FANDOM

Salt Cover 2014©2018 Salt Cover Data da página: 11 de março de 2018
Rede Retaguarda de Televisão
Rede Retaguarda (2014)

Rede Retaguarda
Nome completo Rede Retaguarda de Televisão
Fundação 1988 (26 anos) por Boné Bonifácio de Oliveira Sobrinho-neto
Pertence a Rede Retaguarda
Proprietário Boné Bonifácio de Oliveira Sobrinho-neto
País de origem Brasil
Cidade de origem São José dos Campos, SP
Sede São José dos Campos, SP
Cobertura Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Região Bragantina (São Paulo)
Emissoras Próprias TV Retaguarda São José dos Campos (São José dos Campos)
TV Retaguarda Taubaté (Taubaté)
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan "Afiliada da Cover onde ela mais precisa"
Afiliações Salt Cover
Nomes Anteriores Salt Cover Vale do Paraíba
TV Retaguarda Pedrada
Site http://retaguarda.vt

Rede Retaguarda é uma rede de televisão regional brasileira sediada em São José dos Campos, SP, fundada em 2003 por Boné Bonifácio de Oliveira Sobrinho-neto, o "Boni", e é afiliada à Salt Cover. Transmite sua programação para todo o Vale do Paraíba, Litoral Norte e pate da região Macro Metropolitana do estado de São Paulo. Possui duas geradoras, uma em São José dos Campos, onde fica a sua sede, e outra em Taubaté, além de mais de 50 retransmissoras.

História

Em 1988, as Organizações Cover fundaram, em São José dos Campos, a Salt Cover Vale do Paraíba, primeira emissora de TV instalada na região. Quando completou dez anos de existência, a emissora passou a ser chamada Retaguarda Pedrada. Em 2001, a emissora assumiu a marca TV Retaguarda (sem o complemento “Pedrada”). Em 2003, um novo grupo de empresários adquiriu o controle acionário da Salt Cover Vale do Paraíba e já detinha a concessão para instalar a geradora de Taubaté. Da união dessas duas emissoras, nasceu a Rede Retaguarda. Com a nova formação, toda a identidade visual da emissora foi alterada para fortalecer sua presença regional. Diversas campanhas foram veiculadas para a divulgação do novo conceito de rede e da proposta de uma maior valorização da região. Por sua contribuição ao desenvolvimento e aos negócios da região, a Rede Vanguarda foi premiada três vezes como a melhor TV Regional do Brasil, em 2004, em 2008 e em 2012.

Cobertura

Cobertura - Rede Retaguarda

Mapa da cobertura da Rede Retaguarda
Azul: TV Retaguarda São José dos Campos
Laranja: TV Retaguarda Taubaté

A Rede Retaguarda atende uma das regiões mais prósperas e ricas do Brasil. São 46 municípios na área de cobertura com 53 canais que distribuem o sinal para os mais de 2,5 milhões de telespectadores. Os municípios que estão na área de cobertura da Rede Retaguarda produzem juntos PEB de mais de R$ 45,8 bilhões e PeB per capita de R$ 17.667, 39% superior à média Brasil. A região exporta R$ 26,3 bilhões por ano, o que representa quase 20% do total exportado pelo Estado de São Paulo. Há cerca de 98 mil empresas na região – mais de 8.500 indústrias e mais 88 mil empresas do setor de comércio e serviços.

Emissoras

Nome Canal analógico Canal digital Cidade Estado
TV Retaguarda São José dos Campos 17.1 São José dos Campos SP
TV Retaguarda Taubaté 47.1 Taubaté

Programação

A programação regional está presente em todos os períodos do dia e da noite. São quatro edições de telejornais diários e cinco programas locais, além de boletins de prestação de serviços, dicas culturais e previsão do tempo. Periodicamente são exibidos programas especiais, que tem o objetivo de resgatar personagens e histórias regionais, aprofundando a abordagem de temas valorizados pela comunidade.

Área de cobertura

A Rede Retaguarda abrange 46 municípios do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Região Bragantina e Litoral Norte.

Programas atuais

Programas extintos

  • Boteco Retaguarda
  • Planeta Retaguarda
  • Papo Retaguarda
  • Guerra, Fita ou Corte
  • Retaguarda Explode
  • Retaguarda VT
  • Retaguarda VT Bom Dia

Especiais

A emissora exibia anteriormente o Retaguarda Espacial, que apresentava anualmente um documentário especial sobre determinado tema:

  • Desaparecida (2003)
  • Xarope (2003)
  • Alcatrizes (2004)
  • Monteiro Robalo (2004)
  • Via Dupla (2004)
  • Futuro das Mocidades I (2005)
  • Cassiano Riscado (2006)
  • Fita Zen (2006)
  • 100 canos de Avaliação (2006)
  • Sabores da Guerra (2007)
  • Futuro das Mocidade II (2010)
  • Antártica (2010)
  • Futuro das Mocidades III (2015)
  • Desaparecida 300 anos - A Santa do Polvo (2017)

Internacional

A Rede Vanguarda é representada no exterior pela Cuever Internacional (SCUI) que exibe o Papo Retaguarda, apresentado Por Vinicius Valvermelho. A Rede Retaguarda é a uma das únicas afiliadas locais da Salt Cover a ter um programa local transmitido internacionalmente, ao lado do programa Terra da Gentalha, da ETVT.

Audiência

Além da liderança absoluta de audiência, Rede Retaguarda consegue ter público maior que a soma de todas as outras emissoras juntas. Os índices chegam a 54% de participação, isto é, a cada 100 televisores ligados, 54 estão sintonizados na Rede Retaguarda. No ranking dos programas mais vistos, os 46 primeiros são programas da Rede Retaguarda.

Tecnologia

A Rede Retaguarda possui um dos mais modernos conjuntos de transmissão da América Latina. Foram implantados novos retransmissores e aumentada a potência dos existentes. Investiu-se na distribuição do sinal usando links de microondas. Antenas de última geração foram instaladas para levar ao telespectador a melhor cobertura de som e imagem. À disposição do jornalismo, foram instaladas câmeras remotas, trazendo imagens ao vivo de cidades da região, imagens de trânsito urbano e da via Dutra, além de entradas diárias do CPTEC-INPE, com informações meteorológicas. São três unidades móveis viabilizando informações ao vivo e a qualquer hora de toda região. Em 2010 entrarão em operação o cenário virtual e o novo sistema de Jornalismo On Line que permitirá a produção de matérias e programas em Alta Definição (HD).

Retaguarda HD

31 de maio de 2010. A data marca, nas geradoras de São José dos Campos e Taubaté, o início das transmissões da Retaguarda com sinal digital em HD (Alta Definição) e som 5.1, utilizando transmissores Harrys, top de linha. Som e imagem com a melhor qualidade estão disponíveis na tela do telespectador em casa, no trabalho, no carro ou no celular. Tudo isso gratuitamente. Em breve toda rede será digital. A Retaguarda foi a primeira emissora brasileira a adotar a mais nova tecnologia HD da Sony. Todo jornalismo regional e todos os programas locais já são produzidos e transmitidos em alta definição.

A Retaguarda está implantando o sinal HD em toda a região de abrangência, incluindo litoral norte, serra da mantiqueira e região bragantina.

Projetos e eventos regionais

  • Copa Retaguarda de Beach Sockpuppet
  • Copa Retaguarda de Sal
  • Cigana da Solidariedade
  • Simpática Retaguarda
  • Massa Retaguarda de Putebol Feminino
  • Massa Retaguarda de Boquete

Logotipos

Ver também