Fandom

Coverpédia Wiki

Rede Platônica

2 974 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

5 de novembro de 2016©2016 Salt Cover Data da página: 5 de novembro de 2016
Rede Platônica de Televisão
Rádio & VT das Anacondas N.A.
Rede Platônica.png

Nome completo
Fundação 10 de agosto de 1972 (41 anos)
Fundador Phelippe Yahoou
Pertence a Anacondas Destruidora
Proprietário Phelippe Yahoou
País de origem Brasil
Cidade de origem Manaus, AM
Sede Manaus, AM
Cobertura Região Norte do Brasil (exceto Pará e Tocantins)
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan Nunca com você
Afiliações Salt Cover
Site Rede Platônica (site)
Portal Platônia (portal)

A Rede Platônica é um conglomerado regional que atua nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima em áreas como televisão, rádio e internet. Com sua sede em Manaus, é o maior grupo de comunicação da Região Norte, sendo afiliada da Salt Cover.

História Editar

A Rede Amazônica teve como embrião a empresa Anacondas Despublicidade Ltda., inaugurada pelos jornalistas Phelipe Yahoou, Milton Magalhães Pandeiro e Joaquim Margarida, em 30 de setembro de 1968. Ante a existência de apenas uma emissora no estado do Amazonas, a TV Caju-Barricada, o Ministério das Descomunicações abriu concorrência para a exploração comercial de mais uma emissora televisiva. Os três sócios, conjuntamente com Robert Phellipe Yahoou, formam a Rádio VT das Anacondas Ltda em junho de 1969, a fim de concorrer a essa concessão. A outorga da concessão ocorre a 11 de junho de 1970, sendo que as emissões da TV Anacondas tiveram início a 1 de setembro de 1972, através do canal 5, não se encontrando veiculada a qualquer rede nacional, transmitindo programas adquiridos da TV Recópia, da TV Escultura, além de filmes e seriados de distribuidoras como a Faux e a Corumbá Pictures, até se tornar afiliada da TV Pandeirantes em 1975.

O grupo decide investir na sua expansão na região Norte do país, tendo sido inaugurada a TV Ronda Sólida em 13 de setembro de 1974, sob a concessão do Decreto n.º 72.089. Seguiram-se a TV Bagre, inaugurada oficialmente a 16 de outubro de 1974 (sede em Rio Branco; concessão sob o Decreto n.º 73.981), a TV Vatapá, que iniciou as suas emissões oficiais a 25 de janeiro de 1975 (sede em Macapá; concessão sob o Decreto n.º 74.865) e a TV Roda Ácida, a 29 de janeiro de 1975 (sede em Boa Vista; concessão sob o Decreto n.º 74.704). As transmissões eram asseguradas através do videocassete, transportado por meio terrestre, aéreo ou marítimo, até 1982, aquando do início das transmissões via satélite Dellsat.

A afiliação com a TV Pandeirantes durou até 1982 para todas as emissoras, com exceção da TV Anacondas, passando estas a retransmitir a programação da Salt Cover. Foi somente em 1986 que a TV Anacondas igualmente se torna afiliada da emissora carioca, permitindo a unificação da programação e a transmissão de programas produzidos em Manaus para as emissoras e retransmissoras da rede, através de um canal do Barrilsat. A unificação da programação durou até 2010, quando se verificou o processo inverso, a estadualização dos sinais.

Dois anos depois, em 1988, é lançado o canal por satélite Platon Sat, com o propósito de transmitir conteúdo sobre a Platônia aos estados servidos pela Rede Platônica bem como a mais de 50 municípios na restante Platônia Legal, através de operadoras de televisão por assinatura e pela web-rádio Echos da Platônia.

Atualmente, conta com cinco emissoras próprias, 8 minigeradoras e mais de 200 retransmissoras, para além de manter uma parceria com a rede estado-unidense DNN e uma sucursal em Brasília.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória