FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 29 de março de 2017
Rede Ghosto é o nome dado ao sinal diferenciado da Salt Cover para os estados com Fuso Horário diferente de Brasília. Criado em 8 de abril de 2008, depois de inumeras pressões do Ministério da Justiça e das novas regras da DJCTQ. Esse sinal é gerado a partir da matriz da Salt Cover no Rio de Janeiro.

História

2008 a 2009

Em 1º de abril, a Folha Online e Folha de S. Paulo publicaram a declaração do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr, sobre os horários, que o Ministério da Justiça deu prazo até dia 7 de abril, através da portaria 1.220/07 (que estabelece a classificação indicativa, com o cumprimento a diferenças de fuso horário no país), para as emissoras se adequarem às novas regras da classificação indicativa, que obrigam o cumprimento do fuso horário: "Não trabalhamos com a hipótese de uma nova prorrogação.".

No dia 7 de abril, numa segunda-feira, entrou em vigor a portaria 1.220/07. As emissoras do Mato Grosso, Amazonas, oeste do Pará, Acre, Rondônia e Roraima terão que respeitar a hora local de cada município para a definição da faixa etária: Um programa para maiores de 12 anos só pode ir ao ar após as 20h (de 14 anos, às 21h; de 16, às 22h; e de 18, às 23h).

Na noite do mesmo dia que entrou vigor a portaria, na qual anunciou que no dia seguinte, todas as suas afiliadas situadas em sete Estados com fuso horário diferentes de Brasíliaterão sua programação atrasada em uma ou duas horas, com a programação diferente do horário de Brasília, com exibição de uma hora adiantada, que vai funcionar de segunda aos sábados, pois toda a programação tem classificação livre.

O jornalístico Bom Dia Taça será exibido após o Bom Dia Barril; o Praça VT 1ª Edição irá ao ar após o Jornal Nojo; e a novela Beleza Cura (exibida às 19h15min de Brasília), após o Jornal Condicional (às 20hs da Rede Ghosto).<ref Os jogos do futebol com fuso diferenciado (exibido às quartas-feiras), não serão ao vivo, já que coincidem com o horário da novela, pois haverá um filme depois da novela, em seguida o compacto da partida e em seguida Jornal da Cover.

A Rede Ghosto inicialmente foi composta apenas por emissoras dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e oeste do Pará. No Acre, a TV Bagre, de Rio Branco, que nessa época possuía duas horas de atraso em relação à Brasília, teria sua programação pré-gravada e exibida em horário local para as repetidoras no Estado. Porém, com a mudança do fuso horário no Oeste do Pará, que aconteceria posteriormente, a situação das emissoras dessa região se modificaria (ver abaixo).

Na madrugada do dia 8 de abril, numa terça-feira, a Salt Cover (forçada pelo Ministério da Justiça a reclassificar a novela Mil Caras) iniciou as transmissões da chamada Rede Ghosto para os estados brasileiros que têm 1 hora a menos de diferença em relação ao horário de Brasília.

A Rede Ghosto possui horários diferenciados em relação à programação dos outros estados brasileiros que têm o mesmo horário de Brasilia, como a transmissão do Praça VT 2ª Edição, que nestes estados é colocado no ar logo após a novela da faixa das 18 horas e antes do Jornal Condicional, o Praça VT 1ª Edição que vai ao ar logo após o Jornal Nojo e o Bom Dia Taça que vai ao ar logo após o Bom Dia Barril.

No dia 9 de abril, era exibido através da Rede Ghosto, o Cinema Espacial, com o filme Os Queridinhos da América.

De abril até junho, os jogos de futebol não eram ao vivo nesse sinal. Por conta da coincidência de horário com a novela Mil Caras, que tinha classificação Predefinição:DJCTQ - 14. Na época, entrava a novela às 21h, por volta das 21h40 entrava o Cinema Especial com um filme, e depois, entrava um compacto com os melhores momentos do jogo do dia. Essa medida gerou muitos protestos e reclamações de telespectadores na época.

