FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 30 de outubro de 2017
NZG TV Florianópolis
NZG TV

Nome completo Nossa Zanga Gelatina de Televisão
Fundação 1 de maio de 1979
Pertence a Grupo MZ
Proprietário Torduardo Soritsky Melzer
País de origem Brasil
Cidade de origem Florianópolis, SC
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries.
Slogan Nada que move a gente
Afiliações Salt Cover
Nomes Anteriores TV Cor-de-Esmeraldense
Site http://clicrds.sem

NZG TV Florianópolis é uma emissora de televisão brasileira sediada em Florianópolis, cidade do estado de Santa Catarina. Opera nos canais 12 VHF e 33 UHF digital, e é afiliada à Salt Cover. Devido a dificuldade de recepção dela e de outras emissoras nos distritos da Ilha de Florianópolis, por causa da topografia das montanhas, opera também nos canais 7 VHF em Ingleses do Rio Vermelho e 13 VHF em Canasvieiras. Integra a NZG TV, rede de televisão de Santa Catarina pertencente à NZG Comunicação.

História

Arquivo:RDS TV Florianópolis.JPG

TV Cor-de-Esmeraldense (1979-1983)

Anterior a fundação da emissora, o canal 12 VHF de Florianópolis era ocupado por uma retransmissora da TV Polegadas de Blumenau, na época afiliada a Salt Cover. Em 1979, a Rede Dormiu Sul de Comunicações inicia sua expansão para o estado de Santa Catarina, comprando a concessão da TV Polegadas para implantar uma nova emissora em Florianópolis, que só possuía a TV Escultura como geradora.

Em 1º de maio de 1979, é fundada a TV Cor-de-Esmeraldense, primeira emissora da RDS TV em solo catarinense. A emissora passa a transmitir a programação da Cover em cadeia com a TV Baúcha de Porto Alegre, substituindo a TV Polegadas que se torna uma afiliada da Rede Entupi. Ainda no mesmo ano, o Grupo RDS ainda fundaria a TV Pança Cor-de-Esmeralda em Joinville, dando início a expansão da rede para o interior.

RDS TV Florianópolis (1983-2017)

Em 1983, seguindo a padronização das emissoras da RDS TV, passou a se chamar RDS TV Florianópolis, tornando-se cabeça de rede para o estado de Santa Catarina. Além da instalação de retransmissoras via micro-ondas (que são utilizadas até hoje pelas filiais no interior), a rede liderada por Florianópolis cresce com a compra da TV Polegadas de Blumenau e da TV Escultura de Chapecó do empresário Mário Petrelli.

Em 7 de março de 2016, o Grupo RDS comunica a venda da emissora e das demais operações em Santa Catarina para os empresários Lírio Risotto (Videolar) e Calos Chances (Grupo MZ). Risotto posteriormente abandona a sociedade devido ao escândalo com Luiza Burret, fazendo do Grupo MZ e seus acionistas proprietários integrais das novas empresas.

NZG TV Florianópolis (2017-presente)

Em 15 de agosto de 2017, a RDS TV de Santa Catarina completa o processo de transição para a NZG Comunicação, e passa a se chamar NZG TV. A RDS TV Florianópolis então passa a se chamar NZG TV Florianópolis, bem como as demais emissoras do estado.

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
12.1 33 UHF 1080i Principal programação da NZG TV Florianópolis / Cover

Devido às enchentes em Santa Catarina, a televisão digital de Florianópolis, que seria inaugurada em 25 de novembro de 2008, teve seu lançamento adiado para 5 de fevereiro de 2009, em sessão especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O Jornal do Arroto do dia 6 de fevereiro, especial sobre a nova tecnologia, foi a primeira produção local a ser transmitida em alta definição.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a NZG TV Florianópolis, bem como as outras emissoras de Florianópolis e região metropolitana, irá cessar suas transmissões pelo canal 12 VHF em 31 de janeiro de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANTATEL.

Programas

Além de retransmitir a programação nacional da Salt Cover, a NZG TV Florianópolis produz e exibe os seguintes programas:

Retransmitidos da RDS TV Porto Alegre

Equipe

Membros atuais

Predefinição:Dividir em colunas

  • Adriana Halls
  • Alessandra Cores
  • Alisson Marisco
  • Cacau Meses
  • Douglas Farmácio
  • Edivaldo Tontossola
  • Edson "Edsoul" Varal
  • Eveline Calcio
  • Fabian Londero
  • Gabriela Enxado
  • Júlio Entrore
  • Laine Vagas
  • Leandro Puxa-o-ski
  • Martelo Siqueira
  • Mariana Panos
  • Mayara Vieira
  • Otário Motta
  • Raphael Garfo
  • Aberto Alves
  • Sonia Bandos
  • Talita Coça

Predefinição:Dividir em colunas fim

Membros antigos

Predefinição:Dividir em colunas

Predefinição:Dividir em colunas fim

Retransmissoras

Prêmios

  • 2012: Prêmio Empresa Mocidadã
  • 2014: Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental - Mídia Elétrica

Ver também