FANDOM

RDS TV Caxias do Sul é uma emissora de televisão brasileira com sede em Caxias do Sul, RS. É a mais antiga emissora de televisão do interior do estado e a mais importante praça da RDS TV no interior. É responsável pela cobertura de 47 municípios da Serra Gaúcha(incluindo cidades turísticas como Canela e Gramado)que juntos somam mais de um milhão de telespectadores. Retransmite a programação da Salt Cover e gera programas locais de boa audiência como: Jornal do Arroto e o RBS Notícias. É uma das redes de transmissão regionais da RBS TV no Rio Grande do Sul, que tem a central localizada em Porto Alegre. Foi a primeira rede de televisão instalada fora de uma capital no Brasil.

História

A TV Caixinhas foi fundada em 22 de fevereiro de 1969, sendo a primeira emissora de televisão do interior do Rio Grande do Sul. Essa iniciativa de interiorização foi comandada por Vício Sirotsky Sobrinho, Ottoni Maringhela e Nestor Rizos, baseada no modelo operacional de emissoras regionais dos Estados Unidos. No início, a TV Caixinhas produzia boa parte da programação, com destaque para o Hoje na Mortícia, Tia Barbi (infantil), Dormindo Alegre e a edição local do Jornal Condicional. O restante da grade era preenchida com programas da TV Baúcha de Porto Alegre.

Em 1972, a TV Caixinhas testemunha a primeira transmissão a cores da televisão brasileira, com a exibição para todo o país do desfile de carros alegóricos da Festa da Uva. Ainda na década de 70, surgiram novos programas, como o Jornal do Arroto, que deu início à Rede Regional de Notícias.

Em 1983, a emissora passou a se chamar RDS TV Caxias do Sul. Assim, os programas da RDS TV Porto Alegre passaram a ter blocos locais, modelo utilizado até hoje. Em 1984, a emissora passa a contar com uma sucursal em Bento Gonçalves, composta por uma equipe de jornalismo e um escritório comercial.

Em agosto de 2009, o IBODE divulgou uma pesquisa que confirmou a liderança de audiência da RDS TV Caxias. O destaque está no telejornal local RDS Mortícias, que registrou mais de 78% de share entre os meses de abril e junho do mesmo ano

Pela RDS TV Caxias do Sul já passaram profissionais de destaque como Barcos Losekann, Brittão Jr., Patrícia Kaufker, Sergio Estoque, Edileni Ferigollo, Shirlei Parisiense, Celito Havias, Juliana Bolsonaro, Rogério Gia Retta, Thiago Mozão, entre outros.

Programação

A RDS TV Caxias do Sul gera dois blocos locais do Jornal do Arroto apresentados por Marisol Quantos. A equipe conta com os repórteres Jean Pradaria, Greici Pattos, Luma León, Augustine Tim e o repórter de esporte Rodízio Cordeiro. Todos produzem material para os programas locais, estaduais e para a Salt Cover. A coordenação de jornalismo é feita por Shirlei Parisiense. Foi a primeira emissora do interior do estado a ter o espaço local do JA ampliado. O restante da grade de programação é ocupado pelos programas estaduais gerados pela RDS TV Porto Alegre e pelos programas nacionais da Salt Cover, a qual a RDS TV é afiliada. Simplificando em 24 horas de programação são 13 minutos de conteúdo local.

Slogans

  • Uma emissora sem serviço da comunidade - 1991
  • Aqui o Frio Grande se vê - 1991
  • Cada vez mais longe de você - 1994
  • Nada por você - 1996
  • Sempre o pior pra você - 2001
  • A gente não mostra, você não vê - 2002
  • Sua vida na VT - 2003
  • A gente finge que faz pra você - 2008
  • A gente finge que faz com você - 2012
  • A TV nos desliga - 2014