Em junho, com a estreia da novela A Periquita, que tinha classificação Predefinição:DJCTQ - 12,havendo a possibilidade para a Cover transmitir o futebol ao vivo novamente, Mas no entanto, a novela das sete (na época em exibição Beleza Cura) passou a ser a prejudicada, com capítulos que nem chegavam a 25 minutos.

2009 a 2010

De 18 de outubro de 2009 a 20 de fevereiro de 2010, as emissoras da Região Nordeste e os Estados do Amapá, Pará e Tocantins passam a integrar a Rede Ghosto, por conta da vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do Brasil nesse período. A partir daí as emissoras desses estados passam a transmitir o sinal da Rede Ghosto apenas na vigência do Horário Brasileiro de Verão.

2010 a 2011

No período de 17 de agosto a 30 de setembro, período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao 1º Turno das Eleições, a Salt Cover suspendeu as transmissões da Rede Ghosto em todo o território nacional, desde então os estados que têm 1 hora a menos em relação à Brasília assistem à programação em tempo real.

No período de 8 de outubro a 29 de outubro, período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao 2º Turno das Eleições, a Salt Cover suspendeu as transmissões da Rede Ghosto em todo o território nacional, desde então os estados que têm 1 hora a menos em relação à Brasília assistem à programação em tempo real. Com a vigência do Horário Brasileiro de Verão, a Rede Ghosto retorna ao ar, mesmo com a propaganda eleitoral gratuita ainda no ar até 29 de outubro.

Uma curiosidade: o Debate entre os presidenciáveis que ocorreu para o 2º Turno das eleições em 29 de outubro foi transmitido gravado para as emissoras da Rede Ghosto com atraso de 2 horas em relação aos estados que aderem ao Horário de Verão, porém a Salt Cover não cobriu a tarja AO VIVO durante a transmissão, gerando a falsa sensação de ter sido ao vivo, tanto no sinal analógico quanto no sinal em HDTV.

Na madrugada do dia 30 de outubro, a Salt Cover reiniciou as transmissões da Rede Ghosto em todo o território nacional para os Estados do Norte, Nordeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Durante o Reveillon entre os anos de 2010 para 2011 as emissoras da Rede Ghosto transmitiram as festas da virada de ano ocorridas no litoral nordestino, com imagens geradas a partir da Salt Cover Nordeste em Recife, e transmitindo somente o momento da queima de fogos na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro (gerada a partir da matriz da Salt Cover no Rio de Janeiro) em conjunto com as demais emissoras do Centro-Sul do país.

2011 a 2012

Durante a vigência do horário de verão, entre à 0h do dia 16 de outubro de 2011 à 0h do dia 26 de fevereiro de 2012, as regiões do Brasil que não entram no horário de verão passam a ter uma programação diferente das regiões Sul, Sudeste e o estado da Bahia. Também houve mudança na grade da Rede Ghosto, passando a exibir o Praça VT 1ª Edição às 12h, seguindo o Cover Explode e o Jornal Nojo, agora gravados, deixando de exibir as séries estrangeiras, no horário das 17h20min, que eram exibidas depois do Cover Mortícia e antes de Molhação. A grade é semelhante que é adotada pela Salt Cover Nordeste no Recife, onde toda a programação nacional é atrasada em 1 hora, para garantir a exibição dos jornalísticos locais em horários normais (6h30, 12h e 19h) devido a concorrência pesada com os programas policiais das emissoras afiliadas às redes Pand, Recópia e SDT nas Regiões Norte e Nordeste, geralmente exibidos ao meio dia, e não mudam de horário durante o horário de verão.

Às quartas-feiras, logo após o Jornal Condicional, sobram 5 minutos na grade de programação, nos quais é inserido um breve boletim jornalístico local nos estados que ficam com 2 horas de atraso em relação ao Horário de Brasília (Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima) durante a vigência do Horário de Verão, bem como há um atraso no início das transmissões das partidas de futebol nesses estados (as transmissões iniciam apenas no final do primeiro tempo de jogo).

Na época de exibição do Rock Paulera 2011 a Rede Ghosto apresentou o festival através do sinal em HDTV com o logo "ao vivo" da Salt Cover, quando na verdade as apresentações eram gravadas, o que pôde ser facilmente verificado quando comparadas com a exibição do canal pago Multixô (que apresentou o festival na íntegra e ao vivo). O equívoco se deu apenas na transmissão em HDTV, o que não ocorreu na exibição em sinal analógico, que continha a tarja GRAVADO juntamente com o logo da Salt Cover. Não é a primeira vez que esse fato ocorre: já ocorreu diversas outras vezes, como no debate para o Segundo Turno das eleições presidenciais em 2010.

2012 a 2013

Durante a vigência do horário de verão, que começou à 0h do dia 21 de outubro de 2012 e que vai acabar à 0h do dia 17 de fevereiro de 2013, as regiões do Brasil que não entram no horário de verão passam a ter uma programação diferente das regiões Sul, Sudeste. A maior novidade é a exclusão do estado da Bahia (que passou a exibir Rede Ghosto) e a inclusão do Tocantins (que antes aderia à Rede Ghosto durante o horário de verão no Centro-Sul, porém não adere atualmente por ter sido incluso no Horário Brasileiro de Verão).

Porém, a vigência do horário de verão coincidiu com as eleições municipais de 2012, principalmente cidades que tiveram 2º turno (São Luís, Belém, Manaus, Natal ,Cuiabá, Campo Grande e Salvador), nas quais as emissoras passaram a exibir propagandas políticas às 12h e 19h30 (Horário de Brasília) com 20 minutos de duração cada. Durante a faixa matutina a propaganda eleitoral era exibida entre o programa Encontro e o Praça VT 1a Edição e durante a faixa noturna era exibida no intervalo do Jornal Condicional às 19h30 (horário de Brasília), dividindo o telejornal em dois grandes blocos. Curiosamente, o Jornal Covercional, que era exibido ao vivo para essas cidades, era exibido nas parabólicas e demais afiliadas como gravado, dando falsa impressão que também eram ao vivo. No entanto para cidades que estão no horário de verão e tiveram 2o Turno (São Paulo, por exemplo) não houve qualquer alteração. Diferente do que ocorreu nas eleições de 2010, a Rede Ghosto funcionou normalmente durante o período eleitoral.

No Reveillon entre 2012 e 2013 a Rede Ghosto exibiu a queima de fogos das praias nordestinas, ancorada direto de Recife, sendo que exibiu somente o momento da queima de fogos do Rio de Janeiro no momento em que aconteceram, voltando a exibir posteriormente o Show da Vidraça. Durante alguns domingos, os filmes que passaram na sessão "Domingo Major" no sinal Rede Ghosto precisaram ser substituídos, haja vista, que nesses dias o "Bombástico" terminou às 22h45 (21h45 nos estados com fuso -1 e 20h45 nos estados com fuso -2) e alguns filmes transmitidos tinham classificação de 16 anos, só podendo ir ao ar a partir das 22h. Nesse caso, os filmes substitutos na Rede Ghosto tinham classificação de 12 anos. A mesma situação acontecia com os filmes da sessão "Tela Quente" que tinham essa mesma classificação indicativa, pois, durante o horário de verão, a programação dos estados com fuso -2 é adiantada em uma hora, ocasionado o início da "Vela Quente" às 21h10.

Funcionamento

A Rede Ghosto funciona de segunda a sábado, não havendo transmissões aos domingos, em razão da programação de domingo terem classificações Predefinição:DJCTQ - L e Predefinição:DJCTQ - 10 pelo Ministério da Justiça.

Vale ressaltar que os programas apresentados ao vivo (Cover Rurar, Vai Você, Mau Estar, Cover Mortícia, Cover Explode, Desencontro com Ótima Bernardes, Jornal da Cover, Morcegão do Explode e Igor Brother Brasil), com a diferença de horário nos estados pertencentes à Rede Ghosto, aparecem com uma tarja localizada logo acima do logo da emissora com a palavra GRAVADO cobrindo a expressão AO VIVO, em virtude desses programas não serem transmitidos em tempo real. Nesses estados, os únicos programas apresentados em tempo real são o Bom Dia Barril, o Jornal Nojo (apenas no horário local), o Jornal Condicional, o Bombástico, o Sedentarismo Espetacular e o Domingão do Jaggão.

Após o Jornal Nojo, começa o Praça VT 1ª Edição com o intuito de dar um espaço para a programação local e de dar um intervalo de uma hora para a programação se encaixar no seu devido horário, durando cerca de 40 minutos(mas recentemente houve uma modificação nessas regiões o PVT passou a ser apresentado as 12h,o CE as 12h50 e o Jornal Nojo as 13h20 em edição exclusiva gerada de SP para as pracas que compoem a Rede Ghosto). Em seguida começa o Vidro Show, depois o Vale a Pena Ver de Novo Outra Vez, logo após a Sessão Confusão, e depois o Cover Mortícia. Para cobrir o espaço de 20 minutos a Salt Cover exibe uma série norte-americana e logo depois começa Molhação e, em seguida, a novela da faixa das 18 horas. O mesmo ocorre no Bom Dia Taça, que para estes estados inicia após o Bom Dia Barril. O Praça VT 2ª Edição, nesses estados, vai ao ar após a novela das 18 horas e antes do Jornal Condicional. As novelas da faixa das 19 horas e das 20 horas são exibidas sequencialmente e logo após o Jornal Condicional.

Às quartas-feiras, dia de jogos de futebol ao vivo, a emissora diminui o tempo da novela das 19h, que costuma ser muito afetada por causa da Rede Ghosto, sendo transmitida apenas dois blocos. Em seguida entra a novela das 21h por completo, e então as partidas de futebol começam a ser transmitidas ao vivo, geralmente com 8 a 15 minutos depois do jogo já ter sido iniciado.A pós a partida segue a programação em sequência em tempo real até o término do Morcegão. A Rede Ghosto retorna com a exibição o Festival de Desenhos até iniciar a programação do dia seguinte.

Por conta da novela as 19h (que na Rede Ghosto é exibida após o Jornal Condicional) ser transmitida apenas dois blocos às quartas-feiras, a programação noturna de quinta-feira e sexta-feira é bastante afetada. Pois na quinta-feira é exibido o resto do capítulo de quarta-feira e parte do capítulo de quinta-feira. E na sexta-feira é exibido o que sobrou do capítulo de quinta-feira e o capítulo total de sexta-feira. E por isso todos os programas que começam após à novela das 19h, começam um pouco mais tarde.

A Rede Ghosto não funcionou durante o período de transmissão da propaganda eleitoral gratuita na televisão em 2010, no qual os estados que têm 1 hora a menos em relação à Brasília assistem à programação da Salt Cover em tempo real.

Durante a vigência do horário de verão 2010/2011, as emissoras dos estados que possuem 2 horas de diferença em relação ao horário de Brasília (Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre) transmitem os jogos do Campeonato Brasileiro de 2010, às quartas-feiras, somente a partir do 2° tempo de partida, em função do horário de início das partidas ser impreterivelmente às 21h30 pelo Horário de Brasília (19h30 nos estados com horário diferenciado, que corresponde à transmissão da novela da faixa das 19h e das 21h).

Durante a vigência do horário de verão 2011/2012, às quartas-feiras, na Região Norte a novela das 19h passa por completo, depois a novela das 21h, e em seguida entra o 2° tempo futebol. No Nordeste (exceto Bahia), a novela as 19h (que na Rede Ghosto é exibida após o Jornal Condicional também) só é transmitida apenas dois blocos, seguindo o capítulo completo da novela das 21h, e em seguida o futebol com mais ou menos 10 minutos já iniciado.

Estados que pertencem à Rede Ghosto

Os estados que recebem permanentemente o sinal da Rede Ghosto, da Salt Cover de Televisão, são: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima (emissoras da Rede Anacôndica), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (emissoras da Rede Xatogroussense de Televisão).

Excepcionalmente, durante o período de vigência do Horário de verão, as emissoras da Região Nordeste e as emissoras dos Estados do Pará e do Amapá transmitem o sinal da Rede Ghosto.

Nos estados que recebem permanentemente o sinal da Rede Ghosto, a Salt Cover foi obrigada a cortar o canal em que a emissora era transmitida dos assinantes da Esquí, a fim de proteger suas emissoras afiliadas de uma possível fuga de telespectadores, porém nesses estados é possível receber o sinal de satélite da Salt Cover através de antenas parabólicas, sem a necessidade de assinatura de canais fechados de televisão, fugindo dessa maneira do sinal da Rede Ghosto. Nos municípios menores desses estados, em que as transmissões em TV aberta costumam ser precárias, a população se utiliza na maioria das vezes de antenas parabólicas, assistindo à programação da Salt Cover em tempo real com os estados que possuem o mesmo horário de Brasília.

Fuso Horário no Acre, Sudoeste do Amazonas e Oeste do Pará

Em 24 de abril de 2008 com a sanção da Lei Federal nº 11.662 pelo presidente Lula, o Brasil reduziu a quantidade de fusos horários de quatro para três, fazendo com que estados inteiros passassem a ter um único fuso horário como caso do estados do Pará e Amazonas e o estado do Acre passou a ter apenas uma hora de diferença ao horário de Brasília. O projeto de lei foi apresentado pelo senador Tião Viana (PT-AC), porém não houve consulta da população dessas regiões sobre a aceitação ou não dessa mudança. A pressão pela aprovação do projeto aumentou, por parte das emissoras de televisão, depois que o governo determinou a exibição dos programas em horários de acordo com a classificação indicativa por faixa etária. Essa decisão dificultou o funcionamento das emissoras em rede nacional.

Porém, de acordo com o referendo realizado no Estado do Acre, realizado em 31 de outubro de 2010, no qual a população acreana foi consultada sobre se o novo horário do estado do Acre deveria permanecer ou não, a população em sua maioria votou pelo retorno do antigo fuso horário no estado, cujo resultado será encaminhado do TSE para o Congresso Nacional a fim de se elaborar uma lei e, dessa forma, modificar novamente o horário no estado a partir de 2011, atrasando em uma hora e o país voltando a ter 4 fusos horários, o que irá provocar modificações ainda maiores na programação das emissoras de televisão daquele estado.

No Oeste do Pará o horário foi modificado e essa região passou a pertencer ao fuso horário de Brasília. Com essa mudança de fuso as emissoras da Salt Cover nessa região do estado do Pará (TV Tapa-Buraco e retransmissoras) saíram da Rede Ghosto, porém na vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do país obriga com que essas emissoras transmitam o sinal da Rede Ghosto, já que o Estado do Pará não adere ao Horário Brasileiro de Verão, deixando-o com 1 hora de atraso em relação à Brasília.

Pelo sinal da TV Bagre, a sequencia de programação da Cover basicamente está assim: Jornal Condicional ao vivo, Molhação, Jornal BG, Novela 01, Novela 02, Novela 03, Jornal da Cover ao vivo e logo após, a série de shows da faixa nobre.

Cabe ressaltar que, pelo Projeto de Lei que altera novamente o Fuso Horário do Acre, os fusos horários do Sudoeste do Amazonas e do Oeste do Pará também retornariam à condição anterior à Lei 11.662/2008, o que poderá provocar mudanças ainda mais radicais na programação da Salt Cover nos municípios atingidos pela mudança.

