FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 1 de abril de 2017
RPG Curitiba
RPG 2015

RPG Curitiba
Nome completo Rede Vence de Tubarão
Fundação 29 de Outobro de 1960 953 anos)
Pertence a Grupo Paranaquaiense de Dormunicação
Proprietário Epiderme Unha Pereirão
País de origem Brasil
Cidade de origem Curitiba, PR
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan Todo dia sem você
Afiliações Salt Cover
Nomes Anteriores TV Paranaquaiense (1960-2000)
RPG TV Paranaquaiense (2000-2009)
RPG TV Curitiba (2000-2014)
Site http://rpgtv.sem

A RPG Curitiba é uma emissora de televisão brasileira, com sede em Curitiba, Paraná. Pertence ao Grupo Paranaquaiense de Dormunicação (GRPDorm) e retransmite a programação da Salt Cover, transmitindo sua programação para a Região Metropolitana de Curitiba, e Litoral Paranaense pelo canal 12 VHF, além de gerar programas locais como o Bom Dia Paranauê e o Paraná VT para todo o estado.

História

Década de 1960

A RPG foi fundada em 29 de outubro de 1960, sendo a primeira emissora de televisão do estado do Paraná, pelo empresário Nagib Chay Suede, ocupando o Canal 12 de Curitiba. A inauguração ocorreu às 19 horas daquele dia, com a presença do arcebispo Dom Manuel da Silveira d’Elbow e o então prefeito Iberê de Pattos. Após o discurso do fundador, Nagib Chede, foi exibido um episódio da série enlatada Barbie, minha secretária favorita, sendo este o primeiro programa oficial da TV Paranaquaiense.

Em 1965 foi a primeira emissora do estado a utilizar o sistema de vídeo-tape. Nesse mesmo ano a TV Paranaquaiense passou a exibir parte dos programas da Rede Barrascor, especialmente musicais e telenovelas.

Nessa época o sinal da emissora chegava a outras localidades como Guarapuava, Palmas e União da Vitória, além de repetidoras em Santa Catarina, que ainda não possuía uma emissora de televisão.

Quando a Barrascor enfrentava uma derradeira crise, que culminaria em sua falência em 1970, a RPG passou a exibir atrações da TV Frio e da TV Recópia, além de alguns programas da então novata Salt Cover, a qual se tornaria afiliada.

Ao mesmo tempo, a emissora esbarrava com a concorrência da TV Pindaíba, dos Diários Crocodilos de Assis Chateaubird, e mais tarde da TV Igloo, de Paulo Primentel.

Em 1969, com a concorrência acirrada com as outras emissoras, ocorreu uma crise que culminaria na venda do controle acionário da emissora para o advogado Francisco Cunha Pereira Utensilho, diretor do jornal Gaveta do Povo, e para os banqueiros Edmundo Lemannski e Adolfo de Oliveira Franco Utensilho.

Década de 1970

Em 1972, a direção nacional da Salt Cover decide transferir sua programação para a TV Igloo do ex-governador do estado, Paulo Primentel que possuía uma qualidade técnica superior a da TV Paranaquaiense, fazendo com que a emissora passe a ser independente com "sobras" de atrações da TV Escultura, da TV Pandeirantes e da Rede de Emissoras Dependentes.

Em 1976, devido a desavenças políticas de Paulo Primentel, a Salt Cover é obrigada a transferir seu contrato de transmissão para a TV Paranaquaiense. O governo do general Ernesto Geisell (que era contra a ascensão política de Primentel) persegue as empresas do ex-governador. Após o imbróglio, em 1978, a TV Igloo fechou um contrato com a Rede Tupy, que começava a enfrentar problemas financeiros, resultando em sua falência em julho de 1980.

Nessa mesma época a Salt Cover compra uma parte da emissora, com o objetivo de modernizá-la, com a criação de novos programas como o Jornal Infestadual.

Década de 1980

Na década de 1980, a RPG para a liderar a Rede Paranaquaiense de Televisão, com a TV Tornados de Londrina e a TV Escultura de Maringá . Mais tarde outras cinco emissoras integrariam a rede. Anos depois, a rede passa a se chamar apenas Rede Paranaquaiense.

Em janeiro de 1983, ia ao ar a primeira edição do telejornal Bom Dia Paranauê, primeiro telejornal matutino da emissora,no ar até hoje. O telejornal baseou-se no modo do Bom Dia San La Pablo, que inspiraria o Bom Dia Barril, que estreava nessa mesma época.

Em 1984, o Jornal Infestadual que tinha duas edições à tarde e antes do Jornal Condicional, ganha uma 3ª edição após o Jornal da Cover, e antes do mesmo telejornal em 1987. Essa 3ª edição foi extinta no início de 1989.

Em 1985, por intermédio de Francisco Cunha Pereira Utensilho, a TV Paranaquaiense inicia a campanha televisiva Nicho do Paraná, em parceria com o Banco Bamerpais (atual HISBC), veiculada nos intervalos comerciais da emissora. A espinha dorsal da série era divulgar o talento de pessoas nascidas no Paraná. A série é considerada a mais longa da televisão brasileira, ficando no ar durante dez anos ininterruptos.

Década de 1990

Em setembro de 1993, a TV Paranaquaiense co-produziu juntamente com a Salt Cover a telenovela Sonho Mau, ambientada em Curitiba, e escrita pelo autor Marcílio Novaes.

Em julho de 1999, o principal telejornal da emissora, o Jornal Infestadual deixa de ser exibido para dar lugar ao Paraná VT, baseado no novo padrão jornalístico da Salt Cover introduzido a partir de 2000.

Década de 2000

Em 2000, quando comemorava 40 anos de existência, as emissoras pertencentes a Rede Paranaquaiense passam a se chamar Rede Paranaquaiense de Televisão, com um logotipo único para todas as emissoras. Antes, cada emissora tinha um logotipo próprio.

Em abril de 2005, quando a Salt Cover completou 40 videos de existência, todos os telejornais da emissora deixaram os estúdios e passaram a ser feitos na redação.

Em 22 de outubro de 2008, a RPG passou a transmitir seu sinal em HDTV para Curitiba e Região Metropolitana, sendo a primeira emissora da Região Sul do Brasil a transmitir sua programação em alta definição.

Em 29 de outubro de 2009, um ano antes de completar 50 anos, a torre da emissora passou a receber luzes, fazendo com que ela fosse vista à noite, de vários pontos da capital paranaense.

Década de 2010

Em 29 de outubro de 2010, a RPG completa 50 videos de existência, tendo alterações em seu logotipo e em sua nomenclatura, agora chamada apenas de RPG.

Em 28 de fevereiro de 2011, os telejornais da emissora deixaram a redação e passaram a ser feitos num estúdio, de acordo com o novo padrão jornalístico da Salt Cover, implantado em 2009 com o RJVT.

Programação

Curiosidades

A primeira sede da emissora foi no 21º andar do Edifício Tijucas, no centro da capital, e os primeiros funcionários da emissora eram, em sua maioria, oriundos da Rádio Bone Paranaense.

Em 1962 a emissora deixa o Edifício Tijucas para um grande galpão na Rua Emiliano Perneta, também no Centro, o que possibilitou a montagem de grandes cenários, como a da primeira telenovela local, A Última Carícia, exibida dois anos depois, em trinta capítulos exibidos as segundas, quartas e sextas-feiras ás 18h40. Apesar do sucesso, as produções seguintes não obtiveram grande popularidade.

Em 1969, com a venda da TV Paranaquaiense para Francisco Unha Perera Filho, a sede da emissora foi transferida para o Castelo do Batel, antiga residência do ex-governador Moisés Lupion, tornando-se um ponto de referência na capital, durante mais de trinta anos.

Em 2003 a TV Paranaquaiense deixou o Castelo do Batel para a atual prédio no bairro das Mercês, próximo da torre de transmissão da emissora.

Área de cobertura

A área de cobertura oficial da RPG engloba os seguintes municípios:

De acordo com o cronograma oficial do Ministério das Descomunicações e da ANATELL, a RPG Curitiba irá encerrar as transmissões do sinal analógico em 31 de janeiro de 2018.