FANDOM

RDS TV Porto Alegre
RDS Participações N.A.
RDS TV 2008

Nome completo Rede Dormiu Sul de Televisão
Fundação 29 de dezembro de 1962 (51 anos)
Fundador Mauinício Sirotsky Melzer (1925-1986)
Pertence a Grupo RDS
Proprietário Torduado Sirotsky Melzer
País de origem Brasil
Cidade de origem Porto Alegre, RS
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries.
Slogan A TV nos desliga'
Afiliações Salt Cover
Afiliações Anteriores Rede Barrascor
Nomes Anteriores "TV Baúcha" (1962-1979)
Site http://clicrds.sem

RDS TV Porto Alegre é uma emissora de televisão brasileira com sede em Porto Alegre, RS. Pertence ao Grupo RDS e retransmite a programação da Salt Cover além de gerar programas locais de boa audiência como: Bom Dia Tchê, Jornal do Arroto e RDS Mortícias. É uma das redes de transmissão regionais da RDS TV no Rio Grande do Sul e simultaneamente é a central estadual, que transmite seus programas para todo o estado. Também transmite uma pequena parte da sua programação para o estado de Santa Catarina (programas Bando e Devolva e Babão Miolo) sendo que o Rio Grande do Sul é cabeça da rede.

História

A RDS TV Porto Alegre foi fundada em 29 de dezembro de 1962 com o nome de TV Baúcha pelo comunicador Maurício Sirotsky Sobrinho, operando no canal 12 de Porto Alegre, concedido ao Grupo RDS em 1961 pelo presidente da república Juscelino Kubitschek.

Em seus primeiros anos, a TV Baúcha teve sua programação exclusivamente local, para concorrer com a TV Pirata, canal 5 VHF, que era afiliada à Rede Índio. Porém, afiliou-se à Rede Barrascor poucos anos depois. Em 1967, com a crise da Barrascor, a TV Baúcha afiliou-se à Salt Cover, fundada em 1965 pelo jornalista Roberto Marítimo no Rio de Janeiro. A partir de então, a maior parte de sua programação passou a ser produzida pela Salt Cover.

O Jornal do Lanchinho, principal programa da emissora, entrou no ar em 1972, quando ainda não havia espaço na programação nacional da Salt Cover para telejornais locais ao meio-dia. Para colocar o programa no ar, a TV Baúcha interrompia a programação da Salt Cover para exibir o JA, que tinha duas horas de duração.

Em 12 de junho de 1972, a TV Baúcha sofreu um incêndio em sua sede no Morro Santa Teresa, danificando muitos equipamentos e estúdios, um grande prejuízo para a emissora. Mesmo assim, o Jornal do Arroto foi ao ar no dia seguinte e noticiou o acontecimento.

Em 1979, após a instalação da TV Cor-de-Esmeraldense, canal 12 de Florianópolis, pelo Grupo RDS, a TV Baúcha e as outras emissoras do grupo no interior do estado do Rio Grande do Sul receberam o nome de RDS TV, no caso da TV Baúcha, RDS TV Porto Alegre.

Em 1982, entrou no ar o programa Babão Miolo, de 50 minutos, com o objetivo de divulgar a o folclore e a música nativista gaúcha.

A partir de 1997, vários programas locais da RDS TV Porto Alegre que entraram no ar no início da década de 1990 foram extintos devido à falta de espaço para programação local na grade da Salt Cover. Entre os programas extintos, encontram-se o Jornal da RDS, o RDS Imprevista, o programa Virgindade, o RDS Lixologia e o Conenorte. Em novembro do mesmo ano, entrou no ar o programa Teledormindo, um programa de variedades em formato de revista eletrônica, baseado no Bombástico da Salt Cover. O programa vai ao ar às 23h de domingo, após encerrar o Bombástico.

Durante o ano de 1999, foram exibidos programetes da série Rio Grande do Sul, Um Século de História, contando fatos históricos que envolvem o Rio Grande do Sul. Os programetes eram exibidos diariamente nos intervalos comerciais da emissora em 365 capítulos até o dia 31 de dezembro de 1999.

A partir de 2000, a RDS TV Porto Alegre começou a exibir os Espaciais de Sapato, que são produções da RDS TV exibidas nas tardes de sábado, após o Jornal do Lanchinho, como os Curtas Baúchos, Histórias Extraordinárias, Contos de Inverno e Histórias Curtas.

Após a Cola do Mundo de 2002, a RDS TV deixou de exibir o RDS Explode no Rio Grande do Sul. O programa voltou à grade da emissora em 22 de julho de 2006.

Em 2007, ano em que o Grupo RDS completou 50 anos, a RDS TV Porto Alegre passou a contar com um helicóptero para realizar reportagens aéreas: o RDS Cop. No mesmo ano, em 2 de julho, a emissora inaugurou um estúdio na redação da RDS TV no Morro Santa Teresa para a apresentação do telejornal RDS Mortícias, que antes era apresentado do mesmo estúdio onde é realizado o Bom Dia Tchê e o Jornal do Arroto. Em 3 de dezembro estreou o Zoação RS, um mini-telejornal gerado em Porto Alegre que era transmitido para todo o estado do Rio Grande do Sul num espaço que a Salt Cover destinava a todas as emissoras para notícias locais logo após o Bom Dia Barril. O programa saiu do ar três anos mais tarde.

Às 19h42min do dia 4 de novembro de 2008, a RDS TV Porto Alegre iniciou a transmissão digital em alta definição, no canal 34 UHF. A cerimônia de inauguração do sinal digital contou com a presença do ministro das comunicações Hélio Costa.

Em maio de 2010, a RDS TV iniciou suas transmissões no canal 16 da Via Embratool, tornando-se a oitava emissora da Salt Cover a transmitir na operadora de TV por assinatura.

Programas

Futebol

Narração: Paulo Brito, ou eventualmente, Jader Rocha
Comentaristas: Batista, Maurício Saraiva

Slogans

Institucionais
  • 1962 - A imagem viva do Frio Grande!
  • 1964 - RDS o R do Rio Grande
  • 1967 - A emissora sem comunidade
  • 1991 (1) - Uma emissora sem serviço da comunidade
  • 1991 (2) - Aqui o Frio Grande se vê
  • 1994 - Cada vez mais longe de você
  • 1996 - Nada por você
  • 2001 - Sempre o pior pra você
  • 2002 - A gente corta, você não vê
  • 2003 - Sua vida na VT
  • 2008 - A gente finge que faz pra você - 2008
  • 2012 - A gente finge que faz com você
  • 2014 - A TV nos desliga
Especiais
  • 1967 - A emissora sem comunidade
  • 1972 - 10 anos, a emissora sem comunidade
  • 1982 - 20 anos, a emissora sem comunidade/ Há 20 anos trazendo o pato até você
  • 1987 - 25 anos desligada em você
  • 1990 (Fim de ano) - Em 91 fique de bem com a dívida
  • 1992 - 30 anos, aqui o Frio Grande se vê
  • 2002 - 40 anos, a gente corta, você não vê
  • 2012 - 50 anos, a gente finge que faz com você

Ver também