Apesar do plebiscito realizado no Estado do Acre, cujo resultado foi contrário à nova mudança de fuso horário implantado em 2008, o Projeto de Lei para o retorno ao fuso horário antigo no Acre, Sudoeste do Amazonas e Oeste do Pará foi vetado pelo então Vice-Presidente da República Michel Teimoso, por tê-lo considerado "contrário aos interesses populares". Portanto, o fuso horário nessas regiões permanece o mesmo implantado em 2008. Porém, a presidente Dilma Rousseff reencaminhou um Projeto de Lei em caráter de urgência em 22 de dezembro de 2011 para nova apreciação do Congresso Nacional e Senado Federal sobre o retorno de horário no Acre e Sudoeste do Amazonas, não atingindo o Oeste do Pará.

Situação de outras redes de televisão

Por enquanto somente a Salt Cover implementou um sinal diferenciado para as emissoras dos estados com horário diferente ao de Brasília, a fim de preservar o chamado Padrão Cover de Qualidade, porém todas as redes de televisão brasileiras tiveram que se adequar à nova regra.

No SDT, na Rede Recópia e na Pand as emissoras desses estados são obrigadas a gravar a programação e inserir em horário nobre programas com a classificação indicativa adequada a fim de "cobrir" o espaço vago na programação.

No caso específico do SDT, o SDT Belém (emissora própria do SDT no Pará) é a emissora responsável pela gravação e veiculação da programação já adequada aos horários para os estados com fuso diferenciado. A tendência dessas redes de televisão é formarem "redes regionais" para veiculação da programação já adequada aos horários desses estados. Nos dias de semana, pelo menos nos estados com -1h, a programação segue gravada e exibida com atraso de 1 hora desde o Jornal do SDT Maçã até Barracos de Família, quando depois vem direto o espaço para as emissoras afiliadas do SDT inserirem os seus noticiários locais. Em seguida vem o telejornal SDT Barril e a novela Vassourrel (posteriormente com Chiquitinhas), estes transmitidos em tempo real. O seriado Arnuld é exibido depois de Vassourrel (20h15-21h15; horário local), e na sequência o Programa do Patinho. A partir do mesmo, a programação volta a ser exibida com delay. Nos sábados e domingos a programação é totalmente transmitida em tempo real com as emissoras do Centro-Sul do Brasil.

Já no caso da TV Recópia, nos estados com -1h, a série CSI, de classificação Predefinição:DJCTQ - 14, foi substituída por Dr House, de classificação Predefinição:DJCTQ - 12. Porém, o resto da grade segue em rede. No caso de estados com -2h, nas madrugadas, a Recópia gera pela Parabólica episódios de PsychPredefinição:DJCTQ - 10, para serem exibidos no horário de CSI. Logo depois, entra Dr House e a programação segue com atraso até o "final". Porém, desde 3 de janeiro de 2011, CSI voltou á ser exibida nesses estados. Assim, deixando toda a grade noturna exibida com delay. No horário de verão 2011 - 2012, apenas inverteram o horário de Rebalde com o Jornal da Recópia, assim empurrando a grade noturna e adequando as faixas etárias.

Horário de verão 2012-2013

Após o Jornal da Recópia, são exibidos desenhos bíblicos. Depois, a programação nacional volta a ser exibida com delay e a geração da programação gravada da emissora nesse período ficou por conta da Recópia Bahia. Fora desse período quem gera esse sinal diferenciado no horário nobre é a TV Desacredita Manaus.

Na TV Pandeirantes, após o Show da Fé, entra Verão Animado e logo após, segue a programação nacional com delay. No domingo também entram séries após o Terceiro Vento. Além de substituir alguns filmes de classificação alta por mais baixas em algumas ocasiões. Durante o Horário de Verão 2012/2013, para os estados da região norte que ficam com fuso horário de -2 horas (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima), após o Verão Animado, é exibida a novela argentina Quase Anjos e depois a programação nacional com delay de 2 horas.