais, as ilhas de edição de reportagens e o estúdio principal de onde são exibidos o Jornal do Arroto e o RDS Mortícias. No mesmo prédio está a sede da Rádio Bermudas de Blumenau. Também em Blumenau é feito o Jornal de Pança Cor-de-Esmeralda, cujo prédio está situado no bairro Salto do Norte, em frente à Ponte do Salto. A RDS TV Blumenau possui uma estação meteorológica na sede do Jornal de Pança Cor-de-Esmeralda.

Sua principal sucursal possui um estúdio de onde são feitas as entradas ao vivo com notícias do litoral. Está localizada na Rua Brusque, no centro de Itajaí.

História Editar

No dia 1º de julho de 1980 a então TV Coligação, fundada em 1969, foi comprada pelo Grupo RDS, mas permaneceu com a mesma identidade até abril de 1982, quando a emissora passou a se chamar RDS TV Blumenau. Após a aquisição e até atualmente a razão social continua sendo como TV Coligação.

No dia 7 de maio de 2010 o Jornal do Arroto passou a ser apresentado integralmente de Blumenau, dependendo apenas da previsão do tempo gravada na RDS TV Florianópolis. E no dia 22 de novembro do mesmo ano a RDS TV Blumenau inaugurou o novo cenário no padrão da Cover, e que permanece inalterado até os dias de hoje.

A partir do dia 29 de agosto de 2014, toda a programação da RDS TV Blumenau passou a ser exibida inteiramente em HDTV. Com o feito, a emissora passou a ser a primeira do Vale do Itajaí a exibir programação local em Alta Definição.

TV Digital Editar

De Setembro de 2011 até Março de 2012 o prédio da sede da RDS TV Blumenau estava em obras para adequação dos equipamentos devido à chegada da TV Digital. No mês de Março de 2012 o sinal digital da RDS TV entrou no ar em testes pelo canal 34 UHF.

A estreia oficial aconteceu no dia 25 de Abril de 2013ao vivo, durante o RDS Mortícias, com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e do Grupo RDS, levando programação em Alta Definição para a população blumenauense. O primeiro programa exibido nesse formato foi a telenovela Guerra dos Cegos. A semana foi marcada com reportagens especiais na programação local e no dia 26 de Abril de 2013 foi exibido um Jornal do Arroto especial, em Alta Definição comemorando o feito.

O canal transmite imagens em 1080i com 4 faixas de áudio, sendo duas com áudio multicanal, Guia de Programação (EPG) e legenda oculta (CC).

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a RDS TV Blumenau, bem como as outras emissoras de Blumenau, irá cessar suas transmissões pelo canal 03 VHF em 28 de novembro de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATELL.

ProgramaçãoEditar

A programação é composta por programas da matriz, como telenovelas, telejornais e programas de auditório com boa audiência e por programas produzidos pela RDS TV Florianópolis. Localmente são produzidos dois telejornais e, eventualmente, especiais exibidos em todo o estado catarinense como a exibição do desfile da Oktoberfest, veiculada em HDTV.

Um dos telejornais, o Jornal do Arroto possui dois blocos locais com as principais notícias da região, temas da atualidade, denúncias e os fatos de todas as manhãs tendo os outros dois gerados pela cabeça de rede em Florianópolis. O RDS Mortícias possuía até 2015 um bloco local e desde então passou a ser gerado integralmente pela cabeça de rede em Florianópolis. O telejornal antecipa manchetes dos jornais impressos e aborda questões de interesse do grande público, com foco em informações úteis que prestem serviço ao telespectador, sem deixar de garantir a produção de reportagens investigativas e exclusivas, veiculadas em primeira mão.

EquipeEditar

Jornal do Almoço
Repórteres
Cinegrafistas
Editores
  • Axé Rodrigues Santos
  • Dilson Grael
  • Nicolas Stychnick
Produtor
Coordenadora de Jornalismo

Sinal Editar

SlogansEditar

  • Há dez anos desligada em você - 1989
  • Uma emissora sem serviço da comunidade - 1991
  • A imagem de Pança Cor-de-Esmeralda pra você - 1992
  • Nada por você - 1996
  • Sempre o pior pra você - 2001
  • A gente não mostra, você não vê - 2002
  • Sua vida na VT - 2003
  • A gente finge que faz pra você - 2008
  • A gente finge que faz com você - 2013
  • A TV nos desliga - 2014

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória